Com a margem de erro de 20%, Ibope e Datafolha mostram que brasileiro quer democracia.

Gêmeas, na margem de erro do Ibope e do Datafolha.

Os dois principais institutos de pesquisa repetem o espetáculo deprimente das pesquisas eleitorais,  no primeiro levantamento sobre política publicado após as eleições. O tema é democracia e a margem de erro entre Ibope e Datafolha é de 20%. Uma vergonha!

Para o Ibope, que divulgou o seu dado ontem por meio do Estadão, 46% da população afirma que “a democracia é preferível a qualquer outra forma de governo”, ante 20% que dizem que “um governo autoritário pode ser preferível”, dependendo das circunstâncias. O terço restante é indiferente, não soube ou não quis responder à pergunta. Porém, se somarmos os pouco satisfeitos com os nada satisfeitos com a democracia, eles chegam a 52% do eleitorado. 

Já para o Datafolha, que está divulgando o resultado da sua pesquisa no dia de hoje, na Folha de São Paulo, 66% dos entrevistados disseram acreditar que a democracia é sempre melhor do que qualquer outra forma de governo. 15% dos  pesquisados disseram não se importar se o regime político é uma democracia ou uma ditadura. Outros 12% disseram que, em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura do que um regime democrático. Não souberam responder 7%. 

Ainda bem que mesmo dentro da extensa e vasta margem de erro dos institutos brasileiros, a democracia ainda é o regime preferido em nosso país. 

8 comentários

Coronel, sinceramente não dá mais para ouvir e muito menos aceitar que o Ibope e outros institutos de pesquisa pagos com dinheiro público erram, a palavra certa seria mentem. Se uma empresa descaradamente se dá a liberdade disso e tudo fica por isso mesmo, então não vivemos numa democracia. Empresas que colocam um produto no mercado e esse não condiz com a verdade ele é multada. Se esses institutos mentem então devem ser exemplarmente punidos e até fechados. Quantos anos essas mentiras se repetem e quantos anos teremos que ouvir essas mentiras e apenas nos indignar?
As pessoas estão cansando, os jovens se acostumam com as mentiras e outras coisas mais. Um País de merda, feito por políticos de merda para um povo que gosta dessa merda.

Reply

Apesar de ser democrático, não é isso que estou vendo nas ruas. Só vejo decepção com o sistema brasileiro. As pessoas não estão vendo isso como democracia. Pois na democracia os poderes são independentes e harmônicos entre si. NO BRASIL O STF é formado por indicados pelo PRESIDENTE DA REPÚBLICA, e o CONGRESSO ESTÁ VENDIDO ao EXECUTIVO. É ASSIM QUE O BRASILEIRO VÊ. ao contrário do IBOPE E DATA FOLHA

Reply

Pesou na mão, heim Cel.?

AMEI!
Se as duas fotos representam os dois regimes, precisa perguntar qual partido a BRUXA representa?

Está claríssimo e convincente que a DEMOCRACIA é linda, meiga, acolhedora, amiga e porque não dizer FÔFA!

"Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay"

PT é um partido de rancorosos, incompetentes, recalcados, cheio de "BRUJAS E BRUJOS" aproveitadores, feios, trapaceiros, enganadores, descarados .............infifinito

Reply

Lá vamos nós em nossa incansável missão para desmascarar vigaristas.
Primeiro, estas pesquisas fajutas, para enganar trouxas e desviar o foco dos graves problemas da Nação, FORAM FEITAS SOB MEDIDA, para atender às demandas do pt, com perguntas descaradamente elaboradas para tentar minimizar os estragos feitos por dilma e seus sequazes.
Segundo, tecnicamente, são um desastre. Vinte por cento de margem de erro....(20%??????) evidenciam por parte de alguns dos ditos institutos que as pesquisas não tem NENHUM VALOR.
Assemelham-se às famigeradas pesquisas joãosantânicas, que sempre levam aos resultados almejados pelo pt.
Marcos Pereira

Reply

A boazuda da direita é a democracia, a buxa de canhão,
o tribufu, da esquerda é a ditadura

Reply

Concordo com o Anônimo das 08:20. O bacalhau B-52 da Esquerda representa bem o lixo comunista que hoje nos governa. Já o belíssimo avião de caça F-16 da Direita representa o povo decente que querem mudanças. KKKKKKKKKKKKKK

Reply

Esses institutos possuem pesquisadores permanentes a mais de 18 anos,com endereco fixo. Se chegarem com pesquisas desvaforaveis a turma da presidenta seram mandados embora com certeza.Je fui entrevistada a mulher falava correndo e ela mesma queria colocar o dedinho no meu lugar sem ao menos eu acompahar,chamei atencao dela so que depois ela entrevistava na rua um idoso de frente pra ele,o homem nao sabia nem o que ela estava respondendo por ele.

Reply

Palpites e mais palpites de idéias. O importante é gerar fatos novos para tirar o PETROLÂO do foco das idéias verdadeiramente importantes. Cuidado. Não percamos o foco, analisando fantasias.

Reply