Escorraçado pelo PT, André Vargas só tem a ganhar abrindo o bico.

Vargas e Argôlo rumo ao exame de corpo de delito.

(Folha) Preso pela Polícia Federal na sexta-feira (10), o ex-deputado federal André Vargas acumulou mágoas com seu antigo partido, o PT, após cair em desgraça com a revelação de sua ligação com o doleiro Alberto Youssef, um dos operadores do esquema de corrupção descoberto pela Operação Lava Jato na Petrobras. 

Em conversas reservadas antes da prisão, Vargas costumava apontar o partido como seu "algoz mais duro" e se dizia abandonado. Ao mesmo tempo, ele defendia o tesoureiro petista, João Vaccari Neto, que virou nos últimos meses um dos principais alvos da Operação Lava Jato.

Afastado da política, desfiliado do PT e sem mandato desde sua cassação pelo plenário da Câmara dos Deputados no fim do ano passado, Vargas avisou a amigos em fevereiro que iniciaria uma nova empreitada com a esposa: passaria a vender perfumes. 

Segundo relatos obtidos pela Folha, ele enviou mensagem a colegas avisando que entrara no "mundo do Marketing Multinível da Up Essence". O site da Up Essência informa que a empresa fabrica perfumes e oferece uma "excelente oportunidade" para quem quiser revender seus produtos. A empresa promete lucros polpudos, "muito dinheiro em curtíssimo prazo". 

Segundo a Folha apurou, Vargas também cogitou expandir e investir numa franquia de sorvete de iogurte, mas o negócio não prosperou, dizem amigos. Desde que foi cassado, ele afirmava que sua prioridade era a família. 

As ligações de Vargas com Youssef foram reveladas logo no início da Operação Lava Jato, antes mesmo da descoberta dos desvios na Petrobras que se tornaram o foco principal das investigações.
Vargas ajudou um laboratório controlado pelo doleiro a fazer negócios com o Ministério da Saúde, foi flagrado trocando mensagens comprometedoras com Youssef e pegou carona em um jatinho pago pelo doleiro para passar férias no Nordeste em 2014. O Conselho de Ética da Câmara concluiu que Vargas quebrara o decoro parlamentar e ele foi cassado pelos colegas no plenário em dezembro.

Antes da cassação, dirigentes do PT pressionaram Vargas a se desfiliar do partido, para evitar que o caso criasse embaraços para a campanha da presidente Dilma Rousseff à reeleição. Em maio, o PT chegou a pedir ao Tribunal Superior Eleitoral a perda do mandato de Vargas. O ex-deputado, que se desfiliou do partido, disse na época que o "PT só o prejulgou no processo" e foi "mais duro comigo do que os demais partidos com seus filiados". Sem legenda, ele ficou impedido de disputar cargos nas eleições do ano passado. 

MALAS
Em novembro, quando Vaccari foi apontado nas investigações da Lava Jato como um operador encarregado de distribuir dinheiro de propina ao PT, Vargas saiu em defesa do antigo companheiro em conversas reservadas. 

"Operador sem contas no exterior e sem carregar malas. Para pegá-lo, vai ter que atacar as doações oficiais, conforme já adiantou o MPF [Ministério Público Federal]", disse Vargas numa ocasião. Vaccari nega qualquer ligação com o esquema de corrupção na Petrobras e afirma que todas as doações que recebeu no PT foram registradas de acordo com a lei. Os procuradores da Lava Jato dizem que muitas doações eram parte da propina devida pelas empresas envolvidas com o esquema na Petrobras. 

Em suas conversas antes da prisão, Vargas dizia ser "vítima" de um "linchamento midiático por causa de um voo [de jatinho] e meia dúzia de conversas" com Youssef e reclamava por receber o mesmo tratamento que o do ex-deputado Luiz Argôlo (SD-BA), outro amigo de Youssef que foi preso na sexta-feira. 

Ao listar suas diferenças, Vargas gostava de dizer que era "pobre". Segundo o Ministério Público Federal, ele recebeu com um de seus irmãos R$ 13 milhões em propina de duas agências de publicidade que têm contratos com a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Saúde.
Argôlo é acusado de ter recebido R$ 2,7 milhões em propina do doleiro Youssef.

14 comentários

Coronel,

onde o punho fechado e a cara de deboche contra Joaquim Barbosa?
Ver este cínico algemado não tem preço.

Flor Lilás

Reply

"A empresa promete lucros polpudos, "muito dinheiro em curtíssimo prazo".

ninguém do Partido dos "Trabalhadores" quer trabalhar, é impressionante...

querem é ganhar muito fazendo pouco...

o senador Bornhausen é que estava certo: é preciso varrer essa gente da politica.

Reply

André Vargas sempre no limiar da clandestinidade: A tal da UP Essence é um esquema de pirâmide . Alguns tiveram sorte e juntaram muito dinheiro, mas muitas pirâmides foram desbaratadas pelas autoridades. Conheço um chefe destes grupos que não vende um único frasco de perfume, só arrebanha mais colaboradores.
Este é o André Vargas. Na prisão vai ser difícil de montar pirâmide.

Reply

Adorei essa foto aí...
Ei Vargas! Levanta o braço aí...

Reply

impossível, esse é dos petistas com a língua presa....

Reply

Já que a coisa anda desse jeito, sugiro
ao relegado ex deputado, que faça uma
vingança "malígrina" assim como dizia o
BENTO CARNEIRO, personagem do Chico
Anísio, e conte tudo, até os menores
detalhes.
Juro que serei um consumidor dos perfumes por ele vendido, e ainda ar-
ranjarei outros fregueses. Mas tem que contar tudo.

Reply

Esse estrume, se achou o "must" erguendo o punho para sua Excelência Joaquim Barbosa, foi devidamente enquadrado. A Lei estava certa, hoje o pulha ganhou suas merecidas pulseiras, elas freiam aquele mesmo pulso que se achava triunfante contra a Lei, o mesmo pulso que roubou os cofres públicos hoje está detido. O Brasil sempre vence, o amor da maioria dos brasileiros pela sua Pátria, VENCERÁ SEMPRE. Nunca se esqueçam doso Lula/Dilma/PT!

Reply

dirceu lhe fará companhia vargas, voce será um dos 'notáveis' do pt, esse negócio de desfiliar não funciona, uma vez bandido, bandido até morrer, que demore muito para o passamento.

Reply

Conta André, o Marcos Valério é o exemplo

Reply

Manda ele mostrar o bracinho com o punho fechado contra o negão do lado dele na hora do chuveiro.

Reply

Levanta o bracinho agora, com essa cara de adnub...

Reply

Chegaram na publicidade da Petebras. Quando irao investigar a importacao de petroleo? O esquema foi extinto ou ampliado depois que o PT assumiu?

Reply

Felicidade ver petralha algemado, mas extasiante mesmo seria ver o Apedelta na Papuda.

Como elle não gosta de estudar e não tem diploma de nível superior (e tem de nível médio?) vai pro xadrez comum!

Reply

parece um manati. patético. pelo menos vai perder as banhas agora.

Reply