Sem apoio parlamentar, Dilma entrega país de "porteira fechada" para o fisiologismo.



(Estadão) Na tentativa de recompor sua base de apoio no Congresso após a derrota que sofreu na eleição para a presidência da Câmara, a presidente Dilma Rousseff cedeu à pressão dos partidos e aceitou que eles indiquem os dirigentes de estatais e autarquias e outros órgãos ligados aos ministérios que dirigem. No jargão político, esse tipo de ocupação de espaço é chamado de "ministério com porteira fechada". 

De acordo com informações de bastidores do governo, Dilma pediu aos dirigentes partidários que se entendam e não queiram invadir o espaço do outro. Quando isso ocorrer, eles deverão levar até o Planalto a lista com os nomes dos indicados para os cargos de segundo e terceiro escalões. A Casa Civil fará, então, uma triagem entre as escolhas técnicas e políticas para depois anunciar os contemplados. 

Mesmo com a recomendações de Dilma, há disputa entre os partidos pelo controle de órgãos considerados importantes para a visibilidade das legendas. É o caso do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O PMDB, tendo à frente o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (RN), lutam para manter Walter Sousa à frente da autarquia. O PP, que controla o Ministério da Integração Nacional, exige nomear para a diretoria-geral d0 Dnocs o ex-deputado Paulo Henrique Lustosa, do Ceará. 

Compensação. O PP perdeu o Ministério das Cidades para o PSD de Gilberto Kassab e foi um dos primeiros a exigir a compensação da "porteira fechada" à presidente. Para dar o recado, a sigla apoiou a candidatura do peemedebista Eduardo Cunha contra o candidato oficial, o petista Arlindo Chinaglia (SP). Como Dilma saiu derrotada na Câmara, ela não perdeu tempo e mandou dizer ao presidente da legenda, senador Ciro Nogueira (PI), que atenderá às reivindicações do partido. 

As reclamações pela perda de espaço é grande também na tendência petista Construindo um Novo Brasil (CNB), à qual pertencem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro José Dirceu, condenado no processo do mensalão. Por ter recebido poucos ministérios, a CNB exige da presidente a nomeação de seus integrantes para cargos nas estatais. Um deles é a ex-ministra Miriam Belchior, que perdeu o Ministério do Planejamento. Os petistas querem que ela seja nomeada para a presidência da Caixa Econômica Federal. Outro é o ex-deputado Roberto Carlos Braga, que disputou e perdeu o governo do Espírito Santo. Dilma já recebeu da ala petista o pedido para que ele seja nomeado para a Companhia Docas do Estado (Codesa).

8 comentários

Quem não tem expressão política fica refém dos que a tem. O brasileiro precisa aprender a votar, olhando as reais capacidades dos candidatos e não se deixar levar pela força da marquetagem, cevada com o dinheiro público.

Reply



Fez o diabo pra continuar o projeto de poder do corruPTos e surfarem no utópico sonho comuna.
Agora fará o diabo para tentar se manter. Haja vagas para os vendidos da base alugada. Pelo menos desaparelhando o PTralhismo do poder, aí já é razoável.!!!.e..., então na terra do nunca..., acontecerá o imprevisível. Tamo junto.!!!.

Reply

O prosseguimento da falta de carater. Esse governo enossa classe politica mais que apodreceu.

Reply

CORONEL

"Vosmicê" está assistindo um fim de feira, fim de festa. O reinado da dentuça já está escorrendo pelas frestas.Não terminará seu mandato, e olhe lá se atravessar este ano.

Reply

Esse é o primeiro passo para o Empeachment da véia ladra?

Quem sabe está chegando a tão sonhada hora de passar nosso país a limpo, livrando-nos do porco Lula e da porca Dilma e toda a caterva.

Reply

Esse eo brasil dos corruPtos

Reply

UMA É CERTA:
PIOR QUE TÁ, NUM FICA!
Sem o PT, que tem a corrupção e as chantagens no sangue, por pior que a situação esteja sem ele, no caso acima, menos ruim é garantido, pois enquanto criticavam os militares disso e daquilo, nenhum deles foi ou está sendo processado por rapinagens gerais em todos os setores, como o mafioso PT.
Aliás, com as derrotas recentes especialmente na Câmara, o COSA NOSTRA está abatido e tomara que
a pressão continue aumentando, pois, como os terroristas do Islã, só retraem sob pressão!!

Reply

Porteira fechada, é? A verdade é que ella tem de tomar muito cuidado na hora de passar por um mata-burro.

Reply