Indústria está em recessão, afirma CNI.

(Estadão) O gerente-executivo de política econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco, afirmou nesta terça-feira, 2, que o quadro industrial é de recessão com queda significativa de todos os indicadores industriais.

"O conjunto de indicadores divulgados é negativo", observou. O gerente-executivo da entidade afirmou que a situação atual é de desaceleração da demanda não só na indústria, mas também no setor de serviços. "Pode-se ver falta de demanda também no setor de serviços como observado na divulgação do Produto Interno Bruto (PIB)", ressaltou.

A CNI também ressaltou que, para o fim do ano, a tendência é de queda do faturamento real a passos rápidos. O indicador que mostra as horas trabalhadas também apresentou queda e confirma uma tendência na contração da atividade industrial.

Emprego. Castelo Branco afirmou ainda que o ritmo de demissões da indústria cresceu e que o quadro é "absolutamente desfavorável". Segundo os indicadores industriais divulgados nesta terça, o emprego apresentou queda de 1% em abril frente a março. "É o pior resultado para emprego na indústria desde 2009", constatou Castelo Branco.

Segundo o gerente-executivo da CNI, se não houver mudança considerável no emprego industrial, haverá uma queda no indicador ao fim deste ano. "Quadro atual reflete os problemas da economia com a necessidade de reorganização macroeconômica", afirmou ele.

Outro ponto que preocupa da confederação é a contração do investimento. A CNI espera que este movimento aconteça de forma "muito forte". "Para melhorar o quadro precisamos de segurança e melhora do quadro econômico", ressaltou o gerente-executivo.

Selic. De acordo com Castelo Branco, a tendência do Banco Central (BC) na reunião do Comitê de Política Monetária que começa nesta terça é de elevar novamente a Selic, taxa básica de juros. "Postura dos dirigentes do BC não sinaliza interrupção do ciclo e nem mudança no ritmo de elevação de juros", afirmou.

O representante da confederação ressaltou ainda a influencia negativa de uma nova elevação da taxa Selic na indústria. "A alta no juros impacta negativamente na atividade industrial. Precisamos de outros instrumentos além do monetário para direcionar a inflação para a meta", observou Castelo Branco. De acordo com o economista da entidade, o objetivo do BC com a elevação dos juros é reduzir a demanda para controlar a inflação. "A demanda está caindo", finalizou.

6 comentários

Despetralhando mod

Não é só a indústria que está em recessão banânia está em recessão econômica, moral, intelectual, educacional e o escambau.

Reply

Coronel,
é somente o começo.

Reply

Coronel, sejamos justos e não tenhamos dó do povo ficar sem os empregos!! Eu vi até gente comemorando, à época, a vitória da dilmanta..Nada melhor que esse mesmo povo pague caro por não acreditar no que se falava a exaustão à epoca: que Dilma era uma péssima presidente e merecia não se reeleger..O povo só aprende apanhando, não tem jeito, não somos inteligentes como outras nações!!!

Reply

Governo comunista não tem planos de governo só de poder.
Por isso Cuba está até hoje essa porra louca, cortiço, favela a ceu aberto depois de quase 60 anos de comunismo!
Regime escravagista e recessivo; onde entrar, a miséria, chantagens e mortes estão garantidas!
Que inferno virou a Venezuela!
SALVE O PODER; TUDO O MAIS É ILUSÃO - Lênin.

Reply

Que chegue a fundo do poço logo para limpar este governo da face da terra.

Reply

O PT está cambojizando o Brasil...esse filme eu já vi no sudoeste asiático
e o final foi macabro!

Gabriel-DF

Reply