Brasil na lama: a capa da The Economist.

(Estadão) A revista The Economist volta a dedicar a capa para o Brasil. Na edição latino-americana que chega às bancas nesta quinta-feira, 26, uma passista de escola de samba está em um pântano coberta de gosma verde com o título “O atoleiro do Brasil”. Em editorial, a revista diz que a antiga estrela da América Latina “está na maior bagunça desde o começo dos anos 1990″.

A Economist diz em editorial que, durante a campanha, Dilma Rousseff “pintou um quadro rosa” sobre o Brasil e a campanha teve o discurso de que conquistas como o emprego, aumento da renda e benefícios sociais seriam ameaçados pela ”oposição neoliberal”. “Apenas dois meses do novo mandato e os brasileiros estão percebendo que foi vendida uma falsa promessa”.

Para a revista, “a economia do Brasil está em uma bagunça, com problemas muito maiores do que o governo admite ou investidores parecem perceber”. Além da ameaça de recessão e da alta inflação, a revista cita como grandes problemas o fraco investimento, o escândalo de corrupção na Petrobras e a desvalorização cambial que aumenta a dívida externa em real das empresas brasileiras. “Escapar desse atoleiro seria difícil mesmo para uma grande liderança política. Dilma, no entanto, é fraca. Ela ganhou a eleição por pequena margem e sua base política está se desintegrando”, diz a revista.

A Economist nota que boa parte dos problemas brasileiros foram gerados pelo próprio governo que adotou uma estratégia de “capitalismo de Estado” no primeiro mandato. Isso gerou fracos resultados nas contas públicas e minou a política industrial e a competitividade, diz o editorial. A revista cita que Dilma Rousseff reconheceu parte desses erros ao convidar Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda. “No entanto, o fracasso do Brasil em lidar rapidamente com distorções macroeconômicas deixou o senhor Levy com uma armadilha de recessão”.

Entre as medidas para que o Brasil retome o caminho do crescimento sustentado, a revista diz que “pode ser muito esperar uma reforma das arcaicas leis trabalhistas”. “Mas ela deve pelo menos tentar simplificar os impostos e reduzir a burocracia sem sentido”, diz o texto, ao citar que há sinais de que o Brasil pode se abrir mais ao comércio exterior.

O editorial termina com a lembrança de que o Brasil não é o único dos BRICS em apuros e a Rússia está em situação pior ainda. “Mesmo com todos os seus problemas, o Brasil não está em uma confusão tão grande como a Rússia. O Brasil tem um grande e diversificado setor privado e instituições democráticas robustas. Mas seus problemas podem ir mais fundo do que muitos imaginam. O tempo para reagir é agora”.

13 comentários

Mas onde esses ingleses viram "instituições democráticas robustas" nesse Brasil véio, se está tudo dominado pelo PT e asseclas?!!!!!!!

Reply

Segundo a revista:
1) Dilma é uma fraca.
2) O tempo de reagir é agora.
3) Russia está numa situação PIOR.

Reply

QUE SUMA A PETRALHA!EM SUMA: Fez de Brasília,BRASÍLULA;do Brasil, fez BRASILAMA!A PTOSE do PT é certa e impostergável,mas dar-se-á num cenário de letargo catastrófico,de imperscrutável pernície,de caos, de terra arrasada.Quem podia, não agiu com a firmeza e presteza próprias do amor a pátria!A remora causou danos por demais irreparáveis: agora é juntar os cacos!PT RÉU DE GENOCÍDIO!

Reply

Hã? Como assim "instituições democráticas robustas"?
Onde? Quando? Onde?

Reply

Reforços para o "exército" do mst, pt, etc.
http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/02/acre-pede-ajuda-federal-para-evitar-entrada-de-haitianos-durante-cheia.html

Reply

Chamem Lula, o boquirroto. Logo ele vai dizer que quem escolheu Dilma para sucedê-lo foi, tcham, tcham, tcham, tcham... o FHC!

Reply

Acho que foram bonzinhos com o Brasil. Este País não está na lama, não: está na MERDA, mesmo!

Henrique Andrade/Natal-RN

Reply

CEL,

Chamem o doutor Honoris Causa Lula, ele foi muito diplomado na Europa, quem sabe resolva os problemas do Brasil. Será que os europeus abriram os olhos para a realidade do Brasil? Tanto lá como cá parece que demoram uma eternidade para perceberem a realidade. Pô? E eu que achava que certos povos fossem mais, digamos, mais atentos. Quiá Quiá Quiá... Sabedoria tinha a minha querida mãe que quando Lula ainda fazia agitações nas portas das fábricas em São Bernardo do Campo e pouco depois se tornara deputado e candidato à presidente da república, afirmou: "ESSE DEMÔNIO VAI ACABAR COM O BRASIL". Dito e feito.

Índio Tonto/SP

Reply

Vários comentaristas estão usando. Como o termo está em moda e na boca de matildes, vamos repetir mais uma vez para forçar a verdade só agora escancarada... "vitória de pirro"!

Dilma não imaginava que ao cerrar a cortinas da eleição, suas tramóias e mentira para vencer o pleito lhe trouxessem tantos dissabores, um revertério incontrolavel, uma verdadeira metralhadora de desapontamentos e ataques.

Apesar de ser cínica, fria, e irresponsável, seu desgaste e abatimento são claramente visíveis. Nossos votos é que a cada dia tudo piore mais para o lado dela, para nunca mais ter chance de destruir um País como fez com o Brasil.

Dilma engula sua merda de vitória, foi vc que escolheu morrer com seu próprio veneno. Embebeda-se com sua "vitória de pirro". Você merece acabar assim.

vitória de pirro = Vitória pírrica ou vitória de Pirro é uma expressão utilizada para se referir a uma vitória obtida a alto preço, potencialmente ACARRETADORA DE ALTOS PREJUIZOS ...(wikipedia).

Ver o fim dessa quadrilha acabando na míngua e na lama ...... NÃO TEM PREÇO!

Reply

Coronel,
o destino da Argentina já chegamos, agora será a caminhada para a Venezuela.

Reply

Estão afundando na Lama Movediça.Acho que a Lama faz bem para a pele.

Reply

Minha vergonha de ser brasileira só aumenta. Socorro!!

Mariana

Reply

Eu nunca desejei que o pais fosse mal, agora eu vejo um lado positivo nisso. Quem sabe agora que tudo vai desabar, desaba na cabeca to PT e assim todos verao o resultado de 12 anos de incompetencia.
Se o Aecio tivesse ganhado, por melhor que fosse o seu governo as coisas andariam mal, ai em 2014 voltava o Lula dizendo que era tudo culpa dos neo-liberais.
Quem sabe agora o PT acaba e nao se levanta mais.

Reply