Chefe do cartel do Petrolão quer contar tudo.

( Da Veja) Muito se discute sobre as motivações que um empreiteiro há três meses preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba teria para contar o que sabe — não por ter ouvido falar, mas por ter participado dos eventos que está pronto a levar ao conhecimento da Justiça. O engenheiro baiano Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC, tem várias. 

A primeira, evidente, é não ser sentenciado pela acusação de montar um cartel de empreiteiras destinado a fraudar licitações na Petrobras, quando a festa pagã de que ele tomou parte na estatal foi organizada pelo PT, o partido do governo. A segunda, também óbvia, é atrair para o seu martírio o maior grupo de notáveis da política que ele sabe ter se beneficiado das propinas na Petrobras e, assim, juntos, ficarem maiores do que o abismo — salvando-se todos. A terceira, mais subjetiva, é, atormentado pela ideia de que tudo o que ele sabe venha a ficar escondido, deixar registrado para a posteridade o funcionamento do esquema de corrupção na Petrobras feito com fins eleitorais. 

Antes dono de um porte imponente e até ameaçador, Pessoa está magro e abatido. As acusações de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa que pesam sobre ele poderiam ser atenuadas caso pudesse contar, em delação premiada, quem na hierarquia política do país foi ora sócio, ora mentor dos avanços sobre os cofres da Petrobras.

“Vou pegar de noventa a 180 anos de prisão”, vem dizendo Ricardo Pessoa a quem consegue visitá-lo na carceragem. Foi com esse espírito que fez chegar a VEJA um resumo do que está pronto a revelar à Justiça caso seu pedido de delação premiada seja aceito. A negociação com os procuradores federais sobre isso não caminha. Pessoa reclama que os procuradores querem que ele fale de corrupção em outras estatais cuja realidade ele diz desconhecer por não ter negócios com elas. Já os procuradores desconfiam que Pessoa está sonegando informações úteis para a investigação. O impasse só favorece o governo, pois o que Pessoa tem a dizer coloca o Palácio do Planalto de pé na areia do mar de escândalos.  

As revelações de Ricardo Pessoa

• O esquema organizado de cobrança de propina na Petrobras começou a funcionar em 2003, no governo Lula, organizado pelo então tesoureiro do PT Delúbio Soares
• A UTC financiou clandestinamente as campanhas do ministro Jaques Wagner ao governo da Bahia em 2006 e 2010
• A empreiteira ajudou o ex-ministro José Dirceu a pagar despesas pessoais a partir de simulação de contratos de consultoria
• Em 2014, a campanha de Dilma Rousseff e o PT receberam da empreiteira 30 milhões de reais desviados da Petrobras

25 comentários

Coronel,

"Em 2014, a campanha de Dilma Rousseff e o PT receberam da empreiteira 30 milhões de reais desviados da Petrobras"

Só isso aqui já não dá para cassar o PT e fazer i impeachment da Dna Dilma?

Flor Lilás

Reply

Coronel,
Ainda não consegui ler a Veja, mas parece que o Cardozão sifu :D
http://www.oantagonista.com/posts/o-pt-implode

Reply

Alguém precisa falar pro sr Pessoa que se ele não fizer a delação premiada e contar tudo, terá o mesmo destino de Marcos Valério, vai pegar uma pena pesada enquanto os chefões do PT vão continuar soltos! A única saída é a delação premiada. O Lula e quadrilha querem só se safar, custe o que custar. Vão deixar o dono da UTC na mão assim como fizeram com Valério. É preciso ter cuidadonaté com os advogados, pois se eles tiverem vínculos com o PT, certamente não vão trabalhar 100% em favor do Sr. Pessoa. Vide o tal Kakay que fez tudo para que o tal Youssef não fizesse a delação. Esta só saiu depois de Youssef trocar de advogado. Kakay eé amigão do Zé Dirceu...

Reply

De vilão a herói, basta ter CORAGEM Sr. Ricardo Pessoa. Como você deseja ser lembrado pelos seus filhos e netos?

Reply

Tanta divulgação pode ter efeito contrário. Sempre disse isso em todos os fóruns que participei: quem vai tomar alguma atitude não precisa divulgá-la. Cão que ladra não morde...

Reply

Amigos!

Leiam a nota de repúdio aos procedimentos adotados pelo atual AGU divulgada pela UNAFE (União dos Advogados Federais do Brasil.

http://unafe.org.br/index.php/nota-publica-16/

Importante que outras instituições venham a público manifestar a posição de seus membros para que fique claro, de uma vez por todas, que a maior parte dos brasileiros rejeita o modus operandi deste governo corrupto e de seus asseclas.

Forte abraço.

Reply

É bom ele contar tudo, antes que o PT apague ele.

Reply

Buenas Coronel.
Mas bah, tô mais feliz que cachorro de lingüicero. Parece que o Ratão e a Ratazana mor vão iniciar o baile.
Tô loco para ver o Babalorixá de Banânia e a GovernAnta, dançar um xote acelerado. Novo slogan pro marqueteiro do PT..."Lula lá..lá na Papuda...Lula lá...no fundo da cafua...

Reply

Impeachment JÁ.

Reply

Se cochilar o cachimbo cai ! Conta logo, fale o que sabe não esconda nada nesta hora é salve-se quem puder. Vai ocultar os chefes e vai se danar sozinho , Marcos Valério que o diga .

Reply

Abra o bico logo de uma vez!!!

Já estamos cansados desta lenga, lenga!


Chris/SP

Reply

Camarada que na hora da confusão diz coisas como ME SEGURA SENÃO EU BRIGO, claro que não quer continuar na confusão. Está procurando alternativa para saida honrosa.

Reply

A prisão está afetando seriamente a lucidez de Ricardo Pessoa !

Entre uma delação premiada e um acordo mafioso com o PT, apostando em interferências políticas na atuação do judiciário - NÃO HÁ MUITO O QUE PENSAR!

CUIDADO RICARDO - QUE O TEU ADVOGADO PODE ESTAR SENDO $-INDUZIDO-$ A TE CONVENCER DO CONTRÁRIO !"

ABRE A BOCA LOGO, O MEU !

Reply

Conta Ricardão, conta.....conta tudo!!!!

"Elles" não vão salvar sua pele, querem que voce sifffuu sozinho.

Reply

Esse senhor, deve contar tudo imediatamente ele corre i risco de ser apagado, entendem, ele não deve ficar avisando que abrirá o bico.
O povo ainda não sabe quem é o PT.
Não marque data para fala, fala ligo ou já deixe muitos mas muitas provas gravadas para sua segurança o PT não mede as atitudes a serem tomadas.
Ele pode morrer a qualquer momento ou seja : morto não fala.
CORRA FALE LOGO.

Reply

Se ele vazou mesmo a declaração, e houver documentos que comprovem isso, ele vai ter que dizer tudo isso em juízo. Não parece uma boa estratégia para conseguir delação premiada. Mas a Veja raramente erra nesses casos.

Reply

Buenas Coronel.
Estou ficando mais inquieto que cavalo fujão. Quando penso que a coisa vai degringolar, me jogam um balde de água fria.
Sera que o Sr. Janot não tem interesse de escutar o vivente? Ou o ministério publico escuta o índio velho ou vai virar tudo festa na casa da mãe Joana.

Reply

Ele tem medo de morrer isso é o que ouvi.

Reply

Se quiser falar mesmo, nao precisa de porra de delacao premiada nenhuma. Faz feito Pedro Collor. Chama a Veja ou entao escreve tudo e manda entregar la. A partir disso, todo mundo vai "ter"que ouvi-lo.

Reply

Este empreiteiro é muito pessimista. Se ele for condenado,
os amigos petralhas vão fazer o possivel por ele, premiando-o
a passar uma temporada na cadeia
na cela do INESQUECIVEL GAIESKI.
Talvez ele goste tanto que resolva ficar por lá.

Reply

Mas o JANOT nao quer ouvi-lo. Esta turma toda esta a servico do LULLA.

Reply

Janot está segurando a coisa, não quer fechar o acordo de delação!!! Está exigindo demais e com isso pode perder as relevantes informações que o empreiteiro poderia fornecer! Talvez seja esse mesmo o objetivo, de Janot: proteger lula e dilma!!!
Qualquer prova que o grandalhão possa dar acerca de prováveis presentinhos (propinas) dados por ele a lula e/ou familiares, será o fim do "Demônio de Garanhuns", e por extensão, da própria SOC (PT)!!!!

Reply

Se o grandalhão não tiver PROVAS contra Lula, o grande chefe da SOC, é melhor que se cale e puxe 100 anos de cana dura!!!!!!!!!

Reply

Cassaria Dilma, teria novas eleições, prenderia Lula e com um novo Governo, cada petista seria "fritado" na face da terra.

Reply

Bom, que o Pessoa escreva e divulgue o que sabe. Ou entao, fique calado e curta a prisao que vai pegar, deixando Lula leve e solto. A escolha agora e' dele.

Reply