Vital do Rego, operador da Dilma nas CPIs da Petrobras, vai virar ministro do TCU. Seu primeiro trabalho? Abafar o Petrolão.

O presidente das duas CPIs da Petrobrás do Congresso, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), foi indicado no início da noite desta terça-feira, 25, para ocupar uma cadeira de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), na vaga aberta com a aposentadoria de José Jorge. A indicação foi apresentada pelo líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), à Secretaria-Geral da Mesa do Senado e contou com o apoio de 40 senadores, por meio dos líderes de partidos e de blocos partidários.

Vital do Rêgo (foto) é considerado um fiel aliado da presidente Dilma Rousseff (PT), chegando até a concorrer ao governo da Paraíba para garantir um palanque para a petista no Estado na eleição deste ano (terminou a disputa em terceiro lugar). O peemedebista está em seu primeiro mandato no Senado e, além de comandar atualmente as duas CPIs sobre a Petrobrás, preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a mais importante comissão da Casa. Ele também presidiu a CPI do Cachoeira em 2012, que terminou com um relatório sem ter sugerido o indiciamento de qualquer pessoa.

O projeto de decreto legislativo com a indicação de Vital, protocolada às 19h22, seguiu para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Nesse colegiado, ela terá de ser aprovado e, posteriormente, também pelo plenário do Senado. Se passar, posteriormente, seguirá para apreciação da Câmara dos Deputados. Todas as votações, como prevê o regimento interno para casos de indicações de autoridades, ocorrem em votações secretas.

Caso seu nome seja aprovado pelo Congresso, Vital do Rêgo, que tem 51 anos, poderá ficar no tribunal até os 70 anos, prazo limite para que uma pessoa permaneça no serviço público federal pelas regras atuais. Ou seja, poderia atuar na Corte, se não quiser sair antes, até setembro de 2033. Na justificativa que apresentou para a indicação, Eunício Oliveira disse que Vital possui "reputação ilibada", da mesma forma que exerceu "todos os cargos que lhe foram atribuídos". "Entendemos que os senhores senadores integrantes desta comissão (CAE) dispõem de suficientes elementos para deliberar sobre a presente indicação", afirmou Eunício.

Apoiaram a indicação, como líderes, Eunício Oliveira pelo bloco da maioria, que abrange os 26 senadores do PMDB, do PP, do PSD e do PV; Gim Argello (PTB-DF) pelo bloco União e Força, representando os 10 senadores do PTB e do PR; e o líder e presidente do DEM, Agripino Maia (RN), que abrange os quatro senadores da bancada. Regimentalmente, a assinatura de um líder contabiliza os votos de todos os parlamentares de uma determinada bancada ou bloco partidário. Mesmo sendo do bloco do PMDB, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), fez questão de assinar ele próprio o apoio à indicação de Vital, seu aliado.

O nome de Vital para o TCU tem sido costurado pelo PMDB há, pelo menos, um mês nos bastidores. O partido preferiu marcar posição na disputa que trava pela cadeira no tribunal com o PT, que tenta emplacar a atual ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti. A petista chegou a fazer um périplo pelo Senado pedindo o apoio de parlamentares para sua indicação. Outros nomes podem ser indicados para a vaga. (Estadão)

12 comentários

assim nao dah!

Reply

Vinde a mim os derrotados que eu os nomearei ministros...

Reply

Coronel,
pelo visto teremos o TCU como mero braço dos petralhas. É uma vergonha o que estão fazendo com nossas instituições que até ontem eram vistas como sérias e competentes.

Reply

Que país é esse? Uma bandida que trapaceou na campanha e forçou a reeleição na falcatrua, consegue manter seus capangas de crimes armando emboscadas e mantendo a quadrilha roubando no poder!? Cadê a oposição de merda, que já saiu da luta? Cadê o AÉCIO? Já abandonou seu exército de eleitores? Lamentável perder o embalo dessa força do povo que o levou para o segundo e uniu seu grito de guerra contra o PT. LAMENTÁVEL! Faltam homens de garra na oposição, para derrotar esses bandidos petralhas, que embora ignorantes e incompetentes, sabem ganhar a luta com o crime. Que vergonha ser brasileiro nesse momento trágico para a Nação brasileira!

Reply

O perfil dos candidatos é de lascar! Só tem gentalha! Que sina esta nossa, héin?! É o Brasil indo para o abismo.

Reply

Para frear a corrupção é preciso ser duro com todos. Tornar inelegíveis "para sempre" o político apanhado na falcatrua e "inidôneas" as empresas que aceitarem o jogo.

Reply

Mais um premio de consolação. Perdeu o governo ganha o status de ministro do CGU. Mais um cabritão cuidando da horta. De 51 anos a 70, muito estrago será feito, a favor do partido e contra o Brasil. Esse país nunca terá jeito.

Reply

Ele pode até abafar pra alguns, mas os caciques estarão irremediavelmente enrolados com a investigação norte-americana. E são os grandões que queremos ver por trás das grades e multados até o último centavo que levam nas cuecas/calcinhas.

Reply

O DEM através do lider do partido, Agripino Maia, apoiou a indicação desse acobertador das falcatruas do petrolão? O DEM já esqueceu que é oposição? Qual é o conchavo engendrado? Também está na fila querendo uma boquinha desse governo corrupto dos petralhas? Depois não sabe porque o partido vem definhando. Vergonhoso.

Reply

Politicos sujos tem em todo o Brasil, mais o nordeste neste quesito é insuperável. Lá é muito
mais fácil dizer quem NÃO É CORRUPTO.É só ver qual a origem majoritária de quem comanda os órgãos federais em Brasilia, são
nordestinos. Este tipinho da
Paraiba representa muito bem os
politicos daquele estado.

Reply

VITAL PARA O TCU?! Dessa governança bunda só pode extravasar merda!... É bom que se saiba:REGO É REIGADA (além de acéquia,regueira, sulco de rodas...).REIGADA É REGADA É REGO, no caso, sulco interglúteo.Cu, não o símbolo do cobre,seja no rico ou no pobre, é o que há de vital no rego. Só pode extravasar merda dessa governança bunda!( Brada o bardo em versos brancos e em redondilha maior, não feito um "Boca do Inferno",mas como um"Fauce do Páramo",mercê do apego à VERDADE, na qual caminho com fé sempre em defensão da vida, que o PT baixou a zero!).PT: réu de genocídio!

Reply

vital daonde?

Reply