Gilmar Mendes chama Janot de "advogado de Dilma".

(Folha) O ministro Gilmar Mendes, integrante do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), reagiu com duras críticas aos termos usados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em parecer pelo arquivamento de uma investigação nas contas da campanha de Dilma Rousseff. 

Mendes disse à Folha que Janot deveria "se ater a cuidar da Procuradoria da República e procurar não atuar como advogado da presidente". O pedido, feito por Gilmar, mirava apurar uma gráfica, a VPTB, que recebeu R$ 22,9 milhões do comitê petista, mas não funciona no endereço em que está registrada –a VTPB nega irregularidades. 

O ministro disse ainda estar "convencido da necessidade da investigação diante da relevância dos fatos, independente da questão eleitoral". Sob condição de anonimato, outros membros do TSE reprovaram os termos usados por Janot. No parecer, o chefe do Ministério Público Federal disse julgar "inconveniente" que a Justiça Eleitoral e o seu órgão se tornassem "protagonistas exagerados do espetáculo da democracia". 

OPOSIÇÃO
O parecer também despertou reações entre líderes dos partidos de oposição a Dilma, em especial no PSDB. Na peça, o procurador diz que "não interessa à sociedade que as controvérsias sobre a eleição se perpetuem" e recomenda que "os eleitos devem usufruir das prerrogativas de seus cargos" e, os derrotados, "conhecer sua situação e se preparar para o próximo pleito". 

O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), que disputou o Planalto em 2014 como vice do colega Aécio Neves (PSDB-MG), disse que Janot pareceu querer dar "lições de moral" à oposição, o que "não cabe na pena de um procurador-geral, cuja função é investigar indícios de crimes". Em outra frente, líderes da oposição a Dilma na Câmara divulgaram nota dizendo que "a 'pacificação social', aludida pelo procurador, só virá quando não pairarem dúvidas sobre os métodos utilizados pelos candidatos para vencer as eleições". 

No texto, os líderes do PSDB, DEM, PPS e SD ressaltam ainda que algumas das suspeitas de irregularidades que pairam sobre a campanha de Dilma foram reveladas pela operação Lava Jato, conduzida pela Procuradoria e pela Polícia Federal. 

Após as reações, a assessoria do Ministério Público divulgou nota segundo a qual o parecer "foi estritamente técnico" e que segue a avaliar outras representações sobre a campanha petista. Sobre o caso, diz que "os fatos narrados não trazem indícios de que os serviços não tenham sido prestados pela gráfica, nem apontam majoração artificial de preços".

24 comentários

Coronel,

O Janot quer instituir a "lavagem de dinheiro" como algo lícito??

Amanhã a "bandidagem" vai lavar o dinheiro do tráfico de drogas e, caso seja pega, vai usar o parecer do Janot para escapar de punição.

É um caso semelhante ao "indulto e perdão" para tirar o Genuíno da cadeia. Teve que livrar, junto, milhares de bandidos.

JulioK

Reply

Está mais para engavetador da Dilma, do que procurador da república!

E, ele fez isto, após ser reconduzido ao cargo!

VERGONHA, SR. JANOT!



Chris/SP

Reply

É só mais um canalha a serviço de um governo de delinquentes!

Reply

"... Ministério Público (...) divulgou nota segundo a qual o parecer "foi estritamente técnico" e que segue a avaliar outras representações sobre a campanha petista. Sobre o caso, diz que "os fatos narrados não trazem indícios de que os serviços não tenham sido prestados pela gráfica, nem apontam majoração artificial de preços".

MENTIRA.
1. Não é o MP que diz isso. É o PGR Sr. Janot e seus cupinchas, paus mandados que nem ele. O MP não merece isso.
2. As provas são consistentes e os depoimentos são fartos.

Seu Janot é um tremendo mentiroso, além de canalha.
Pra cima dele, Ministro Gilmar!

Mariana

Reply

Parecer técnico não foi mesmo. A própria declaração de janot teve um forte componente político. Isto serve para que a oposição cumpra seu papel nas sabatinas. Aprovaram a recondução de janot, deu nisso. Fora, janot.

Reply

De pocilga a POCILHÃO,à larga alarga a petralha a elefantina crise, cavalar ineptude do PT para ELIGIR UM PAÍS HONESTAMENTE.Oficialmente, Dilma conta com mais um "porquinho".Dilma é amiga de Cuba,INIMIGA figadal da Terra de Santa Cruz,com fuzil, bomba e mentira sem mea culpa nem pejo.Todo dia,o dia todo, trama contra o cidadão batalhador sustinente dessa esbórnia planaltina.A Pátria,a cada hebdômada,empobrece em larga escala e espectro por fora, e POR DENTRO APODENTRA. Por causa de Lula e Dilma impunidos e blindados,chega esse triste Brasil a feder ativamente! Até quando, até quando?!

Reply

Não faz sentido falar em eleitos e derrotados em um país que as eleições são realizadas com urnas eletrônicas e apuradas a portas fechadas por "eleitos" diretamente pelo governo. O PGR subestima a inteligência de todos assim como superestima a venalidade.

Reply

Tive uma boa impressão do Procurador no momento da sabatina. TEnho uma péssima certeza a respeito dele agora que já foi aprovado. Quer dizer que uma empresa ME criada em agosto, por uma doméstica, com endereço falso, e que sua titular diz que foi orientada a cria-la para operar apenas durante as eleições, e que já em setembro emite nfiscais no valor aproximado de 4 milhões; que a titular alega não ter recebido os valores, mas apenas o salário por prestar serviço ao partido, e que, pelo visto, não pagou os impostos estaduais - haja vista que foi a Secretaria da Fazenda de São Paulo saiu à sua procura... Quer dizer que esta p.u.t. aria não é... p.ut tataria. Só que se praticada pelo Manel da padaria iria preso. Janot, Não me faça acreditar que o Collor estava certo, por favor.

Reply

a foto explica tudo...

o procurador é um indicado do ocupante do cargo da presidência...

deveria ser um nome do meio alçado à condição sem qualquer contato com a presidência...

sem cerimonia de posse, sem tapinhas nas costas e demais intimidades...

Reply

Por falar em Rodrigo Janot...
Artigos da Tribuna da Internet, abaixo:

PARECER DE JANOT PARA BLINDAR DILMA ESTAVA PRONTO HÁ TEMPOS.
AQUI: HTTP://WWW.TRIBUNADAINTERNET.COM.BR/107918-2/

E JANOT TENTA SER O NOVO BRINDEIRO, ENGAVETADOR-GERAL DA REPÚBLICA

AQUI: HTTP://WWW.TRIBUNADAINTERNET.COM.BR/JANOT-ACEITA-SER-O-NOVO-BRINDEIRO-ENGAVETADOR-GERAL-DA-REPUBLICA/

Reply

O discurso de recondução ao cargo e o arquivamento da investigação dos crimes dessa trambiqueira terrorista ANTA, são a prova cabal que janot é pulha integrante da
SOC, assim como os senadores e deputados que aprovaram sua recondução ao cargo de procurador gral da republiqueta bolivariana.

Reply

O que pode ser feito para destituir Janot, Dilma, Temer e os capangas desses bandidos?

Reply

Janot, conhecido também em Brasília como o "Dr. Pau Mandado" , é um homem completamente desmoralizado e que por desastre foi reeleito advogado da Dilma, ops, chefe do MPF. Destruição total do país !

Reply

Começar a malhar janot nas redes como + 1 advogado do PT, junto com Toffoli e Lewandowski.
Não temer os comunistas do fudido PT senão eles instalam aqui a DEMOCRACIA CUBANA, a mesma da Coreia do Norte e Cuba; não nos acovardemos diante dessa corja!
Pixuleco-Lula nas ruas já!

Reply

Coronel,

impressionante como as pessoas vendem a alma para o diabo por cargos e posições.
Cada vez mais esse falso mentiroso, projeto-de-caudilio-bolivariano se compromete.

Está na hora de não mais permitirmos que tenha paz. ONDE ANDAR PRECISA ENCONTRAR NOSSAS VAIAS E REVOLTA VERBAL! Tal qual José Eduardo Cardoso.

Que perca a paz e o sono. MALDITO - vendendo o Brasil pelo seu cargo passageiro.

Desejo que sua consciência doa tanto que passe a ter insônia e nada mais o permita dormir: nem remédio, nem nada. INSONE para pensar nos seus crimes lesa-pátria.

Está mais do que chegada a hora de passar o Brasil a limpo.

OU O BRASIL ACABA COM O PT,
OU O PT ACABA COM O BRASIL!

Coturneiros - a pressão tem que ser tão grande por parte do povo que esse calhorda desista de sua intenção nefasta e desengavete o que deseja esconder!!!

Flor Lilás
Flor Lilás

Reply

Seria mais um porquinho? oinc, oinc, oinc...

Reply

Não foi reconduzido ao cargo de graça.Ficou devendo favor a presidente e arquivou a investigação.Perguntamos:Até tu,Janot virou traíra da nação?Eu diria :Está tudo dominado,ou melhor,está tudo aparelhado(as instituições), com os "cumpades" do PT.

Reply

Advogado(Janot) trabalha sem receber honorários? Qual seu preço?

Reply

O comentador das 09:36, por certo sob influência de "DENTRO", digitou "apodentrar"em vez de APODRENTAR. No mais,ACERTOU na mosca sobre o apodrentado (des)governo, como nunca antes no país. Sem um pingo de medo,somos algo novo, NOVE em dez contra o "Nove Dedos".Avante com o Lula inflado.E Dilma é também em tudo 13-171 inflada!

Reply

Coronel,
o Gilmar Mendes falou o que nenhum político da oposição falou. Tudo covarde.

Reply

Dr Gilmar Mendes avalizou o pau na "oreia" em cima do Procurador e advogado de Dilma, fora de função de Procurador Geral da República, desvio de função - e não a serviço do PT!
Como tem um comportamento de fariseu esse homem, hem?

Reply

Janó,que se vendeu por um cargo, revelou-se em pouco tempo o estripador geral da república. Delinquente que deveria ser alcançado pela longa mão da justiça popular. Não é imaginável que um calhorda dessa laia se adone de uma função de tamanha responsabilidade.

Reply

Qual o preço de Jánó? Baratinho, baratinho....... e pensei que Collor era o idiota na sabatina.....

Reply

E tem também o restante dos membros da isntituição. Não esqueçamos que ele foi o mais votado da classe para permanecer no cargo. Nem que fez o que pode para parecer defensor da lei e da moralidade. Menos ainda que o segundo colocado nas eleições da classe também sempre manifestou um certo ar "democrático"...
Só se enxugarmos a máquina com alguma manifestação de carater tributário nos livraremos desses vampiros insaciáveis.

Reply