Aécio 2018 ou antes: "que venha Lula, que venha quem quiser."

( O Globo) O presidente do PSDB, Aécio Neves, será reconduzido ao comando do partido amanhã, para um mandato de mais dois anos, com o desafio de manter a legenda como contraponto ao PT e voltar a ocupar a Presidência da República em 2018. Ou até antes, se a Justiça Eleitoral acatar ação dos tucanos para anular a diplomação da chapa Dilma Rousseff e Michel Temer. Em entrevista ao GLOBO, Aécio diz ter dúvidas sobre se Dilma completa o mandato. Falando como candidato, diz que o PSDB está pronto para assumir a Presidência em 2018.

Como o senhor vislumbra os próximos 90 dias da presidente Dilma? Ela permanece no cargo ou não?
Na minha posição, preciso de muita cautela e muita responsabilidade. Até porque, quando eu falo, fala o PSDB, que é o maior partido de oposição. Junto ao TCU nós mostramos que a presidente cometeu, de forma reiterada, inclusive este ano, crime de responsabilidade. Por outro lado, temos ações junto à Procuradoria Geral da República que, na verdade, demonstram que houve cometimento de crime comum. Agora, ingressamos com outra ação por crime de extorsão com base na delação do senhor Ricardo Pessoa, quando diz que o tesoureiro da campanha condicionava a manutenção dos contratos da UTC e Constran na Petrobras às doações para a campanha eleitoral da presidente Dilma. Existe um processo no TSE, para o qual vai haver uma oitiva de Ricardo Pessoa no próximo dia 14, em que nós denunciamos, entre várias outras irregularidades, o uso de propina da Petrobras na campanha da reeleição da presidente em 2014. O governo e o PT começam a ver não só na oposição, mas também em setores importantes da base, uma completa incredulidade em relação à capacidade de Dilma de governar o Brasil até o fim do mandato. Porque aí não é mais questão de gostar da presidente, é questão de governabilidade. O Brasil tem desafios enormes a serem enfrentados, e só se enfrenta com governo. Ou ela tem a capacidade de retomar o posto, de reassumir o comando do país — e eu tenho dúvida se ela terá — ou temos que estar abertos a novas opções.

O PSDB se planeja para esse cenário?
O PSDB não escolherá o cenário. A questão depende das condições políticas e sobretudo jurídicas, não é? O PSDB tem que estar preparado para qualquer cenário. Mas repito: a minha posição será sempre de muita cautela. Mas o que é perceptível — e não adianta tapar o sol com a peneira — é que a presidente a cada dia perde a capacidade de governabilidade. Eu não me movo, hoje, como candidato de 2018. Como não fiz lá atrás. Eu sou presidente do PSDB. Meu papel é organizar o partido, criar condições para que o PSDB esteja mais fortalecido do que nas últimas eleições. Quero que o PSDB esteja preparado para 2018, ou para o momento em que for necessário, independente de quem seja o candidato. É um privilégio do PSDB ter nomes como Geraldo Alckmin, José Serra, Aloysio Nunes, Fernando Henrique, Marconi (Perillo). Meu papel é garantir a unidade do partido. E democraticamente vamos agir no momento certo, não antes de 2017, para definir quem terá a responsabilidade de disputar as eleições. A não ser que o calendário eleitoral se antecipe.

O senhor acha que a presidente Dilma termina o mandato?
Tenho enormes dúvidas. Eu dou a ela, ainda, a opção da dúvida. Porque é muito pouco tempo. E o Brasil, tradicionalmente, tem um presidencialismo muito forte, não? Mas estou percebendo um governo cada vez mais amedrontado, sem articulação política, sob pressão permanente do Congresso. O governo está tão fragilizado que se assusta com qualquer grito que venha do Congresso. E isso não é bom para o país, me preocupa. Confiança, credibilidade, os interlocutores do governo não dispõem mais desse ativo. É extremamente preocupante. Porque a presidente da República nunca fez esse papel, e não sei se, nesse momento, terá condições de fazê-lo.

O senhor acha que o Lula vai ser candidato nas próximas eleições?
Venha Lula, venha quem vier, o ciclo de poder do PT se encerrou. Porque eles não têm mais o que dizer para as pessoas. O PT, em uma próxima eleição, estará envergonhado. O PT vai passar por um estágio, que eu espero que seja longo, como oposição. Recuperar suas teses originárias, voltar a ser o partido representante de um segmento importante da população brasileira, da classe trabalhadora, com interlocução adequada com os sindicatos. Faz falta ao Brasil um partido da classe trabalhadora. Mas é preciso um partido legítimo, sério, honrado. O PT virou o partido do capital. O capital distribuído para alguns poucos.

Houve questionamentos em relação à posição do PSDB em votações como fator previdenciário, fim da reeleição, aumento do Judiciário. A bomba não vai estourar lá na frente?
Nós temos que compreender que o PSDB tem no Congresso uma bancada completamente plural, que tem que ser respeitada em seu espaço de expressão. Mas nós teremos sempre, e isso está no nosso DNA, a responsabilidade fiscal como o indutor, o pilar fundamental da recuperação da economia e dos avanços do país. Agora, não cobrem de nós a condução dessa agenda, que ela é de responsabilidade do governo. O que não é aceitável é o PT, que é responsável por essa gestão calamitosa da economia, que custa hoje à classe trabalhadora um preço altíssimo, não é possível que ele se abstenha de assumir o seu papel, e cobre da oposição esse papel.

O PSDB ajudou a aprovar o aumento do Judiciário.
Nós votamos, mas é praticamente impossível de ser implementado. Isso aconteceu no momento em que o governo se omitiu. Essa mágica o PT não vai conseguir ter. Ele quer ser governo no momento da distribuição dos cargos, e quer ser oposição no momento de falar com a sociedade. Essa vai ser a fotografia do fim do governo: 62 a 0 em uma matéria dessa relevância? Hoje há um vácuo de poder no Brasil, é isso é grave, me preocupa muito porque não existe espaço vazio na política. Com essa ausência de autoridade, essa incapacidade de reação do governo, é fácil que haja um protagonismo do Congresso. E em alguns momentos eu confesso: é sem conexão com a realidade. Às vezes, talvez até a sem responsabilidade que deveria ter.

15 comentários

Por que não um plebiscito para tirar Dilma? Mas teria que haver voto impresso, pois as urnas do Toffoli, produzidas na Venezuela bolivariana, não são confiáveis! O partideco não apregoa como resolução de todos os problemas do país a consulta ao povo? Hummmm...que fanfarrões.

Reply

Quantos desafios Aecio enfrentou e vem enfrentando. Uma camoanha injusta e aparelhada do pleito passado que resultou no claro estelionato agora apurado. Mas sua luta não acabou, com certeza terá a oportunidade de liderar o Brasil num caminho melhor de renascimento, dignidade e crescimento. Dá-lhe Aecio! Que Deus o abençoe!

Reply

Aécio está enganado, o BRASIL precisa extinguir este partido, o PSDB deve pedir a cassação desta quadrilha, o PT não é um partido, mas uma quadrilha de bandidos.

Reply

FANTASIADO DE OPERÁRIO

http://2.bp.blogspot.com/-o1Mbc2JZ8RI/VZfdDT4Y7jI/AAAAAAAAVzw/EauAP2-2sO4/s1600/Fantadia%2Bdo%2BOper%25C3%25A1rio.jpg

Bacana ver, FANTASIADO DE PEÃO, UM MILIONÁRIO QUE MORA NUM TRIPLEX NO GUARUJÁ OU EM UMA MANSÃO NO LUXUOSO CONDOMÍNIO SWISS PARK DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, falando aos metalúrgicos de Guararema - segundo mostra a foto de Ricardo Stuckert, do Instituto Lula.

E OS BABACAS OUVINDO...
SERÁ que ninguém vai parar essa besta - ESSE PAÍS MERECE...

Reply

Grande Aécio. Está no caminho certo, sempre buscando a unidade do partido, sempre na luta para o bem comum, isso sim é politica com P maiúsculo. Vamos limpar este país mas de forma jurídica correta, sem trapaça, sem enganação, sem vigarice, e isto é demorado, mas tem de ser feito, ninguém aguenta mais o PT e essa vagabunda trapaceira vigarista.

Reply

De várias maneiras muitos que frequentam este blog vêm dizendo há muito tempo dos malefícios do PT, que enganou os incautos. Hoje é muito fácil criticar o PT pois suas mazelas ficaram escancaradas a todos. Mas aqui temos vindo, e já faz um bom tempo, nos posicionar. Este blog deu oportunidade para que muitos mostrassem, gritassem, esbravejassem contra os desmandos que assolavam e ainda assolam o Brasil. A grande hora da mudança já chegou. E não foi agora. Já faz mais tempo. Meu abraço a todos que aqui comparecem e sabiamente mostram suas revoltas e fazem denúncias e mostram que estamos rodos prontos para contrapor. Vamos em frente! Um novo pais está nascendo e será mais esclarecido, mais analista e, sobretudo, mais sábio. Que cada um de nós procure divulgar este espaço.
Vamos com Aécio. Viva o Brasil.

Reply

Coronel, você disse que impeachment é feito por políticos. Mas você não concorda que houve pressão dos movimentos em Brasília, nas ruas, panelaço, greve de caminhoneiros, etc...sobre os políticos??? Estes estão sendo OBRIGADOS a agir mesmo a contra vontade. Se não fosse essa movimentação toda, inclusive do Lava Jato, você acha que os políticos iam fazer alguma coisa???? Iam ficar na letargia como sempre ficaram. Dilma ia terminar o mandato e com o Brasil cada vez mais no buraco. E ainda mais, com as urnas fraudáveis, Lula ia novamente ganhar.

Reply

Coronel,
hoje, é o único candidato que tem chance de tirar a quadrilha do poder.

Reply

Eu voto Aécio ano que vem ! com fé em Deus a posse da Dilma vai ser anulada e haverá novas eleições.

Gabriel-DF

Reply

Mês de agosto será o mês de grandes decisões.

Não esqueçamos que dia 16/agosto, em todo o Brasil, haverá MEGA manifestação.

Vamos mostrar nossa força nas RUAS de todo o Brasil!


Chris/SP

Reply

.

acp


Mas por quê tanta gente faz salamaleques a quem quer desbancar? Que conversa é essa de "o pt tem de voltar às origens, ser um partido da classe trabalhadora"?

Caramba, nunca foi diferente, sempre foi comuna gramscista, totalitário, hegemônico, enganador, vituperador. Na oposição sempre bateu nos tucanos de forma selvagem.

Qual é a do Aécio? O pt tem de ser extinto, entrar dinheiro de fora é causa de remover e dissolver o pt e cassar os mandatos de todos seus atuais políticos, de vereador para cima e substitui-los por suplentes de outros partidos ou novas eleições realizar, a do caso depender.

Delenda pt!

Aprenda, Aécio!


.

Reply

As panelas têm andado caladas. Por que? Já aconteceram algumas oportunidades em que elas poderiam ter entrado em ação.

Reply

Eu voto em Aecio,mas acho ao contrário do editor,que ele deveria ir na manifestação de agosto.Veja como exemplo o Equador,as primeiras manifestações aconteceram por intermédio de redes sociais,mas a última que foi gigante,teve a participação do prefeito de Guaiaquil,que ajudou a dar corpo ao protesto.Tenho certeza que não é nenhuma irresponsabilidade, políticos participarem,vide diretas já ,Collor,etc,..Dilma tem que cair,não podemos esperar quase 4 anos de desemprego,falências,etc,..Se a oposição entrar,os estrangeiros voltam com seu dinheiro,e o ajuste fiscal será menos doloroso.

Reply

Coturneiro de 4 de julho de 2015 22:31

brasileiro é muito instável. Infelizmente não persiste! Por isso temos esse governo criminoso e por isso o PT continua no poder. Fôssemos mais insistentes e disciplinados e eles não nos teriam transformado nesse país que é um verdadeiro lixo comunista.


Flor Lilás

Reply

4 de julho de 2015 14:15


"Que cada um de nós procure divulgar este espaço."

Esse é o caminho mais rápido, só acrescento que não seja apenas entre amigos, mas em todos os lugares, igrejas, supermercados,...até num campo de futebol. Imprimam "coturnonotruno" ,que busquem no Google não tem erro. Entreguem como santinho.

Reply