PIB desaba 1,9% no trimestre. Política econômica de Dilma e PT botam país em recessão.

(Estadão) A economia brasileira está em recessão. O Produto Interno Bruto (PIB) recuou 1,9% no segundo trimestre ante os três primeiros meses do ano. Foi o maior tombo desde o primeiro trimestre de 2009, quando também houve queda de 1,9%, segundo o dado revisado.

Na época, o País ainda se recuperava dos impactos mais imediatos da crise internacional. No primeiro trimestre de 2015, o PIB já havia encolhido - o que configura o cenário que os economistas chamam de E a atividade teve uma queda bem mais intensa nesses três primeiros meses do que se imaginava: o dado foi revisado de -0,2% para -0,7%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Recentemente, porém, o Codace/FGV apontou que economia brasileira está em recessão há muito mais tempo, desde o segundo trimestre de 2014. Na comparação com o período de maio a junho de 2014, houve queda ainda maior do PIB: 2,6%.Com os dados divulgados hoje, a economia encolheu 2,1% no primeiro semestre ante igual período do ano passado, e acumula recuo de 1,2% em 12 meses. Em valores correntes, o PIB totalizou R$ 1,43 trilhão..

Os investimentos, chamados de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) e considerados o motor da economia, registraram o oitavo trimestre consecutivo de queda ante os três meses imediatamente anteriores: 8,1%. Já na comparação com o mesmo período de 2014, a queda foi de 11,9% - o pior resultado desde 1996.

A taxa de investimento do País ficou em 17,8% do PIB, abaixo do observado no mesmo período do ano anterior (19,5%). Já a taxa de poupança passou para 14,4%, de 16% em 2014.

O consumo das famílias também teve desempenho negativo, impactado pela deterioração dos indicadores de inflação, juros, crédito, emprego e renda. Houve recuo de 2,7% ante o mesmo período de 2014, o segundo consecutivo nessa base de comparação e o maior desde 1997. O consumo do governo, por sua vez, caiu 1,1%, em relação ao segundo trimestre de 2014. Mas cresceu 0,7% na comparação com os três primeiros meses do ano.

Pela ótica da oferta, a indústria apresentou a maior retração ante os primeiros três meses do ano: 4,3%. O principal impacto negativo veio da construção civil, que recuou 8,4%. Já a agropecuária encolheu 2,7% e os serviços tiveram queda de 0,7%.

Já na comparação com o mesmo período de 2014, os serviços recuaram 1,4%, o maior tombo desde o início da série do IBGE, em 1996. A indústria, por sua vez, encolheu 5,2% nessa base de comparação, maior queda desde 2009.

Setor externo. As importações também tiveram o pior desempenho desde 2009, devido ao quadro de recessão. O recuo no segundo trimestre de 2015 ante igual período de 2014, de 11,7%, só é superada pelos 12,6% de abril a junho daquele ano. 

"Com a queda nas importações e a alta nas exportações, isso gerou contribuição positiva do setor externo (ao PIB)", acrescentou Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE.
 
As exportações cresceram 3,4% no segundo trimestre de 2015 em relação ao primeiro trimestre deste ano. Já em relação ao período de abril a junho de 2014, o avanço foi de 7,5%.

13 comentários

O que mais me irrita é que tudo é uma lentidão.... A lava jato nunca chega num ponto, os militares não tomam nenhuma decisão, o povo cada dia mais revoltado mas só que protestar pela internet e enquanto isso eles roubam como roubam no passado. Que esperança dá pra ter em alguma reação?

Reply

Sonho dos sete por cento apoiadores da Dilma,que estão para o bem do povo assim como o sete a um na triste copa das copas:"força,Dilma!Eleve o PT junto."Porém,a realidade revista e inabalável dos noventa e três por cento é o forte "FORA JÁ, DILMA!E LEVE O LULA E O PT JUNTO."

Reply

Vocês viram que o PIB da Grécia cresceu 0,9% no mesmo período? Vocês sabem, a Grécia, candidata a expulsão do Euro e moratória, essa mesmo, está melhor que o Brasil. Parabéns, Dilma Roussef!

Reply

CEL,

Brasil, a natureza foi bondosa e generosa para contigo mas tu não soubestes reconhecer e nem agradecer. Quem sabe se com suor e lágrimas tu aprendas alguma coisa e das cinzas que restarem consigas levantar-se mais forte e altaneiro.

Índio Tonto/SP

Reply

Me parece que acabaram de esfaquear o Lula 13-171.
Temos que fazer vários deles e espalhá-los pelo país.
Nessa vaquinha eu entro.

Reply

O PT perdeu a chance de ser o maior governo que o Brasil já teve tudo porque seus líderes não crescem e se duvidarem acham que ainda são jovens nos anos 60 e que o comunismo é a saída para os males do mundo. Quem acredita nisso é militante! Esses caras não querem nem comunismo eles querem ser algo como Maduro já vive: uma espécie de Saddam Hussein, poder mandar matar os opositores sem nenhuma objeção. Agora pergunta que não quer calar: será que eles quebram o Brasil de propósito pra implantar o caos, ou foram tão incompetentes ao roubar que deixaram a fonte secar?

Reply

Dilma é 13 e permanente um 7 a 1 no Fuleco resto de Brasil que sobra.Em vez de Dilma Bolada, cai bem uma Dilma inflada como o casquicheio Lula:DILMA 13-171.

Reply

Todo mundo sabe disso,a crise é gravíssima.Queda pesada nas vendas e calote geral.O problema é quem vai peitar essa turma?O que a gente escuta nas ruas é:Vamos ter de aguentar essa turma até 2018,não temos oposição.

Reply

Coronel,
onde estão os "economistas" e "especialistas" que indicavam queda no máximo para 1,5% positivo? Aqui, desde do início do ano que estamos prevendo o PIB abaixo dos -2%. Justamente por isto é que apostei no Dólar e me dei bem. Ganho acima de 60% em 7 meses.

Reply

Se o PT tivesse tido competência nesses 13 anos, o Brasil hoje estaria num dos primeiros lugares de primeiro mundo. Essa corja de ladrões, analfabetos e ignorantes, não sabem governar, mas não tiveram nenhum pudor em mentir para ocupar o governo e destruir o Brasil, com sua gana de poder e sua índole de bandidos.

Esse estado terminal da nossa economia é fruto única e exclusivamente da incompetência e mau caráter do Lula e da Dilma. Dois crápulas que já deviam estar presos, devolvido o que roubaram e pagando por toda essa irresponsabilidade em tratar o patrimônio brasileiro e roubar nossas riquezas descaradamente.

Em paralelo aos 2 achacadores bolivarianos do planalto estão os bandidos togados, infiltrados por Lula nos mais altos cargos da Justiça brasileira, que usaram os cargos para desfazer as ações da justiça ( conseguidas por Joaquim Barbosa) que incriminaram e puniriam os mensaleiros. Se o processo do mensalão não tivessem sido blindado e desfeito pelos CÚmpanheiros do STF, já teriam acabado com os roubos do PT e impedido os crimes que aconteceram depois do mensalão.

Como as cortes supremas ainda hoje são dominadas pelos togados infiltrados pelo Lula, corremos o risco que eles consigam de novo, minar a punição devida a Dilma, Lula e a companheirada safada co PT.

A desinfecção do Brasil tem que passar também pelo STF, PGR, AGU, TCU, TSF, TSE, ......... tem muito bandido aí blindando a sofisticada organização criminosa-PT e impedindo o Brasil de submergir do submundo do crime.

Reply

Política econômica? Fala sério! Os petistas nem sequer sabem o que isso significa.

Reply

Na verdade ,politica econômica João Santana. Vagabunda não trabalha.

Reply

Vou revisar minha perspectiva de queda do PIB para mais de 3%! 3,5 negativo.
Eu falei que o segundo semestre ia desabar ...

Gabriel-DF

Reply