Força-tarefa do MPF derrotou os maiores advogados do país e deve denunciar mais de 20 executivos das maiores empreiteiras do Brasil na Operação Lava Jato.

Clique na imagem para ampliar.

Eles têm entre 28 e 50 anos, são pós-graduados em universidades americanas e europeias, estudiosos da operação Mãos Limpas, que desarticulou a máfia italiana no começo dos anos 90 e atuaram juntos em casos como o Banestado e o mensalão. Os nove procuradores da Operação Lava-Jato fizeram uso inédito das delações premiadas na obtenção de provas para a denúncia a ser oferecida contra aquela que é apresentada como a maior organização criminosa de agentes públicos e privados já desbaratada no país.

Nas últimas semanas, os nove procuradores da operação Lava-Jato chegaram trabalharam 14 horas por dia para concluir a denúncia formal - pedido de abertura do processo criminal da operação Lava-Jato. Trabalharam sob o desafio de produzir provas mais concretas do que aquelas que levaram à anulação da operação Castelo de Areia, em 2009.

Pelo menos 20 executivos de grandes empreiteiras do país deverão ser denunciados por crimes de formação de cartel, fraude à licitações, corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, falsificação de documentos e outros delitos relacionados a suposto esquema de corrupção na Petrobras. Se o juiz Sergio Moro, titular da 13ª Vara Criminal da Justiça Federal do Paraná, aceitar a denúncia, os executivos, além do doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, se tornarão réus. 

Carlos Fernando dos Santos Lima, 50, é considerado por advogados de defesa como "o cérebro" por trás dos acordos de delação premiada. É a maior autoridade em colaboração jurídica internacional da equipe. É vice-secretário de cooperação jurídica internacional da procuradoria geral da República. Especialista em compliance, crimes do colarinho branco e colaboração premiada, fez mestrado em Cornell, nos Estados Unidos.

Comunicativo, moveu as peças da investigação de modo a dar um "xeque-mate" reconhecido até por defensores dos investigados, que o classificam de "duro na queda". É especialista em delação premiada. "Negociar com ele é quase impossível", diz um advogado que representa uma das empreiteiras. "Ele ouve com muita atenção, deixa todo mundo falar. E no fim, diz não."

Foi Carlos Fernando quem disse não a advogados da Odebrecht, Camargo Corrêa, OAS e a outras duas grandes empreiteiras, na véspera da deflagração da 7ª fase da Lava-Jato, uma quinta-feira, dia 13 de novembro. Eles propuseram pagar até R$ 1,2 bilhão em troca do encerramento das investigações e a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MPF. Carlos Fernando considerou a proposta "imoral".

Para os criminalistas que frequentam a sede da PF em Curitiba, onde estão presos os executivos e outros envolvivos na operação Lava-Jato, esta é a "a turma 'sangue nos olhos'"; é assim que eles definem os procuradores da força-tarefa. Já foram chamados também de "Cavaleiros do Apocalipse".

Os procuradores têm experiência no combate à lavagem de dinheiro e ao crime organizado, e estão ligados pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), onde lecionam e palestram. O trabalho "Manual de Atuação das Forças-Tarefas", publicado pela ESMPU em 2011, traduz um pouco essa ligação. Foi coordenado por Januário Paludo e preparado por Carlos Fernando - ambos na Lava-Jato - e pelo secretário de cooperação internacional da Procuradoria Geral da República, Vladimir Aras.

A lista de agradecimentos da publicação inclui Dallagnol e Martello, também na Lava-Jato. Os quatro procuradores atuaram juntos na força-tarefa do caso do Banco do Estado do Paraná (Banestado), entre 2003 e 2006. A investigação, segundo o Ministério Público Federal (MPF), apurou o envio de mais de U$ 30 bilhões remetidos ilegalmente ao exterior entre 1996 e 2002 via agência do Banestado em Foz do Iguaçu.

A investigação, que resultou em mais de dois mil inquéritos policiais, virou tema de estudo de caso no trabalho da ESMPU. Na publicação, os procuradores agradecem também ao juiz Sergio Moro, que julgou o caso Banestado e hoje é titular das ações penais da Lava-Jato.

O manual das forças-tarefas inspira-se em congêneres americanas: "Segundo o Agente Especial do FBI James Casey, o elemento crítico de uma força-tarefa é a sua composição. É essencial que existam membros com diferentes habilidades e um acompanhamento constante das atividades do grupo, com coordenação administrativa e operacional, levantamento estatístico e verificação de resultados".

A composição da força-tarefa da Lava-Jato seguiu à risca as recomendações do agente do FBI. Há especialistas em diferentes áreas: tributária, criminal, lavagem de dinheiro, atividade policial e judicialização da política, por exemplo. (Valor Econômico)

30 comentários

O MPF não indiciará, mas denunciará. É a denúncia que transforma investigação em processo criminal.

Reply

Coronel,

Vamos ver se eles conseguem pegar o
"Capo di tutti i capi". Se não pegar este o serviço vai ficar incompleto.

Reply

Justificariam o crédito a eles concedido somente se puserem os chefes da quadrilha na cadeia, propondo o impeachment de governantes após apresentarem a inúmera quantidade de provas que se acumulam e o sustentariam.

Reply

Heróis de verdade!!

Reply

Coronel, não se trata de derrotar os melhores advogados, mas sim o compromisso com a Constituição Brasileira. Definindo aos Corruptores e Corruptos que eles não estão acima da Lei. Parabéns à estes Promotores. Seria interessante que os demais Promotores existentes neste imenso País e que estão inclinados ao aparelhamentos, espelhem-se nestes de Curitiba. Que seja o início do PASSAR O BRASIL A LIMPO.

Reply

Ainda há juízes em Berlim!

Reply

Se todos fossem iguais a você ......

Se essa competência fosse característica também da ORCA de paletó vermelho e do (atente para o impossível) do cachaceiro molusco, hoje o Brasil seria o primeiro País de primeiro mundo!

Esses anencéfalos incompetentes, só roubaram.

Ainda bem que aparecem heróis com competência para exterminar essa quadrilha.

Reply

ÓTIMOS ARTIGOS!
AS LÁGRIMAS DE DILMA NÃO ME CONVENCERAM…

AQUI: HTTP://TRIBUNADAINTERNET.COM.BR/AS-LAGRIMAS-DE-DILMA-NAO-ME-CONVENCERAM/


CAMPANHA DO DESARMAMENTO FOI MAIS UMA FARSA DO GOVERNO.
E AQUI: HTTP://TRIBUNADAINTERNET.COM.BR/CAMPANHA-DO-DESARMAMENTO-FOI-MAIS-UMA-FARSA-DO-GOVERNO/

Reply

Esa mais fácil cassar bolsonaro por causa do que ele falou do que cassar dilma por causa do que ela roubou.

Eu vejo uma vingança plena dos comunistas contra os militares.

Vejo militares sendo humilhados, vejo um país derrotado, o que os demais países pensam, como eles vêem nosso país, com a força maior de defesa, nossos militares, humilhados, perseguidos, pelo próprio estado.

PEÇO AOS MILITARES UMA AÇÃO, NÃO A FORÇA, MAS DE BUSCA DE SOLUÇÃO PARA QUE POSSAMOS SER UMA NAÇÃO RESPEITADA.

Não podemos nos perder.

Assim me sinto, não sou militar mas sempre os admirei, sempre dormir tranquilo sabendo que existem defensores e seguradores da nação, hoje ja não sinto seguro, tenho medo.

Humilhação de toda uma nação.

Reply


Estes caras eu tenho orgulho e prazer de sustentar com meus impostos.
O agradecimento dos contribuintes brasileiros...Merecem e honram cada tostão que ganham...Olham para os filhos de frente e com orgulho.

Reply

Coronel hoje em dia todo brasileiro sabe o que foi o mensalão justamente por ele se chamar mensalão. Ou seja o nome popularizou o escandalo. Voce as vezes dá a entender que tem contato com políticos da oposição. O que quero dizer? Uma simples sugestão,diga a eles para chamarem a coisa pelo nome em todas as ocasiões, nunca percam a oportunidade de dizerem em alto e bom tom: PETROLÃO.

Reply

Prezado coronel,

Obrigado por seu trabalho, venho ao blog TODO DANTO DIA para saber dos descalabros deste governo petista e seus DESCALABROS E ACINTES com nosso país. OBRIGADO POR SER TÃO ATUANTE!!!

viva cada um destes profissionais, jovens, corajosos e que podem marcar indelevelmente a força da JUSTIÇA EM NOSSO PAÍS,!!! MIL VIVAS A CADA UM DELES E QUE DEUS NOS ACOMPANHE PARA O TRIUNFO DA VERDADE E DA JUSTIÇA CONTRA ESTA GENTALHA ACINTOSA QUE TOMOU CONTA DO PAIS HÁ 12 anos

Reply

Tenho orgulho deste pessoal, ainda existe pessoas de bem neste país e quem sabe colocar no rumo certo. Mas de nada adianta se não pegar a vagabunda e pilantra safado do lula. De nada adianta se não checar ao IMPEACHMENT da vagabunda, pois tudo vai continuar do mesmo jeito.

Reply

Precisam chegar ate "O CHEFE" e seus apaniguados, senão caíra por terra todo este trabalho.

Reply

Se não conseguirem pegar OS CHEFES, Lula e Dilma, com provas cabais, de nada adiantou tanto esforço e competência!!!

Reply

OLÁ!!! SUGIRO QUE O MINISTÉRIO PUBLICO, INVESTIGUE À FUNDO, NA CIDADE DE MARINGÁ NO PARANÁ, O SR, JÚNIOR JOÃO RODRIGUES DA SILVA...OS PROMOTORES FICARÃO ENCANTADOS COM ESTA MERCADORIA...SE LOCALIZA PRÓXIMO AO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO E É PROPRIETÁRIO DA EMPRESA JR MOTORES. VALE CONFERIR, SENHORES!!!
MAS ANDE DEPRESSA POIS A "MERCADORIA! E ASSESSORIA, AGEM COMO O "MERCÚRIO"...QUASE IMPOSSÍVEL DE SEGURAR....

Reply

O que este pessoal está procurando e, se Deus quiser conseguem é colocar o "nove dedos" no seu devido lugar, ou seja, na cadeia.
Uma pena que no Brasil a cadeia seja leve como foi para os já condenados que já estão curtindo o natal em casa...Como gostaria que aqui se parecesse com a China nestes casos...Como seria? O serviço seria completo com meio século de atraso...Fui

Reply

Coronel,
espero que o Judiciário não se ajoelhe como tem sempre feito. Principalmente o STF.

Reply

É um afago na alma quando aparecem brasileiros honrados e competentes assim, peitando essa corja de bandidos. Isso nos reanima, é como desfibrilador reavivando nossos corações tão amargurados em ver o Brasil, nascido em berço esplêndido, hoje achincalhado nas mão do Lula, da ORCA e da militância parasita do PT.

Reply

Che Guevara estuprou sua empregada na frente de quatro amigos em sua casa durante uma reunião;
( Silêncio dos esquerdalhas)
-> Asessor de Gleise Hoffman foi acusado por estupro e pedofilia;
( Silêncio dos esquerdalhas )
> Lula falou que tentou estuprar um colega de prisão na cadeia;
( Silêncio da esquerda )
-> Paulo Ghiraldelli falou que Rachel Sheherazad deveria ser estuprada;
(Silêncio da esquerda)
-> Isis foram acusados de estuprarem mulheres no oriente médio;
( Silêncio da esquerda )
-> Maria do Rosário defendeu penas mais brandas pra estupradores;
( Silêncio da esquerda )
-> Bolsonaro é acusado de estuprador e se defende com ironia dizendo: "Não te estupro por que você não merece";
(O Brasil todo em alvoroço)
:

Reply

o sarney foi avisado pelo governo e sacou seu dinheiro do banco santos, agora a filhinha roseana foi avisada da lava-jato e tirou o time de campo. quais seriam as sanções como governadora no cargo ? avisaram-a por quê ?

Reply

Tá na hora de pegar o nove dedos e a gorda de vermelho.

Reply

Coronel você está errado eles não derrotaram os maiores advogados do Brasil, na realidade eles enquadraram e derrotaram o maior pizzaiolo do governo Dilma, o chefe deles o Rodrigo Janot. Impressionante como este cidadão mudou da água para o vinho de uns dias para cá.

Reply


VAI FALTAR VAGA NA PAPUDA!!!!!!

Reply

Essa turma a serviço do governo petista começa a sentir a açao coordenada dos procuradores. Parece que a estrategia e' chegar por etapas ao nucleo. Aguardemos com paciencia a chegada no governo, alcançando Lula. Nao tem como escapar, afinal, o presidente do TCU afirmou que avisara a Lula e ele nada fez e ainda liberou a dinheirama. Isso tambem ocorreu no governo Dilma. Um volume de falcatruas dessa natureza nao acontece sem que o governo nao saiba, sobretudo, durante tanto tempo.

Reply

Eita! Que os advogados de compadrio estão se dando mal como os promotores que não "comem reggae" como se diz aqui na Bahia. Tô rindo por dentro. É assustador deparar com pessoas que não se corrompem. Quem nos salvará (devem pensar)? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Reply

Discurso bobo e babão, ineficaz contra o embuste esquerdopata. Está na hora das FFAA, coesas, levantarem a lista dos civis assassinados pelos terroristas da esquerda e abrir os arquivos, dialogar com a sociedade. Chamar terroristas de levianos é muito leve. Assassinos é o que elles são.

Reply

Não gostaria de dizer que os "meninos" procuradores tem "sangue nos olhos", mas, dizer que eles tem o brilho da esperança. Os procuradores que atuam na operação lava-jato demonstram que ainda há brasileiros com muita decencia. Que existem pessoas que não se afastaram dos valores eticos e morais que norteiam uma sociedade justa. Sinto-me confortado por saber que ainda existem milhares de jovens com o brilho da indignação frente aos desmandos contra o Estado brasileiro. Esses jovens procuradores são abençoados por Deus.

Reply

E os políticos ate agora nada ou sera que sera só os nomeados na Petrobras e os empreiteiros?

Reply

Legal. Currículos de primeira. Um pequeno problema apenas. Sem delação premiada teria acontecido o quê?

Reply