Novo presidente: Dilma quer agradar o mercado sem desagradar o PT, acusado de receber U$ 200 milhões da Petrobras.

Ontem o PT foi acusado formalmente de receber ate U$ 200 milhões de propina da Petrobras. Vaccari Neto, tesoureiro do PT, tinha uma alcunha: "Moch", pois recolhia a dinheirama na sua inseparável mochila.

(Valor) O nome do escolhido pela presidente Dilma Rousseff para substituir Graça Foster no comando da Petrobras será anunciado apenas hoje, mas sem os demais integrantes da diretoria executiva da estatal. Depois de sondar vários "pesos-pesados" do mercado, Dilma optou por bater o martelo somente após uma reunião ontem à noite com seus principais ministros, no Palácio da Alvorada. Antonio Maciel, ex-presidente da Ford e da Suzano, e Nildemar Secches, ex-presidente da Perdigão, eram os favoritos para assumir o cargo.

Uma das maiores preocupações da presidente era definir um nome capaz de "agradar ao mercado, sem traição ao PT", conforme uma fonte qualificada do governo. Será a primeira vez, desde a chegada do partido ao Palácio do Planalto em 2003, que a Petrobras não terá um petista no comando.O contexto do anúncio também foi lembrado por interlocutores de Dilma. A presidente estará hoje em Belo Horizonte, no encontro nacional do PT, e não pode dar as costas à militância.

Entre os petistas que já estavam na capital mineira, havia forte rejeição ao nome do economista Paulo Leme, do Goldman Sachs. A defesa que ele fez da privatização da Petrobras em 1999, na crise pós-desvalorização do real, era lembrada como ponto contra. Outros nomes ainda estavam na lista, mas com menores chances: Murilo Ferreira (Vale) e José Carlos Grubisich (Eldorado Celulose). Ferreira tem o aval do chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, um dos ministros mais próximos de Dilma.Estão praticamente descartados Rodolfo Landim (ex-BR Distribuidora e ex-OGX) e o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, nome da preferência do ex-presidente Lula.

Fontes do governo ressaltavam, no entanto, que boa parte dos nomes citados nos últimos dias como presidenciáveis da Petrobras são, na verdade, opções consideradas por Dilma para uma reforma geral no conselho da estatal. Quanto ao restante da diretoria executiva, que precisa ser renovada após a renúncia anteontem de cinco integrantes, a tendência é que o novo presidente tenha algum tempo para participar da escolha dos substitutos - nem toda a equipe, portanto, seria anunciada hoje.

Dilma vinha sendo aconselhada a extrair dos próprios quadros da Petrobras os integrantes para quatro das cinco diretorias vagas: Abastecimento, Engenharia, Exploração e Produção, Gás e Energia. Para o PT, uma única exceção poderia ser aberta a nomes de fora da estatal: a diretoria de Finanças. Também está em aberto a diretoria internacional da Petrobras, ocupada cumulativamente por Graça Foster, desde a demissão de Nestor Cerveró em março de 2014. Trata-se da diretoria que esteve no berço da crise política em torno da Petrobras, por ter preparado um parecer "técnica e juridicamente falho" para subsidiar a compra da refinaria de Pasadena, segundo palavras da própria Dilma Rousseff.

Nesta semana, ao acertar sua saída, Graça chegou a sugerir dois nomes para sua sucessão: o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e a ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior, cotada para assumir a Caixa Econômica Federal (CEF). O argumento de Graça é que eles integram o conselho de administração da Petrobras e conhecem a estatal de perto, mas Dilma descartou as duas ideias porque elas tendem a ser mal recebidas pelo mercado. "O Luciano Coutinho seria uma solução-tampão. Não é isso o que se está procurando", disse um interlocutor próximo da presidente.

À noite, Dilma recorreu ao seu núcleo político para ajudá-la na tarefa de definir o escolhido. Participaram da reunião, além de Aloizio Mercadante, os ministros Jaques Wagner (Defesa), Miguel Rossetto (Secretaria Geral da Presidência), Pepe Vargas (Relações Institucionais) e Ricardo Berzoini (Comunicações). A presença de Joaquim Levy (Fazenda), que fez parte do processo de sondagens, também era aguardada. A reunião do Conselho de Administração da Petrobras, que vai selar a indicação do novo presidente, ocorre hoje no Rio.

9 comentários

Coronel,
acho difícil o Mercado alavancar a Petrobras somente com a indicação de um nome. O problema é bem maior que a diretoria. O Mercado irá ganhar na especulação. Quem tem ações deve aproveitar o bom humor do Mercado, caso ela venha a sorrir, para se desfazer dos papeis. Sem o Pré-sal sendo viável e as ações judiciais milionárias, não existe mágica.

Reply

Uma centena de petralha e mais uma corja de vagabundos (alugados) depenaram a roubobras ficando ricos (mi ou bi) e a conta ainda vai para os idiotas e bananeiros pagarem.

Reply

Ela escolheu o pior nome possível. Um petralha escolhido a dedo para organizar a contabilidade falsa da petrobrás. As ações da PETR4 estão despencando no momento. É o fim do sonho brasileiro.

Reply

MadamA satã deve saber que não pode agradar Deus e o Diabo.
Na sua vida promiscua não há pecado abaixo do equador ou do cobertor.

Reply

MadamA satã deve saber que não pode agradar Deus e o Diabo.
Na sua vida promiscua não há pecado abaixo do equador ou do cobertor.

Reply

eh bem assim.nao querem salvar a Petrobras,querem proteger lulla e dilmao e todo o pt.Bendine farah isso, eh da turma..........

Reply

Karaka, elles até abrem mão de outras diretorias se ficarem com as finanças! Mais claro do que isso, só mesmo uma confissão de roubo.

Reply

Boa noite, Coronel,

o motivo deste é para informar à todos os participantes de seu Blog e ao mesmo tempo, convidá-los para o lançamento da nova marca de mochilas em Minas: VACCARI. O evento acontecerá durante a festa petista,hoje, em Belo Horizonte, com presenças confirmadas da presidente, ex- presidente e seus conchavados. Obs.:Fiquem tranquilos, haverá de brinde,mochila para todas as idades,rsrsrsrsrrs....

Reply

Agora que estão chegando na trapaceira, tem pegar gente que ajude esconder a roubalheirs

Reply