Impeachment por tabela.

(Estadão)Em reunião com aliados de PSDB, DEM e Solidariedade na noite de segunda-feira, 3, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), discutiu uma manobra para pautar pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff sem se comprometer diretamente.

Duas fontes que participaram da reunião disseram ao Estado que ficou acordada a possibilidade de que, após o Tribunal de Contas da União (TCU) encaminhar seu parecer a respeito das contas de governo de Dilma, Cunha rejeitaria o pedido de abertura de processo de impeachment, mas a oposição apresentaria um recurso, que seria votado e aprovado, garantindo a votação do impedimento da petista.

O TCU deve decidir se o governo fez as chamadas "pedaladas fiscais", irregularidade ao atrasar propositalmente o repasse de dinheiro a bancos e autarquias em 2014 e, com isso, teria omitido ao mercado financeiro e aos especialistas a real situação do saldo de suas contas. A análise das contas do governo Dilma estão sob análise da Corte. 

Após o julgamento, o relatório será encaminhado ao Congresso, que toma a decisão final. Caso as contas do primeiro mandato sejam rejeitadas poderiam embasar eventual abertura de impeachment contra a presidente por crime de responsabilidade fiscal. 

Eduardo Cunha ainda não se manifestou sobre a reunião de ontem. Ele realizaria um almoço na tarde desta terça-feira, 4, com líderes partidários, mas cancelou o compromisso, uma vez que já realizou a conversa que pretendia.Partidos da base como PSD, PR e PP também participaram do encontro, mas negaram ter discutido o assunto.

7 comentários

Coronel, o meu estado, o RS, encontra-se em sérias dificuldades financeiras e está tendo que parcelar salários do funcionalismo. O funcionalismo obviamente está chateado e protestando, mas o que chamou minha atenção é que estão marcando uma greve geral para o dia 18/08, logo após os protestos do dia 16. Temo que o RS, após o Paraná, seja o próximo alvo das esquerdas em sua resistência ao impeachment. O pior é que agora inclusive as polícias estão querendo paralisar. Vamos ficar atentos ao desenrolar dos fatos, pois pode ser que utilizem o problema no RS para desviar a atenção do público ou se vitimizar.

Reply

Se tiver que ser assim para tirar uma gastadora e sem competencia que ganhou mentindo,pode sair com a mentira, heranca plantada por ela.

Reply

Cel
A única coisa que entendí desse imbroglio foi que o Cunha se acovardou. Por que ele precisa rejeitar de início o impeachment para depois aceitá-lo? Que palhaçada é esta? Não é ele tão valente?
Esther

Reply

Acho isto perigoso, e contar com o ovo no cu da galinha.
E se o TCU não reprovar?

Reply

"Não querem se comprometer". PÓÓÓÓDE? Que pouca vergonha, nem disfarçam!
Conforme sabemos há tempos, só querem defender o deles, conchavos e negociatas que lhes dê vantagens, arregaçar as mangas e partir pra luta em defesa do Brasil, nem pensar!

Reply


Segundo jornalistas da Época, Fernando Baiano está negociando delação e as negociações estão adiantadas.

Também acrescentam que a delação de Baiano vai bater em cheio no Cunha e Renan

Será que vai dar tempo pro Cunha fazer o que pretende?
Se não der, vai ter forças pra fazer?

Estamos caminhando não sei nem pra onde.
Delação de Duque vai enterrar o PT de Baiano o PMDB
E segundo o site Diário do Poder o PT corre o risco de ter Vaccari fazendo delação.
Segundo o site Lula fez um apelo dramático ao Vaccari antes dele ser preso....mas agora é outros quinhentos depois da prisão de Dirceu

Reply

Esther 17:13

É jogada de Eduardo Cunha. Se ele encaminhar o impeachment diretamente, serão necessários 342 votos na Câmara para sua aprovação. E acho que não há este número de votos a favor. Neste seu procedimento, serão necessários apenas votos de maioria simples, dos presentes.


Chris/SP


Reply