Em nova segunda-feira vermelha, inflação dispara para 8,79%, tarifas públicas sobem 14% e PIB desaba 1,35% em 2015.

(Estadão) Economistas de instituições financeiras mantiveram a projeção para a taxa básica de juros da economia, a Selic, mas pioraram com força o cenário para a inflação ao final deste ano, após sinais de resistência da alta dos preços. Segundo a pesquisa Focus do Banco Central, divulgada nesta segunda-feira, a estimativa para a taxa básica de juros no final de 2015 continua sendo de 14,0%.

Mas sobre a inflação, os especialistas consultados elevaram a perspectiva de alta do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no final deste ano a 8,79%, ante 8,46% na pesquisa anterior, na nona semana seguida de piora da projeção.

O IPCA de maio surpreendeu ao acelerar a alta a 0,74% na comparação mensal, chegando a 8,47% em 12 meses, maior taxa acumulada desde dezembro de 2003.

Na ata da última reunião do Copom, o BC reafirmou que os ajustes de preços relativos na economia fazem com que a inflação se eleve no curto prazo e tenda a permanecer elevada em 2015. O endurecimento do tom levou parte dos especialistas a acreditar que o atual ciclo de aperto monetário pode ser mais forte.

O Boletim Focus também teve mais uma rodada de alta das previsões para os preços administrados em 2015. A mediana das estimativas para esse conjunto de preços passou de 13,94% para 14%.

PIB. Segundo as novas projeções do Focus, o Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 deve ter retração de 1,35%. Na semana passada, a estimativa era de uma queda de 1,30% e, há quatro semanas, de recuo de 1,20%. 

Após o mergulho das previsões para a produção industrial na semana passada, o mercado financeiro manteve a estimativa de queda de 3,20% para a produção de 2015. Quatro edições da pesquisa Focus atrás, a mediana das previsões para o setor fabril era de uma retração de 2,80%.

Câmbio. Para o mercado de câmbio, a pesquisa não trouxe alterações no cenário. A mediana das estimativas para o dólar no encerramento de 2015 continuou em R$ 3,20 pela sétima vez seguida.

25 comentários

CONEXÃO BRASIL! 'CONCLAVE DE OSLO PELA DEMOCRACIA' poderá impedir que 'prêmio Nobel' seja envolvido num mega escândalo. Neste hangout você saberá de tudo!

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/06/conexao-brasil-conclave-de-oslo-pela.html

Reply

'Em nova segunda-feira vermelha, inflação dispara e acerta mortalmente o bolso do pobre consumidor brasileiro'

Reply

O pior é o clima de desesperança e pessimismo generalizados e crescentes Brasil.
Se ela tivesse algum bom senso renunciaria imediatamente!

Reply

Quando autoridades honestas e responsáveis vão tirar esse LIXO DE GENTE do camando do Brasil?

Reply

Ótima noticia! Quanto pior melhor! Chegou nossa vez de torcer pelo pior!!!

Reply

Essa inflação "mediana" é uma falácia. A energia elétrica para mim subiu 100% em 1 ano. Há produtos no mercado que diminuíram as embalagens em 25% mas mantiveram os preços. Brevemente serão perseguidos por "aumento abusivo".
Nas tarifas públicas, a "mediana" esconde a realidade.

Reply

Estou muito feliz com as ciclovias do Haddad. São milhões de executivos e trabalhadores a usar as ciclovias todos os dias, diminuindo as mortes no transito. Que tal distribuir também barras de chocolate com fitinha vermelha? Muito feliz!
Em 2016, votem nos traumatizados e nos esquizofrênicos e vamos pedir uma ciclovia federal em toda a BR 101.

Reply

E o povo vai deixar tudo ficar assim? Será que o gosto de 20 anos de estabilização econômica não foi suficiente para mostrar como é bom viver num país estabilizado?Ou será que a seleção brasileira na copa américa (onde só tem milionário) é mais importante que sua própria vida? Se for isso, esse país realmente é o sonho de qualquer ditador!

Reply

Falando em época difícil a CRE do Senado Federal está preocupado e pede explicações ao ministro da defesa sobre a base chinesa sendo construída na ¨cumpanhera¨ Argentina. E como todos nossos políticos não entendem nada do assunto Defesa (porque isso é coisa de bárbaros americanos!) imagino que ligou a luz vermelha dos nobres e preocupados parlamentares porque perceberam que a tal base não seria nenhum tipo de concentração (com campos de futebol, vestiários, etc) da seleção chinesa de futebol e aí poderia haver sim algum perigo para o Brasil. KKKKKKKKKKK. Esta chegando rápido o dia em que o brasileiro já massacrado pelos seus próprios mandatários, e sob mira de armas de um Exército invasor, sentirá vergonha de algum dia na sua vida inútil ter ser preocupado mais com futebol que com sua própria liberdade e com seu próprio Exército que o defenderia.

Reply

Bem feito pro povinho, mas tem gente como o JÔ que baba a Dilma e que tudo vai muito bem.Eu quero mais que esse país vá pro caos,fim do poço.

Reply

Que nós nunca nos esqueçamos de agradecer a maioria dos mineiros. Foi esta parcela de Minas quem deu mais quatros anos de desgraças ao pais. Que tristeza!

Reply

Coronel,
A Situação vai piorar um bocado antes de começar a melhorar...protejam o patrimônio da inflação , se deixar na poupança a inflação come tudo!

Gabriel-df

Reply

O Brasil desunerou e ninguém faz nada?

Reply

Obrigadíssima !!! Coronel

Por abrir novamente a coluna das coturnadas via twitter.


Chris/SP

Reply

Cel
Qual será a inflação da Cesta Básica deste mês?

Pelo que tudo indica, ela vai ser mais um Recorde do Governo Dilma+Lula+PT.
Os ânimos dos eleitores da Dilma irão esquentar!

Átila

Reply

O governo acabou de inaugurar o programa "mais inflação". Agora todo mundo poderá ter direito de pagar mais com aumentos regulares em áreas críticas, gasolina, energia, saúde...

Reply

CEL,

Múúúúúúú Múúúúúúú a vaca está atolada e acho que não sai. Só se drenarem o pântano ou o brejo, quem sabe?

Do Boletim Empíricus de hoje, segunda-feira, 15 de Junho 2015:


- Sobrepeso indiano

Qualquer financista que se preze conhece Damodaran. O indiano, professor da Universidade de Nova York e sumidade no valuation de companhias, afirmou o seguinte: 

“A Petrobras já é a companhia do setor de óleo e gás mais alavancada do mundo, mais endividada do que qualquer outra do setor, e o que eles estão fazendo? Emitindo mais dívida. O que a Petrobras precisa fazer é aumentar o capital da companhia e não reduzi-lo com mais dívida. Eu nem vou comentar se um bônus de 100 anos faz sentido. Na verdade não faz sentido emitir nenhum [tipo de] dívida no momento. Eles precisam descobrir como trazer a alavancagem para baixo. É muita dívida e enquanto esse problema estiver sobre a cabeça da companhia não é possível fazer nada para sair dessa bagunça”

Sem mais.

Note que algo óbvio, e não tem rigorosamente nada de novo em relação ao que falamos há dois anos. Mas, na boca do Damodaran, talvez ganhe um formalismo útil.


Índio Tonto/SP

Reply

Coronel, apesar de ser filho e neto de funcionários públicos, ultimamente defendo a extinção de pelo menos parte (os não essenciais) desses serviços. Por quê? Pois viraram uma forma muito fácil do governo aparelhar tudo em favor deles. Veja umas coisas sobre o PT que eles insistem em dizer que é mentira:

1988- O PT vota contra a nova constituição que encerrou a ditadura, e mudou o rumo do Brasil ? 1989- O PT defende o não pagamento da dívida brasileira. o que transformaria o Brasil num caloteiro mundial, e todas as portas se fechariam para nós ? 1993- Itamar Franco convoca todos os partidos para um governo de coalizão pelo bem do país. O PT recusou-se ? 1994- O PT vota contra o Plano Real, e luta ferozmente para destruí-lo ? 1995- O PT vota contra o Proer. Hoje este programa é o principal responsável pela nossa estabilidade financeira perante a crise mundial ? 1996- O PT vota contra a reeleição. Hoje defende ? 1998- O PT vota contra a privatização da telefonia, medida que hoje permite acesso à internet e mais de 230 milhões de linhas telefônicas para pobres e ricos ? 1999- O PT vota contra a adoção do câmbio flutuante ? 1999- O PT vota contra a adoção das metas de inflação ? 2000- O PT luta ferozmente contra a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal, que obriga os governantes a gastarem apenas o que arrecadarem, ou seja, o óbvio que não era feito no Brasil ? 2001- O PT vota contra os programas sociais para os pobres: Bolsa Escola,Vale Alimentação, Vale Gás, Peeti, e outros.
Quase toda atual estrutura sócio econômica do Brasil foi construída no período listado acima. O PT foi contra tudo e contra todos. Hoje roubam todos os avanços que os outros partidos promoveram e posam como os únicos construtores de um país democrático e igualitário.

Peguei isso de um comentário no site da Veja... O leitor está coberto de razão!

Reply

>>

O PT, Partido dos Trabalhadores é uma sigla, que apesar do nome, é composta de vagabundos, de gente que nunca trabalhou na vida.

Nossa lei trabalhista é a grande responsável pela existência desse partido, pois criou privilégios incríveis para quem é eleito para um sindicato qualquer.

O sujeito adquire estabilidade, não precisa cumprir horário de trabalho e continua recebendo salário normalmente. Precisa mais? Onde existe esse Paraíso sindical fora do Brasil?

Com isso, o sujeito conquista o beneficio de azucrinar patrão e de fazer politica 24 horas por dia. 365 dias por ano sem se preocupar com mais nada.

Qual outro partido pode fazer um "congresso" com milhares de filiados em qualquer dia da semana e em qualquer lugar do país?

Sindicatos de professores em todo o país são formados por terroristas que atacam e tentam prejudicar governos não-petistas enquanto são dóceis e mansos em governos petralhas. A última greve de professores de São Paulo, que prejudicou milhares de estudantes, foi uma greve meramente politica. Isso é nojento!

E essa gente que não gosta de trabalho, incompetente, violenta e semi=analfabeta foi colocada em setores chaves da Economia.

E de quebra, trouxeram a corrupção como método e como norma para dentro da maquina pública brasileira.

E desde sempre, essa ditadura sindical tem um único e exclusivo objetivo: se manter e se perpetuar no poder a qualquer custo.

<<

Reply

EXISTE ainda alguém, se existe é deficiente mental, que não percebe o trato que dá a DILMA/LULA ao Brasil com sendo uma loja de 1,99? Ela quebrou uma verdadeira agora quebra a que não é. Se ferramos!

E tem gente que ainda quer este sistema PRESIDENCIALISTA de COOPTAÇÃO. Só os PMDBistas gostão por levar vantagens, criadores desta nojeira.


Reply

Não tem prá ninguém, mas o verdadeiro Ken Humano é o Silvio Santos. Preferia o Silvio Santos governando o Brasil, porque distribui dinheiro para todos, do que a Boneca Assassina.

Reply

Corrigindo o texto acima:

EXISTE ainda alguém, se existe é deficiente mental, que não percebe o trato que dá a DILMA/LULA ao Brasil como sendo uma loja de 1,99? Ela já quebrou uma verdadeira agora quebra a nossa casa. Se ferramos!

E tem gente que ainda quer este sistema PRESIDENCIALISTA de COOPTAÇÃO. Só os PMDBistas gostam, por levarem vantagens, criadores desta nojeira.

Reply

O Desemprego vai subir mais ainda , as pessoas estão voltando para a pobreza , a industria está se acabando ...eu acho que teremos mais de 2 anos de crise.

Gabriel-DF

Reply
Despetralhando mod

Os petralhas não solidários nem no câncer. Só no comunismo, mas devem levar uma taxa de sucesso muito alta.
Além de roubarem os cofres públicos, os programas alheios e a esperança em um futuro melhor, nos taxam como subservientes e ignorantes, uns verdadeiros bocós.
Banânia aos frangalhos e o nosso dinheiro sendo usados para beneficiar ditaduras comunistas e países bolivarianos e nossa oposição quer fazer excursões para venezuela do narcotraficantes maduro e cabelo?

Reply

Isso já era mais que esperado.Quem disse que PT e ou esquerdopatas de plantão sabe fazer Gestão de algo?São chupins e ou saúvas do dinheiro alheio.

Reply