Lula monta o ministério de Dilma.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer participar pessoalmente da indicação de pelo menos três ministros que irão compor o novo governo de Dilma Rousseff. Segundo a Folha apurou, Lula está empenhado em apontar os nomes para Fazenda, Educação e Cidades. Ele avalia que as pastas serão fundamentais para alavancar programas importantes para seu projeto político em 2018. 

Durante encontro com Dilma, nesta semana em Brasília, Lula disse considerar esses três ministérios os mais importantes para o futuro governo e recebeu o aval da presidente para acompanhar de perto iniciativas e resultados. 

No seu primeiro mandato, Dilma se incomodou muitas vezes com as interferências de Lula, mesmo com as mais discretas. A presidente queria deixar uma marca de independência em relação ao antecessor e evitava tomar decisões sob sua tutela. Agora, dizem aliados do ex-presidente, Dilma sabe que seu padrinho político precisa preparar o terreno caso queira concorrer ao Palácio do Planalto novamente.  "Esse governo não pode dar errado. Lula acompanhará bem de perto", explica um aliado do ex-presidente que também transita com liberdade no núcleo de Dilma. 

Interlocutores da presidente, no entanto, ponderam que nenhuma escolha de Lula passará sem consentimento de Dilma. Ainda não há acordo, por exemplo, sobre o novo ministro da Fazenda. Para assumir o posto, Dilma quer o ex-secretário-executivo da pasta Nelson Barbosa, mas Lula prefere o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles. O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, seria um nome de consenso, mas petistas acreditam que dificilmente ele aceitaria o convite. 

GOVERNABILIDADE
Uma das principais dificuldades do primeiro governo Dilma, a relação com os partidos aliados, também está na mira da estratégia de Lula. Além de opinar na composição dos ministérios --e acompanhar as ações de algumas pastas--, o ex-presidente vai conversar com os representantes das siglas que compõem a base de Dilma e estimulará a presidente a fazer o mesmo movimento. 

Lula quer melhorar especialmente o diálogo de Dilma com o seu próprio partido. Ele considera a mediação necessária para diminuir as queixas sobre a atuação da presidente. Às vésperas da eleição, a petista teve que lidar com pressões para que fosse Lula, e não ela, o representante do PT na disputa presidencial. 

A acomodação dos aliados nos ministérios, inclusive, deve diminuir o espaço do PT na Esplanada, acreditam integrantes da cúpula petista. Alguns deles defendem que a pasta de Relações Institucionais, responsável pela ponte entre governo e Congresso, saia das mãos do PT para as de um partido aliado. Apesar disso, os petistas deverão permanecer à frente de ministérios importantes. Além do chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, devem ser mantidos o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e o da Justiça, José Eduardo Cardozo. 

Lula também indicou nos últimos dias que não deixará de lado o que chama de "reconstrução" do PT. O ex-presidente pediu a aliados mais diálogo do partido com a juventude e a reaproximação da sigla com os movimentos sociais, além da defesa de bandeiras históricas de esquerda, como reforma agrária e regulação da mídia.(Folha de São Paulo)

20 comentários

Partido corrupto semelhante seu fundador.

Reply

São rápidos e continuarão fazendo o diabo na pele de "anjo"
e a oposição se não for oposição será varrida do mapa.
Nunca foi tão fácil.

Reply

Prepara-se, Coronel, vem aí o Petrolão II. Onde esse energúmeno interfere ($$$$$$$$$$$$$)só sai coisa que não presta. Esse cara se acha. Um corrupto sem precedentes, acha que vai dar $$$$$$$$$$$$$$ para os novos Congressistas que vão chegar. Esperamos que os políticos sérios ponham esse lixo humano em seu devido lugar. Não é possível que esse pinguço vai dominar ($$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$) o Congresso novamente, pois segundo Eduardo Bolsonaro, 65% dos políticos que vão entrar são conservadores.
Aliás, Lula já está com prazo de validade vencido. Já era.

Reply

Isso tá com cheiro de factóide: iluminar uma situação futura para desviar o foco de um presente podre e estagnado.

Reply

O PT já perdeu seu momento. É uma grande onda em refluxo, partido envelhecido e sem futuro, que pensa ter ganho mais um mandato mas que está caminhando para seu próprio enterro.
O problema que continuará no Brasil será a lenta absorção dos petistas bandidos, pois estes ainda restarão por alguns anos nos meios político e social como espectros apodrecendo, esperando a segunda morte. Quando um corpo ingere comida envenenada, pode morrer ou sobreviver com graves sequelas. O Brasil do futuro começou em 26 de outubro, mas é uma criancinha que necessitará pelo menos dezesseis anos para se tornar forte e independente. Nossos netos serão os herdeiros daquilo que viveremos a partir de hoje.

Reply

Cachaceiro ladrão e comunista, vai indicar 3 companheiros de copo!

Reply

Misericórdia!

Reply

E quem entrar já está sob suspeição. Quem aceita uma tarefa dessas? Não é difícil imaginar que mãos balançam esse berço.

Reply

CEL,

Esse porco, vulgo Lula, não estará mais entre os vivos em 2018.

Índio Tonto/SP

Reply

Inauguro uma campanha: para MINISTRO DA FAZENDA, o 'bebum da Rose', o 'honoris causa' que nunca leu um livro.

Reply

Como é, esse "governo" não pode dar errado? Ele não tem é a mínima chance de dar certo.

Reply

Duvida:

De onde sairá o $$$$$$ para comprar apoio dos congressistas?

Do Banco do Brasil saiu o Mensalão,
da Petrobras saiu o Petrolão.

E agora será a vez da Caixa Econômica?

Reply

AQUELE BRASIL PUJANTE, FUTUROSO, GIGANTEU... Hoje imerso na porneia da permistão comunista, substrato da petralha: lama e estrabo e lixo e vurmo! EMERGIRÁ COMO E QUANDO?! A "mudança" prometida pela Dilma, veio célere: em vez de um Brasil cristão, EIS BRASILVANA E BRASÍLULA! Hão de ler Flávio Quintela sobre a mentirada espurca que enfuna a vela dos trouxas. Se antes tivessem lido "A ERA LULA", talvez evitássemos sorver "A ERA DILMA PIOR", maldita taça impotável.

Reply

Até um leigo percebe que essa cara do bravateiro mais corrupto do Brasil está encharcada de manguaça! Seu estado natural, no qual solta sua verve disparando sandices insuportáveis para pessoas normais, porém alucinógenas para os parasitas da seita, imbecís que aplaudem esse babaca, por pura conveniência em levar vantagens nas sua práticas corruptas contra a Nação brasileira..

Reply

Um ladrão que deveria estar mofando atrás das grades é quem indica os ministros do país.

DÁ NOJO DE SER BRASILEIRO!!!!!!!!!!!!

OU FICAR A PÁTRIA LIVRE
OU MORRER PELO BRASIL!!!

Reply

É muita cachaça no rabo do Lula.

Reply

Quanto mais ele beber, melhor; mais rápido sua doença encubada voltará.

Seu prazo de validade está prestes a expirar, segundo médicos.


Chris/SP



Reply

Esse senhor se julga eterno, não? Pois não é. Estamos todos em fila, aguardando a nossa hora, e ele está lá na frente. Muito provavelmente não terá condições de concorrer a coisa alguma em 2018. E, sabemos, sem o X-9, o PT é só um amontoado de correntes ideológicas entre emboloradas e apodrecidas, que se engalfinharão até a extinção.

Reply

Porra, não da para parar de falar desse dejeto.o vagabundo solta um pum, pronto vira noticia. joguem esse marginal no esgoto e esqueçam dele.

Reply

O voto é por legenda agora?! Não se sabe em quem se vota!

Não bastasse reeleger a Governanta, agora ficamos sabendo que esse póia foi "eleito" também?!

Esse póia que ao aparecer nas pesquisas, derrubou as intenções de voto na reDesgovernanta agora quer indicar ministro!

Curiosamente, são 3 ministros né? QUANTOS LADRÕES MENSALEIROS ESTÃO SOLTOS MESMO???

Só faltava essa!

Reply