Juiz Sérgio Moro decreta nova prisão da máfia da Odebrecht baseada em novas provas enviadas pela Suiça.

 
A Justiça Federal no Paraná, base da Operação Lava Jato, decretou nova prisão da cúpula da empreiteira Odebrecht, inclusive de seu presidente, Marcelo Bahia Odebrecht. A decisão é do juiz Sérgio Moro, diante de novas provas que se acumularam desde a prisão do empresário e dos outros executivos ligados ao grupo, Márcio Faria, Rogério Araújo, Alexandrino Alencar. A decisão atende pedido do Ministério Público Federal.


Marcelo Odebrecht e os executivos, a quem ele chama de ‘meus companheiros’, foram presos em caráter preventivo na Erga Omnes, 14.º capítulo da Lava Jato, deflagrada no dia 19 de junho. As novas provas consistem em documentação sobre movimentação das contas da Odebrecht na Suíça. Segundo a força-tarefa da Lava Jato os extratos bancários confirmam os depósitos de propinas nas contas de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás, Pedro Barusco, ex-gerente de Engenharia da estatal, Renato Duque, ex-diretor de Serviços, Jorge Zelada e Nestor Cerveró, ex-diretores de Internacional.

O próprio Paulo Roberto Costa fez delação premiada e confessou ter recebido US$ 23 milhões em propinas da Odebrecht. A nova ordem de prisão substitui integralmente a decisão anterior, contra a qual a defesa do empreiteiro e dos outros executivos vinham lutando e tentando derrubar por meio de habeas corpus ao Superior Tribunal de Justiça, que está em recesso. 

Em sua decisão, o juiz Moro adverte que o empreiteiro e seus executivos em liberdade representam “riscos à ordem pública, à instrução criminal e à aplicação da lei penal”. O juiz considerou “os fatos e provas supervenientes à decisão anterior” para decretar a nova prisão preventiva de Marcelo Odebrecht, Rogério Santos de Araújo; Márcio Faria, Alexandrino Alencar e César Rocha. 

Na decisão em que decreta nova ordem de prisão preventiva de Marcelo Bahia Odebrecht e de outros quatro executivos da maior empreiteira do País, o juiz federal Sérgio Moro assinala que ‘não se trata, com o expediente, de subtrair a jurisdição das Cortes recursais’.“Muito embora as preventivas anteriormente decretadas permaneçam hígidas e válidas, o fato é que desde a decretação da prisão preventiva surgiram diversos elementos probatórios novos que recomendam a revisão do decidido”, destacou o magistrado da Lava Jato. “Embora os elementos constantes naquela decisão justifiquem, por si só, a preventiva, a medida vem sendo impugnada nas instâncias recursais, então justifica-se nova deliberação judicial, tendo presente os elementos novos.” 

“Não se trata, com o expediente, de subtrair a jurisdição das Cortes recursais, uma vez que os investigados, caso irresignados com a presente decisão, poderão impugná-la novamente de imediato através de novos habeas corpus. É importante, porém, que as Cortes recursais tenham presentes todos os fatos e provas, inclusive os supervenientes às decisões anteriores.”

O juiz Moro destaca que “pelo relato das autoridades suíças e documentos apresentados, há prova, em cognição sumária, de fluxo financeiro milionário, em dezenas de transações, entre contas controladas pela Odebrecht ou alimentadas pela Odebrecht e contas secretas mantidas no exterior por dirigentes da Petrobrás”.

“Trata-se de prova material e documental do pagamento efetivo de vantagem indevida pela Odebrecht para os dirigentes da Petrobrás, especificamente Paulo Costa, Pedro Barusco, Renato Duque, Nestor Cerveró e Jorge Luiz Zelada”, assinala o juiz. Na avaliação de Moro, a prova material corrobora a declaração dos agentes da Petrobrás que confessaram os fatos, como Paulo Roberto Costa e Pedro Barusco. “Rigorosamente, a prova documental até torna desnecessário o próprio depoimento dos colaboradores como prova.”

COM A PALAVRA, A ODEBRECHT
“As defesas acabaram de tomar conhecimento e se pronunciarão oportunamente.”

10 comentários


uauuuuuuuu!
tá lá um corpo estendido no chão...dizia aquele velho sambinha...

Reply

ACREDITAR EM QUEM??? O POVO TA FU.... MESMO

QUANDO VOCÊ PENSA QUE JÁ VIU TUDO, DESCOBRE QUE NÃO

EXÉRCITO BRASILEIRO. ESTREITANDO LAÇOS COM A VENEZUELA.

Postagem original / Leia mais em http://www.sociedademilitar.com.br/wp/2015/07/exercito-brasileiro-estreitando-lacos-com-a-venezuela.html#comment-1220

Reply

Meus companheiros esta mais para a Organizacao Criminosa do Lulalau do que
meus Diretores para uma Construtora.

Reply

Esse Juiz é rápido no gatilho. Está moralizando essa imoralidade que é o Brasil. Ainda existe esperança...agora é esperar que o líder da quadrilha (Lulla) seja preso também.

Reply

Coronel, a frase "Confio nos meus companheiros" foi uma mensagem para Lula e Dilma. Empresário não chama empregado de companheiro.
Nem uma mensagem cifrada é.
É um aviso ao número 1 e ao poste.

Reply

RA, quem diria

acabou no Irajá


https://twitter.com/reinaldoazevedo/status/624632287200739328

Reply

Em breve, praças e super avenidas centrais, ainda em vida, Dr Juiz Sergio Moro!
Não está se parecendo tal como um general que sai destroçando os inimigos invasores de sua patria, como teria declarado, enxotando esses traidores do Brasil do PT e aliados da quadrilha?
E como tem tido razão, e como disse o Zavascki: "ele puxa uma pena e sai uma galinha inteira", referindo a ele de como manda a documentação de forma incontestável, sem meios de refutação".
Há quantas décadas não aparece nessa terrinha do samba e carnaval um personagem desse quilate!
JB ensaiou, mas escorregou, parecendo ter se amedrontado!

Reply
Roberto Vieira Cavalcanti mod

Quem dizia isso era um locutor de futebol, se nao me engan,o da TV Bandeirantes do Rio, quando um jogador contundido ficava esperando atendimento.

Reply

É isso aí! Vai deixando essa raça atrás das grades, na gaiola, vendo o sol nascer quadrado, de pijama listrado e outros adjetivos para presos, na cadeia.

No BR do STF de Lewando e Toffoli, rico em cana por alguns dias é coisa igual a título de copa do mundo. Momentâneo, mas a gente comemora.

Reply

O mundo civilizado está conosco!

Gabriel-DF

Reply