Escândalo! Só mesmo no Brasil podre do PT uma Lei Anticorrupção é usada para livrar corruptos de multas e cadeia.

(O Globo) Acordos de leniência na esfera administrativa, a serem celebrados pela Controladoria Geral da União (CGU), podem livrar as empresas envolvidas na operação Lava-Jato de punições na esfera penal, como acusações na Justiça por crime de cartel, cobranças judiciais da multa de até 20% do faturamento bruto do empreendimento e proibições – também na esfera judicial – de novos financiamentos com dinheiro público. O alerta é de auditores de controle externo e de procuradores de contas, em nota divulgada neste domingo para rebater a defesa dos acordos feita pelo advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Adams (à direita, na foto).

O ministro divulgou no site da Advocacia Geral da União (AGU), no sábado, um vídeo em que sustenta que a leniência na esfera administrativa, a cargo da CGU, não provoca qualquer reflexo na esfera penal. "O acordo de leniência é uma solução para uma penalização administrativa, não tem nenhuma função na área penal, não isenta o criminoso, não impede a produção de provas. É um instrumento que na verdade potencializa a investigação", ressaltou Adams.

Para auditores e procuradores de contas, o argumento do advogado-geral da União está equivocado. "O acordo tem, sim, considerável repercussão penal, com a extinção da punibilidade do crime de cartel por ato administrativo, o que impede o Ministério Público de oferecer denúncia na esfera penal", citam as entidades na nota à imprensa. "No âmbito da Lei Anticorrupção, uma vez celebrado o acordo antes da ação do Ministério Público, fica o juiz impedido de aplicar multa de 0,1% a 20% do faturamento bruto das empresas, assim como de proibi-las de receber benefícios fiscais e creditícios com dinheiro público", completa.

Assinam a nota os presidentes da Associação da Auditoria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (AUD-TCU), da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) e da Associação Contas Abertas. Foi a partir de uma provocação dessas entidades que o procurador do Ministério Público junto ao TCU Júlio Marcelo de Oliveira pediu a suspensão cautelar da celebração de acordos de leniência pela CGU.

A representação do procurador foi enviada ao presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz, na sexta. Ele concordou que os acordos na esfera administrativa podem atrapalhar as investigações do MPF e defendeu que a CGU só assine acordos depois de o MPF já ter assinado. No dia seguinte à representação, o advogado-geral da União fez a defesa enfática do instrumento de leniência, que passou a ser previsto na Lei Anticorrupção, em vigor desde janeiro de 2014. Pela lei, a empresa passa a colaborar com as investigações, em troca de um alívio em sanções como multas e impedimento de novos contratos públicos e de novos financiamentos por bancos oficiais. 

Os auditores e procuradores dizem ainda que o acordo de leniência não deve ser usado como instrumento para "salvar" empresas acusadas de atos ilícitos. "O órgão de controle interno do Poder Executivo da União não pode funcionar como 'enfermaria' de empresas acusadas de fraudar o Estado, pois, se assim o for, abre-se caminho para a formação de verdadeiro 'cartel de leniência'", afirmam as entidades na nota.

Duas empresas investigadas na Operação Lava-Jato já pediram formalmente a celebração de acordos de leniência na CGU. Uma delas é a Setal Óleo e Gás, que já assinou acordo junto ao MPF. A outra é uma das oito empreiteiras que passaram a responder a processos administrativos no órgão, vinculado à Presidência da República. A presidente Dilma Rousseff defendeu por duas vezes que se punam os executivos, e não as empresas.

Nas ações de improbidade administrativa protocoladas na Justiça na sexta, o MPF pediu o ressarcimento de danos e o impedimento de as empreiteiras firmarem novos contratos públicos. A proibição, porém, depende de uma decisão definitiva da Justiça, o que pode levar anos para ocorrer.

11 comentários

A única alternativa possível é a dissolução dessa corja toda, através da pressão popular. É o povo nas ruas! Simplesmente.

Reply

Coronel,
essa quadrilha veio para acabar de vez o País. São bandidos da pior qualidade. Esta é a herança que essa canalha deixara para o Brasil.

Reply

Está ligado ao PT....é mentiroso!

É DIA 15 DE MARÇO 2015

CHEGA!!!

Reply

CORONEL

Essa corja está num claro e ostensivo trabalho de sabotagem das investigações e da justiça. O marqueteiro no comando da comunicação torra nosso dinheiro e paciência pondo a maritaca para falar besteiras .
Deus queira que a população dê o apoio necessário no dia 15 próximo para a deposição dessa descerebrada ou o país entrará em queda livre.

Reply

Ser corrupto aqui 'nestepais' vale a pena. Se caem em desgraça eles podem contar com o Ministério da Justiça, o Procurador Geral da República, Advocacia Geral e Tribunal de Contas da União, um Legislativo barrando toda e qualquer investigação e Ministros do STF escolhidos a dedo para livrar a cara de todos com seus embargos infringentes e aquela lentidão de sempre. É um eterno enxugar de gelo e para nós, contribuintes, sobra a conta dos salários e mordomias dos marginais do poder.

Reply

Ja' somos o pais da proteçao aos bandidos. Battisti, condenado na Italia por crimes comuns recebu proteçao do Brasil; Os petistas presos sao saudados como herois pelo governo e agora essa proteçao `as empresas que desviaram, junto com o pt e aliados, bilhoes da petrobras. Valores decadentes tambem significa mudança de ares, uma nova etapa melhor para o pais.

Reply

DIA 15 DE MARÇO TODOS NA RUA!

Vamos dar um basta nesta corja!

Fora Dilma!
Fora PT!
Impeachment JÁ!!!!


FORÇA SÉRGIO MORO, LAVE O NOSS BRASIL!



Chris/SP

Reply

"Impsionante" com o diria o Muçum.
Como todos os petistas tem cara de ladrão. Por que será?

Reply

Isso pode ate acontecer no resto do mundo mas lá o governo não anda na rua, vive entocado e tem 500 mil homens fortemente armados para defendê-los, agora aqui, na terra dos dementes pacíficos, eles fazem, dão risada e andam livremente pelas ruas.

Reply

Muito interessante e esclarecedora essa nota da UNAFE – União dos Advogados Públicos Federais do Brasil que vem a público se pronunciar sobre a reportagem da Revista Veja que veiculou uma suposta atuação do Advogado-Geral da União junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), bem como sua repercussão no meio social.
"Desde sua nomeação e posse, o atual Advogado-Geral da União optou por agir de forma isolada e autoritária. Optou, deliberadamente, por uma advocacia de governo em detrimento de uma advocacia de estado."
Vejam a nota na íntegra aqui:
http://unafe.org.br/index.php/nota-publica-16/

Reply

MUITAS PERGUNTAS SEM RESPOSTAS AQUI :
O advogado-geral da União mente
.
http://www.oantagonista.com/posts/o-advogado-geral-da-uniao-mente
.
blog do Diogo Mainardi + Mario Sabino

Reply