Petrolão: clareza dos argumentos do juiz Sérgio Moro desmancha esperteza dos maiores advogados de corruptos do Brasil.

Juiz Sérgio Moro: barrando a esperteza dos advogados que atuam na Lava Jato.
 
É até hilariante ver as tentativas escrotas dos maiores advogados criminalistas do Brasil para libertar os seus clientes corruptos serem derrubadas de forma clara e concisa pelo juiz Sérgio Moro, que conduz com mão de ferro e caneta imbatível a Operação Lava Jato. A matéria abaixo é da Folha de São Paulo.

O juiz federal de Curitiba (PR) Sergio Moro, um dos responsáveis pela Operação Lava Jato, escreveu que "aparenta ser inconsistente" a alegação da empreiteira Mendes Júnior de que só pagou sob pressão e ameaças um total de R$ 8 milhões de propina ao esquema montado na Petrobras. 

Argumento semelhante foi apresentado pela empreiteira Galvão Engenharia, que disse ter desembolsado R$ 12,8 milhões a dois grupos porque temia não obter novos contratos ou perder os que já detinha na petroleira. 

Se comprovado, o ato poderia caracterizar concussão, crime praticado por servidor público ou contra a administração pública, que é, segundo o Código Penal, "exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida". 

"Quem é vítima de concussão busca a Polícia e não as sombras. Não há registro de qualquer resistência da parte do investigado quanto à suposta exigência, surgindo a admissão parcial dos fatos somente agora, quando já preso cautelarmente por esse mesmo crime e outros", escreveu Moro. O despacho diz respeito a um pedido de revogação da prisão preventiva do vice-presidente executivo da Mendes Júnior, Sérgio Cunha Mendes, que está na carceragem da PF de Curitiba. O juiz não acolheu o pedido. 

Moro afirmou ainda que o longo período em que os pagamentos foram feitos parceladamente pela Mendes Júnior, cerca de dois anos, sugere "inconsistência" no argumento da concussão. "A concussão é usualmente fruto de exigência ilegal momentânea, que reduz a capacidade da vítima de resistir (...) e não fruto de uma relação prolongada entre o particular e o agente público, como, no caso presente, no qual empresa agraciada com contratos públicos concorda em realizar pagamentos a agentes públicos para persistir em sua atividade lucrativa." 

O juiz acrescentou que os indícios levados ao conhecimento do Judiciário até agora demonstram que "o esquema criminoso é muito superior a uma exigência ou solicitação isolada de vantagem". "Há provas de um esquema criminoso duradouro e sistemático para frustrar licitações da Petrobras, impor preços em contratos públicos sem concorrência real, lavar recursos obtidos com tais crimes", escreveu. Segundo Moro, os indícios sugerem remunerações contínuas a agentes públicos.

8 comentários

É verdade que somente as empresas que aceitam entrar no esquema de propina conseguem fazer negócios com a Petrobras. Só que denunciar, que é bom, nenhuma delas cogita, pois as licitações são superfaturadas. Ou seja, são todos bandidos!

Reply

Sergio Moro , herói nacional.

Reply

Aqui, não se trata de concussão, mas de conluio das empresas com o PT para cobrar mais do que a obra vale e depois repassar uma parte para os cofres partidários.

Reply

Se tivesse tivessem tido tempo, provavelmente a dupla Joaquim Barbosa e Sergio Moro teriam sido o Batman e o Robin da Justiça brasileira. Agora, ficou somente o Robin (Juiz Sergio Moro) como herói da resistência aos corruptos e corruptores.

Reply

Um político com a mãe ao telefone.

- Mamãe, mamãe, hoje eu recebi uma proposta indecente do governo petista. Se eu votar a favor de algo totalmente ilegal e imoral vou ganhar uma grana fabulosa. O que é que eu faço?!
- Filhão, muita calma nessa hora. Deixa eu lhe contar: como você acha que eu consegui dinheiro pra pagar os seus estudos e lhe dar aquela mesada polpuda todo mês, hein?
- Mamãe, o que a senhora está insinuando??!
- Filhão, vá por mim, eu também tinha as minhas regras de conduta dentro do que eu fazia: só transava se o cliente usasse camisinha e se fosse anal tinha que ter pomadinha.
- Tá bom, mamãe, a senhora me convenceu, eu vou votar a favor.
- Mais uma coisa, filhão, não sinta vergonha de nada, qualquer outro no seu lugar faria o mesmo. O ministro da Justiça não disse recentemente que todo brasileiro é ladrão?! Cabeça erguida, filhão. A mamãe tá do seu lado. Ah, e não se esqueça, no Natal vamos todos pra Disneylândia e o nosso Reveillion será em Paris. Te amo, um beijão!
- Mamãe, mamãe, eu também te amo!

Reply

Ter advogados incompetentes é também uma espécie de punição aos meliantes.

Reply

Juiz Moro me representa.

Reply

Agora que morreu o mentor das teses salvadoras, os Doutores estão passando vexame, vão querer enganar quem com tais argumentos ridículos, não passarão o Excelentíssimo Juiz é independente e segue a risca da lei com muita desenvoltura, portanto Senhores Doutores é melhor negociarem "Delação Premiada", pois a cana vai ser dura para a turma do Petrolão, vocês serão os novos Marcos Valérios da vida. Esperto foi o Paulo Roberto e o Yosef, negociaram e vão conseguir redução de pena.

Reply