Desemprego chega a 8,3%. Nordeste tem quase o dobro de desempregados do Sul, segundo PNAD.

(Reuters-Veja)A taxa de desemprego no Brasil atingiu 8,3% no segundo trimestre deste ano, maior patamar da série histórica iniciada em 2012, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No primeiro trimestre do ano a taxa havia ficado em 7,9%, e no segundo, em 6,8%.

Segundo o IBGE, a população desocupada subiu 5,3% frente ao primeiro trimestre para 8,4 milhões de pessoas. Já na comparação com o segundo trimestre do ano passado, a alta foi de 23,5%. Já a população ocupada foi estimada em 92,2 milhões, e ficou estável frente ao trimestre imediatamente anterior e na comparação com o 2º trimestre de 2014.

O nível da ocupação (indicador que mede a parcela da população ocupada em relação à população em idade de trabalhar) foi estimado em 56,2% no 2º trimestre de 2015, permanecendo estável frente ao trimestre anterior e apresentando queda de 56,9% em relação ao 2º trimestre do ano passado.

No segundo trimestre, o rendimento médio real de todos os trabalhadores ocupados foi estimado em 1.882 reais - 1,4% maior em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de 1.855 reais, mas estável (alta de 0,5%) na comparação com o trimestre anterior (1.892 reais).

No recorte regional, a região Nordeste foi a que apresentou a maior taxa de desocupação no segundo trimestre, de 10,3%. Já a menor foi registrada pela região Sul (5,5%). 4, No Norte a taxa ficou em 8,5%, no Sudeste, em 8,3% e no Centro-Oeste, em 7,4%. Entre as unidades da federação, a Bahia teve a maior taxa (12,7%) e Santa Catarina, a menor (3,9%).

A Pnad Contínua utiliza uma metodologia de cálculo e abrangência diferente da Pesquisa Mensal de Emprego (PME). A ideia é que a Pnad substitua a PME por melhor interpretar o ambiente econômico. A PME leva em consideração dados apurados apenas em seis regiões metropolitanas do país. Na Pnad, são investigados 3.464 municípios e aproximadamente 210 mil domicílios em um trimestre.

11 comentários

Fácil enganar este povo mal informado. Bastaria ler alguma análise de alguem não associado ao governo e ficaríamos sabendo do tsunami que se abateria sobre o Brasil com a reeleição de dilma. Mas quem se dá o trabalho de ler neste país, onde a ignorância foi enaltecida?

Reply

Se uma certa oligofrênica cair ou for aposentada por invalidez, o nível de desemprego do restante do povo também tende a cair bastante.

Reply

Coitado do povo brasileiro sem rumo e sem oposição capaz de representá-los!.LULA DOS SANTOS.

Reply

Essa mulher é o próprio cão do inferno!!!!!!

Reply

Dilmae resolve!!!! Pena zero. Fome, seca e pindaíba! NE dando o show de sempre. Retrato típico do Brasil de otarios.

Reply

Perguntar não ofende. Esses desempregados foram às ruas protestar ou aprovam o desgoverno?

Reply

Enquanto ficar este governo nada vai mudar. Quanto mais ficar vai perdurar a crise. Ninguém confia mais em mentirosa trapaceira.

Reply

Se considerarmos todos os beneficiários do Bolsa Família como dempregado essa taxa deve subir para uns 30%.

Reply

Sou nordestino, mas quero que essa raça idiota sofra bastante para deixar de burra. Eles só viram a profundidade do seu umbigo, mas não foram capazes de avaliar o risco que corriam ao aceitarem a esmola dada por Lula, o vigarista. Como eu sempre digo: só existem vigaristas no mundo porque os trouxas apareceram primeiro! Bem feito, aprendam a não depender de migalhas oferecidas por políticos, bando de safados!

Reply

O Nordeste tem o maior índice de desemprego, e olha que esses comunistas ainda convenceram a grandes empresas a investirem por lá: Ford e Fiat foram duas das enganadas por elles...

Reply

Quando será que começarão a cortar o Bolsa Família?

Reply