Surgem provas documentais, quando Dilma ainda presidia o Conselho, de que Graça Foster foi informada sobre corrupção na Petrobras. Hoje uma amiga blinda a outra.


Documentos internos da Petrobras obtidos pelo Valor mostram que a diretoria da estatal, inclusive sua presidente, Graça Foster, foram informadas das irregularidades na empresa muito antes da revelação do escândalo pela operação Lava-Jato. A geóloga Venina Velosa da Fonseca (FOTO), que foi gerente-executiva da diretoria de abastecimento, onde ocorreu a maioria dos desvios apontados pelas investigações, afirma que alertou sobre pagamentos de serviços de comunicação que não foram prestados e sobre a escalada de aditivos que elevaram os custos da refinaria Abreu e Lima de US$ 4 bilhões para US$ 18 bilhões.

A funcionária, que foi afastada da Petrobras no mês passado mesmo sem ter sido acusada pelo Ministério Público de participação no esquema de corrupção, diz ter alertado José Carlos Cosenza - que substituiu Paulo Roberto Costa, mentor e delator das irregularidades - a respeito dos desmandos, sem que nenhuma providência tenha sido tomada.

Venina sustenta, por meio de cópias de e-mails e de centenas de documentos protocolados na estatal, que notificou Graça Foster pela primeira vez em mensagem enviada no dia 3 de abril de 2009, quando a atual presidente ocupava a diretoria de gás e energia. Ela voltou a enviar mensagens depois que Graça assumiu o comando da empresa, em fevereiro de 2012. 
 
Uma das alegações de Venina é que, por causa das denúncias que fez, teria sido destituída da gerência-executiva em outubro de 2009 e transferida para o escritório da estatal em Cingapura em fevereiro de 2010, onde, segundo ela, não exerceu nenhuma função. Ainda de acordo com Venina, em uma ocasião, após ouvir as denúncias de sua gerente, Paulo Roberto Costa teria apontado para o retrato do presidente Lula e indagado se ela queria "derrubar todo o mundo".

Procurada pelo Valor, a Petrobras não respondeu aos pedidos de esclarecimentos até o fechamento desta edição. O Ministério Público vai tomar o depoimento de Venina na próxima semana, em Curitiba. (Valor Econômico)

Observação: Dilma saiu da presidência do Conselho de Administração da Petrobras em março de 2010, um ano depois das primeiras denúncias. Dilma nomeou Graça como presidente da Petrobras em 2012.

15 comentários

Coronel, Dilma e Graça não foram informadas da maior corrupção da história do mundo moderno. A grande verdade é que elas CHEFIAVAM a ROUBALHEIRA!!!!!!

Reply

Sobre o seu tweet sobre o Agnulo que estaria roubando de caminhão, pergunto: e os 11 caminhões baú que saíram do Alvorada com a mudança do Lula?
Onde foram parar?

Reply

Lamentável e muito estranho.

Coronel, com o mundo inteiro sabendo das falcatruas criminosas praticadas por Dilma Rousseff na Petrobras, o movimento 'Revoltados on line' às vesperas do dia 13/12, simplesmente cancela sine die a enorme e histórica manifestação pro-impeachment que aconteceria na Avenida Paulista.

Foi um belo presente de Natal os 'revoltados' deram à 'presidenta'.

INACEITÁVEL!!!

Reply

"OTORIDADES DESSEPAIZ"

Helôoo
O que estamos vendo é um arrastão em plena luz do dia patrocinado pelo lulopetismo.
Acho que já cabe um "teje preso" acompanhado do lembrete do direito de ficar calado.

Reply

Corona, enquanto eles não nos derem um motivo plausível pelo cancelamento da manifestação contra Dilma Russeff, eu só os chamarei de 'Revoltados Off Line'.

Reply

Não há petista inocente, todos estes bandidos estão mais do que envolvidos no enorme esquema de corrupção montado pela sofisticada organização criminosa, comandada pelo PT.

Reply

O cerco fechou-se sobre Lula e Dilma. Sao inumeros fatos que comprometem a postura de ambos ante os fatos. Ainda que nao apareça prova de que pegaram dinheiro da empresa, os fatos ( presidente TCU, essa geologa, etc) comprovam que eles sabiam de tudo e prevaricaram, cometeram crime de responsabilidade administrativa, permitiram, em outras palavras, a roubalheira geral. E vem mai por ai'.

Reply

Anonimo 10.07

Não houve cancelamento da manifestação dos Revoltados Online junto com o cantor Lobão, amanhã, sábado 13 de dezembro / Masp-Paulista.

É a última manifestação do ano.


Chris@/SP

Reply

A única surpresa que a dupla Lulla / Dillma pode ter é que os caras roubaram MAIS do que havia sido combinado com elles.
O resto é conversa mole para enganar os trouxas !

Reply

vamos lá oposição ! convocação urgente ! vamos botar a boca no mundo !

Reply

CEL,

Comunicado enviado pela Petrobras aos investidores:

"""Rio de Janeiro, 09 de dezembro de 2014, Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras informa que recebeu hoje citação relativa à ação coletiva (class action) movida pelo Sr. Peter Kaltman perante corte nos Estados Unidos (United States District Court, Southern District of New York).

O autor afirma ser titular de American Depositary Shares (ADSs) da Petrobras e pede para representar todas as pessoas que adquiriram ADSs na Bolsa de Nova Iorque entre 20 de maio de 2010 e 21 de novembro de 2014, alegadamente prejudicadas uma vez que o preço das ADSs da Petrobras teria sofrido desvalorização a partir das recentes denúncias de casos de corrupção. Segundo o autor, a Petrobras teria feito declarações enganosas ao mercado. Com base nessas alegações, requer a condenação da Petrobras ao pagamento de indenização pelas perdas supostamente sofridas.

A Companhia realizará sua defesa através de escritório de advocacia americano especializado.

A Petrobras reitera que está colaborando com as investigações conduzidas pelas autoridades públicas."""

Índio Tonto/SP

Reply

Eles já devem estar se articulando para deixar o país.
Pizzo vai dar guarida a essa corja de cafagestes amorais.

Vigiem as fronteiras confisquem os passaportes.

O Pizolatto fez- qualquer um deles pode fazer o mesmo.

Reply

Prezada Chris, para que não haja a menor dúvida a respeito do que eu venho he dizendo, aqui está o vídeo no qual Marcello Reis (revoltados off line) afirma que a manifestação marcada para o dia 13/12, na Avenida Paulista, foi cancelada.

Jacob Samuelson

Reply

Prezada Chris, estou tão 'revoltado' que acabei esquecendo de colocar o vídeo.

https://www.facebook.com/video.php?v=1046698022023416&set=vb.144205978939296&type=2&theater

Jacob Samuelson

Reply

Se a gracinha sair a dilma chora mais que bezerro desmamado.

Reply