Oposição já tem pronta a petição do impeachment. Ação penal que será protocolada hoje é o primeiro passo.

(Estadão) Autor da petição de ação penal contra a presidente Dilma Rousseff que os partidos de oposição protocolam hoje na Procuradoria-Geral da República, o jurista Miguel Reale Junior (foto), ex-ministro da Justiça de Fernando Henrique Cardoso, diz que o PSDB já tem pronto um parecer jurídico justificando o pedido de impeachment, mas ele não será usado agora.

Isso seria, segundo ele, desperdiçar "a bala de prata". Nesta entrevista ao Estado, Reale, que foi um dos signatários do parecer pedindo o impedimento do ex-presidente Fernando Collor, diz que os ativistas do Movimento Brasil Livre que criticam a iniciativa não têm "informação e cultura política".

Os meninos da marcha de São Paulo até Brasília pelo impeachment acusaram Aécio Neves de "traição" por ter desistido do impeachment. O que achou disso?
Os meninos da marcha têm que entender: não é porque fizeram diferente do que eles queriam que (o senador) virou um traidor da pátria. Há uma falta de informação e cultura política. O caminho da representação, que é mais seguro e está muito bem fundamentado, leva o procurador (geral da República, Rodrigo Janot) a ter que tomar uma medida.

O que acontece depois de protocolada a petição?
Ele (Janot) pode apresentar a denúncia com base nos elementos que serão apresentados (as pedaladas fiscais, que consistem no atraso no repasse de valores do Tesouro Nacional a bancos públicos para aumentar o valor do superávit primário). Uma vez apresentada a denúncia, o Supremo Tribunal Federal, obrigatoriamente, tem que solicitar autorização à Câmara. O presidente (da Casa) é obrigado a colocar em votação no plenário. Um pedido de processo que vem do Supremo por solicitação do procurador-geral chega com um peso. Janot eventualmente pode pedir também que se instaure um inquérito e uma investigação.

Os petistas e o governo sustentam que as "pedaladas fiscais" não ofendem a Lei de Responsabilidade Fiscal e que essa sistemática de pagamentos ocorre desde 2001. Portanto, passou pelo governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Era bem diferente. Foi por um prazo muito exíguo, 15 dias, sem haver nenhum ocultamento. Agora foram reiteradas vezes, e com valores astronômicos. Não foi uma quantia mínima, uma antecipação de uma quantia por poucos dias. Foi por um longo prazo.

Então não caberia uma ação penal como essa contra FHC?
Eu não conheço direito os fatos, sei apenas que eram quantias muito irrisórias e por pouquíssimo tempo.

Por que é estrategicamente melhor entrar com a ação penal assinada pelo sr. e pela advogada Janaína Paschoal em vez de pedir o impeachment? Há, no PSDB, quem defenda deflagrar os dois processos.
As duas coisas não são incompatíveis. O efeito é o mesmo. O problema todo é o "timing". Sabe quantos pedidos de impeachment entraram (na Câmara)? Trinta. Todos foram indeferidos pelo presidente da Câmara. De qualquer forma, há também uma petição de impeachment preparada pelo partido e que teve a minha interferência. Participei da elaboração final. Consegui me convencer, por via de uma decisão do ministro Celso de Mello (do Supremo Tribunal Federal), da possibilidade do impeachment em relação a fatos do mandato anterior.

Essa segunda petição, a do impeachment, ficará na gaveta até quando?
Ainda não é o momento. Não é conveniente que se faça agora porque fatos novos devem ocorrer. São duas petições longas, de 60 páginas.

A bancada do PSDB insistiu muito na tese do impeachment. O sr. sentiu-se pressionado?
Os deputados do PSDB precisam reconhecer a contabilidade. Ela mostra que não há condições de levar a plenário. Mas os mesmos fatos que alicerçam o crime, também alicerçam o de responsabilidade.

Se o pedido de impedimento fosse feito agora e engavetado, nada impede que se tentasse novamente em outra ocasião.
O impeachment me parece ser uma bala de prata. Uma derrota da petição de impeachment na Câmara dos Deputados daria uma enorme vantagem para a presidente. Fatos novos estão acontecendo a toda momento.

22 comentários

Mesmo que haja fatos novos, o STF (aparelhado) não vai aceitar. Querem engavetar o impeachment até a Dilma terminar o mandato? Fazê-la sangrar como ocorreu com Lula em 2005 por culpa de FHC(PSDB)? Já estão falando em eleições de 2018 é por que Dilma, infelizmente, vai terminar o mandato e acabar de exterminar o Brasil. Ai vão aparecer os mesmos de sempre: Alckmin (lambedor de botas do PT e Dilma), Serra (disse que é mais esquerda do que o PT), Aécio (para direita não vai de jeito nenhum), Marina (só fala em sustentabilidade), Lula (esse nem precisa falar dele porque todo mundo já sabe quem ele é).
Do jeito que está indo essa política chinfrim, a Dilma vai chegar em 2018. E para 2018 temos que votar em políticos menos "viciados" na política. Bolsonaro, Barbosa, Caiado são ótimas opções. Senão é trocar seis por meia dúzia.
Ah, e outra coisa. O sistema de votação precisa ser modificado para que as eleições sejam limpas.

Reply

O povo espera ansioso por justiça. Tantos crimes já comprovados desses bolivarianos comunistas, exigem que o Lula/Dilma/PT sejam banidos da política brasileira. São réus confessos do desmanche do Brasil. Dilma afirma que pratica suas improbidades e ações catastróficas pelo bem do Brasil (Oi?) e Lula lá em Paris nos tempos do mensalão, já confirmou seus primeiros crimes de caixa 2. Se a repórter forçasse um pouco mais o bocudo confessaria que esse caixa 2 foi feito com dinheiro afanado da Petrobrás.
Que 'mandinga' existe que, por tudo que já foi descoberto, essa quadrilha continua solta fazendo o desmanche do Brasil? Se Collor POR MUITO MENOS foi punido, porque esses bandidos são blindados? O congresso faz o serviço de blindagem, porque hoje lá existe o maior contingente de achacadores do dinheiro público em função da liberdade dada por Lula, embora existam muitos achacadores também em todos os três poderes. É que no tempo de Collor a 'bandidagem' não era assim INSTUCIONALISADA, coisa que o Lula se encarregou de fazer desde 2003.

Se por ação penal ou por pedido de impeachment, pouco interessa, o que é preciso URGENTE é que essa quadrilha de bolivarianos comunistas-PT seja banida da política brasileira.
Depois disso o Brasil poderá se recuperar dos estragos praticados por esses incompetentes, desqualificados, sem informação, sem cultura política mas com muita experiência em formação de quadrilha e roubar o que é dos outros e principalmente os cofres públicos. A ANTA (a PITTA do Lula) tem treinamento nesse quesito desde o assalto ao COFRE DO ADEMAR DE BARROS.

Reply

De pleno acordo.

Reply

Coronel,esse "Impeachement" está demorando muito!!!.Causas para tanto(e comprovadas) não faltam.OS GOLPISTAS NO "PODER",entraram com um disfarce democrático.Agora,com quase tudo aparelhado,para se possível,uma nova DITADURA(semelhante a de Cuba,Venezuela,etc,.),eles apresentam as suas carantonhas!.Lula dos Santos Alves.

Reply

Boa! Assim sim. Primeiro a Ação Penal, depois o pedido de impeachment e depois, se preciso, toda ação possível sem dar chances para o PT respirar. ¨Vamos saturar o inimigo com todo tipo de armas até sua destruição total¨ (frase escrita num rancho da Artilharia).

Reply

Muito bom!

Esse governo tem que cair de qualquer jeito, de preferência na lei mas se não for na lei será na bala e para tanto Aécio Neves que é o líder da oposição E DO POVO BRASILEIRO tem que se dirigir a seu povo e conclamá-lo a ir as ruas em greve geral e paralisação total do país até a retirada de toda a corja criminosa do poder.

Depois é criminalizar o marxismo e julgar todos os seus membros por crime de guerra contra o pais, cuja pena de acordo com a constituição é a execução.

Reply

Para o impeachment ,deve-se apresentar provas documentais, e o que o Senador Aecio esta fazendo hoje com a entrega da acao n procuradoria Geral da republica. Os movimentos que etaram na porta do Congresso tem que
comecar a mirar no alvo certo,tudo depente do Procurador,que acho que nao e tao bobo de engavetar e do STF ,que podem julgar e encaminhar para assembleia.Os meninos tem que cobrar do Janot e Ministros que embora nao pareca o Judiciario morre de medo da midia. e agradecer pela denuncia do Tribunal de Contas da Uniao, o que apresentou a denuncia esta com o irmao sendo atacado com varios processos apresentados pelo PT.

Reply

26/05/2015
às 10:40 \
Cesar Benjamin: Lula e Dirceu comandavam esquema em Santo André que resultou no assassinato de Celso Daniel.
Aqui: http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/

Reply

Parece que muitos se esquecem dos 342 votos necessários e que a oposição não tem.

Não adianta a molecada do MBL espernear, e alguns desinformados fazerem coro.

Política é um jogo de estratégia... tem que usar a cabeça e não a bunda.

Reply

Pessoal, quando via uns comentários do tipo: o povo tem que se juntar as FAA (pelo menos os pelotões que ainda defendem a constituição) pegar em armas e expulsar os políticos de Brasília (como aconteceu em 1964) eu achava uma solução extremamente absurda.
Mas vejam só:

1)Houve 2 protestos de milhares de pessoas. E os políticos? NADA!

2)Toda vez que a presidente fala na TV, panelaço. E os políticos? NADA!

3)A maioria da população (até que não voltou no Aécio) estão concordando
com hipótese de Impeachment. E os políticos? NADA!

Estamos voltando ao tempo dos Coronéis, mas esses aí ao invés de conquistar tudo na bala como foi no passado, usaram um poder bem maior pra chegar lá: o POVO!
O Político não é um coronel, é um funcionário do povo com prazo de validade, pago pelo povo para fazer ações para o povo. Quando o brasileiro vai começar a entender isso?
Resumindo: impeachment só quando os porcos voarem!

4)Eles começaram essa semana a mexer na reforma política, antes disso, aprovaram o Fachin no SFT, a manobra do "ajuste fiscal" do governo, disseram não aos caminhoneiros, e outras coisas que fica difícil de lembrar. Todas questões bem impopulares. E que o Povo ganhou com protestos democráticos? NADA!

Reply

Tudo orquestrado.
Tudo farinha do mesmo saco.
E os impostos só aumentando.

Reply

26 de maio de 2015 12:04

Sorte nossa que essa molecada colocou mais de 2 milhões na rua com os desinformados que lhes fez coro, coisa que o jogo "de estratégia política" não consegui fazer em 12 anos de roubalheira contínua. Tudo indica que por um longo período os nossos parlamentares em vez de usarem a cabeça usaram, como é mesmo, a bunda. Lamento apenas que esses jovens sem" estratégia política", não mostraram, no mensalão de 2005, aos velhos políticos, que o Congresso não é balcão de negócios e que há valores, simplesmente, INEGOCIÁVEIS.

Reply

Coronel, posta de novo o Impeachment for Dummies !

Tá difícil o pessoal entender.

Pelo que leio aqui tem gente que acha que a oposição deveria invadir o Palácio do Planalto e tirar a Dilma a pontapés.

Esquecem que apesar de tudo, ainda temos uma Constituição.

Esquecem que pro processo de Impeachment ser aprovado, o Eduardo Cunha tem que colocar em Votação ( e neste momento ele VAI ARQUIVAR, PORRA !!!), e que se colocar em votação, são necessários 342 QUE A OPOSIÇÃO NÃO TEM, PORRA !!!!!!!


Não são 12 moleques birrentos que vão fazer o Congresso votar o Impeachmet.

Quando ocorreu com Collor, ele tinha minoria no Congresso, era filiado a um partido nanico, e estava batendo de frente com o Congresso.

Usem a cabeça e não a bunda !

VÃO SE INFORMAR, PQP !!!!!

Reply

JURISTA IVES GANDRA MARTINS REAFIRMA PARECER FAVORÁVEL AO IMPEACHMENT DA DILMA

O jurista Ives Gandra Martins, que deu parecer favorável ao impeachment da Dilma, concede entrevista à jornalista Joice Hasselmann do site de Veja explicando detalhadamente seu parecer.

Veja o vídeo e compartilhe. A hora é agora!

Reply

O anônimo das 14:34, pelas idéías curtas e a boca suja que tem, só pode ser um petralha enrustido, querendo, como o PSDB, evitar o pedido de impeachment da gerentona.

Reply

Anônimo das 16:01,

Não sou petralha ( mania que vcs tem de rotular quem discorda de alguma opinião).

Use a cabeça.

Pro Impeachment ser aprovado, tem que ser colocado em Votação e o Eduardo Cunha não vai colocar.

Caso seja colocado em Votação, são necessários 342 votos, que a oposição NÃO TEM !!!

DEU PRA ENTENDER OU TEM QUE DESENHAR ?

Entrar com o Pedido de Impeachment agora não vai dar em nada, vai ser arquivado.

E ao invés de se preocupar se escrevo PORRA ou PQP, tenta entender o que está sendo feito pela Oposição.

Usa a cabeça e não a bunda !

Reply

Concordo plenamente que a constituição deve ser respeitada, afinal esse é o principio da democracia.
Mas adianta o cidadão respeitar e o político não?E não falo somente do atual mas
dos anteriores também.

Alguém já notou que falam em constituição quando é a favor de um ato político?
Fora isso o que eu vejo e leio pelo menos na minha pequena ignorância é aquele trecho da música do Legião Urbana repetido várias vezes:

NINGUÉM RESPEITA A CONSTITUIÇÃO MAS TODOS ACREDITAM NO FUTURO DA NAÇÃO!
QUE PAÍS É ESSE?

Ou ainda mais light, aquela do Bezerra da Silva

Para tirar.....meu Brasil dessa baderna
Só quando o morcego doar sangue
E o saci cruzar as pernas

É por isso que eles tão loucos para fazer uma reforma na Constituição também.
Onde a máxima é político não pode ir pra cadeia, não pode perder o mandato e não
pode acontecer nada. É um ser supremo!

Reply

26 de maio de 2015 17:25

Pode até não ter o votos, mas quero ver esses deputados encarar a fúria do povo. Some aí, Segurança Zero+ Educação Zero+ Saúde Zero=Tolerância Zero se somarmos Mensalões Bilionários e INFLAÇÂO aí meu caro teremos 100% de indignação. Deu para entender ou tem que desenhar? Esse rojão nem deputado segura.

Reply

Caros anônimos das 17:35 e 18:03

Prestem atenção no que estão dizendo....

Vocês querem virer num país democrático ? Acredito que sim.

Então temos que respeitar a Constituição sim, mesmo que políticos não a respeitem. Mesmo que a Presidente não a respeite.

Caso contrário, vira anarquia. Caso contrário nada mais é do que um Golpe de Estado.

Não se tira, num país democrático, um governante na marra, no grito, no tapa, por pior que ele seja.


E não me venham com esse papo de "Fúria do Povo". Parem com isso. Esse mesmo povo (ou sua maioria), elegeu 4 vezes seguidas candidatos do PT. O Mensalão ocorreu em 2006, estamos em 2015 e a quadrilha continua aí, e não se trata só de mensalão e Petrolão.... vejam o Conjunto da Obra.... Copa do Mundo é um bom exemplo.
Fúria do povo, faz me rir.

Reply

O petralha enrustido das 17:25, que se notabiliza pelas ideias curtas e a boca suja, recomenda que os que discordam dele usem a cabeça, não a bunda. Por que, então, ele dá mau exemplo, fazendo justamente o contrário?

Reply

Caro Anônimo das 20:03,

Se você tivesse usado a cabeça como eu sugeri, e não a bunda como fez, não me chamaria de petralha, mas teria entendido o que eu escrevi.

Ficou chocado com a boca suja ? Oh dó.... vai chorar ?

Pq não ficou chocado quando o MBL dias atrás ofendeu gratuitamente o Aécio ?

Então faz assim, leia o que o Coronel postou dias atrás: Impeachement for Dummies ( não sabe o que é Dummies ? Usa a cabeça! )

Por que apesar do Coronel não ser boca suja como eu, ele também concorda que Impeachment agora não é o melhor caminho.

Ahhh, não chora ok ?

Posso te chamar de Boçal ? Não é tão boca suja assim.

Reply

Estamos no melhor dos caminhos.... esperando o momento certo....assim como a Venezuela

“GOVERNO DO PT ENVIA CENTENAS DE HAITIANOS E AFRICANOS PARA SANTA CATARINA. PREFEITO DE FLORIANÓPOLIS PROTESTA MAS ACOLHE IMIGRANTES. É O FIM DA PICADA. “

http://aluizioamorim.blogspot.com.br/2015/05/governo-do-pt-envia-centenas-de.html

http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,china-compra-terras-no-brasil-imp-,589697

http://sergiorochareporter.com.br/enquanto-senadores-gastam-milhoes-com-cota-parlamentar-fronteitas-ficam-livres-para-invasao-e-criminalidade/

Reply