Sobre o parlamentarismo do Serra.

Ontem José Serra tirou do bolsinho um factóide que surpreendeu a todos os tucanos presentes na convenção do PSDB: que o partido volte a defender o parlamentarismo. Ora, no programa de 1988 do PSDB, quando a democracia voltava a reinar no país, o partido se posicionou a favor deste modelo de governo, com a condicionante de acatar o plebiscito que se realizaria quatro anos depois. O povo decidiu pelo presidencialismo. Em 2007, no novo programa dos tucanos, este passou a ser o texto oficial:

Portanto, conforme dito, parlamentarismo não está na pauta do PSDB, a não ser de alguns saudosistas, os "cabeças brancas" que estão sendo atropelados por uma juventude que está chegando com vontade de ganhar e eleição e não de ficar em cima do muro evitando o embate com os adversários e fazendo acordos sem dar satisfações para os seus eleitores.

6 comentários

Serra deveria ficar calado. O Senado está de bom tamanho para ele, nada mais.

Ele deveria agradecer aos paulistas e paulistanos por estar lá, caso contrário já estaria de pijamas. Pode ser competente, mas já está com idade avançada para almejar uma presidência.


Chris/SP

Reply

O poder é do povo e emana do povo.
Portanto se o povo exercer essa prerrogativa de fato, nunca mais bandidos tomarão o poder e os que conseguiram serão banidos.
No momento o POVO exige que recuperemos o Brasil das desgraças cometidas por Lula/Dilma/PT.
É imprescindível, inevitável e urgente que se elimine o Lulas/Dilma/PT da política brasileira. Essa gente podre no governo já fede de uma forma insuportável. Levaram o Brasil a esse estado de septicemia, precisamos fazer a desinfecção em atendimento de emergência.

Serra, vamos deixar os derivativos para quando o Brasil recuperar a 'saúde', ajude os brasileiros do bem a banir essa quadrilha do poder.
Já te elegemos Senador, use esse poder para fortalecer a oposição na retomada da soberania e da grandeza do Brasil, sem trairagens.

Reply

O Sr Serra por vezes parece um destrambelhado! Que parlamentarismo?? A população democraticamente já rejeitou em plebiscito! O que se faz necessário é ter Partidos verdadeiros que sejam oposição. Que os poderes sejam independentes como na Constituição.Que o congresso não seja comprado. Que o presidente seja um líder que comande os projetos da Nação e não um poste que apenas sirva para guardar lugar para proto-ditadores ou apenas busque a perpetuação do seu partido no poder ou a propagação de ideologias já defenestradas ao monte de lixo da história.

Reply

Ao contrário dos partidos e sindicatos e ongs todos sustentados compulsoriamente pelo trabalho do povo brasileiro, ele quer mais independência entre os poderes: o executivo administrando, o legislativo impondo e fiscalizando e o judiciário cumprindo e fazendo cumprir as leis.

Reply

Sou a favor do Parlamentarismo com o retorno da monarquia, pois só assim teremos um chefe de estado que vai ser o único a fiscalizar os parlamentares, visando apenas ao país, sem partidarismos.
A república está falida, e ainda investir neste sistema é manter o atraso por mais 125 anos.

Reply

Não é porque houve um plebiscito que nunca mais poderemos trocar a forma de governo. Basta fazer outro e pronto, pode-se decidir o contrário. Não vejo preocupação nenhuma em se aventar essa possibilidade. Afinal, não há dúvidas de que seria muito melhor para o país o parlamentarismo, dada a situação de hoje. Esse governo incompetente já teria caído faz tempo.
O que me preocupa é essa de ficar malhando os co-partidários. Qual o problema da Serra e Alckimim postularem uma candidatura à Presidência. Não vejo o menor problema, assim como Aécio já fez no passado. Acredito que seja a hora de Aécio ser novamente o candidato, dada a força política mostrada na última eleição. Mas nem por isso, é necessário desqualificar outros políticos do PSDB. É exatamente isso que quer o PT.

Reply