Dilma: quanto mais fala, mais afunda. A ela e ao país.

Ontem, mesmo com toda a pressão das ruas e do mercado, após a desastrosa demonstração de Cid Gomes de que os 39 ministérios são apenas o resultado de um putrefato balcão de negociatas, Dilma Rousseff, ao contrário do que o mundo inteiro esperava, negou mudanças na equipe de governo. E o fez veementemente, dando-se praticamente como ofendida pelas perguntas dos jornalistas. Querendo demonstrar uma força que não tem mais. Pronto. O dólar disparou para R$ 3,30 e ficou ainda mais difícil que ela possa conduzir qualquer mudança na economia. Já no ministério, é certo que voltará atrás, pois não governa mais. Apenas respira por aparelhos. A notícia abaixo é de O Globo.

A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta quinta-feira que não fará uma ampla reforma ministerial, como sugeriu o ex-presidente Lula e o PMDB, para reacomodar as forças políticas e a base aliada em torno de seu governo. Segundo ela, o que poderá ajudar é o que está se propondo, o diálogo:

— Vocês (imprensa) estão criando uma reforma no ministério que não existe. São alterações pontuais. Eu estou fazendo uma alteração pontual. (...) Eu não tenho perspectiva de alterar nada nem ninguém, mas as circunstâncias às vezes obrigam você a alterar, como foi no caso do Ministério da Educação. Não tem reforma ministerial — afirmou a presidente.

Para substituir Cid Gomes, que deixou o Ministério da Educação nesta terça-feira, a presidente afirmou que escolherá alguém da área da educação o mais rápido possível. — Eu não vou dar a educação a ninguém (partido), meu compromisso é com a melhoria da educação — disse a presidente, negando o vínculo do cargo com alguma sigla. 

A saída de Cid Gomes do Ministério da Educação gerou especulações sobre a volta de Aloizio Mercadante, atual ministro da Casa Civil, para a Pasta. Fontes do Planalto, porém, negam essa mexida.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse hoje que o PMDB não está pleiteando a vaga de ministro da Educação. Nesta quarta-feira, o PMDB pediu a demissão de Cid Gomes depois dos ataques ao presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). — O PMDB no presidencialismo, ele não pode pleitear nada. A presidente, quando entende que é importante a participação do partido em alguma pasta, a presidente convida. Mas é preciso que nós tenhamos presente a lógica do presidencialismo — disse o presidente do Senado. 

Renan desconversou sobre o incidente envolvendo Cid Gomes no Plenário da Câmara. Perguntado se, como presidente do Congresso, ele não considerou a postura de Cid Gomes desrespeitosa, o senador respirou fundo e respondeu: — Depois eu falo, tá?! 

DOCUMENTO 

Sobre o documento analítico escrito pelo ministro Thomas Traumann (Comunicação Social), que vazou nesta terça-feira e fala em “caos político” no país e no governo, Dilma disse que o documento não é oficial e não foi discutido dentro do governo. O texto avaliava a comunicação como “errada e errática” e dizia que não seria fácil “virar o jogo”. Segundo fontes ouvidas pelo Palácio do Planalto, a presidente teria dito a auxiliares estar “perplexa” com o relato, e que foi criado um problema desnecessário para o governo.

9 comentários

César de Castro Silva mod

Cel., a Dilma faria um bem danada ao país, e a ela mesma, se renunciasse ao mandato, mesmo correndo o risco de entregar o governo ao velho Pmdb de guerra, que, através de Sarney, deu início a atual situação.

Reply

CEL,

Se tivéssemos um sistema parlamentarista a Sra. Pinóchia não estaria mais no poder.

"O sistema parlamentarista, ou sistema parlamentar, ou ainda parlamentarismo é um sistema de governo no qual o Chefe de Governo não é eleito diretamente pelo povo, não podendo, por conseguinte, exercer livremente os poderes que lhe são atribuídos pela Constituição (só os exerce a pedido do governo) por falta de legitimidade democrática; e o Governo responde politicamente perante o Parlamento, o que em sentido estrito significa que o Parlamento pode forçar a demissão do Governo através da aprovação de uma moção de censura ou da rejeição de uma moção de confiança.

Costuma-se apontar como vantagens do parlamentarismo sobre o presidencialismo a sua flexibilidade e capacidade de reação à opinião pública: este tipo de sistema prevê que as crises e escândalos políticos possam ser solucionados com um voto de censura e a correspondente queda do governo e, até mesmo, a eventual dissolução do parlamento, seguida de novas eleições legislativas, sem ruptura política. Seus críticos, por outro lado, ressaltam o frequentemente instável dos governos formados no parlamentarismo, como no caso da República de Weimar e da Quarta República francesa.

Tendo em vista que o governo é formado a partir da maioria partidária (ou de coalizão) no parlamento e pode ser demitido antes da data prevista para as eleições regulares".Fonte WIPÉDIA.

Índio Tonto/SP

Reply

Por favor, não fale mal dela sem falar que ele, o inventor dela, é o responsável maior por todo esse caos que reina no país. Sem ela, tudo continua na mesma. Sem ele, a casa cai. É preciso ir à jugular desse monstrengo, se quisermos que o país mude.

Reply

Senhores, o país pode afundar, o povo pode ficar revoltado, bater panelas, etc, que ela demonstra claramente que não quer e não vai sair. Não de boa, não na paz, não usando os ¨instrumentos democráticos¨ e contornáveis que o país possui. Simples assim.

Reply

Pátria educadora = pátria enganadora. O sistema educacional brasileiro é uma piada. O que eles querem é doutrinação marxista e idiotizar as massas, qto menos os jovens aprenderem melhor.

Reply

Mesmo com vários ônibus a disposição de pessoas simples convidadas para receber a Dilma e aplaudi-la pelo prefeito do PT, em Goiás ela foi vaiada quando falava. Precisou o governador do PSDB, pedir para ouvi-la mentir. Aposto que essa verba do Metro não saí

Reply



DILMA :

Vai para a casa !

Vai cuidar de seu neto !

Você não é do ramo !

Reply

Cel
A Anta é igual o Maduro, não sai nem a cacetada, a não ser que a arranquemos a unha da cadeira de presidanta. É o que vamos fazer.
Esther

Reply

Dilma não sabe montar uma frase com coerência...essa mulher é uma boçal!

Gabriel-DF

Reply