Enquadrado por Joaquim Barbosa, PGR Janot nega informações a Dilma sobre corruptos da Lava Jato que ela pode estar nomeando como ministros.

Dilma e Henrique Alves (PMDB): um dos ministeriáveis citados na Operação Lava Jato

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, rejeitou a consulta proposta pela presidente Dilma Rousseff, que queria ter acesso a nomes de políticos investigados na Operação Lava Jato antes de definir a composição da equipe ministerial que a acompanhará no segundo mandato. A negativa de Janot foi revelada nesta terça (23) pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. À imprensa ele disse que o procurador foi consultado na noite de segunda (22) e imediatamente respondeu que não poderia atender ao pedido. 

Segundo Cardozo, Janot destacou que as informações correm sob sigilo na Justiça. Por isso, até mesmo confirmar se algum político teve ou não seu nome citado poderia atrapalhar o andamento das investigações sobre o esquema de corrupção na Petrobras. 

Apresentada durante café da manhã com jornalistas na segunda, a proposta de Dilma foi duramente criticada pela oposição. Lideranças do DEM e do PSDB consideraram a ideia "absurda" e disseram que ela é um indício de fragilidade do governo petista. 

Sem a lista do Ministério Público, Cardozo comentou que a presidente usará as informações oficiais disponíveis na hora de indicar seus novos ministros. Ele não deixou claro se isso incluirá os nomes apontados na imprensa como alvos de suspeitas. "As informações disponíveis são aquelas que constam nos registros oficiais. Quando temos situações que são colocadas pela imprensa, que não são confirmadas ou desconfirmadas, isso passa por um plano de avaliação do próprio governo quanto àquilo que está posto", afirmou. 

Cardozo também rebateu críticas do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, que qualificou de "degradação institucional" a proposta da presidente, num comentário em sua conta no Twitter. Barbosa afirmou ainda que Dilma está sem "pessoas minimamente lúcidas" para aconselhá-la em situações de crise. 

"Curiosa a crítica do Joaquim Barbosa", disse Cardozo, na entrevista desta terça. "Ter informações é algo básico. Natural que governantes queiram obter informações. Não se pediu assessoria ou consultoria [ao Ministério Público Federal], somente informações. Talvez o ministro Joaquim não tenha entendido bem."(Folha de São Paulo)

18 comentários

Esse Cardoso é um sujeito repugnante e pretensioso.Só ocupa cargo de ministro por estarmos vivendo um período de mediocridade política, de indecência administrativa. Ele não está a altura de sequer dialogar com Joaquim Barbosa, precisaria de interprete.

Reply

CORONEL

Dilma está montando nas coxas seu ministério, da mesma forma que promoveu a midiática faxina na equipe anterior, espalhou a sujeira, não removeu.O critério na montagem está sendo o de pagar dívidas de campanha e não deixar companheiros de trambique no sereno.Pode contar que Tarso Genro vai ser reaproveitado, Carlos Lupi. Dirceu e Valdemar Costa deram azar de estarem carimbados com uma sentença condenatória, fajuta, mas sentença.

Reply

CORONEL

Os EUA cravaram crescimento de 5% do PIB no 3ª trimestre, nós aqui 0,2%. Dá vontade de chorar ao lembrar que a gorda dentuça e seu lacaio Mantega deitando falação no G-20 ensinando a receita para vencer dificuldades e crescer. Pior ainda, tudo indica que vamos fazer tudo igual(ou ainda pior)em 2015.A única melhora foi tirar o Mantega de cena.

Reply

Publicamente a anta pediu vazamento das informações
em sigilo processual.
Ou seja, tentou um vazamento
em seu interesse de não se desmoralizar ou desmanchar o ato administrativo algumas horas ou dias depois...
Crime tentado.

Reply

Não é a toa que o ministro José Eduardo Cardozo recebeu o troféu HSV (homem sem visão) em 2014 (votação foi no blog de Augusto Nunes e Veja).


Chris/SP

Reply

Coronel,

veja o resultado lá no Augusto Nunes do "Homem sem visão do ano":

Qual destes campeões do mês merece o título de HSV de 2014

José Eduardo Cardozo (janeiro) (24,0%, 1.170 Votos)
Antonio Dias Toffoli (outubro) (17,0%, 831 Votos)
Gilberto Carvalho (dezembro) (16,0%, 774 Votos)
Graça Foster (agosto) (13,0%, 636 Votos)
Guido Mantega (setembro) (8,0%, 363 Votos)
Teori Zavascki (maio) (5,0%, 261 Votos)
Luis Roberto Barroso (março) (5,0%, 256 Votos)
Fernando Haddad (julho) (4,0%, 183 Votos)
Aloizio Mercadante (novembro) (3,0%, 162 Votos)
Gleisi Hoffmann (abril) (2,0%, 106 Votos)
André Vargas (fevereiro) (2,0%, 79 Votos)
Alberto Cantalice (junho) (0,0%, 19 Votos)

Maioria do PT e muito ministros. Com esse novo ministério já podemos começar a pensar no HSV de 2015...

Flor Lilás

Reply

Tudo aquilo que foi refugado nas urnas está sendo aproveitado na montagem do ministério da gorda dentuça.É fim de feira, a hora e a vez da xepa política. Cada vez mais o palácio do planalto se assemelha a um "saloon" de faroeste.

Reply

Nem a pau Juvenal! Não ê assim que petralha pensa, isto é só cortina de fumaça pra fazer de conta que eles não sabem quem tá envolvido, sabem sim ! e muito bem ! não cola ! e também serve como vacina pro futuro.

Reply

Alguém diga à dona que ela pode nomear o petralha Cândido Vacarezza pra qualquer ministério. Eu garanto que ele está mais limpo do que poleiro de galinha. Pode nomear sem medo.

Reply


Imaginem se este sujeito for nomeado para o Supremo. Aí estaremos ferrados.

Reply

É triste um governo que está começando não ter quadros a escalar, será que ela vai ter que oPTar pelo PCC ou pelo CV; porque essa de Petralhas e aliados são piores que os membros do PCC e do CV.

Reply

Gente, só um bobo pra acreditar que o Janot não passou tudas informações pra gorda dentuça por debaixo dos panos, ela já tá sabendo de tudo.

Reply

Será que alguém lembra quando o molusco ocupava a presidência e eclodiu a crise americana, o Brasil, no período, por conta de fatores externos estava em uma situação razoável na economia. E o irresponsável boquirroto se jactava querendo ensinar economia aos americanos. Hoje, vejam só o contraste; enquanto os EUA crescem a 5%, por conta de políticas sérias e responsáveis, o Brasil está no fundo do poço. Quero ver agora o Capo se jactar.

Reply

E o Cida Gomes? Ele está incluído em um escandalo com o Paulinho do lula, em que ele e o Paulinho estavam construindo uma mini refinaria aqui no Pecém e deu bode, inclusive noticiado pela Veja...
Como a anta gorda diz que vai consultar o PGR sobre os futuros meninistros e não se deu conta do futuro governador do Ceará, sim por que pelo barulho da carruagem é ele quem vai ditar as coisas por aqui no Ceará...igualzinho o lula ladrão lá em Brasilia...está a anta gorda, mas quem manda ainda é o batráquio barbudo.
Acho bom alguém relembrar à anta gorda, se não corre o risco de desministrar o gente boa...
Abraços.

Carlos Bonasser

Reply

Penso que Dilma nem poderia se escalar como presidente pois deve estar citada no petrolão.

Reply

J.C. Maciel

"Saloon de faroeste" nao, esta mais pra bordel.

Reply

O Janot ficou esperto depois da reprimenda do Barbosão....Entregar informações ao executivo seria quebra de sigilo funcional, crime previsto em lei,,,

Reply

A Dilma tem que colocar nos ministérios gente do nivel dela
para baixo, se colocar gente com o minimo de seriedade corre o alto risco de ser delatada.
Para estar em cargo de confiança tem que ter o rabo preso.

Reply