Gilmar Mendes aciona a PF para investigar ilícitos da campanha de Dilma. Leia aqui o despacho completo.

(Portal do STF, 24 de agosto, 12:15) O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Gilmar Mendes encaminhou despacho ao corregedor-geral Eleitoral, ao procurador-geral da República e ao diretor-geral do Departamento de Polícia Federal dando a eles conhecimento sobre indicativos da prática de ilícitos eleitorais e crimes de ação penal pública na prestação de contas de Dilma Rousseff, reeleita presidente da República em 2014.

O ministro, que é o relator da prestação de contas aprovada com ressalva pelo Plenário do TSE em 11 de dezembro do ano passado, explica em seu despacho que o artigo 35 da Lei de Partidos Políticos prevê a possibilidade de o corregedor, ante supostas violações por partido político a disposições legais a que esteja sujeito em matéria financeira, denunciar tais fatos ao TSE, que poderá determinar o exame de contas da agremiação.

O relator da prestação de contas esclarece, ainda, que o artigo 31 da mesma lei estabelece ser vedada às sociedades de economia mista a doação, de forma direta ou indireta, a campanhas eleitorais, e que “há vários indicativos que podem ser obtidos com o cruzamento das informações contidas nestes autos - notícias veiculadas na imprensa e documentos judiciais não sigilosos da operação policial denominada Lava Jato - de que o Partido dos Trabalhadores (PT) foi indiretamente financiado pela sociedade de economia mista federal Petrobras”.

No despacho às autoridades, o ministro afirma que “a investigação policial apurou que empreiteiras corrompiam agentes públicos para firmar contratos com a Petrobras, mediante fraude à licitação e formação de cartel. Parte da propina voltaria ao PT em forma de doações contabilizadas à legenda e às campanhas eleitorais. Outra parte seria entregue em dinheiro ao tesoureiro do partido. Uma terceira financiaria a agremiação por meio de doações indiretas ocultas, especialmente por meio de publicidade”. 

Além disso, o ministro afirma que a conta de campanha da candidata também contabilizou expressiva entrada de valores depositados pelas empresas investigadas.Dessa forma, o ministro conclui que as doações contabilizadas “parecem formar um ciclo que retirava os recursos da estatal, abastecia contas do partido, mesmo fora do período eleitoral, e circulava para as campanhas eleitorais. No período eleitoral, o esquema abasteceria também as campanhas diretamente. 

Na saída, há indicativos sérios de inconsistências nas despesas contabilizadas. Aparentemente, o ciclo se completaria não somente com o efetivo financiamento das campanhas com dinheiro sujo, mas também com a conversão do capital em ativos aparentemente desvinculados de sua origem criminosa, podendo ser empregados, como se lícitos fossem, em finalidades outras, até o momento não reveladas”. 

Para o relator, no que se refere às "doações" não contabilizadas entregues diretamente ao tesoureiro, ou às doações indiretas ocultas em publicidade, os recursos da Petrobras alimentariam indiretamente o PT, gerando créditos não rastreáveis e propaganda do projeto de poder financiado com recursos da sociedade.

Competências
O despacho foi encaminhado ao corregedor-geral Eleitoral porque a ele compete as providências previstas no artigo 35 da Lei dos Partidos Políticos. O encaminhamento do despacho ao procurador-geral da República e ao diretor-geral do Departamento de Polícia Federal tem por objetivo a apuração de eventuais crimes.

Acesse a íntegra do despacho

8 comentários

Mentiras sobre o mais médicos são desvendadas.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10206250476155719&set=a.4462022103558.2159414.1079854257&type=1

Reply

fora dilma!!!!!!!!!!! precisamos construir nossa agenda positiva p sair do caos.o Brasil de hoje estah fazendo lembrar a queda do imperio romano.....ninguem amava Roma, soh queriam repartir o butim!

Reply

Acho difícil os trambiqueiros encontrarem um "jeitinho" para explicar tamanhas fraudes e caixa dois da orcrim. Dessa vez a vaca vai pro brejo...

Reply

http://pensabrasil.com/portugal-pode-decretar-prisao-preventiva-de-lula-antes-mesmo-da-justica-brasileira/
Coronel e amigos, acho que é verdadeira a notícia acima. Encontrei por acaso . Abraço

Reply

Mais um PESO PESADO contra Dilma, pois o sr. Min Gilmar Mendes tem demonstrado eu não pactua com trapaças do PT; se acaso tentaram cooptá-lo, perderam tempo!
Com ele a lei prevalece!
Parabéns, e + 1 ao lado do Dr Moro!

Reply

Espero que o TCU não conceda os 15 dias a mais que a Anta está pedindo para sua defesa.

Augusto Nardes estamos de olho! Diga NÃO a este pedido!!!!


Chris/SP

Reply

Foi por isso que a Dilma, correu e mandou pagar o dezimo terceiro dos aposentados em setembro e deu entrevista coletiva aos jornais dizendo que nao sabia da crise ate a sua vitoria para a presidencia.E uma malandra.

Reply

Sujestão para a próxima Passeata da Mortandela(sic): "INVESTIGAR NÃO; FORA GILMAR MENDES"

Reply