CPI do BNDES vai pra cima de Lula.

(O Globo) Integrantes da CPI do BNDES querem convocar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente da Odebrecht Alexandrino Alencar. O deputado Alexandre Baldy (PSDB-GO) anunciou, em nota, que protocolará na segunda-feira um requerimento para ouvir os dois acerca das denúncias publicadas na revista “Época” neste domingo. Segundo documentos obtidos pela revista, o ex-presidente da República teria usado a influência para favorecer a Odebrecht em Cuba e também no financiamento que o BNDES liberou para a empreiteira tocar as obras do Porto de Mariel.

Baldy ressaltou, em nota, que as informações contradizem o presidente do banco, Luciano Coutinho, que em depoimento à CPI do BNDES na última quinta-feira afirmou que Lula jamais interferiu em qualquer projeto de financiamento. Segundo o deputado, “todo indício de tráfico de influência deve ser averiguado e os envolvidos devem ser punidos.” Já o deputado Betinho Gomes (PSDB-PE) afirmou que pedirá, por meio de requerimentos, a quebra do sigilo telefônico de Lula e Alexandrino.

Em nota, a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), sub-relatora da CPI do BNDES para Contratos Internacionais, informou que encaminhará requerimentos à comissão para ouvir o ex-ministro José Dirceu; o ex-embaixador do Brasil em Cuba, Cesario Melantonio Neto; e os ministros da Câmara de Comércio Exterior (Camex) que aprovaram, em 2011, financiamento do BNDES para obras do Porto de Mariel.

Além disso, a deputada informou que pedirá ao Instituto Lula e à Odebrecht para enviar à CPI comprovantes de depósitos bancários feitos ao ex-presidente Lula por palestras realizadas. Ao Itamaraty, Cristiane pretende pedir os telegramas referentes à viagem de Lula a Cuba. Ela quer também os relatórios das visitas técnicas feitas a 17 obras tocadas por empreiteiras brasileiras em Cuba.

Segundo o comunicado, a deputada também quer investigar a estrutura da Odebrecht em Cuba na época em que houve um embarque de armas pelos cubanos com destino à Coreia do Norte, de acordo com as notícias veiculadas. Cristiane ressaltou que é “preciso saber por que o embarque ilegal feito no porto em obras não foi relatado às autoridades brasileiras”.

9 comentários

Que estupidez! Vão dar palco e holofotes para Lula se defender e posar de vestal? Tem alguém que pensa, aí?


Lanterna

Reply

Está mais do que na hora de responsabilizar o espertalhão que fez negócios com o dinheiro público.

Reply

Será que finalmente vão enquadrar o Chefão?

Reply

Vagabundo, safado, ladrão, cafajeste, desgraçado, mentiroso, pulha fez o diabo com nós povo brasileiro que o Juiz Moro , com a graça de Deus, nos livre dessa peste.

Reply

¨Vai para cima de Lula¨ e ele está com tanto medo disto que praticamente lançou sua candidatura para presidente em 2018 contando e apostando na burrice/vadiagem/putaria do povinho brasileiro. Senhores, não se enganem, o brasileiro esta mais preocupado com seu time de futebol (aliás, como sempre esteve há décadas!) que com a crise que chegou. Se a economia melhorar um pouquinho que seja o risco de Lula voltar é gigantesca. As pesquisas que dão 30% para o vagabundo depois de tudo que aconteceu/acontece são alarmantes e mostra que com um freio de mão deste tamanho o país jamais sairá da merda do terceiro mundo.

Reply

Coronel,

Agora que o crápula-mor deste pais tenta botar as manguinhas de fora outra vez, não estaria na hora de se resgatar aquele documento que ele fez questão de registrar em cartório com os seus feitos?

Rapaz, isso dá para fazer uma festa...

Reply

Já passou da hora de colocar o Ludrão nas cordas. Não podemos perder a oportunidade. A última hora é agora, o cavalo está passando arreado bem ali em frente da choupana, o bonde está parado e começa a se mover lentamente, ainda dá tempo..., o último passageiro está subindo no metrô... Bóra, bóra ... é agora ... Caraammmmba ! Taca le pau ! É hora de bater, bater, bater, bater... no Ludrão Pixulequento ! (P q p, se eu tivesse $ eu ia embora do Brasil. Tô morrendo de raiva faz tempo !) Será que é desta vez ?! BarbariNelson...

Reply

lulla eh o maior contraventor de todos os tempos.colocou suas maos podres e criminosas onde pode p conseguir dinheiro,muito dinheiro.

Reply

Olha, está mais que claro que lula, ao sair da presidencia não agiu republicanamente,aliás, parece que ele não sabe o que é isso. Se nossa justiç existir, ele não escapa dessa.

Reply