Empreiteiras tinham um "clube VIP" da corrupção. Mas o nome certo é máfia.

Clube VIP das empreiteiras que roubavam a Petrobras para terem mais lucro e  corromper políticos lembra a clássica cena da reunião da "família" de Don Corleone, em O Poderoso Chefão.
 
A alta cúpula das empreiteiras tem participação direta no cartel dos fornecedores da Petrobras investigado na Operação Lava-Jato. O “clube”, apelido dado pelos próprios integrantes, tinha coordenador, reuniões periódicas e até uma divisão interna, onde apenas as gigantes (Camargo Corrêa, UTC, OAS, Odebrecht e Andrade Gutierrez) eram “VIP”. Segundo o executivo Julio Camargo, da Toyo Setal, que colabora com as investigações, esse grupo tinha poder sobre os demais integrantes do cartel e agia de forma conjunta “até o limite da persistência” para fazer valer suas vontades. 

Para desvendar o funcionamento do cartel foram fundamentais os relatos de dois delatores que faziam parte dele. Os executivos da Toyo Setal Julio Camargo e Augusto Ribeiro de Mendonça Neto contaram como eram feitas as negociações entre os altos dirigentes das empresas e os ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa e Renato de Souza Duque, ambos presos na operação. 

Depoimentos de Costa, que também virou delator e está em prisão domiciliar, e do doleiro Alberto Youssef, outro em colaboração premiada, ajudaram a reforçar as acusações contra os empreiteiros. Além disso, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, considerou que os pagamentos milionários a empresas de fachada do esquema corroboram o envolvimento dos altos executivos

Presidente da UTC Engenharia, Ricardo Ribeiro Pessoa era quem fazia a organização do cartel. Ele e Youssef eram próximos. Uma troca de mensagens entre ambos, em 31 de dezembro ressalta essa amizade. Às 23h01m, Youssef escreve: “Amigo Ricardo que 2014 você e família realize (sic) todos os desejos e projetos com muita saúde paz amor felicidade prosperidade bjo no seu coração do seu primo”. E, às 23h57, Ricardo responde: “Amigo Primo. Queria lhe agradecer pela parceria e lealdade. Desejo para você e sua família o maior sucesso e muitas felicidades e muita saude em 2014. Grande abraco. Ricardo.”

REUNIÕES NA QUEIROZ GALVÃO

A Camargo Corrêa teve três integrantes da alta cúpula presos: o presidente, Dalton dos Santos Avancini, o presidente do conselho, João Ricardo Auler, e o vice-presidente Eduardo Ermelino Leite. O presidente da empresa assinou contrato com uma empresa de fachada para repassar R$ 2,8 milhões a Costa depois deste deixar a estatal. Auler foi citado por Youssef como um contato seu na Camargo Corrêa e assinou contrato da refinaria Abreu e Lima com indícios de superfaturamento. Leite também é mencionado como integrante do cartel. 
 
O presidente da OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, foi citado pelos quatro delatores como integrante do esquema. O vice-presidente da empreiteira Agenor Franklin Magalhães Medeiros teve a atuação no esquema citada por Youssef. O vice-presidentes da Mendes Júnior Sérgio Cunha Mendes, citado por Youssef, aparece numa planilha de Costa como “disposto a colaborar” e assinou um contrato pela Mendes Júnior resultante de uma licitação em que o ex-diretor da Petrobras disse ter ocorrido acerto prévio. 

Gerson de Mello Almada, vice-presidente da Engevix, foi citado pelos delatores como representante da empresano cartel. Valdir Lima Carreiro, diretor-presidente da Iesa assinou contrato de fachada com a Costa Global, de Paulo Roberto Costa, para repassar dinheiro ao ex-diretor.

Várias reuniões dos empreiteiros foram realizadas na sede da Queiroz Galvão, no Rio de Janeiro. Em nota, a empresa “reitera que todas as suas atividades e contratos seguem rigorosamente a legislação e está à disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos necessários”. A Andrade Gutierrez disse não ter acesso ao teor das declarações prestadas e “reafirma que não tem ou teve qualquer envolvimento com os fatos relacionados com as investigações em curso”. 

A Camargo Corrêa “repudia acusações sem comprovação, vazadas de forma seletiva, que impedem qualquer possibilidade de defesa”. A Mendes Júnior informou que não se pronuncia sobre inquéritos em andamento. A Odebrecht “nega veementemente ter feito qualquer tipo de pagamento para executivos ou políticos para obter contratos com a Petrobras” e “repudia afirmações caluniosas feitas em suposta delação premiada”. As demais assessorias não responderam aos questionamentos. (O Globo)

16 comentários

Coronel,

off - CBN Paraná - Luiz Geraldo Mazza dizendo que o Ministro Luiz Eduardo Porcão Garbozo está certo em mandar investigar os policiais federais por terem exposto ideias nas redes sociais!

Oras bolas! Eles estavam em conversa PRIVADA entre eles! Por que não podem?? Por serem funcionários federais não podem ter opinião? Eles não saíram por aí falando aos quatro ventos o que pensam! Sua privacidade foi INVADIDA!!!

Que país é este? Braizuela. Cubrazil?

Querem acabar com o valor da investigação e desmoralizar os policiais e por isso o Porcão Garbozo está fazendo isso. Simples assim.

Flor Lilás

Reply

Coronel,

off - sobre o controle de robôs.

DE manhã geralmente tem os números, o que é bem mais fácil ao postar o comentário.

Por que com o passar das horas as letras distorcidas e muito chatas retornam?

Seria possível deixar apenas os números?

Grata,
Flor Lilás

Reply

Por baixo, em 12 anos, o PT roubou 40% de um ano do PIB ou seja, 2 trilhões de reais.
Qualquer administradora cobra 20% dos valores arrecadados e investidos em uma obra.
Isso sem contar que a cada verba liberada para os municípios, uma parte vai ficando no caminho, a partir dos lobistas que intercedem na produção dos documentos.
É a farra da boiada. O Brasil, diante de tanta roubalheira já deveria ser a 3ª economia do mundo.

Reply

E algum bandido assume o crime?

"Supostas delações premiadas", repudiam ou negam veementemente acusações caluniosas, querem que tudo seja apurado, doa a quem doer, e por aí vai.

Ficam adiando o dia em que a máscara vai cair. E vai.

Mariana

Reply

A tonelagem de Nióbio exportada e sub faturada, quando for auditada, vai deixar vocês de cabelo em pé.
Se, somente com Eike se perdeu uma grana preta, imaginem com o ouro, ferro e nióbio. Esses 3% é dinheiro da cachaça.
Com o país empobrecido, no regime militar, foram concluídas muito mais obras do que nesses 12 anos de PT.
A produção de petróleo hoje é de 3 milhões de barris. Um milhão de barris desaparece do mapa.

Reply

Não reconheço Lula da Silva nesta foto. Aliás, onde está o amicíssimo de Rose Noronha?

Reply

Coronel,

Imagino que já escutaste o video onde Fidel ensina a Chàvez o que fazer na Venezuela e aonde cita que lula já estava sendo bem sucedido "en Brasil".
As instruções que estão ali são exatamente o que está sendo feito aqui e é dito claramente que a "petrolera" seria quem financiaria tudo.

Reply

Sobre o clube da corrupção e do PT há uma militonta do partido dos trouxas que quer a exclusão da Flor Lilás, que a bolivariana a chama de PRECONCEITUOSA E PETRALHA ENRUSTIDA, como se a esta ditacuja que escreveu os comentários abaixo não fosse petralha de esgoto.
OS PETEBAS SEMPRE CHORAM DE SER ETERNAS VÍTIMAS DE PRECONCEITO DOS OUTROS:

Anônimo Anônimo disse...
Caro Coronel,

a leitora Flor Lilás, em comentário de 11:29, propõe uma lista de boicotes, entre os quais "1. Não viaje para o norte ou nordeste nas férias, mesmo que tenha que cancelar os pacotes. Lembre de olhar o mapa azul da eleição e escolham algum lugar por lá.".

Bem, sou cearense e estou entre o 1.067,096 de eleitores do Ceará que votou em Aécio. Por isso, sinto-me ofendido com esse tipo de proposta, sem qualquer cabimento nem efeito prático.

Ora, é justamente por causa da dependência que muitos nordestinos tem em relação ao Estado que os programas assistenciais são usados como moeda de troca. E qual o melhor antídoto contra essa dependência? Mais investimentos do setor privado e mais criação de empregos no Nordeste. Com se vê o boicote proposto pela citada coturneira, além de alimentar uma inaceitável discriminação com os nordestinos, tem como efeito prático a diminuição de entrada de investimentos numa das principais indústrias do NOrdeste: o turismo. Lamentável e muito infeliz, a proposta da leitora.

Espero que ela reflita e reveja essa ideia despropositada e preconceituosa, que em nada contribui para a união dos brasileiros e de uma oposição conectada com a nossa realidade e desafios.

16 de novembro de 2014 15:40
Anônimo Anônimo disse...
Coronel, essa tal de Flor Lilás deve ser uma petralha disfarçada, pregando contra o norte/nordeste de forma vergonhosa, desqualificando o protesto justo e democrático.

16 de novembro de 2014 19:38

-------------------

OS COMENTÁRIOS FORAM O ÚLTIMO E O ANTEPENÚLTIMO DE VÁRIOS SOBRE A MANIFESTAÇÃO, FOI O ÚLTIMO POSTADO PELO CORONEL NO SÁBADO.

Reply

QUERO SABER ONDE É QUE VAI PARAR ESSES GRITOS EM VÃO DO POVO BRASILEIRO NAS RUAS. Esse povo órfão de pai e mãe sofre e com certeza o partido seita já prepara um contra-ataque contra as instituições principalmente a PF e STF.

Reply

Bom dia Coronel,

essa UTC do amigão de LULLA, não será do Lulla.
Lembro de um marceneiro de São Bernardo em SÃO PAULO falando que tinha uma empreiteira. Há mais ou menos 2 anos.
Não acreditei.
Ele disse que lulla e lullinha tinham transformado um centro de lazer com campos de futebol em 3 torres de apartamentos de luxo.
JURO, não acreditei
Agora leio que o Ricardo Ribeiro Pessoa só se reportava Á LULLA.
QUEM ERA ESSE SER ANTES DO PT ASSUMIR O DESGOVERNO NO BRASIL?

Reply

Clube 'VIP' das empreiteiras:

"Vamos nos Irmanar aos Petistas"

Reply

Coronel. A grande verdade é que (máfia das empreiteiras) existe no Brasil desde que o governo começou a fazer grandes obras. Me lembro que trabalhando em uma estatal na década de 70, o setor de custos e projeções financeiras da empresa elaborou uma planilha de custos para uma determinada obra e a enviou ao setor responsável pela concorrência. Do nada a diretoria de obras pediu a planilha em sua sala e 3 dias depois a devolveu totalmente modificada com um acréscimo muito grande no valor da obra, a que valeu na concorrência. Sempre foi assim que funcionou. Agora é possível que a casa caia.

Reply

Duas coisas. Primeiro acho que a dileta Flor Lilás as vezes, até por inocência exagera nas suas propostas, mas não me parece que seja petista. Segundo ao anônimo das 11.44 hs. Pode até ser, pois o presidente da UTC tem cara de pedreiro, com todo respeito aos pedreiros.

Reply

Mais safados são os politicos que utilizaram o cargo e o dinheiro publico para alimentar essa máfia.
Ate agora não tem um só politico indo pra cadeia;.....

Reply

Prezado Anônimo de 17 de novembro de 2014 10:59
(acho que é o BPistelli...)

agradeço seu apoio, mas peço que não faça assim.

Já me entendi com as duas pessoas e penso que ambos tinham razão em se ofender.

Prossigo meditando no quanto Lula está nos destruindo a todos, nos jogando uns contra os outros e construindo em nós algo bárbaro: o ódio pelos próprios brasileiros.

Não podemos deixar aquele ser das trevas nos manipular de tal forma.

Vide Marilena Chauí, uma pulga-de-filósofa, gritando como uma louca a quatro ventos que "odeia a classe média", ganhando R$23.508,00 para ensinar o comunismo na USP e lavar o cérebro dos imbecis que lá estudam e se deixam enganar! Ela também instiga as pessoas a odiarem a tal classe media, mas o asqueroso polvo-lulesco e Dna Dilma não param de dizer que a classe média no Brasil aumentou 568%!!!

Precisamos lavar nosso país com Q-Boa para desinfetar desses parasitas que se apoderaram de nosso país.
Lava Jato! Juiz Sérgio Moro! USA! Holanda! Suíça! Todos vão nos ajudar.

Calma pessoal. Equilíbrio! Por favor!
Vamos usar nossas energias para tirar o PT do poder.

Flor Lilás

Reply

APLAUSO PARA A LINDA FLOR , a nossa Flor Lilás é como eu espírita e não temos ódio, apenas defendo com unhas e dentes meus amigos, longe de querer mal aos petistas que nem culpa têm, os que escreveram agora sabem o motivo e você explicou, reduzir o montante de R$ para eles e não deixar de conhecer o norte ou nordeste, EU TOMEI ONTEM MINHA VACINA CONTRA FEBRE AMARELA PARA UMA VIAGEM À AMAZÔNIA, vou no ano que vem mas não no Brasil e sim no Panamá ou ilhas do Caribe.

O ÚNICO MOTIVO PARA EVITAR O NORDESTE É O MOTIVO CAMBIAL, ir a Manaus custa de avião R$ 5 mil ida e volta E TEMOS ALFÂNDEGA RIGOROSA pois lá é zona franca, o nordeste tem passagens com custo acessível à noite mas o preço no conjunto PASSAGEM + HOTÉIS somado aos custos de passeios é o dobro do preço no exterior, MOTIVO CAMBIAL e nada com o paulista ir a MIAMI e não ir para Natal ou Recife, seria muito melhor ir a estes lugares pois não se precisa comprar dólares nem carimbar o passaporte nem visto e não existe a alfândega (só raio X procurar para procurar drogas e armas ).

AGORA O PSDB precisa conquistar mais gente do RIO DE JANEIRO, MINAS e BAHIA, estados muito populosos e sem o atraso imenso que existia, Pernambuco é lábil e uma candidatura boa atrai seu povo, se houver novas PEC que aumentem a autonomia dos estados subnacionais, cada estado vai aplicar de acordo com particularidade de cada, o povo local decide melhor até que instituições NACIONAIS, os programas DO PAÍS devem ser REFORMATADOS NOS ESTADOS PARA CADA UM DOS POVOS. O Bolsa-Família ser maior quando TEM ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA CAUSADO POR SECA, decretada pelo GOVERNADOR DO ESTADO.

Reply