Com medo de novas revelações, Lula age para que Marta saia do PT numa boa.

(Estadão) Em férias com a família desde o final do ano passado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem mantido silêncio sobre as críticas feitas pela senadora Marta Suplicy (PT-SP) ao PT e ao governo Dilma Rousseff. No entanto, segundo interlocutores do ex-presidente, Lula estaria disposto a atuar como articulador de uma saída de Marta do partido para evitar que a ex-prefeita e ex-ministra da Cultura provoque danos ainda maiores ao governo e ao PT.  

Em outra frente, o PT escalou o presidente do diretório estadual do partido, Emidio de Souza, para conduzir formalmente o diálogo com Marta. Emidio, que também está de férias, já procurou interlocutores de Marta para tentar uma aproximação, com aval do presidente nacional do PT, Rui Falcão. De acordo com um colaborador de Lula, o motivo do incômodo não é o conteúdo da entrevista de Marta publicada domingo pelo Estado, mas a forma como a senadora expõe sua versão dos acontecimentos, em especial do movimento “Volta Lula”, do qual foi uma das expoentes. 

Segundo interlocutores do ex-presidente, “Marta não disse nada sobre Lula que já não fosse do conhecimento de Dilma”. Um exemplo é o relato da senadora sobre um jantar com empresários, na casa de Marta, no qual Lula teria concordado com críticas sobre a falta de disposição de diálogo da presidente. Na ocasião, o ex-presidente teria dito que o “empresariado está desgarrando”. “Eles (empresários) fizeram muitas críticas à política econômica e ao jeito da presidente. E ele (Lula) não se fez de rogado, entrou nas críticas”, afirmou a senadora na entrevista. 

Conforme uma pessoa próxima de Lula, o ex-presidente teria feito um alerta com o mesmo teor à própria Dilma, ainda em 2013, aconselhando a presidente a “não olhar apenas para a gestão e cuidar da política”. O entorno do ex-presidente também não nega as articulações pela volta de Lula que, no auge, “pareciam uma romaria” na porta do Instituto Lula, mas nega que ele tenha incentivado a movimentação, embora nunca tenha escondido a preocupação com o cenário eleitoral e com os rumos da economia. 

Um colaborador de Lula, que participou de uma das reuniões com Marta, relatou que Lula teria sido enfático ao rejeitar a possibilidade de entrar em uma disputa com Dilma. Ele teria alegado que a presidente tinha direito à reeleição. A entrevista de Marta não abalou “em um milímetro sequer” o elo entre ele e a presidente, sustenta uma fonte do entorno do ex-presidente. Outro colaborador do ex-presidente resumiu a relação entre Dilma e Lula como “de independência de um lado e respeito do outro”, na qual Lula tem liberdade para emitir suas opiniões sobre o governo sem interferir nas decisões da sucessora, a não ser quando é consultado. 

Holofotes. Embora não haja contestação dos pontos fundamentais da entrevista, lulistas enxergaram na “narrativa criada” por Marta um cálculo político com intuito de chamar atenção no momento em que se prepara para deixar o PT, além de indícios de mágoa pessoal em relação a alguns personagens do partido, em especial o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, com quem a senadora travou (e perdeu) disputas pelo direito de disputar o governo de São Paulo em 2006 e 2010. Outro alvo do rancor de Marta, segundo lulistas, é Rui Falcão, que foi um de seus principais assessores na Prefeitura (2001-2004) e hoje se tornou desafeto da senadora.

17 comentários

Qual dos dois tem o que há de pior em matéria de caráter: Lula ou Marta Suplicy? Só um imbecil não percebe que essa dupla está agindo em sintonia.

Reply

Coronel,
espero que a briga da quadrilha aumente ainda mais.

Reply

Se o primeiro anônimo lesse jornais saberia, por exemplo, que o Lula está PT da vida com a Dilma, que o excluiu e seu grupo do governo. É lógico que ele prefere ver a Marta fora do partido, para não destruir o restinho que ele ainda tem lá. Não podemos nos esquecer que 'REI" sem coroa, sem caneta e sem poder de decisão é um João ninguém qualquer e o Lula não quer ser isto. Ah! caso vc não saiba a Marta quer porque quer ser candidata a prefeito de S. Paulo contra quem? O queridinho do Lula o Haddad.

Reply

Quando essa canalha briga, é bom para o Brasil.

Reply

Essa corja tem telhado de vidro e um tapete enorme, só que nem tudo que vai para debaixo do tapetão de madame satã permanece sólido, há coisa que vira chorume.
Tá na cara, ou era sabido que o X-9dedos iria tratar de de fechar o tampo do bacio, para que não entornasse o produto.

Reply

Velha (segundo Lulla, e preterida por elle para disputar eleições em SP) e ex-copeira de Dillma, Mallta já não serve ao FêTê.
Carta fora do baralho.
Mallta, vai pro pronatec!

Reply

Essa Marta pode falar o quanto quiser mas, depois de mamar nas tetas do PT por tanto tempo, não passa de maçã podre. Azar do Partido que a tiver em seus quadros, pois é tão idiota quanto ela. Em todas as entrevistas que ela deu (que eu li) vê-se uma pessoa de quatro pelo palanque ambulante. Coitada! Vai continuar de joelhos aos pés do Lulla E terminar sozinha nessa história. Tontona! Esperem a próxima eleição. Não demora muito e o PT vai detonar com a biografia dela.
Agda.

PS.: Coronel, tem uma parte de uma entrevista que ela diz (e não me sai da cabeça): "‘A situação está muito difícil eleitoralmente para o PT, mas muito difícil para o País. Porque vai ser muito difícil a Dilma conduzir o País de outro jeito, você já conhece o jeito dela’. Mas ele disse que íamos ganhar e que eu estava falando de coisas que eu não entendia."(sic). Esta última parte é bem reveladora, não? Se o Brasil fosse um país sério, essa última eleição deveria ter sido anulada.

Reply

PQP!!!! Como essa cambada de VAGABUNDOS tira férias!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Reply

Torço para que o FêTê não mude.
Que continue daí para pior!

Reply

E esses empresários que estavam desgarrando, segundo fala de Lula, hein? que papelão. Porisso tantos estão presos e outros prestes a entrar na cadeia. Desgarrando de onde e de que, quero dizer, isso implica deduzirmos que estavam amarrados mas, de que forma? há muita coisa que precisa vir à tona nessa relação espúria entre certos empresários e o governo. Aliás, na veja desta semana mais uma reveação pode ( ou deveria) levar Lula a ser ficha suja:o caso do dinheiro da petrobrás para escolas ilma também fica exposta para perder o crgo pois muitas empresas com contratos com o governo fizeram doação para sua campanha e isso não é permitido pela lei.

Reply

O foco eh impeachment. Estão tentando desviar o foco.

Reply

Que Gestão? Que política? Enquanto a economia vai para o buraco, o interesse é Marta e Lula?

Reply

Ô saco! Quando é que esse cara vai virar passarinho e voar junto com aquele porcaria venezuelano, hein?

Reply

Coronel,

vontade de colocar toda esta CanalhaPetralha em um quarto, com foices, no escuro.

Flor Lilás

Reply

o que seria um colaborador do lula? mais um ladrão? mais um corruptor? o que seria um colaborador do lula?.

Reply

"O FETÊ FODE TUDO E A FETOBRAIS É NOSSA", segundo lulla!
traduzindo o lingua presa,
"o pt pode tudo e a petrobrás é nossa"

Reply

Lula tirando férias? Piada da semana.

Reply