Em pé de guerra, PMDB afirma que Dilma queria Aécio na lista de qualquer jeito.

(FOLHA) Um dia após ser implicado na investigação da Lava Jato, o comando peemedebista do Congresso partiu para o ataque contra o governo, atribuindo interferência do Planalto na elaboração da lista de 34 parlamentares que serão investigados pelo Supremo a pedido da Procuradoria-Geral da República. 

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), foi citado pela procuradoria como sendo do "núcleo político" de quadrilha para desviar recursos da Petrobras; o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi acusado pelo doleiro Alberto Youssef de receber propina por um contrato da estatal. 

Ao negar, Cunha disse à Folha neste sábado (7) que "o governo quer sócio na lama. Eu só entrei para poderem colocar Anastasia [no rol]". O senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) é ligado a Aécio Neves, presidente do PSDB e rival de Dilma em 2014. Cunha e Anastasia aparecem em um mesmo depoimento da Lava Jato, em que o policial afastado Jayme Alves de Oliveira Filho, o Careca, disse ter entregue R$ 1 milhão ao tucano a mando de Youssef. O senador nega. 

Para Cunha, a peça da procuradoria é uma "piada" e foi uma "alopragem" de integrantes do governo, que, segundo ele, teriam interferido junto ao procurador-geral, Rodrigo Janot, para incluir ele e a oposição na lista.  "Sabemos exatamente o jogo político que aconteceu. O procurador agiu como aparelho visando a imputação política de indícios como se todos fossem participes da mesma lama. É lamentável ver o procurador, talvez para merecer sua recondução, se prestar a esse papel", postou no Twitter. 

Conforme o blog do jornalista Fernando Rodrigues, no UOL, Renan tem avaliação parecida sobre o papel do governo no caso: "O jogo do governo era 'Quanto mais gente tiver [na lista], melhor, desde que tenha o Aécio", afirmou. Segue Renan: "Ela [Dilma] só soube que o Aécio estava fora na noite de terça, quando o Janot entregou os nomes para o Supremo. Ficou p... da vida. Aí a lógica foi clara: vazar que estavam na lista Renan e Eduardo Cunha. Por quê? Porque querem sempre jogar o problema para o outro lado da rua [...] o Planalto deliberadamente direcionou a cobertura da mídia para dois nomes". 

Renan também acusou Janot de estar "em campanha aberta para se releger". O mandato de Janot vai até setembro. Para continuar, ele depende de uma indicação de Dilma e da aprovação na Comissão de Constituição e Justiça. 

Procurado para comentar, o Ministério Público informou que seguiu critérios técnicos e jurídicos nos pedidos de inquérito. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, negou que o governo tenha influenciado na lista (leia mais na página ao lado).

No Senado, interlocutores de Renan dizem ter certeza que o governo tentou sair do foco da Lava Jato. Para eles, isso poderá levar Dilma a ter seu impeachment pedido pela CPI da Petrobras. Essa posição radical, porém, ainda não encontra eco no campo de Cunha. Ele mesmo já disse ser contra o impeachment. 

Na avaliação dos peemedebistas, a ''manipulação'' da lista teria se dado por meio de Cardozo. Confrontados com o fato de petistas ligados à Dilma, como Antonio Palocci, aparecerem, eles alegam que naturalmente aliados seriam listados para não configurar perseguição pura. Sobre a acusação de que formou quadrilha, Renan disse à Folha que "tudo é inconsistente e frágil".

22 comentários

"Tá" na cara que a armação do Palácio do Planalto foi pra jogar m...no ventilador dos outros e ficar com o desles menos sujo. O clima é de guerra. Essa idéia de que Cunha é contra o impeachmet, é hoje mas no andar da carruagem poderá mudar de idéia. Talvez, se o circo pergar fogo, for devoado pelas labaredas, nasça um Brasil mais limpo, menos corrupto, com Dilma fora e o PT proscrito.

Reply

É cel,

13 dá azar, e o Brasil e os brasileiros sifu. Nossa que mafia, hein? Deixa espernear, mas tem de matar desta vez, nada de salvar mandato de ninguem. Vai sair caro, que vá para o fundo do poço todos nós, mas limpemos este país. IMPEACHMENT JÁ.

Reply

Já tive época que respeitava Ministro da Justiça e Procurador Geral da República, antes de 2002,agora se tornaram um perigo lesa Pátria. Entendam o Petrolão foi criado durante o governo Lula e Dilma, eles fizeram o papel do Marcos Valério, e comprara partidos para se manter no poder.Eles atacaram o Aécioe Anastácia com mentiras.

Reply

Isto é verdade,o que tem Anastásia com petrolão se ele nunca fez parte do governo e da Petrobrás?É muito estranho se basear no depoimento de um ex PF experiente que disse que entregou o dinheiro para uma pessoa que parece com o Anastásia,ele foi governador por 2 mandatos portanto uma pessoa conhecidíssima no Brasil,seria impossível um PF não reconhece-lo ao entregar o dinheiro e depois o Anastásia mora em apartamento não em casa,Rodrigo Janot enfiou o pé na jaca esta até eu que não sou adi vogado desconstruo seu argumento.

Reply

Durante a campanha, na reta final, petistas comemoraram e plantaram anoticia que o ex-presidente do PSDB (senador Sergio Guerra) havia recebido propina para arquivar a CPI da Petrobras em 2009. Lembrando que nesta CPI tinha 13 membros da base aliada e somente o falecido Sergio Guerra do PSDB. Para o arquivamento, por voto da maioria, não seria necessário o unico voto tucano. Para que e por que dariam dinheiro por um unico voto. Passada as eleições não mais se comentou o caso e muito menos aparece em lugar algum nas delações o nome do falecido Sergio Guerra.

Reply

"Blogs e Colunistas
Lauro Jardim
Radar on-line

sábado, 7 de março de 2015
8:22 \ Congresso

Em privado

Depende das ruas. Assim que eleito presidente da Câmara, Eduardo Cunha disse em entrevistas que não via “espaço para o impeachment” de Dilma Rousseff.
Embora de público não vá admitir nem que a vaca tussa, dias atrás afirmou a mais de um interlocutor ser impossível segurar o processo caso a possibilidade ganhe força a partir dos protestos de 15 de março."

VAMOS PARA AS RUAS!!!

Gambá

PS: 1) Cunha em guerra declarada contra petralhas;
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/congresso/eduardo-cunha-sinal-fechado-para-os-petistas-falcao-e-vargas/
2) Até Temer também endurece com o governo corrupto.
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/governo/ignorado-por-dilma-na-articulacao-politica-do-governo-o-bombeiro-michel-temer-reage/

Reply

A mentira tem perna curta. Essas mentiras contidas na lista vão durar menos do que as mentiras que Dilma contou na campanha eleitoral.

Reply

O PMDB de manipulador, virou saco de pancadas do PT.
O povo nas ruas está dizendo que o PT é um partido honesto e que os ladrões e corruptos desta nação são o PMDB, o PP e os outros partidos.
Um belo golpe, do PT, contra o estado de direito desta nação despedaçada pela esquerda comunista.

Gostaria de saber se as igrejas, católicas e evangélicas estão com quem, com o diabo, com Fidel, com Stalin, com Hitler, com quem lá de baixo?

Reply

Coronel,

vontade de colocar o PT e o PMDB dentro de um quarto escuro com foice nas mãos. Sobraria alguém?

Renan Calheiros instalará CPI sobre o Ministério Público, para investigar sobre os encontros de Janojento com o Porcão.

Desculpem, Coronel e Coturneiros, pelos apelidos que tenho dado à essa Canalha Petralha... está insuportável, e este cinismo pacífico de minha parte alivia um pouco todos os sentimentos terríveis que tenho em meu coração.

Dia 15 de março precisamos mostrar a essa corja que os donos do Brasil somos nós! Os trabalhadores dedicados e esforçados que sustentamos tudo com nosso suor, durante 5 meses do ano! Os honestos e dignos, os corretos e patriotas. Vamos de verde e amarelo!

Coturneiros, precisamos convidar todos nossos familiares e amigos para ir pacificamente para as ruas lutar pela nossa liberdade!

BRASIL LIVRE, COM ORDEM E PROGRESSO
É BRASIL SEM PT!

QUERO ORDEM E PROGRESSO DE VOLTA À MINHA PÁTRIA AMADA, BRASIL!

O BRASIL NÃO É VERMELHO!
O BRASIL É VERDE E AMARELO!


Flor Lilás

Reply

Coronel,

leia aqui por favor:
http://otambosi.blogspot.com.br/2015/03/cardozo-e-janot-estranho-tango-em.html

Muito estranho tudo isso.
Por que o Ministro Porcão tem que ir a Buenos Aires conversar com o ministro da Justiça e da segurança pública da Argentina???

Por que Janojento e Porcão se encontraram em BA???


QUEREMOS SABER O QUE TRAMARAM CONTRA O BRASIL!

Porque dessa CanalhaPetralha coisa boa não pode ser.
Sempre é contra os dignos e honestos. Sempre a favor do comunismo bolivariano dessa corja da América Latrina.

FORA JANOT - PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA DO PT!
FORA MINISTRO CARDOSO BOLIVARIANO!
DEIXEM-NOS EM PAZ!
VÃO PRA CUBA QUE OS PARIU!

Flor Lilás

Reply

Nenhuma novidade em se tratando do ofidiário governista.

Reply

E', ha' muito que escrevemos aqui que o pmdb iria se arrepender desse aval que dava ao pt. Começou. O pt so' pensa em se livrar ou em dizer que todos sao iguais. Agora, o sr, Renan e o sr, Cunha estao provando do veneno que os brasileiros vem provando ha' doze anos.Espero que tudo isto resulte em impeachment. O BRasil nao pode perder mais uma decada alem da que ja' perdeu.

Reply

Nós, mineiros, sabemos que Antônio Anastasia está fora desta sujeira.
Quem teve a ideia de jogá-lo nesta confusão será desmascarado. Cobraremos firme depois. Não vale dizer que não avisamos.

Reply

Maduro prendeu argentinos com a justificativa de que conspiravam contra seu governo.

Janot e Eduardo Cardoso conspiram contra o Brasil, fizeram encontros secretos até na Argentina com comunistas terroristas de lá.

Assim como Manduro prendeu por conspiração, Janot e Caedoso devem ser presos com urgência porque conspiram contra a Nação Brasileira. Com urgência, antes que concretizem seus planos diabólicos.

Reply

ESTOU COMEÇANDO A FICAR COM VERGONHA DE SER BRASILEIRO. DAQUI A POUCO SE FALARMOS COM UM ESTRANGEIRO,ELE VAI NOS OLHAR COMO SE TAMBEM FOSSEMOS LADRÃO.
REGIME MILITAR JÁ,ANTES QUE ACABEM COM O NOSSO PAÍS.

Reply

Penso que o desgoverno pensa em dar um golpe na democracia. Tira Renan, Eduardo Cunha e Temer...que sobra com a renúncia de dilma? O Presidente do Supremo. Petista desde bebebzinho.

Reply

Anastasia, é hoje o político mais ilibado da história do nosso país! Claro q foi armação, só q essa bandida da DILMANTA, esqueceu qexiste DEUS, aliás ela nunca ouviu falar em DEUS, mas com certeza Anastasia vai sair mais forte dessa historiado q entrou, ele jaesta abençoado por DEUS.

Reply

kkkkkkkkkkkkk é facin, dizer q um morto levou dindim kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Reply

Ele e tds nós, estamosa favor

Reply

Faltou muita gte na lista ptralha.

Reply

mas ta em tempo, o pmdb virar homi de vdd e ficar a favor do povo

Reply

Não se iludam com o cunha...
Tremendo mau caráter que só esta cuidando dele mesmo, esta cagando pros Brasileiros.
Puxem a folha corrida deste cínico e tudo se clareara.
Sim ele é sócio da lama onde a maioria dos políticos brasileiros se misturam, embora negue.
Tá no sangue é do PMDB...

Reply