Nova denúncia do Jayme "Careca": diretor da Petrobras teria transformado piscina em cofre forte.

Jayme "Careca" é o mesmo policial que acusou de forma mentirosa o senador Antonio Anastasia (PMDB-MG). A matéria abaixo, bem como a reprodução acima, são da Folha de São Paulo.

Em seu depoimento à Polícia Federal, o policial afastado Jayme Alves de Oliveira Filho, conhecido como Careca, disse ter ''ouvido'' que o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa teria aterrado uma piscina em sua casa, no Rio de Janeiro, para guardar dinheiro. 

Ainda não é possível saber o que os investigadores fizeram com a vaga informação fornecida por Careca. Mas uma comparação entre imagens aéreas antigas e recentes do local mostra que, de fato, uma piscina desapareceu do imóvel de Costa, que fica num condomínio na Barra da Tijuca (zona oeste do Rio). 

No local onde havia um nítido quadrado azul rodeado de um piso claro, bem na entrada de sua residência, há agora só um gramado plano. Conforme o histórico de imagens de satélite do Google Earth, recurso disponível para quem faz download da ferramenta, a casa de Costa ainda era equipada com a piscina em 17 de setembro de 2009. A imagem mais nítida da piscina, feita três meses antes, é a que ilustra esta reportagem. Em 18 de janeiro de 2010, porém, a piscina já não estava mais lá. Nesta quinta-feira (15), a Folha sobrevoou o local. Na foto mais recente, feita pela reportagem, também só é possível identificar um gramado. 

Preso na sétima etapa da Operação Lava Jato, em novembro, mas já em liberdade, Careca trabalhava como carregador de dinheiro para o doleiro Alberto Youssef, detido até agora. Ele respondeu questionamentos sobre o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras no dia 18 de novembro. 

CONTATO
No depoimento, disse que não mantinha contato com Costa, mas com seu genro, Márcio Lewkowicz. "Conheço o Márcio da loja de móveis que ele tem em Ipanema. Era a pessoa para quem eu entregava o dinheiro", disse. O agente federal afirmou ter entregue ''umas seis vezes'' dinheiro ao genro de Costa, mas não soube informar os valores. Ele negou frequentar a casa do ex-diretor da Petrobras: "Não sei nem onde fica'', afirmou. 

Indagado sobre o local onde Costa guardava o dinheiro que lhe era entregue através do genro, disse supor que os montantes eram levados para casa. Foi aí que o policial, voluntariamente, levantou a questão da piscina. "Posso acrescentar que já ouvi informações que, antes de sua prisão, Paulo Roberto possuía uma piscina em sua residência na Barra da Tijuca, onde está preso atualmente. Ouvi dizer que a mesma foi aterrada antes da sua prisão e que possivelmente ele teria guardado valores onde existia a piscina", afirmou. 

Costa foi preso na Operação Lava Jato, mas deixou a cadeia após firmar um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal no ano passado. Atualmente ele cumpre prisão domiciliar em sua casa --agora desprovida de piscina-- na Barra da Tijuca. O imóvel foi comprado por ele em julho de 2002. 

A Folha procurou o advogado de Costa, João Mestieri, para comentar a declaração de Careca. Na quarta (14), ele disse que só falaria com seu cliente no dia seguinte e faria o possível para dar algum esclarecimento à reportagem. Nesta quinta, ele não respondeu aos recados deixados em seu escritório, no celular e em seu e-mail. A assessoria de imprensa do advogado também não respondeu. A Folha não localizou o genro de Costa.

21 comentários

As fotos me parecem ser de moradias diferentes. Basta olhar ao redor.

Reply

Coronel,

off - brasileiros e a pena de morte

Não concordo com a pena de morte. Porém, concordo que as pessoas paguem por suas penas. Dois brasileiros morrerão em breve por fuzilamento por terem traficado drogas! Quem mandou? Sua ganância! E agora tem que arcar com esta consequência terrível. Que sirva de alerta.

Houvesse penas mais severas no Brasil, leis cumpridas adequadamente e não teríamos esta sociedade decadente e violenta que temos.

É necessário que as pessoas despertem para as consequências de seus atos.

A impunidade no Brasil estimula o crime. É impressionante a banalização da vidal e a facilidade com que matam por qualquer coisa. Menores que são sanguinários com requintes de maldade ficam livres em um piscar de olhos para prosseguir perpetrando suas ações nefastas.

Lamentável ver os lordes da droga com seus impérios e exércitos paralelos mais poderosos e bem armados que nosso próprio exército!

Tudo isto mudará no dia em que as pessoas comuns não usarem mais droga! E para vende-las, os bandidos fazem de tudo. Sob o efeito dessas substâncias as pessoas cometem loucuras.

É o tráfico que sustenta o crime puro, na sua mais terrível essência. E não tem qualquer preocupação em destruir a nossa sociedade.

Alguém aqui tem dúvidas de que a mais alta cúpula do PT é ligada ao tráfico? O Cocaleiro tem a fronteira brasileira livre ao seu dispor!! O crack rola solto em cada esquina.

O uso abusivo do álcool destrói famílias inteiras, causa acidentes com mortes, brigas, crimes.

O brasileiro comum só ficará livre de verdade quando as pessoas pararem de usar droga e abusarem do álcool e valorizarem a essência do ser que não necessita dessa loucura toda para ser feliz!
Coisas simples podem trazer muita alegria e felicidade.

Espero que o Brasil inteiro medite no que está ocorrendo.

Flor Lilás

Reply

CORONEL

Impressionante o poder dessa quadrilha petista.As denúncias se sucedem , uma mais peluda que a outra .Somem os delatores e seguem os salafrários impávidos, desassombrados, e pior, debochados. Graça Foster blindadíssima, Gabrieli blindadíssimo .Risco corro eu de ser atropelado por essa gente nas bombas de combustível, nas gôndolas dos supermercados.
.
O PAÍS VIROU UM BORDEL!!!

Reply

Olhando para as duas imagens,em nada se parecem. Se o local é o mesmo, tudo nele foi modificado, as casas, as piscinas, etc., até rua foi aberta neste local que diminuiu de tamanho. Eu não acredito em matéria da "Falha de São Paulo", nem neste "Jayme Careca" que já demonstrou ser um contratado para despistar o rumo dos verdadeiros mandantes do esquema e que todos já estamos cansados de saber quem são...

Reply

My name is BOND.
JAMES Bond ....

Reply

E a prevaricação do Careca vai prejudicar os benefícios da delação (incompleta???) do
Costa, do PAULINHO Costa ?

Reply

Coronel,

OFF - Mais Médicos

Mais 1.500 municípios poderão se cadastrar. É a CanalhaPetralha financiando a lavagem cerebral no país.

Os prefeitos das cidades estão despedindo médicos brasileiros ou impondo condições ruins (interpessoais e de trabalho) para que os profissionais peçam demissão!

Além do mais, os horrores que o cubanos tem feito, meros agentes de saúde e super-agentes-da0ditadura -castrista, é um absurdo. Os pacientes não entendem o que eles dizem. Diagnósticos não são feitos. Tratamentos inadequados são administrados.

O povo brasileiro precisa dizer: NÃO!

NÃO QUERO SER ATENDIDO POR CUBANO!

Flor Lilás

Reply

Coronel,
é uma pena que o careca não merece crédito. Mesmo assim, não custa nada a PF fazer uma varredura.

Reply

Roubar $$$ é mais fácil do que escondê-loisto é bem difícil os dias atuais,em qe existem controles e rastreamentos. Que a piscina deixou de existir, parece m fato, pelas fotografias. Quem desmancha uma piscina? Não parece justificável, para padrões normais e pessoas razoáveis. Mas deve ter uma entrada secreta no "bunker" do Tio Patinhas. Se Costa omitiu isto na delação premiada...., vai se ver mal, porque sabe qual a pena: prde tudos os efeitos dos benefícios.

Reply

Tem algumas dúvidas aí. É uma pena que essa Careca goste de mentir, tira a credibilidade. E também seria preciso saber porque isso não apareceu na delação premiada do PC Costa. Não seria necessário aparecer ou não existe?

Mariana

Reply

Os Bandidos ladrões do PT VÃO TODOS ARDER NO MÁRMORE DO INFERNO INCLUSIVE SRA DILMA E SENHORA FOSTER, A DUPLA DEMONÍACA DOS INFERNOS !

Reply

É claramente o mesmo lugar.

Reply

Fotos tomadas de ângulos diferentes mostram um avarandado e calçadas onde era a piscina.
Não será a primeira vez que embutem dinheiro no concreto, nas paredes, etc, etc, como os grandes barões do narcotráfico e já estamos cansados de ver.
Aliás, os filmes também estão cheios de exemplos inventiovos e caríssimos de fabricar espaços para ocultação de cadáveres, documentos e dinheiro.
Perfeitamente factível, todavia o fac símile do trecho do depoimento do careca não oferece
credibilidade As suas palavras...

Reply

Não é a mesma casa, numa casa a piscina é perpendicular a fachada a casa e noutra é paralela.

Reply

Li em algum lugar aqui mesmo na internet de que quem tem um cofre em casa é o tal de "Baiano" ( Fernando Soares – conhecido como Fernando Baiano ) , que mora na Estrada do Joá, Rio de Janeiro. será verdade ou nova mentira ?

Reply

A foto é do mesmo local. Uma delas foi tirada bem próxima e outra bem mais alta e com ângulos diferentes como já disseram em outro comentário.
Tem que notar as cores dos telhados continuam as mesmas e a vegetação hj está mais alta.

Reply

Prezada FLOR LILÁS sobre o comentário das 08:06

Você se esqueceu de falar das cidades em que nenhum médico brasileiro quer ir para lá seja como autônomo seja como servidor público.

Você esqueceu de falar também que os médicos formados pelas Universidades Públicas não devolvem UM CENTAVO SEQUER do que o contribuinte brasileiro gastou com eles, através da prestação de serviços médicos à população carente.
Depois de formados eles se recusam a ir para o sertão mas vão trabalhar em clínicas de estética que transformam idosas de 60 anos em ridículas Paquitas deformadas ou então vão para os Estados Unidos trabalhar em grandes hospitais. Será que é justo que esse médico cujos estudos foram pagos pelo contribuinte miserável vá trabalhar depois nessas clínicas ou no exterior?

Dependesse de mim TODOS os formados em Universidades Públicas iriam retribuir de alguma forma o que receberam do contribuinte e de preferência nas quebradas deste país onde eles não querem ir de forma alguma.

OSSIANI

Reply

Deve ter escondido, mas as fotos são de locais completamente distintos.
Sendo assim tira a credibilidade da notícia.
O corrupto também aterrou as piscinas dos vizinhos.
Não é a primeira informação desencontrada que vejo aqui. Aliás, já comentei algumas anteriores.
Assim fica difícil....

Reply

Caro OSSIANI, 16 de janeiro de 2015 22:44

entendo seu sentimento. Porém, o médico recém formado, e conheço vários, não quer ir para tais locais por pura falta de condições.

Imagine um motorista de táxi trabalhar sem gasolina, sem óleo, sem pneus, sem água no carburador, sem freio, e mesmo sem carro! É possível? Obviamente não. A mesma coisa o medico. Não basta conhecimento e estetoscópio no pescoço e aparelho de medir pressão.

Conheço jovens médicos que passaram em concurso para médico da família, trabalharam algum tempo no interior e desistiram de ganhar R$ 10.000,00 porque não havia condições adequadas de atendimento!

Concordo que as pessoas que se formam em universidades públicas, sejam estaduais ou federais deveriam ressarcir a sociedade com trabalho por algum período. Porém para todos os cursos, como você citou.

Infelizmente, o governo petralha está se utilizando da classe médica, para destruir nossa sociedade como um todo. Os médicos são apenas os primeiros!

Sabia que qualquer profissional de todas as áreas ligadas à saúde, formados pelo Mercosul, pode vir trabalhar no Brasil? Sem qualquer revalidação de diploma? Isso engloba dentistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, etc. Que tal? Aguarde os próximos capítulos pois em breve, muito breve, serão engenheiros, arquitetos...
É a maldita filosofia comunista dessa petralhada sendo imposta. Estão comendo nossa sociedade pelas bordas. Quando as pessoas abrirem os olhos será muito tarde.

Flor Lilás

Reply

Caro Ossiani

esqueci de lhe dizer que uma das reivindicações mais importantes do Conselho Federal de Medicina é a carreira médica federal.
Seria semelhante àquela do advogado ou do promotor de justiça, do juiz.

Haveria estrutura presente e o medico iria até o fim do mundo trabalhar e aos poucos, através de promoções iria progredindo em termos de local para ter o poder de optar onde ficar.

Auxiliaria nosso povo e os médicos progrediriam em suas carreiras.

Flor Lilás

Reply

Procura bem que ali pode ser a
caverna do ALI BABA.

Reply