Aécio: crise é "made in Brasil".

Coluna intitulada "Made in Brasil", publicada por Aécio Neves (PSDB-MG) na Folha de São Paulo de hoje:

Agora é oficial: com a queda de 1,9% do PIB no trimestre, o país entra de vez em grave recessão. Carimbada e assinada pelo PT.A notícia é catastrófica e triste. Assusta pelo tamanho e profundidade, e entristece pelos danos causados à sociedade e pela ineficácia das propostas apresentadas pelo governo para superá-la. 
 
Nunca em nossa história republicana ostentamos tantos índices ruins. O tamanho do rombo na economia é proporcional ao desgoverno em ação. Com rara originalidade e exemplar mediocridade, o primeiro governo da presidente Dilma fez um estrago considerável nas contas publicas. Agora não adianta chorar o leite derramado, alegar desconhecimento prévio das dificuldades e impor ao país uma cota de sacrifícios que está levando a nossa economia à bancarrota. 

É preciso consertar o mal feito. Mas alguém acredita que sairá alguma solução eficaz deste emaranhado de ideias frouxas e reencarnações assustadoras, como a tentativa de recriação da CPMF? Neste filme de horror, as vítimas são as mesmas: os trabalhadores perdem os seus empregos, as famílias pobres perdem os seus benefícios, os segmentos de classe média perdem as duras conquistas advindas desde a redemocratização do país. 

Não adianta culpar o mundo. Quem não cresce é o Brasil, que ostenta um dos piores desempenhos entre os emergentes. A crise é 100% nacional, criada e alimentada no Brasil, com insumos preparados nos laboratórios petistas. O governo não apenas demorou a enxergar a crise, como postergou as medidas de correção e perdeu importantes oportunidades possíveis de reorientar o país para o crescimento. 

Foi um desastre e tanto, agravado pelas revelações de um esquema de corrupção sem similar em magnitude no mundo, arquitetado para enriquecer alguns e sustentar um projeto longevo de poder. O resultado de tal combinação é trágico. Nos últimos meses, milhares de trabalhadores perderam seus empregos formais. Entre os jovens até 24 anos, a perspectiva é de um dramático crescimento no número de desempregados nos próximos seis meses. A inadimplência cresceu, o consumo caiu, o brasileiro ficou mais pobre. 

Nos tempos de bonança, o país não cuidou dos problemas estruturais e das reformas indispensáveis. O retrato é este: indústrias paralisadas, carga tributária excessiva, inflação crescente, juros na estratosfera e desconfiança generalizada dos agentes econômicos. 

O país quer e precisa olhar para o futuro. Voltar a sonhar. Antes, porém, precisamos dos olhos bem abertos e de toda a nossa energia e coragem para denunciar as mentiras que ajudaram a erguer a falácia do governo que finge nos governar. A solução para as diversas crises que enfrentamos terá que ter necessariamente como matéria prima a verdade. 

5 comentários

Herança maldita de lula, que alem de ter implantado o mensalão e o petrolão, não fez as reformas que o brasil precisava. Lula governou com omarcketing e dilma, desastre ambulante, consolidou a quebra do país. Tudo o que é de ruim, os governos do pt trouxeram de volta para o país, como desemprego, inflação, aumento da violência e da corrupção, empobrecendo o brasileiro. Fim dessa triste era, é o que desejamos.

Reply

Cadê o Santana(mentiroso do PT)?Ele não tem uma fórmula mágica?Ele bem que ajudou nas mentiras que a DILMAanta contou!Ele agora não é capaz de inventar mais alguma?Esse cara merece ir pra cadeia junto com o PT!!!!

Reply

Não seria made in bolivariano?

Reply

sou amazonense que pena Vanessa Grazziotin falou muita besteira ela nem sabe o que diz

Reply

Se o país fosse 30% sério essa cambada criminosa do PT já teria sido expulsa do mundo político e estaria na cadeia, tendo que devolver tudo o que roubaram. Acho que o povo vai ter que fazer o que o congresso tem obrigação mas não faz, que é tirar essa comunista louca do poder - ela está vendo que fragmentou todo o país e fala na TV como se nada estivesse acontecendo. O maior parceiro do PT, que é o PMDB, também tem que ser enquadrado. Me dá nojo quando vejo o Michel Temer falando na TV, justificando Dilma, como se resolver essa crise econômica fosse a coisa mais fácil do mundo. Precisamos, urgente, de uma Lei de Segurança Nacional que previna esse tipo de político e que ele seja afastaqdoautomaticamente do poder se cometer corrupção, improbidade administrativa, criar órgãos desnecessdários, abandonar hospitais e escolas, etc.
Por falar nisso, onde estão nossos homens de bem, que nada fazem ou fizeram para segurar esse criminosos do PT e comparsas de outros partidos?
Renuncie, cobra seca e ruim chamada Dilma; renuncie, também, Joaquim Levy, pois você não terá como ir até o fim, então zele pelo oseu nome e saia enquanto é tempo.

Reply