Petrobras pode ter falsificado balanço trimestral. CVM investiga fraude.

(Exame) A Petrobras pode ser obrigada a republicar o balanço do primeiro trimestre de 2015, se ficar comprovado que a companhia lançou no resultado valores de operações que aconteceram depois de março, indicou nesta quarta-feira o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Leonardo Pereira.

O chefe do órgão regulador evitou mencionar a empresa em particular, mas adiantou que uma decisão da autarquia será tomada com base em orientação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), órgão independente que emite pareceres sobre contabilidade das empresas, e que em geral são adotados pela CVM como norma para as companhias listadas em bolsa.

"Se ficar comprovado que uma empresa desrespeitou a norma do CPC sobre esse assunto, pode ter que republicar", disse Pereira a jornalistas em evento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Já envolvida num escândalo de corrupção, a Petrobras voltou a ser alvo de polêmica desde semana passada, quando anunciou que teve lucro líquido de 5,3 bilhões de reais no primeiro trimestre ante estimativa média de analistas de resultado positivo de 2,5 bilhões.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o balanço incluiu o montante de 1,3 bilhão de reais referentes a uma reversão de provisão relacionada a dívidas do setor elétrico permitida após um acordo com a Eletrobras. O acordo, de acordo com o jornal, teria sido concluído apenas em 7 de maio.
Procurada nesta quarta-feira, a Petrobras não comentou o assunto de imediato.

O conselho de administração da Eletrobras aprovou acordo de repactuação de dívida de suas distribuidoras com a Petrobras em 17 de março. A norma CPC 24 rege qual tratamento contábil as empresas devem dar a eventos subsequentes ao período a que se referem as demonstrações financeiras.

Um trecho da norma diz: "No caso de eventos subsequentes que evidenciam condições que já existiam na data final do período contábil a que se referem as demonstrações contábeis, a entidade deverá retroagir e ajustar os valores reconhecidos em suas demonstrações para que reflitam tais eventos". Procurada mais tarde, a CVM afirmou que acompanha e analisa as informações e movimentações envolvendo as companhias abertas, tomando as medidas cabíveis, quando necessário.

21 comentários

meu Deus, agora vamos ser reconhecidos internacionalmente como um país de falsários...

so mesmo a China pra fechar negocios com esse Brasil dos petistas...

Reply

a última fixação dos petistas nos blogs do esgoto é publicar quase todos os dias em manchetes que " a petrobras deu lucro". como a petralhada é muito previsível, logo vi que escondiam outra(s) tramóia(s)...

Reply

A desconfiança do povo é geral.Até mesmo instituições privadas de fama-Já não merecem crédito.Outro dia comprei um celular(o mais versátil e caro)não funcionou,voltei a loja e deram-me o endereço da oficina.A loja é das casas bahia.

Reply

Nos Estados Unidos pedalada em balanço, balancete e demonstrativo trimestral dá cadeia, e acho que aqui também...

Reply

As Diretorias e o Conselho dessa empresa, notadamente os atuais dirigentes e conselheiros de quem se esperava uma atuação mais diligente após tantos desmandos, persistem maquinando as mesmas falcatruas dos antecedentes. Mentem, falsificam documentos e balanços, sonegam provas e obstruem a Justiça. Perderam a confiança e a decência como administradores e conselheiros. Recebem boladas por dentro e por fora, mensalmente e por reuniões inúteis,a que comparecem como vaquinhas de presépio para dizer amém ao Poder Executivo e aos que lhes pagam as prebendas injustificadas. Refestelam-se em dinheiro sujo que sabem fruto da mais descarada corrupção e da mais desastrada administração num ente estatal. Não respeitam os acionistas minoritários, não realizam contratos de boa fé e tripudiam sobre o povo brasileiro, apenas nominalmente dono da estatal. Gerem a empresa em permanente clima de desonestidade, e por tal, não há quem, de bom senso seja no Brasil ou no Exterior, possa lhes emprestar um mínimo de credibilide. Se fossem administradores sérios e não homúnculos morais, renunciariam em peso a seus cargos advindos de compadrio e negociatas.

Reply

pelos meus cálculos já são de 3 à 5 processos correndo soltos lá nos states, e, no mínimo, dois, são de fundos de pensão e isso lá é processo de ESTADO! se as coisas estão ruins para petrobras, ficarão muito piores ! a salvação e a redenção dos brasileiros decentes será na justiça americana !

Reply

Conforme os ocupantes de cargo nesse governo e integrantes da quadrilha afirmaram "em 2015 o bicho vai pegar" e que eles iriam "fazer o diabo para ficar no poder" e ainda o cachaceiro afirmar no livro do Mujica, que "só assim o governo do PT sabe governar"....... os brasileiros honestos terão muito trabalho para conseguir finalizar a CAPTURA e PUNIÇÃO dos petistas do diabo, essa gentalha do mal.
MAS VENCEREMOS, COM CERTEZA E COM A AJUDA DE DEUS.

ISSO É A VERDADE ABSOLUTA.

Reply

Quadrilha. Aqui quem manda é o chefe. Não demora e as bolsas de valores vão perder a credibilidade também. Só aqui no Brasil que as Bolsas de valores funcionam como bingo. Além disso, corroboro todas as palavras lúcidas do comentarista de 20 de maio de 2015 20:25

Reply

Claro que o tal lucro é falso. A gentalha petista só sabe fazer isso: falsificar, roubar, ludibriar etc.

Cambada de vagabundos.

Mariana

Reply

Se esse foi mais um balanço falso, coloquem gente séria para administrar a Petrobras. É caso para mudar novamente a presidência. Pelo que tenho lido, a Graça Foster é uma pessoa honesta.

Reply

Mais uma falsidade? O cara tem que ser demitido!

Reply

Que triste!
Eu, não espero nada desse controle da Petrobras.
É necessário que troque toda a cúpula pur técnicos e não deixem sequer um político no comando ou em qualquer diretoria daPetrobras
Só assim o Brasil começa a sair do abismo em que se meteu deixando as YENAS no seu desgoverno.

Reply

cel,

Se o bando de estelionatários publicar 50 bi de preju. Imagina o que eles esconderam, maquiaram, enganaram, surrupiaram do balanço. E aos poucos começa aparecer os cambalachos.

Reply

Sinal de que tudo continua na mesma na ptbrás.

Reply

O PT quer arruinar nossa imagem no mundo dos negócios agora !

LULA É A MAIOR PRAGA QUE ESSE PAÍS JÁ CONHECEU , É UM MALDITO!

Gabriel-DF

Reply

Coronel,
falei aqui no seu blog, mesmo sem ver o balanço, que a Petrobras poderia ter inflado seus imobilizados como a Pasadena e o terreno da ex futura refinaria do Maranhão. Sim, ainda temos a refinaria Abreu e Lima em Pernambuco e a supervalorização do Pré Sal.

Reply

Uai, nenhuma surpresa nisto. O brasileiro é uma piada no mundo e todos já deviam estar acostumados com suas palhaçadas. Logo logo eles vão subir a gasolina para 15 ou 20 reais o litro para ¨fazer a empresa dar lucro¨ e os idiotas dos brasileiros vão pagar bonitinhos. Vai ter choradeira? Vai sim, mas vai ficar só nisto mesmo (chororô) porque infelizmente numa MASSA de galinhas covardes e inofensivas que é composto o povo brasileiro só tem uns POUCOS Leões e Tigres que não levam desaforo para casa. É como se diz: uma andorinha só não faz verão.

Reply

Que ponto chegou a justiça no Brasil: o brasileiro confia na justiça americana para punir os autores das falcatruas na petrobras. E se pudesse julgar outras falcatruas do pt o povo brasileiro pediria que eles fossem julgados por la'. Isso da' a medida de como a gente brasileira nao acredita em nossa justiça. Eu mesmo acho que ela nao funciona para poderosos, sobretudo politicos, sobretudo governantes, sobretudo petistas. Com exceçao como Sergio Moro, nas outras instancias e principalmente no Supremo parece que o crime compensa.

Reply

As palavras mais citadas em todos os veículos midiáticos a cada segundo são:
FRAUDE
ROUBO
CORRUPÇÃO
FRAUDE
CORRUPÇÃO
FRAUDE
CORRUPÇÃO

.... E o pior é que ninguém, absolutamente ninguém faz nada.

Estou me referindo claro ao STF, MPF e outros cooptados.

Cinismo geral e quando este Nine fingers será preso ?

Reply

A bem da verdade, a Petrobrás está certa nessa ponto. O próprio trecho do CPC autoriza a "pedalada". Ora, o acordo fechado em maio é meramente declaratório de uma situação já existente em março.#ForaPT.

Reply

Cada enxadada uma minhoca.O Pinóquio está com vergonha de ser passado para trás no Brasil.

Reply