TCU avisa: contas são responsabilidade da Dilma e não do "laranja" Arno Augustin.

(Estadão) Durante evento sobre práticas de boa governança, em São Paulo, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, relator do processo das contas do governo Dilma Rousseff referentes a 2014, disse que o voto sobre o assunto tem caráter técnico. "Nosso voto não é com intenção política", afirmou. 

O ministro do TCU comentou ainda o documento assinado pelo ex-secretário do Tesouro Nacional Arno Augustin em que ele assume a responsabilidade sobre as manobras contábeis, mas defende a legalidade das medidas, que ficaram conhecidas como "pedaladas fiscais". "Não adianta o Arno Augustin dizer que foi ele que fez as pedaladas. As contas são da presidente", destacou, durante a abertura do terceiro dia de trabalhos do 3º Congresso Internacional de Compliance & Regulatory Summit.

O ministro disse, durante o evento, que propôs a rejeição das contas da presidente,  apesar de ter concedido prazo de 30 dias para explicações do governo. A expectativa de Nardes é que a questão seja decidida em até dois meses. "Vamos formatar nosso voto em 45, 60 dias", estimou.

O TCU adiou, no último dia 17, o julgamento das contas do governo por 30 dias, para que a presidente Dilma Rousseff preste esclarecimentos sobre os achados da Corte no balanço das contas públicas de 2014. O tribunal encontrou R$ 37,5 bilhões em "pedaladas fiscais", além de R$ 281 bilhões em distorções totais. Essa é a primeira vez que um presidente da República terá de fazer sua própria defesa em função de problemas nas contas públicas. Nardes definiu as manobras como "operações de crédito sem autorização do Congresso Nacional".

"Gastou demais? Tem que responder por isso. Porque a nação pertence a todos os brasileiros", disse o ministro do TCU. Ele afirmou ainda não ser possível haver "números ocultos" nem "decisões que são tomadas por uma pessoa sem levar em consideração o contexto do País".

Nardes afirmou que não aprovou com ressalvas as contas do ano passado, como tradicionalmente é feito pelo TCU, porque os governantes não ouvem os pontos a serem melhorados. “Chega de aprovar contas com ressalvas porque o governo passou dos limites, como no caso da Petrobrás”, disse, após uma breve análise do caso da estatal. “Falta de aviso não foi, mas, infelizmente, governantes não aceitaram as sugestões”, afirmou.

Pedaladas em 2015. Nardes afirmou que o fato de o governo ter mantido as manobras contábeis conhecidas como "pedaladas fiscais" neste ano agrava a análise das contas de 2015, que será feita em 2016. Segundo ele, o fato está sendo analisado pelo Tribunal. "Não dá para descartar um processo ainda neste ano, mas as contas de 2015 serão analisadas em 2016", afirmou, ao ser questionado sobre o assunto.

21 comentários

Estava olhando uns comentários no Site Valor Economico de pessoas que dizem que são economistas e começam aquela briga de favor do Lula, contra o Lula, favor do FHC e contra FHC e colocam a culpa da destabilização da economia e esquecem um importante fator: o inchamento da máquina pública. Não sou economista, mais sei que estamos com ministros demais, cargos públicos demais, cargos de confiança demais. Se acham que isso não faz diferença dêem uma olhada o que aconteceu com a Grécia. Houve uma época que para um jardim de hospital público pequeno havia 2 jardineiros!!! E Agora olhe como eles estão....

Reply

Esse seria o melhor desfecho possível para essa história , Dilma e o PT condenados TÉCNICAMENTE por crime de responsabilidade ....vai marcar a história do país! e vai deixar tudo claro como agua limpa

Gabriel-DF

Reply

Correto o ministro. Não importa qual foi o ministro ou assessor que cometeu o ato. As contas são de dilma. E o fato do Augustim assumir o que fez, prova que o crime aconteceu. Simples assim.

Reply

Seria o mesmo que dizer que a responsabilidade de uma empresa por um calote é do diretor financeiro. Não! A responsabilidade é do proprietário!

Reply

Esse prazo de 30 dias já é inconstitucional. Pelas palavras do Ministro, o governo vem reincidindo em erros há vários anos e não se corrige.

Reply

Na próxima manifestação pública dos movimentos VEM PRÁ RUA,dentre outros,a questão dessas urnas eletrônicas - DEvem exigir comprovante do voto,com dados tais como:Quantidade de eleitores da seção,número de votos a cada ~conclusão da parte de cada eleitor,até o final do expediente eleitoral.Também com hora,minutos e segundos de todos os votos registrados.RGS

Reply

Lá por 2023, no inicio do 4º mandato de Lula, a Justiça brasileira se posicionará acerca desse escabroso fato!!!! Celeridade é isso!!

Reply

OFF - IMPORTANTÍSSIMO!

IMPAGÁVEL! Urna eletrônica contradiz ao vivo comparsa de Maduro e aumenta suspeita de fraude na Venezuela

Onde está Dias Toffoli numa hora dessa?

Foi só o “ex”-advogado do PT e presidente do TSE maldizer a aprovação do voto impresso no Brasil que as urnas eletrônicas da SMARTMATIC mostraram seu perigo na Venezuela, onde, segundo Lula, tem “democracia até demais”.

Em evento com o ditador Nicolás Maduro, aliado do PT, o prefeito socialista de Libertador, Jorge Rodríguez, do PSUV, foi mostrar à população como usá-las nas eleições primárias do partido em 28 de junho de 2015 e ignorou ter sido desmentido pelas próprias urnas.

Rodriguez, em sua explicação inicial, enfatizara que “o mesário não pode desbloquear a máquina porque o que desbloqueia a máquina é a impressão digital do eleitor”, ao que Maduro aproveitou para fazer propaganda do suposto “mais transparente” e “melhor sistema eleitoral no mundo”.

No entanto, após digitarem o NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO DE UM ELEITOR QUE NÃO ESTAVA PRESENTE (Barnabas Audillo), uma ministra no papel de mesária (Maria Cristina Igreja) colocou a sua impressão digital e a máquina foi ativada.

(...)

Mas Dias Toffoli não recomenda a “intervenção humana” (da oposição).

http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2015/06/25/impagavel-urna-eletronica-contradiz-ao-vivo-comparsa-de-maduro-e-aumenta-suspeita-de-fraude-na-venezuela/

ENTENDERAM !!! Como a máquina foi ativada se as digitais não eram do eleitor indicado???

Lá, como aqui, houve falcatrua e FRAUDE! EU QUERO VOTO IMPRESSO!


Chris/SP




Reply

OFF

Notícia dada no JN esta noite:

Ministro Teori Zavascki / STF homologou a Delação Premiada de Ricardo Pessoa / UTC.


Chris/SP

Reply

serah q dilma vai conversar com Obama sobre pedaladas,mandioca,mulher sapiens???!!!!!???

Reply

Muito coerente e correto o Ministro, mostrou saber jurídico e coerência em suas afirmativas. Sabe que o Brasil nao supoeta mais tantas sangrias aos bancos publicos e tanta irrespinsabilidade de um Governo. Só que isto tem que andar mais rápido. O julgamento final poderia ser no dia 17/08/15. Um dia apos a Mega manifestação organizadas pelos movimentos de rua.

Reply

Cel,

Como o proprio Lula disse, o PT só pensa em poder e emprego, e o custo da eleição tai, soma-se essas pedaladas a roubalheira e a teta que todos mamam e totaliza essa draga que vivemos hoje.

Reply

Sou pelo fim das urnas eletrônicas e pelo retorno do voto em cédula. As apurações podem ser feitas na mesma seção assim que terminar a votação, por outra equipe e acompanhada por fiscais dos partidos, sem necessidade de transporte das urnas, evitando-se a fraude das trocas de urnas.

Reply

Enquanto isso o prefeito de São Paulo proíbe a produção de fígado de pato e ganso... kkkkkkkk. Vão se lascar do mesmo jeito!

Reply

Tropeiro velho nos deixou. Obrigado Nico Fagundes, pelo que fizeste nos teus oitenta janeiros!

https://www.youtube.com/watch?v=y4mcUc-jnac

Reply

E isso vale para o conselho da petrobras, cuja vagabunda era presidente.

Reply

Aqui só Deus mandando pragas como no Egito. Com tanta merda e roubos ficam com dois passinhos pra lá e dois passinhos pra cá, como se o Brasil fosse deles e nos nada mais que escravos, e tudo isso mo século XXI.

Reply

Vi hoje no UOL 26/06 - da equipe da Folha de S Paulo, a "Fôia di Papéu" dos recados do PT - que Lula reconhece que exagerou nas críticas recentes ao PT, dos membros do partido quererem só cargos e emprego, ele estar no volume morto e o partido etc.!
Notou? Quando um comunista fala uma verdade, depois tem de voltar atrás; cometeu grave erro contra a mafia!
Na mesma UOL: "Sempre defendi e sigo defendendo a liberdade de imprensa, diz Dilma em cerimonia"!
O detalhe foi que faltou dizer: "Desde que seja a liberdade "Politicamente Correta"; logicamente, não critique as trapaças do PT"!

Reply

Alguns oposicionistas ao PT no Brasil, como Aécio, recentemente foram à Venezuela para visitarem os presos políticos do ditador comunista capacho de Cuba, Maduro; no entanto, foram foram escorraçados de lá sem cerimonias.
Ao contrario, seus cumpañeros comunistas daqui foram recebidos com com tudo que dispense a aliados, o que prova que comunistas não dialogam com ninguém - o "diálogo" deles é uma arma apontada pra cabeça dos opositores, não é fato?
O vermelho da bandeira comunista do martelo e foice representa o sangue dos adversários e a estrela é o pentagrama satãnico!

Reply

Chupa, Dillma, que é laranja!

Reply

Cel
A Anta não é boa da cabeça. Só por isto deveria ser apeada do poder. A "elementa" não consegue construir nenhuma frase com sentido. Acho que ela é retardada.
Esther

Reply