CPI da Petrobras: relatório paralelo da Oposição pede afastamento de toda direção e conselho da estatal. E ação de improbidade administrativa contra Dilma.

Deputados Imbassahy e Sampaio, do PSDB. Ao fundo, à esquerda, deputado Ônix Lorenzoni, do DEM.

Clique aqui e leia o Relatório
O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) acaba de apresentar à CPI Mista da Petrobras um relatório alternativo da oposição. A proposta, de 165 páginas e mais 360 de anexos, pede o indiciamento da atual presidente da estatal, Graça Foster.

Também foram incluídos outros acusados de envolvimento no esquema de corrupção na empresa, como o doleiro Alberto Youssef, o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa, o deputado cassado André Vargas (sem partido-PR), o deputado Luiz Argôlo (SD-BA) e representantes de empreiteiras.

Os oposicionistas consideram que Graça Foster praticou o crime de falso testemunho quando negou à CPI Mista que soubesse de denúncias referentes ao pagamento de propina a funcionários da estatal pela empresa holandesa SBM Offshore. Para eles, a executiva também tinha conhecimento e deixou de cumprir sua obrigação em relação às denúncias de superfaturamento nas obras da Refinaria de Abreu e Lima - daí a existência do crime de prevaricação. 

Os parlamentares também pedem o afastamento de Graça Foster e dos demais diretores e conselheiros da Petrobras. "Tais medidas tornam-se necessárias para que as investigações internas da Petrobras, da Polícia Federal e da nova CPI que deverá ser instalada no próximo ano legislativo, possam ser realizadas sem a influência nefasta desses gestores que, de alguma forma, viram-se envolvidos em toda essa trama criminosa", justificou Sampaio. 
 
O voto em separado lido por Carlos Sampaio não é a única alternativa ao relatório produzido pelo relator Marco Maia (PT-RS). O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) também apresentou um texto alternativo em que pede o afastamento de Graça Foster e da diretoria da estatal.

No relatório paralelo apresentado nesta quarta-feira, 17, na CPI Mista da Petrobrás, integrantes da oposição, autores do texto, pedem ao Ministério Público Federal a abertura de uma ação por ato improbidade administrativa contra a presidente Dilma Rousseff (PT). 

O documento não cita nominalmente a presidente, mas pede uma ação contra todos os integrantes da cúpula da Petrobrás que participaram do processo de compra da refinaria de Pasadena, em 2006. Na ocasião da aquisição, Dilma era a presidente do Conselho de Administração da estatal. Leia mais aqui.

17 comentários

O mínimo.

Reply

Coronel,

além de improbidade penso que caberia PREVARICAÇÃO!

Flor Lilás

Reply

Coronel,

Vc acabou de xingar (sem querer) o Ônix Lorenzoni dizendo que ele é do PT. kkkkkkk

Reply

Ônix Lorenzoni do PT?

Reply

Coronel,

off - feito acordo de partidos e os três poderes decidiram um pequeno aumento para a corja:

Dilma e ministros receberão R$30.900,00.

Deputados, magistrados, procuradores e outros mais (esqueci, são tantos...!!!) receberão R$ 33.700,00

Alguém tem dúvidas de que isso será aprovado???

E os salários do povão????? Inflação escorchante! Quando esse povo idiotizado acordará???

Flor Lilás

Reply
Marcelo Salas Plana mod

É assim que se faz política, golpe onde dói e usando a lei, apesar de todas as manobras dos corruptos chapa branca. Os responsáveis pelas falcatruas passadas que respondam o que for necessário, e os que pensam em novas falcatruas que saibam que terão a lei sendo aplicada.

Foi essa a oposição que levou 51 milhões de votos. Agora só falta mostrar também resultados políticos práticos, afastando quanto bandido e corrupto for possível de cargos importantes.

Será que agora vai? porque talvez seja a última chance de salvar o Brasil que conhecemos.

Reply

"Ao fundo, à esquerda, deputado Ônix Lorenzoni, do PT."

Do PT???

Reply

Até que enfim o PSDB,parece agir como oposição,tomara que continuem assim,pois os maiores responsáveis por toda essa roubalheira é quem comandou a empresa nesse período e principalmente o governo,tem que ir pra cima deles sem trégua.
Me permita uma correção Cel,o deputado Ônix Lorenzoni,não é do PT e sim do DEM.

Túlio Xavier

Reply

A solução definitiva é privatizar a pétubrais. O resto é conversa mole. Esqueçam apuração de roubos.

Reply

CORONEL

É louvável o esforço da oposição , mas não vamos alimentar expectativas muito otimistas.A bandidalha está bem ancorada. Leio que o ministro militante T.Chaveco se troca figurinhas com advogado das empreiteiras. O PGR dá-se ao mesmo desfrute.A verdade e a justiça tem um longo caminho a percorrer, cheio de portas , onde nas portarias estão os bandidos, ou seus amigos.

Reply

Onix Lorenzoni do PT (legenda da foto) não. Deus o livre! Hahaha!

Francisco

Reply

Só corrigindo, Dep Ônix Lorenzoni é DEM e não PT!

Reply

Corrige
Ônix Lorenzoni, do DEM.

Reply

Coronel, acerta aí o engano:

deputado Ônix Lorenzoni,

do DEM

Reply

Coronel, porque e pra quê esse texto alternativo do deputado Ônix Lorenzoni? Não dá pra entender qual é a da oposição... Nada a ver pedir afastamento só de Graça Foster e da diretoria da estatal.

Pois se tá completamento dentro da lei o pedido do Relatório do deputado Carlos Sampaio, que inclui o Conselho de Administração na culpabilidade da coisa, qual o problema??

Aliás, os Conselheiros são os principais responsáveis, pois eles é que têm o dever de administrar a Companhia (então não é Conselho de ADMINISTRAÇÃO??) e aprovar/desaprovar negócios e contas.

Vamos lá, DE NOVO: a Lei das Sociedades Anônimas - lei 6.404/76 - estabelece EXPRESSAMENTE no seu art. 142 que é competência do conselho de administração (dentre outras):

“fiscalizar a gestão dos diretores, examinar, a qualquer tempo, os livros e papéis da companhia, solicitar informações sobre contratos celebrados ou em via de celebração, e quaisquer outros atos”.

E também, tá no art. 158 da mesma lei:
“O administrador não é pessoalmente responsável pelas obrigações que contrair (ELE PRÓPRIO, NÃO FOI ESSE O CASO) em nome da sociedade e em virtude de ato regular de gestão; responde, porém, CIVILMENTE, pelos prejuízos que causar, quando proceder, dentro de suas atribuições ou poderes, com culpa ou dolo”.

Ou não houve culpa da Conselheira chefe? Gente, tem que parar com isso.

Também não entendo pedir somente AFASTAMENTO. CPI tem " poderes de investigação próprios das autoridades judiciais" (art. 58, parágrafo 3º da CF), para depois pedir ao Ministério Público providências para abrir inquérito visando INDICIAMENTO dos suspeitos.

Tô querendo muito? Pois vamos ver os desdobramentos nos EUA, se vão ficar nesse lero-lero.

Mariana



Reply

Coronel,
preciso avisá-lo: Ônix Lorenzoni é do DEM (claor que o Sr. sabe) - mas na foto, a legenda diz que ele é do PT!!!
Coitado... Arruma isso logo, Coronel!

Reply

Coronel:
na legenda da foto há um erro. O Deputado Lorenzoni não e da quadrilha. Pelo contrário, pertence ao DEM.

Reply