Feliz Natal, seus panacas que votaram no PT! Dilma sobe juros para 11,75%, a maior taxa entre os emergentes.

 
O Banco Central prometeu e cumpriu: acelerou o ritmo de alta de juros este mês para 0,50 ponto porcentual e levou a taxa básica Selic para 11,75% ao ano, mesmo em um cenário de economia estagnada. É o maior patamar desde outubro de 2011, quando a taxa estava em 12% - no fim daquele mês, a Selic foi reduzida para 11,5%. A decisão unânime era aguardada por uma parte pequena do mercado financeiro, que acabou se tornando majoritária nos últimos dias após sinais emitidos pela própria instituição. 

De acordo com o comunicado que se seguiu à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), o esforço adicional de política monetária "tende a ser implementado com parcimônia". Isso, conforme os diretores, considerando os efeitos cumulativos e defasados dessa política. A nota é bem diferente da divulgada na decisão anterior e, ao mesmo tempo que avança na magnitude de alta, apresenta como contraponto, ao usar a palavra "parcimônia", a necessidade de cuidado nesse ciclo de alta que se iniciou em outubro. A próxima reunião está marcada para 21 de janeiro.

Esse aumento maior estava na conta de dois terços dos analistas consultados pelo AE Projeções, já ressabiados pela "bola nas costas" que tomaram na reunião de outubro. Na ocasião, o BC surpreendeu ao elevar a taxa em 0,25 pp, quando unanimemente se aguardava estabilidade. Passado o susto, houve quem falasse até que a instituição tentou passar pistas, mas que a comunicação foi prejudicada pelo ruído eleitoral da campanha à Presidência da República.

Desta vez, o BC fez questão de deixar claro que poderia elevar o tom em suas ações. Em evento da autarquia em Florianópolis (SC), o diretor de Política Econômica, Carlos Hamilton, garantiu que o Copom não seria complacente com a inflação e acrescentou que, se considerasse adequado, poderia recalibrar a política monetária. Para quem ficou com dúvidas sobre a mensagem pretendida, o diretor foi ainda mais claro: "para bom entendedor, pingo é I".
 
Vigilante. Na semana passada, quando confirmado à frente do BC no novo mandato de Dilma Rousseff, foi o presidente Alexandre Tombini que reforçou o recado. Ele admitiu que a inflação acumulada em 12 meses ainda seguia elevada e que, nessas circunstâncias, a política monetária deve se manter "especialmente vigilante" para evitar que ajustes de preço se espalhem para o resto da economia. Tombini apenas repetiu o que a ata do Copom anterior já havia trazido. Mas foi o presidente, em carne e osso, dizendo com todas as letras que estava preocupado com uma difusão da inflação pela economia. Isso tem peso maior. Ainda mais no cenário em que foi dita a frase, ao lado dos dois novos nomes da equipe econômica (Joaquim Levy, no Ministério da Fazenda, e Nelson Barbosa, no Planejamento). 

A expectativa em relação à atuação da equipe econômica - largamente aprovada pelo mercado financeiro - é um ingrediente a mais nas formações das apostas dos analistas sobre a condução da política monetária. Acredita-se que haverá mais austeridade fiscal, o que pode contribuir para o trabalho desempenhado pelo BC nos juros em 2015, quando a alta começa a impactar a economia.

Ao contrário da decisão anterior, que foi dividida por causa de dúvidas de alguns diretores a respeito sobre a magnitude e a persistência dos ajustes de preços, a decisão agora foi tomada de forma unânime. Todos devem ter chegado a um consenso de que a incorporação da alta do dólar sobre os preços domésticos - tornando-os mais próximos dos internacionais - e o ajuste dos preços administrados pelo governo em relação aos livres é, sim, um fator de pressão a mais sobre a inflação. 

Esta era uma dúvida expressa nas comunicações anteriores da autoridade monetária. A grande questão que fica é sobre como essa alta mais forte dos juros, que é repassada de forma quase que automática ao mercado de crédito, pode prejudicar a atividade econômica, que dá poucos indícios de recuperação. No ano até o terceiro trimestre, a alta do Produto Interno Bruto (PIB) está em 0,2%.

Veja abaixo a íntegra do comunicado:

"O Copom decidiu, por unanimidade, intensificar, neste momento, o ajuste da taxa Selic e elevá-la em 0,50 p.p., para 11,75% a.a., sem viés.

Considerando os efeitos cumulativos e defasados da política monetária, entre outros fatores, o Comitê avalia que o esforço adicional de política monetária tende a ser implementado com parcimônia.

Votaram por essa decisão os seguintes membros do Comitê: Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques."(Estadão)

15 comentários

Tai mais estelinato da vagabunda. Falou uma coisa e faz outra, mentirosa, safada, fdp. Impeachment ja.

Reply

“Construtora sueca Skanska anuncia que vai deixar o Brasil”

No olho da rua 4700 funcionários que agradecem o Feliz Natal do governo e Congresso Nacional.

http://www.diariodopoder.com.br/noticias/construtora-sueca-skanska-anuncia-que-vai-deixar-o-brasil/


BRASSIIILLLL

Reply

Coronel,

triste dia. O fisiologismo e o bolivarianismo avançam a passos largos no Brasil.

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2014/12/04/oposicao-pressiona-mas-congresso-aprova-alteracao-da-meta-fiscal-de-2014/

Realmente, o posição foi heróica. Acompanhei muito do que foi feito e do que foi dito.

Milagrosamente o jornal da BAND mostrou tudo sem viés. Aécio na tribuna bradando claramente que as pessoas que votassem no PLN 36 estariam se vendendo por RS 748.000,00. Boechat não deu um pio.

Aprovaram o fim do Brasil... Agora tudo pode.
Adeus "improbidade administrativa" da Dna Dilma.
Como nos livraremos desta corja?

VERGONHA!
VERGONHA!
VERGONHA!

Assim como foi escrito para pedir que não votassem neste despautério, agora temos que escrever para criticar veementemente o crime cometido.

Deus tenha piedade de nós.

Flor Lilás

Reply

A Dilma é sim a melhor representante que podia existir para o povinho lixo, vagabundo e bandido que votou nela. Eles se merecem porque são iguais. Lixo vota em Lixo. Simples assim. Quanto a nós resta tentar nos livrar dos dois lixos, já que somos nós e não eles, que pagamos a conta.

Reply


CORONEL

Depois dessa avalanche de denúncias de roubalheira desenfreada e não menor que a o festival de mentiras que foi a campanha da gorda pilantra, não consigo assimilar a passividade bovina do nosso povo.
Vivemos em Cordeirópolis não no Brasil.

Reply

Comprovadamente o PT é uma organização criminosa.O crime só não consta dos estatutos como objetivo social mas a prática é toda voltada para isso.Fazem política de maneira subsidiária, como forma de garantir a impunidade nas práticas criminosas, de reduzir a capacidade dos mecanismos do estado de reprimir o crime.

ABAIXO O PT!

Reply

Interessante observar é que os maiores juros são do tal BRICS, que é a reunião dos países comunistas (China), corruptos (Rússia) e fracassados (caso do Brasil com a África do Sul que depois do Mandela comunista esta ladeira abaixo) mas com muitos recursos naturais, povos burros (ou não) para se escravizar servindo também de massa de manobra e com uma população gigante com algum tipo de rendimento (e com crédito fácil e caríssimo para consumo). Simples assim.

Reply

Inacreditável é ver setores da imprensa , mesmo diante de todas as provas ainda permanecerem fazendo a defesa dessa quadrilha.É o caso de Janio de Freitas,Boechat,Kennedy Alencar e outros tantos.Não tanto o fato de defenderem , mas a ginástica mental para demonstrar compromisso com a lógica, parceria com a verdade.No fundo um esforço para demonstrar que são são sérios.Sabe, carneiro defende parceiro.

Reply
César de Castro Silva mod

Hoje o Brasil amanheceu de luto, assassinaram decência, a ética e a probidade administrativa. O congresso que se diz nacional não passa de um bando de mercenários a serviço de quem der mais, salvo os heroicos parlamentares da oposição. O que mais me envergonhou durante a votação foi o voto de senador randolph a favor do calote, representando o psol.
Triste Brasil, o que fizeram com você!

Reply

Digo mais: tomem seus tolos que praticaram o voto do MEDO. Agora aguentem os corruptos por mais quatrom anos.

Reply

>>

Os panacas que votaram em Dilma ou são aqueles que não sabem o que são juros ou é são aqueles sanguessugas que vivem agarrados nas tetas do Tesouro Nacional.

<<

Reply

CEL,

Moodys rebaixa a nota de crédito da Petrobras, governo aumenta duas vezes a taxa de juros em pouco mais de um mês. Corrupção está enraizada não só na Petrobras mas em todas instituições e também no PAC. Preços continuam subindo, indústria caindo, governo continua mentindo e aumentando tarifas e já se ventila a criação de novos impostos, mas arrecadação aumentou 6,9%. Congresso prostituto não se dá o respeito e vota anistia ao crime de responsabilidade fiscal abrindo precedentes para que o mesmo aconteça em todos os estados e municípios. Acompanhei a votação do PNL 36/2014 até às 02 h da madrugada de hoje e o que vi foi a base alugado falando abobrinhas e tentando justificar o injustificável. O povo continua sendo tapeado e aceitando a tapeação além de ser cerceado no Congresso. Congresso não é mais a casa do povo, é a casa da Maria vai com as outras. A conclusão que cheguei é que quando o povo é SRF não há muito o que se fazer.

Índio Tonto/SP

Reply

Canalha é a puta da sua mãe, canalha,

Reply

O problema é que nós que não votamos nessa safada, somos panacas por tabela, pagaremos pela merda que eles fizeram. E digo mais, falar de conquista pela força da democracia já passou a ser utopia diante de tantas irregularidades desse governo criminoso e nada acontecer. Estamos indo infelizmente em direção de uma guerra civil. Ou o apocalipse está para acontecer. Sim porque se está na biblia é porque tem que acontecer, ai o julgamento será divino.

Reply

Acabei de ler no uol que haitianos e bolivianos agora poderão receber bolsa família. A prefeitura vai começar a cadastrar. Todo castigo pra corno, ladrão e brasileiro é pouco.

Reply