Itamaraty quer tornar secretas negociatas de Lula com Odebrecht no exterior.

Acima, parte de memorando do Itamaraty tentando blindar as negociatas de Lula com a Odebrecht no exterior.

(O Globo) O Ministério das Relações Exteriores deflagrou ação para evitar que documentos que envolvam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a Odebrecht, empreiteira investigada na Operação Lava-Jato, venham a público. A ordem interna partiu do diretor do Departamento de Comunicações e Documentação (DCD) do Itamaraty, ministro João Pedro Corrêa Costa, depois que o órgão que ele dirige recebeu um pedido de informações de um jornalista baseado na Lei de Acesso à Informação. 

O GLOBO obteve um memorando que ele disparou, na última terça-feira, sugerindo a colegas do Itamaraty que tornassem sigilosos documentos “reservados” do ministério que citam a Odebrecht entre 2003 e 2010, que, pela lei, já deveriam estar disponíveis para consulta pública. 

Pela lei, papéis “reservados” perdem o sigilo em cinco anos. No ofício interno do Itamaraty, o diplomata cogita a reclassificação dos documentos como “secretos”, o que aumentaria para 15 anos o prazo para divulgação. Dessa forma, as informações continuariam sigilosas por até dez anos.

O memorando de Costa enviado à Subsecretaria-Geral da América do Sul, Central e do Caribe (Sgas) foi motivado por um pedido feito pela Lei de Acesso à Informação pelo jornalista Filipe Coutinho, da revista “Época”. Ele solicitou todos os telegramas e despachos reservados do ministério que citam a Odebrecht e que, por conta do prazo, já deveriam ser públicos. No pedido, não há referência a Lula. 

A citação ao ex-presidente aparece apenas na justificativa dada pelo chefe do DCD para pedir a reanálise dos documentos antes de decidir o que pode ou não ser entregue ao jornalista. O texto admite que os papéis já deveriam ser públicos:

“Nos termos da Lei de Acesso, estes documentos já seriam de livre acesso público. Não obstante, dado ao fato de o referido jornalista já ter produzido matérias sobre a empresa Odebrecht e um suposto envolvimento do ex-presidente Lula em seus negócios internacionais, muito agradeceria a Vossa Excelência reavaliar a anexa coleção de documentos e determinar se há, ou não, necessidade de sua reclassificação para o grau de secreto”.

17 comentários

Coronel,

que cara de pau!

Flor Lilás

Reply

Itamaraty hoje = Puteiro ideológico, simples assim.

Reply
A VACA-QUE-TOSSE mod

Mais claro que água cristalina: A dilmanta, rainha da mentira e da tramóia, pressionada pela turba petralha que anda com os bolsos e as burras furadas pelo garroteamento do propinoduto do "PETROLÃO", soltou o Mercadante em cima do velhote TEMER, sósia do "CORINGA", dizem as más línguas petralhas que se parece mais com o "VAMPIRO BRASILEIRO" (criação do Chico Anísio). Em troca, TEMER, O VELHOTE, SOLTOU a turma pmdebista em cima do molusco, via convocação do malandrão do okaesgoto, oooops, okamoto. Seu "minino" o circo pega fogo. Uma beleza. Assistamos de camarote o duelo do Mercadante "DOSSIÊ" versus o meliante velhote TEMER, CORINGA BRASILEIRO, CUSPE. O INFERNO DE BOCONA ABERTA ESPERA PELOS DOIS, COM O MOLUSCO E O OKAMA JUNTOS. VAI ENGOLIR OS QUATRO FACÍNORAS DE UMA BOCADA SÓ. QUEM VIVER VERÁ. TOSS, TOSS, TOSS.

Reply

O PT é mais falso do que uma nota de US$ 3 dólares.

Reply

Coronel,

É um bando de vigaristas. Deveriam estar em cana todos eles, LULLA e seus capachos amestrados.

Vamos perguntar ao bandidão Okamoto para ver se ele sabe de alguma coisa.

Reply

O povo está sem dinheiro e o governo gastando o que tem e o que não tem. Falta dinheiro e comida na mesa do povo essa é a realidade !!!!!

FALTA COMIDA NA MESA DO POVO.

Reply

Ainda resta alguma autoridade com vergonha na cara pra ir até esse antro e pegar os documentos?

Reply

Confessaram a mamata!

Reply

Que isso vá por terra! O STF garantiu a transparência nos Contratos do BNDES e com certeza garantirá tb as informações do Itamaraty. Pode ter certeza por traz sigilo tem uma grande MARACUTAIA.

Reply

O MPF poderia atuar para exigir o cumprimento da lei, em favor da população?
Lei de acesso à informação. Serve para quê se continuar assim?

Reply

Cel
Mais confissão de crime do que isto não há. Essa gente é muito cara de pau. E a Anta pratica crime dia sim e outro tb inclusive para acobertar os crimes do Lula. Vai ser conivente assimlá em Brasília mesmo.
Esther

Reply

Puderosinho esse tal "9 dedos"... intocável???

Reply

Bem provável que o Brasil,nunca passou por uma situação dessas de domínio do MAL =Corrupção plena.

Reply

O que é correto não teme a luz. Se precisa das sombras, de se mover soturnamente, se necessita de sigilo é porque não é algo correto. Confissão de culpa?

Reply

Cel.

O tal ministro-sinistro é mais um canalha esquerdopata de plantão. Vamos invadir sua praia.

Reply

Mas não me diga que a Folha não sabia disso. Deve haver muitos motivo$$$ para uma militante petista permanecer nos quadros da Folha. Essa o Lula deve gostado (e muito) não ter sido dispensada!

Reply

Sera que o suposto mar de lama, já tem as dimensões do oceano pacífico? Não
pode divulgar os "rolos" do lula. Não pode convocar o japonês para dar
explicações. Afinal o que tem embaixo deste angu, é só caroço, ou tem algo mais tóxico e letal, que pode matar de vez o petismo? Tem é que investigar
tudo, ou o analfabeto é inimputável?

Reply