Lula - o "chefe"- e os favores do Petrolão.

A revista Veja denuncia, na edição que está chegando às bancas. Preso há seis meses, Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, uma das empreiteiras envolvidas no escândalo da Petrobras, admite pela primeira vez a intenção de fazer acordo de delação premiada. Seu relato mostra quanto era íntimo de Lula.  A matéria abaixo está completa apenas na edição impressa.
Segundo Léo Pinheiro, Lula pediu a ele que cuidasse da reforma do “seu” sítio em Atibaia. A propriedade está registrada em nome de um sócio de Fábio Luís da Silva, filho do ex-presidente(Jefferson Coppola/VEJA)

O engenheiro Léo Pinheiro cumpre uma rotina de preso da Operação Lava-Jato que, por suas condições de saúde, é mais dura do que a dos demais empreiteiros em situação semelhante. Preso há seis meses por envolvimento no esquema do petrolão, o e­­x-presidente da OAS, uma das maiores construtoras do país, obedece às severas regras impostas aos detentos do Complexo Médico-Penal na região metropolitana de Curitiba. Usa o uniforme de preso, duas peças de algodão a­­zul-claras. Tem direito a uma hora de banho de sol por dia, come "quentinhas" na própria cela e usa o banheiro coletivo. Na cela, divide com outros presos o "boi", vaso sanitário rente ao piso e sem divisórias. 

Dez quilos mais magro, Pinheiro tem passado os últimos dias escrevendo. Um de seus hábitos conhecidos é redigir pequenas resenhas e anexá-las a cada livro lido. As anotações feitas na cela são muito mais realistas e impactantes do que as literárias. Léo Pinheiro passa os dias montando a estrutura do que pode vir a ser seu depoimento de delação premiada à Justiça. Pinheiro foi durante toda a década que passou o responsável pelas relações institucionais da OAS com as principais autoridades de Brasília. Um dos capítulos mais interessantes de seu relato trata justamente de uma relação muito especial - a amizade que o unia ao e­­x-presidente Lula.

De todos os empresários presos na Operação Lava-Jato, Léo Pinheiro é o único que se define como simpatizante do PT. O empreiteiro conheceu Lula ainda nos tempos de sindicalismo, contribuiu para suas primeiras campanhas e tornou-se um de seus mais íntimos amigos no poder. Culto, carismático e apreciador de boas bebidas, ele integrava um restrito grupo de pessoas que tinham acesso irrestrito ao Palácio do Planalto e ao Palácio da Alvorada.

Era levado ao "chefe", como ele se referia a Lula, sempre que desejava. Não passava mais do que duas semanas sem manter contato com o presidente. Eles falavam sobre economia, futebol, pescaria e os rumos do país. Com o tempo, essa relação evoluiu para o patamar da extrema confiança - a ponto de Lula, ainda exercendo a Presidência e depois de deixá-la, recorrer ao amigo para se aconselhar sobre a melhor maneira de enfrentar determinados problemas pessoais. Como é da natureza do capitalismo de estado brasileiro, as relações amigáveis são ancoradas em interesses mútuos. Pinheiro se orgulhava de jamais dizer não aos pedidos de Lula.
 
Pinheiro: do trânsito livre ao Palácio do Planalto ao banheiro coletivo na prisão(Beto Barata/VEJA) 

Desde que deixou o governo, Lula costuma passar os fins de semana em um amplo sítio em Atibaia, no interior de São Paulo. O imóvel é equipado com piscina, churrasqueira, campo de futebol e um lago artificial para pescaria, o esporte preferido do ex-presidente. Desde que deixou o cargo, é lá que ele recebe os amigos e os políticos mais próximos. Em 2010, meses antes de terminar o mandato, Lula fez um daqueles pedidos a que Pinheiro tinha prazer em atender. Encomendou ao amigo da construtora uma reforma no sítio. Segundo conta um interlocutor que visitou Pinheiro na cadeia, esse pedido está cuidadosamente anotado nas memórias do cárcere que Pinheiro escreve.

Na semana passada, a reportagem de VEJA foi a Atibaia, região de belas montanhas entrecortadas por riachos e vegetação prístina. Fica ali o Sítio Santa Bárbara, cuja reforma chamou a atenção dos moradores. Era começo de 2011 e a intensa atividade nos 150 000 metros quadrados do sítio mudou a rotina da vizinhança. Originalmente, no Sítio Santa Bárbara havia duas casas, piscina e um pequeno lago. Quando a reforma terminou, a propriedade tinha mudado de padrão.

As antigas moradias foram reduzidas aos pilares estruturais e completamente refeitas, um pavilhão foi erguido, a piscina foi ampliada e servida de uma área para a churrasqueira. As estradas lamacentas do sítio receberam calçamento de pedra e grama. Um campo de futebol surgiu entre as árvores. O antigo lago deu lugar a dois tanques de peixes contidos por pedras nativas da região e interligados por uma cascata. Ali boiam pedalinhos em formato de cisne. A área passou a ser protegida por grandes cercas vigiadas por câmeras de segurança, canil e guardas armados.

O que mais chamou atenção, além da rapidez dos trabalhos, é que tudo foi feito fora dos padrões convencionais. A reforma durou pouco mais de três meses. Alguns funcionários da obra chegavam de ônibus, ficavam em alojamentos separados e eram proibidos de falar com os operários contratados informalmente na região e orientados a não fazer perguntas. Os operários se revezavam em turnos de dia e de noite, incluindo os fins de semana. Eram pagos em dinheiro. "Ajudei a fazer uma das varandas da casa principal. Me prometeram 800 reais, mas me pagaram 2 000 reais a mais só para garantir que a gente fosse mesmo cumprir o prazo, tudo em dinheiro vivo", diz Cláudio Santos. 

"Nessa época a gente ganhou dinheiro mesmo. Eu pedi 6 reais o metro cúbico de material transportado. Eles me pagaram o dobro para eu acabar dentro do prazo. Era 20 000 por vez. Traziam o envelopão, chamavam no canto para ninguém ver, pagavam e iam embora", conta o caminhoneiro Dário de Jesus. Quem fazia os pagamentos? "Só sei que era um engenheiro que esteve na obra do Itaquerão. Vi a foto dele no jornal", recorda-se Dário.

28 comentários

Será que continua simpatizante do PT? No roubo, grandes amizades,
no xilindró, a realidade.

Reply

Com certeza já deve está se obrando nas calças, e escondido debaixo da cama. Eita lapa de demagogo e mau-caráter. CADEIA NELE !!! Sertão do Pajeú - Pernambuco.

Reply

Coronel,
ainda acho que o velhaco vai se safar. Quem se juntou a ele é que vai pagar o pato. Ainda não entendo o motivo de funcionários da Petrobras não estarem presos. Essa roubalheira não poderia existir sem a cumplicidade de empregados.

Reply

De bomba em bomba semanal já se passaram um ano, dois, três, quatro.... e nada acontece de concreto, nada acontece que tenha peso real a não ser a prisão do "escalão" mais baixo, os pequenos bagres ou bagrinhos, que recebem penas leves e cumprem apenas 1/6, depois vão para casa gozarem e rirem dos brasileiros. Alguns, otários, ficam mais tempo na prisão para "salvarem" a pele de outros. Muitas notícias, comentários aos milhares, opiniões aos milhões, pôsteres aos milhares, informação e contrainformação e assim vai... Os desvios vão sendo "justificados", as contas vão sendo "maquiadas" e a população vai sendo "manipulada" e "confortada" para pagarem a conta depois (e antes também), são os "patos" brasileiros. Tudo se passa como um grande teatro e quando a peça chega ao seu final há aquela sensação da plateia inebriada que garante que a justiça foi feita, que as instituições cumpriram o seu "papel" e que, de agora em diante, tudo será diferente: não haverá mais corrupção, a nação vai ser respeitada, o governo será ético, produtivo e competente, atacará todas as reformas, principalmente as questões de saúde, educação e segurança. Os políticos, os dignos representantes dos "patos" serão os que primeiramente atacarão a questão da moralidade e das reformas tão necessárias. Por fim, final de mais um episódio, todos se sentem reconfortados pelos anestésicos e suspiram...
A vida é mesmo um teatro e o brasileiro é mesmo um pato.

Reply

Coronel.
De obra em obra, o diabo cobra, e ai, um dia a conta chega.



Reply

Sei que existe honra entre bandidos, mas não entendo essa devoção, essa lealdade ao Lula estando numa merda sem fim. Temo que seja só mais um dos recados para que o polvo Lula mexa seus tentáculos para o cúmplice permanecer calado.
E o Duque, a duquesa? O Vargas, todos ameaçam, vai lá o Lula e mantém a mordaça..desanimador.

Reply

Agora o Nove Dedos se c...ga todo.

Reply

Somos um país de idiotas, esse vagabundo jamais pagará pela ladroeira que comandou.

Reply

Tanta "fartura" com o dinheiro nos pagamentos indica que era dinheiro fácil de ob
ter. Provavelmente dinheiro público.

Reply

E pensar que Getulio Vargas resistiu a ideia de ganhar de presente uma geladeira movida a querosene. Lembrar que o grande JK, medico de formação, prefeito, governador e presidente, deixou muito pouco de patrimonio aos filhos.

Reply

Espero que as agruras vividas na prisão por Leo Pinheiro, já há 6 meses, o façam mudar de idéia: Amizade por Lula X Cadeia em Regime Fechado por longos anos.

Se for esperto, opta pela delação premiada.


Chris/SP



Reply

Quanto mais mexe, mais fede. Será que o Brasil
virou fim de festa? Se virou, vai necessitar de uma grande limpeza.

Reply

Isso é a faca no pescoço do amigo da onça Lula. Mas espero que faça delação e espete a pontinha da faca pro vagabundo começar a gemer.

Reply

Eles não vão fazer a delação premiada pois tem a garantia que vão sair por Habeas Corpus e mesmo se condenados vão ficar recorrendo que vai demorar 10 anos para serem presos novamente(oantagonista) Todos para Brasilia na apreciação dos recursos impetrados , esta semana o de Ricardo Pessoa deve ser julgado , lembre-se ele também fez ameaças pela Veja , mas não delatou com certeza da vitória num STF aparelhado . Apenas o povo pode tentar impedir isso .

Reply

Esta linda casa de campo, que Lula diz ser sua, mas que pertence a um sócio do filho Lulinha, pode estar escondendo um segredo!

Vejam o que escreve o blog Reaçonária

COM IMÓVEL SUPOSTAMENTE EM NOME DE LARANJA, LULA SE COMPLICA

http://reaconaria.org/blog/reacablog/com-imovel-supostamente-em-nome-de-laranja-lula-se-complica/


Chris/SP

Reply

CORONEL, para os de memória esquecida e que gostam de apagar a verdadeira História deste País, lembro aos mesmos, esse ser abominável e abjeto chamado Lula, é aquele que construiu sua biografia na base da mentira, sacanagem e tudo o que se pode imaginar de nefasto em uma mente inútil, e na carreira política para chegar ao Poder usava o insuportável hino em sua campanha insana que dizia, Lula-lá, nasce uma estrela, Lula-lá, brilha uma estrela, e depois de tantos anos de mentiras, corrupção, roubalheiras, etc. etc., o hino que mais fará sucesso para esse desqualificado será o que diz, Lula-lá nascem as algemas, Lula-lá, brilham as algemas, o que já deveria ter acontecido lá no ano de 2005, e claro com toda a sua corja de Ratos Vermelhos, com Dilma na frente e a procissão dos meliantes PTralhas atrás fazendo o coro rumo aos presídios de segurança máxima, mas antes disso obrigar esses marginais a devolver tudo o que roubaram dos cofres do Brasil.

Abs...

Reply

Há 12 anos que toda 6ª feira tem uma "bomba". Mas na 2ª feira verifica-se que foi apenas um "traque". A antecipação dos eventos se compara ao cão que ladra, mas não morde. Parece ser apenas uma forma de chantagear o chefe da quadrilha, a fim de obter mais uma benesse. Todas as instituições, todas as pessoas físicas agem dessa forma: ameaçam o pt e depois se calam. Isso já está tão claro, que já ficou chato comentar.

Reply
Chapa Fria - Natal mod

A PTralhada agora estão escolhendo os postos de combustíveis para abastecer seus carros, se tiverem lava-jato eles passam batido, com medo de ser preso

Reply

JÁ NÃO FIO NO CONGRESSO NEM BOTO FÉ NO SUPREMO hoje, mais que aparelhado,apetralhado e às escâncaras!...O acinte ascende ao acme!SOU VOZ DA RUA:SOU POVO!Afora a Força celeste do Senhor, Deus dos Exércitos,só diviso as SINGULARES do Mar, do Ar e da Terra.Quem pensa assim?...EU APENAS.Do Congresso e do Supremo espere-se a correção de rumo para o restauro. Sentado, não;em decúbito: tarda o dia de São Nunca!

Reply

Na arena da Lava-Jato, Lula entregue a LEOAS num ESPINHEIRO enredado,é o tudo que quer a RUA,povo soberano e lídimo, razão maior da República.REPUBLICIDA é o PT, "DEMOCRACIDA" é o PT,LIBERTICIDA é o PT. Fez-se o PT genocida!Lula ainda ri de nós... Mas há Ricardo Pessoa, e a RUA sonha de pé( para evitar um cacófato)em livrar-se da PEÇONHA do PT de vez, em bloco. Ou seja, a petralha toda deve ser escorraçada.QUE A RUA NÃO DEFERVESÇA, MAS ESTUE E INUNDE O PAÇO!

Reply

O sócio do filho dele,é LARANJA é ?
Uma delação premiada cairia bem...

Reply

25 de abril de 2015 10:18

E pensar que " Em 1966 o presidente Castelo Branco leu nos jornais que seu irmão, funcionário com cargo na Receita Federal, ganhara um carro Aero-Willys, agradecimento dos colegas funcionários pela ajuda que dera na lei que organizava a carreira. O presidente telefonou mandando que ele devolvesse o carro. O irmão argumentou que se devolvesse ficava desmoralizado em seu cargo. O presidente Castelo Branco interrompeu-o dizendo
- “Meu irmão, afastado do cargo você já está! Estou decidindo agora se você vai preso ou não"

Dois nordestinos Castelo Branco um exemplo de homem e militar, Lula um operário que mostrou ser o maior ladrão do País.

Reply

Sítio muito aprazível.em local bem discreto ,ideal para os encontros do cachaceiro bêbado com a Rose.

Reply

Será que finalmente está chegando a hora ? Lembrando que Al Capone escapou várias vezes de ser condenado por seus crimes. Entretanto chegou o dia que o agente Eddie O’Hare descobriu que o gângster não declarava seus impostos. Por esse crime, Al Capone finalmente foi condenado a 11 anos de prisão. Quem sabe esteja chegando a hora do nosso eterno Al Capone ir parar atrás das grades. (DéSTLro).

Reply

lulla deve ter dezenas de imoveis,fazendas, em nome de laranjas ou em nome dos filhotes.e mesmo q alguem conte alguma coisa, nunca vai ser preso...............

Reply

Eu ainda acho que a grande mente criminosa por traz do petrolão é a Dilma! Para arquitetar tamanha falcatrua é necessário muito conhecimento técnico , coisa que o Lula não tem!

Gabriel-DF

Reply

a Casa da Dinda virou choupana perto desse lugar q deve valer milhoes e milhoes!

Reply

Cel
Acordo hj com a seguinte notícia: corrupção no projeto de Angra.
Esther

Reply