Ele é o procurador geral da República ou o advogado geral da União?

Rodrigo Janot (foto), o Procurador Geral da República, fez, ontem uma defesa inconveniente e exacerbada do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, manifestando-se contra a auditoria especial nos resultados eleitorais, solicitada pelo PSDB. Deveria ouvir o povo e não o governo.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, emitiu parecer nesta segunda-feira, 3, contrário ao pedido de auditoria especial solicitado pelo PSDB ao Tribunal Superior Eleitoral sobre o resultado do segundo turno das eleições presidenciais. Janot, que é também procurador-geral Eleitoral, considerou o pedido uma extravagância, sem previsão legal e o classificou como "temerário" e "de imprudência à toda prova". Ao pedir a auditoria das eleições, de acordo com o PGR, os tucanos criam risco de uma situação de instabilidade.

Janot considera que o pedido, baseado em comentários feitos nas redes sociais, "não tem lastro em um único indício de fraude". "O requerimento é, pois, temerário, pois visa a promover gravíssimo procedimento de auditoria sem qualquer elemento concreto que o justifique, baseando-se exclusivamente em especulações sem seriedade efetuadas em redes sociais", escreveu o procurador.

O volume de manifestações nas redes sociais relativas às eleições, segundo Janot, faz parte de uma nova realidade. "As redes sociais foram transformadas em local propício para a transmissão do descontentamento de parte das pessoas com a resultado das eleições de 2014, o que muitas vezes resulta em comentários desairosos, ou até mesmo criminosos, circunstância alimentada pelo anonimato de seus usuários", avaliou.

As manifestações na internet, diz Janot, podem até ser explicáveis. O que não se pode, entendeu o PGR, é justificar a postura de um partido político de "em se baseando unicamente em comentários formulados em redes sociais, em boatos muitas vezes camuflados pelo anonimato", pretender a instauração de um procedimento que além de não estar previsto na legislação "pode comprometer a credibilidade" do sistema eleitoral. "Tal medida é de uma imprudência à toda prova, dada a real possibilidade de criar uma situação de instabilidade social e institucional", critica o procurador.

Janot defende, por exemplo, a divulgação da apuração parcial das eleições apenas após o fechamento de todas as urnas, inclusive em Estados com fuso horário distinto, como o caso do Acre. Ele aponta ainda que o sistema eleitoral brasileiro - ao qual o PSDB "empresta tão pouca credibilidade", escreveu - pode ser "amplamente acompanhado e fiscalizado".

O pedido de auditoria feito pelo PSDB foi remetido diretamente ao presidente da Corte, ministro Dias Toffoli. Na terça-feira, 4, Toffoli deve discutir o tema em plenário na sessão do TSE. (Estadão)

24 comentários

Coronel,
está parecendo até um programa de incentivo para exigir a nota fiscal executado em Pernambuco: Todos com a Nota.

Reply

Olha, as declarações desse Senhor, são ridículas, patéticas e sem cabimento. Não dá! Está mesmo tudo dominado por essa corja chamada PT. Não vejo uma solução plausível de voltamos a ter liberdade e uma democracia de fato e de direito. Infelizmente...

Alexandre Medeiros/Natal-RN

Reply

Tem caroço neste angu.

Falta uma delação premiada dos tecnics do TSE.

Do mesmo jeito que não havia crime na petrobras, só foi aparecer uma delação tudo apareceu de podre e de fraude.

Reply

Realmente, é de pasmar a posição dos senhor procurador-geral da República. Ora, afinal não seriam apenas boatos. Há eleitores que filmaram ocorrências estranhas que não deveriam nunca ter acontecido. Não se afirma que possa ter havido fraude, mas os fatos não devem ser desconhecidos. Merecem apuração. Séria, diga-se. No mínimo, esse processo eleitoral de que se vale o Brasil se demonstra equivocado. Há de mudar! Para melhor! Não podemos ficar submetidos ao que as autoridades querem ter por seguro, quando, os fatos demonstram que não!

Reply

Gravíssimo procedimento de auditoria?
Tão com medo De que?
Se tudo acontece com lisura, de modo correto, a não auditoria já torna o processo mais suspeito do que já está
faça se auditoria Sr. Janot,se os peticionários estiverem errados , ficarão com cara de tacho
E vocês vencem, Certo?
O Petista Janot ,ta com medinho de perder o empregue te boquinha,

Reply

Ate o MPF está vendido.

Reply

Coronel, a gente colabora conforme as possibilidades que temos. Esta notícia é interessante, refere-se, também à mulher do Dias Tofolli, que terá que reembolsar os cofres públicos com um dinheirão de uma maracutaia na Câmara do DF: http://colunaesplanada.blogosfera.uol.com.br/2014/11/03/deputado-e-presidente-da-oab-df-viram-reus-em-acao-de-r-25-milhoes/

Reply


É impressionante o Brasil em que vivemos, Coronel, quando os black bloc usam toda violência contra pessoas e patrimônio público e/ou privado, as "autoridades" financiadas pelo governo, não dão sequer uma nota de repúdio. Quando as manifestações são legítimas e pacíficas contra as urnas eletrônicas, pedindo o impeachment de Dilma (comprovando o seu envolvimento no esquema), a corrupção na Petrobrás e muitos reivindicando direitos, essas mesmas autoridades tacanhas QUEREM SUBESTIMAR E IMPEDI-LAS de exercer esse direito.
*
Coronel, a Veja poderia dar cobertura dessas manifestações e desmentir por fatos e fotos esses vendidos da imprensa. Seria um apoio muito grande a essas manifestações. Mostrar as ações violentas dos black bloc, comparando-as com as das manifestações que lutam por um Brasil melhor.

Reply

parece que eles estão se borrando de medo do resultado da auditoria!!!

Reply
Roberto Cavalcanti mod

É preciso lembrar ão lambe rabo da governanta que existem provas e eu inclusive apresentem uma aqui.

Reply

Já passou da hora de apelidá-lo de "engavetador da Dilma". Engaveta tudo que vai contra os petralhas, até a reclusão dos mensaleiros.

Reply

Esse não engana ninguém! Já vinha pondo as manguinhas de fora há tempo! Joga no time deles!

Reply

Já que a Diulmá gosta tanto dessa palavra, vamos lá...É o engavetador do PT.

Reply

Rodrigo Janot é o Engavetador Geral da República no desgoverno de Dilma.

Reply

E se fosse o contrário.? Se fosse o PT pedindo auditoria? O que este senhor faria, diria, ou escreveria? Quem paga seu salário é o POVO, viu SENHOR.
MAIS RESPEITO.
Eu me identifiquei e fui vítima no PRIMEIRO TURNO.

Reply

PAUS MANDADOS.

Reply

É por essa e por outras desse senhor e do Supremo, que tenho minhas dúvidas sobre o anadamento da investigação do Petrolão. Tá tudo dominado!

Reply

MINAS GERAIS TAMBÉM TEVE APURAÇÃO SECRETA, POR ORDEM DE TOFFOLI.
MAIS AQUI: HTTP://WWW.TRIBUNADAINTERNET.COM.BR/

Reply

Está com medo? Quem não deve não teme!

Reply

Aécio.Hora de liderar o processo para a troca do meio de votação.Há centenas de relatos de pessoas capacitadas tecnicamente com afirmações que vão da possibilidade de fraudar as urnas até à afirmação de fraudes realizadas.

Reply

Este senhor tem que entender que ele é Procurador geral da REPUBLICA e não do desgoverno. A forma como ele se refere ao PSDB é no minimo desrespeitosa institucionalmente...ele esquece que quem se manifesta é a sociedade é o Povo que sofreu as agruras das fraudes...se ele confirma que o partido em questão se baseou em comentários da rede é por que ele também se baseou nelas para concluir seu parecer, muito próprio, certo?
Um vassalo partidário e obsequioso pela indicação...pobre Brasil
Carlos Bonasser

Reply

É um comédia, esse dotôzinho! A instabilidade já estava aí antes mesmo do resultado, com notícias de que especialistas provaram falhas nas urnas, que toffoli negou-se a novos testes independentes, que atrasaria resultados da apuração devido ao Acre, da apuração secreta negando outros delegados de a acompanharem. Essa INSTABILIDADE só terminará com AUDITORIA para provar ou não inúmeras denúncias de procedimentos irregulares durante a votação. Do contrário a reeleição de dilma estará em SUSPEITO, causando agravamento da crise.

Reply

Ele é da turma. Sabe o que houve. Viu os indícios, evidências e provas. Daí o medaço da auditoria. É muito interessante um homem da lei temer a democracia.

Reply

O que criou instabilidade foram os boletins de urnas com problema, encontrados nas ruas, presidente do TSE se trancando em sala e por aí vaí.

E foi o povo e não partido político ou candidato. Duvidêodó que Aécio ou o PSDB pedissem a auditoria não fossem os eleitores.

E o Janot é o engavetador da Governanta. Mais um estelionato eleitoral da Governanta.

Reply