PSDB fecha com Cunha a aprovação da redução da maioridade penal.

Proposta de Alckmin derrotada pelo acordo do PSDB para aprovação da redução da maioridade.

Após atropelar a tentativa de acerto entre os rivais PT e PSDB sobre o tema, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), fechou nesta terça-feira (16) acordo com os tucanos para aprovar a redução da maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos. Com o apoio de pelo menos outros seis partidos, a adesão à proposta foi selada oficialmente e deverá ser aprovada nesta quarta-feira (17) em uma comissão especial da Casa.Na próxima semana, o assunto será levado para o plenário da Câmara. Se aprovado, segue para o Senado. 

O texto acertado entre Cunha e os tucanos prevê a redução da maioridade para crimes hediondos (como estupro e latrocínio), lesão corporal grave e roubo qualificado, nos moldes de projeto do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Segundo estudo divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) nesta terça, 12,7% das infrações cometidas por menores em 2013 são consideradas graves, como homicídio, latrocínio, lesão corporal e estupro. 

Ficam descartados os acordos paralelos com o PT tentados por Geraldo Alckmin e José Serra, que passavam por cima da maioria partidária. Especialmente o projeto de Serra encampado pelo Planalto como forma para barrar a redução da maioridade.

Pressionado por Cunha, o PSDB aceitou retirar do projeto que serviu de base para o acordo o item que daria ao Ministério Público o poder de avaliar caso a caso e não aplicar a redução da maioridade. 

Antes do acerto, a Executiva do PSDB havia se reunido e decidido apoiar três propostas defendidas por integrantes do partido. O projeto de Serra não foi aprovado, que insistiu em negociar diretamente com o PT. A prioridade foi dada à proposta de Aloysio. A proposta de Alckmin também foi derrotada: negociação parlamentar falou mais alto do que conchavos com o PT.

13 comentários

Ainda bem que Cunha conseguiu dobrar o PSDB, comparsa do PT, impedindo que ele atenuasse ainda mais a redução da maioridade penal. Tucano, para mim, depois das últimas que tenho visto, é petralha com bico e penas.

Reply

esta derrota do Alkimin marca o principio de muitas outras derrotas futuras. Quem mandou se juntar ao lixo dos lixos? Estou verificando ultimamente que o Aécio é muito mais inteligente do que o Alkimin. Voto no Aécio e/ou no Caiado.

Reply

Parabens ao depultado Eduardo Cunha este conhece o carater do PT e quer distancia. Quase que o PSDB caia no conto do Vigario com os petralhas orquestrados com os PCdoB,PSOl.O senador Jose Serra se livrou o tal ministro da Mentira queria usar o Alckimim e Serra,porem cheio de detalhes e convencimentos.O Eduardo foi la e resgatou o senador Aluizio (PSDB). E nos nos livramos dos incompetentes mentirosos petistas.

Reply

A redução da maioridade penal pode resolver as coisas a curto prazo, mas o estrago a longo prazo será imenso. O povo anda caindo direitinho num dos primeiros mandamentos de Lênin: para destruir a sociedade, cria-se primeiramente a anarquia. Vamos usar um pouco a cabeça: quem está por trás do estatuto da criança e do adolescente? Quem ergue a bandeira que a culpa da criminalidade é da pessoas que trabalham? Quem investe pesado na falta de educação e na falta de cultura? Quem está jogando o povo contra ele mesmo? Fico pensando se realmente é para punir os infratores ou se no futuro que eles sonham, até adolescentes serão punidos se criticar o governo. E isso aconteceu em Cuba e acontece na Venezuela. Quando eles se unem em prol de algo que a sociedade deseja é pra desconfiar mesmo.

Reply

se quisermos mudar alguma coisa, antes de nos livrarmos do petismo precisamos nos livrar desse Alckmin e desse Çerra...

os caras vem atrapalhando a oposição ha muito tempo...

é melhor ter inimigos do que ter falsos amigos, segundo letra de uma musica do Barão Vermelho.

Reply

Tento para Cunha!

E os brasileiros Honestos!

Reply

Coronel,
viva Cunha. Hoje é quem peita e bota o PT de joelhos.

Reply

A aproximação de Serra e Alckmin com o PT, que está com a barra mais suja que pau de galinheiro, é de uma burrice sem precedentes para quem está pleiteando se candidatar a presidência. Se a popularidade dos dois já estava em baixa, imagina com essa de se aliar aos pilantras...

Reply

Que lindo!! Alkimin e Cardoso agarradinhos...Seria ainda mais lindo se não fosse tão asqueroso. O PSDB há de seguir o PT no caminho do buraco!

Reply

E a anta, como não poderia deixar de ser, disse que criminalizar o menor significará aumentar a exclusão!

Resposta para a anta: O que aumenta a exclusão é o dinheiro que o PT e o seu desGoverno roubaram da população nos últimos 12 anos!!!

FORA DILMA!
FORA PT!


Chris/SP

Reply

Bem feito ministro Cardosao,achou que ia usar um homem honesto e dedicado
ao trabalho como o governador Alckimim, mas entrou pelo cano. O Cunha usou ,outro Tucano O senador Aluisio Nunes ,de uma maneira honesta e coerente.Sou orgulhosa o meu partido PSDB so tem Fera com projetos.

Reply

Impressionante a defesa que comuna faz de vândalos e baderneiros que estão no meio de estudantes. Estou agora numa reunião sobre a greve na minha universidade, após um ato com estudantes para "inaugurar" um terminal rodoviário para a população já pronto, que o prefeito se recusa a entregar.

A idéia era retirar tapumes e varrer o terminal. Mas onde tem black bloc já viu. O ato terminou com pichação de bem público, tumulto e polícia.

Resumidamente da conversa: não é pra chamar de vandalismo, baderna e tá livre pra destruir bem privado. Ah! Vai chamar de crianças abandonadas e estudantes um bando de maloqueiros?! Comigo não

Ehehehe... de direita conservadora reacionária que sou, de acordo com a comunada que é sempre contrariada com a minha fala, sentei o pau no politicamente correto. Eheheh... chamaram-me de mascarada. Kkkkkkkk

Eu andando pra eles!

Reply

Jo Soares deveria entrevistar AECIO EM SEU PROGRAMA P FALAR SOBRE O PETISTA DO SERPRO Q FEZ CAMPANHA DIFAMATORIA CONTRA ELE NA CAMPANHA P PRESIDENTE!!!!!!!!!

Reply