EUA acionam Dilma por fraude na Petrobras.


Em 2010, a comemoração pelos 10 anos de Petrobras na Bolsa New York: a roubalheira campeava frouxa na estatal, pagando a eleição de Dilma.

O escritório americano Labaton Sucharow, que representa Providence, capital do Estado de Rhode Island, em uma ação contra a Petrobrás e duas de suas subsidiárias, adotou uma estratégia jurídica agressiva: incluiu na ação a presidente Dilma Rousseff e outras 11 autoridades públicas e empresários na condição de "pessoas de interesse da ação". 

Constam da lista o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o empresário Jorge Gerdau, do grupo Gerdau, e o executivo Fábio Barbosa, presidente do Grupo Abril, todos ex-integrantes do conselho de administração da Petrobras. O processo nos EUA ajudou a derrubar em mais de 6% as ações da estatal ontem. Ele tem entre os réus a presidente da estatal Graça Foster e um ex-membro do conselho de administração, o empresário Josué Gomes da Silva, presidente da Coteminas. 

O grupo de 12 pessoas está em outro situação: é citado por ter assinado prospectos que serviram de base para as emissões de títulos de dívida e ADS (American Depositary Share) que são discutidos no processo. Os demais são: Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobrás; Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Miriam Belchior, ministra do Planejamento; Silas Rondeau e Márcio Zimmermann, ambos ex-ministros de Minas e Energia; Sérgio Quintella, ex-presidente do Tribunal de Contas da União; Marcos Antônio Menezes, do Instituto Brasileiro de Petróleo; e o general Francisco Roberto de Albuquerque. A reportagem tentou contato com todos os citados. Os que responderam até o fechamento da edição não quiseram comentar a ação. 

Estratégia. Segundo advogados ouvidos pelo Estado no Brasil e no exterior, neste condição, os citados não são réus. "Mas, pela lei americana, dependendo do desenrolar da ação, do surgimento de novos fatos, das provas que forem anexados aos autos, o escritório pode pedir ao juiz que elas sejam chamadas a depor ou mesmo transformadas em réus", explicou o advogado americano James Munisteri, sócio especializado em litígios do escritório texano Gardere.

Segundo Munisteri, em litígios do gênero "pessoas de interesse da ação" podem virar réus se ficar provado duas circunstâncias: que elas sabiam que as declarações nos prospectos eram falsas ou se agiram com grave negligência, como assinar os papéis sem ler direito. Na sua avaliação, incluir no processos autoridades tão importantes do Brasil pode ser uma "estratégia de pressão para forçar um acordo".

Em entrevista ao Estado, o sócio do Labaton Sucharow, Michael Stocker, responsável pelo caso, disse que "por enquanto" não há planos em transformar as "pessoas de interesse" citadas no processo em réus. Ele ainda afirmou que é "muito cedo, em nossa estratégia de litígio, dizer se essas pessoas serão chamadas a depor". Em um ponto ele disse ter certeza: os valores mínimos das multas a serem aplicadas no caso Petrobrás ficarão na casa de "centenas de milhões de dólares".

O valor arrecado pela Petrobrás com os certificados de dívida e as ADS que estão no processo passam de US$ 100 bilhões. Por isso, Munisteri acha que o processo pode colocar o caso entre o maiores já movidos nos EUA, gerando indenizações tão altas quanto as dos casos Enron e Worldcom. (Estadão)

30 comentários

Enquanto a ¨justiça¨ brasileira vem com flechas e lanças os americanos vem com mísseis!!! Simples assim.

Reply

Socialismo é assim, distribui migalhas para o povo, enche seus bolsos e a classe média paga a conta.
O PT precisa ser exterminado antes que o país seja transformado em uma Venezuela?

Reply

Como uma mulher envolvida em um escândalo de CORRUPÇÃO INTERNACIONAL, considerado o maior da história moderna, pode reassumir a presidência do Brasil em 2015???!

Essa criatura deveria ser afastada do cargo imediatamente.

IMPEACHMENT JÁ!!!!

Essa notícia do processo feito pelos americanos já correu o mundo inteiro.

E a sociopata numa boa, com toda a família, curtindo umas férias na Bahia, com tudo pago pelo idiota do cidadão brasileiro.

CHEGA!!! BASTA!!!

Vamos às ruas pedir o impeachment da Gorda do paletó vermelho!!!

IMPEACHMENT JÁ!!!

Reply

Pois é, mais o maior beneficiado politicamente e financeiramente, inclusive com enriquecimento de familiares foi o Lula!!!! Quando será que ele será "ARROLADO" também?

Reply

Seria ótimo que, tb, Paulo Roberto Costa e Renato Duque estivessem na lista dos investigados pela Justiça Americana. "A maior evidência até agora de que os montantes desafiam qualquer limite do imaginável está no compromisso firmado pelo gerente Pedro Barusco, que era subalterno do diretor Renato Duque, homem indicado por José Dirceu na estatal. Para sua delação premiada, Barusco aceitou devolver US$ 100 milhões. Isso mesmo: cem milhões de dólares! Quanto será que Duque desviou? E quanto foi parar nas contas de petistas na Suíça?"

Reply

Essa é a 1ª vez q torço para os americanos nos vencerem!. Lamentável.

Reply

A coisa engrossou para a Petrobrás e os brasileiros. Dilma & Lula, os canalhas do apocalipse, vão pagar o que os advogados americanos pedirem para se livrar dessa. Vão dizer que o acordo foi vantajoso, mas no fundo vão quebrar o que sobrou da estatal. Vendam suas ações enquanto há tempo.

Reply

Finalmente vai encontrar pela frente uma justiça que funciona. Não terá como escapar.

Reply

Coronel

Os Estados Unidos,com sua base no Paraguai,com os caças não era para ajudar o Brasil,era para invadir a tempo atrás

Pois os Estados Unidos,também o Povo sofre por um Governo que joga o Povo fazendo desunião entre Brancos e Pardos

A Justiça dos Estados Unidos,certamente é exemplo para o Mundo,e o Brasil depender dela para fazer mudança dentro do país é lamentável

A Petrobras precisa criação centro Inteligência e monitoramento,basta isso para mudar toda a Estrutura da Estatal

Todos Escalões serem monitorados e fiscalizados basta isso para mudar

O Brasil esta a caminho da Falência de valores,Falência do Estado,Falência de sonhos de jovens que são o Futuro de uma Nação

Não se Governa uma Nação,desprezando a Hirarquia e Disciplina,

Não se Governa uma Nação,favorecendo a minoria e a maioria que se ferre

Para Governar uma Nação precisa ter qualidade,precisa ter Comando,
sem Comando não chega a lugar nenhum

A Justiça dos Estados Unidos tem Comando então dará a resposta no tempo certo



Reply

Os membros do conselho de administração devem ser penalizados de forma a desestimular que qualquer aventureiro pleiteie tal cargo.

Reply

Agora vamos nos aliar ao Maduro,porque Castro está fora, e invadir os States.

Reply

Ver o seguinte comentário enviado ao Estadão:
"A matéria refere-se, dentre outros, a alguém chamado de Sérgio Quintella, ao qual se atribui a condição de "ex-presidente do Tribunal de Contas da União". Contudo, tal informação é inverídica, pois não há nos anais do TCU qualquer pessoa com esse nome que tenha presidido o Tribunal, desde 1893. Em favor do bom jornalismo e do dever de bem informar a população, sugiro que a matéria seja devidamente retificada. Leonel Coimbra Presidente da União dos Auditores Federais de Controle Externo - AUDITAR".

Reply

Aqui é a turminha do senador nota zero?

Reply

Coronel,
somente com estas demandas jurídicas nos Estados Unidos é que podemos ter alguma punição. Sendo a principal a pecuniária. Depender do STF, continuarão soltos. usufruindo dos roubos e livres para roubar mais.

Reply

Corona, por falar em USA & Brasil, sabe qual é a diferença entre os dois presidentes?

Obama é um pato manco.

Dilma é uma sociopata.

Reply

Lamentável e vergonhoso um país ter sua presidente numa ação judicial, sobretudo, deste porte.Dilma, na verdade, não tem credibilidade e autoridade para governar. Governo envelhecido, na verdade, apodrecido.

Reply

É isso ai americanos, tem de prender a vagabunda enganadora em guantanamo, e dar o IMPEACHMENT dela. Nós brasileiros somos bunda mole, essa vagabunda, safada roubou na nossa cara e sai de cínica ilesa.

Reply

Excelente o comentário das 2:15, pela verdade resumida!

Reply

Essa bandoleira ordinária precisa não só ser punida mas também ser humilhada.Passou a vida lesando a pátria, perturbando a ordem, enganando o próximo.Uma inutilidade perniciosa.

Reply

Citaram a Dilma?, por aqui a justiça já tem os fatos que apontam claramente para o Lula e a incompetente, mas e a coragem para arrolá-los nos inquéritos?

Reply

Agora o PT vai realizar outro antigo sonho: acaba de vez com as relações diplomáticas e comerciais com os EUA, que é o maior parceiro do Brasil internacionalmente, o 2º é a China que não respeita nenhuma patente. E o povo nem aí... Só vai dar bola quando a inflação voltar a toda e cortarem as redes sociais da internet!

Reply

27 de dezembro de 2014 18:19

Vender as ações ou também entrar na justiça como os cidadãos americanos fizeram? Tanto lá como cá são ações de uma Estatal cujo poder está na mão do Governo Federal. Quem comprou não só colocou seu dinheiro na Petrobras porque acreditou ser uma empresa confiável, mas acreditou na SERIEDADE do Governo Brasileiro, se isso não é grave então o Brasil é uma piada e nós brasileiros somos perfeitos idiotas.

Reply

Quando vão investigar a roubalheira patrocinada pelo Rossetto na compra de 50% de uma empresa de biodiesel quando ele era presidente da Petrobrás Biodisel? Compraram 50% de uma empresa pelo valor que daria para construir 3 fábricas novas.

Reply

Pela primeira vez Lula se manifesta sobre os 12 brasileiros processados nos Estados Unidos:

'não é gente da minha confiança'

Reply

Filme sugerido:

'OS DOZE CONDENADOS'

Reply

E ainda tem vagabundo FDP que baba nos ovos dos sociopatas tupiniquins e bolivarianos, corja de bandidos e vendilhões.

Reply

E ainda tem vagabundo FDP que baba nos ovos dos sociopatas tupiniquins e bolivarianos, corja de bandidos e vendilhões.

Reply

Coronel,

agora vai!!

Se bem que, neste paiseco, Paulo Maluf caçado pela Interpol foi o que aqui no Brasil? Reeleito!

Flor Lilás

Reply

Entao teremos um Presidente respondendo processo por corrupcao e lavagem de dinheiro.
nao tem ficha limpa.?
nao e funcionario publico?
E se for condenado?
E o tesouro que paga advogado?
Vai tomar posse, com essa encrenca pela frente?
Cade justica?
MPF?
Congresso de corruptos?
que horror!

feliz 2015 para todos
luciana felows
ja passou da hora ,
PT na cadeia!joguem as chaves no mar!

Reply

28 de dezembro de 2014 08:23

O povo está se achando, gasta o que tem e o que não tem comprando as bugigangas da China e esta faz a festa.

Reply