Efeito dominó na corrupção petista na Petrobras: investigação na Suíça pode derrubar novos suspeitos.

A investigação na Suíça que levou à descoberta dos cerca de US$ 26 milhões escondidos no exterior pelo ex-diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, é muito mais ampla. Tão extensa que poderá levar à descoberta de novas pessoas envolvidas no esquema de corrupção, segundo os procuradores brasileiros que viajaram para a Suíça para repatriar o dinheiro. A convite dos suíços, eles analisam a movimentação nas contas bancárias de Costa.

- Na verdade, a investigação vai além de Paulo Roberto Costa – disse Delton Dallagnol, um dos procuradores. Segundo os procuradores, ao investigarem toda a cadeia de pagamentos, os suíços tentam identificar todos os envolvidos. Podem ser brasileiros ou estrangeiros. - Eles (os suíços) podem alcançar pessoas que a gente nem imaginava que existissem e que estão aqui também. A ideia é sobrepor o que as duas investigacões (na Suíça e no Brasil) tem – explicou Delton. 

A investigação na Suíça corre em paralelo com a investigação brasileira. E a ideia é cruzar os dados dos dois lados. - As investigações deles são muito boas, avançaram bastante, e a cooperação é ampla. Não estão medindo esforços para investigar esse caso e adotar todas as providencias cabíveis – afirmou o procurador Eduardo Pelella, que é chefe de gabinete do Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot. 

Por conta de um acordo de sigilo total com os suíços, os três procuradores – Pelella, Dallagnol e Orlando Martello – não quiseram dar nenhuma informação sobre o que viram ou descobriram no exame da movimentação das contas de Paulo Roberto Costa. E se negaram a especular se outros envolvidos poderiam ser brasileiros ou estrangeiros. Pelella insistiu que o sigilo precisa ser mantido, para não se fechar a porta da colaboração com os suíços, que ele considera muito boa:

- Não dá para fechar esse canal, senão mata a galinha de ovos e anos poupados de trabalho – afirmou Pelella. Perguntado sobre o que falta para o dinheiro de Costa voltar ao Brasil, o procurador explicou que agora é uma questão de procedimento da Suíça. - É questão procedimental, que diz respeito ao Ministério Publico suíço – afirmou. (O Globo)

4 comentários

Veja como são as coisas. De que adianta aparelhar o judiciário brasileiro se o mundo está totalmente globalizado e as empresas brasileiras estatais atuam lá fora convidando os órgão de controle de lá a agirem. Da mesma forma que os USA com toda a sua parafernália de espionagem sabe quem e aonde está todo dinheiro desviado por aqui, os suíços com seus bancos invioláveis (ou eram) tem o histórico de todo mundo. Eles que vão derrubar os corruptos daqui.

Reply

A rede de corrupção é enorme e não ficará, apenas, na petrobrás. Muitos nomes, acredito, irão aparecer e se o judiciário brasileiro quiser se redimir perante a sociedade brasileira, tem que investigar os chefes e punir, na forma da lei, à todos que vem desviando dinheiro público, seja para partidos ou bolsos próprios, sejam empresários, partidos e políticos. Todos, sem exceção.

Reply

Os políticos que estão sendo incriminados nas delações premiadas e que ainda não sofreram pela justiça nenhuma restrição de atos, nem de deslocamentos, devem estar armando suas estratégias para livrarem-se do alcance da lei.

Será que teremos um bando de "Pizzolatos" evadindo-se do Brasil, escapando-se de suas penas ???

Reply

Que maravilha!

O MOLUSCÃO, pai do MENSALÃO e do PETROLÃO, sendo incriminado internacionalmente, NÃO TEM PREÇO!

Não tem vergonha não, cachaceiro? Não adianta nem TENTAR fugir, usar passaportes diplomáticos fajutos, comprar disfarces com cartões corporativos, ou fugir em aviãozinho particular de algum comparsa do crime. TUA HORA CHEGOU!

Sobe no palanque agora! Chinga os loiros de olho azul, as "elites", o trabalhador pagador de impostos, .... que ninguém gosta de pobre.

Safado!

Taí, .... esses seus crimes mostram o tanto que tu e sua corja de bandidos gostam de pobre! Quanto mais pobre, mais tripudiado e enganado pelo PT.

O semear é OPÇÃO, a colheita é OBRIGATÓRIA!

Ver o LULA a DILMA e o PT colher os frutos envenenados de todo o mal que plantaram no Brasil nesses 12 anos: NÃO TEM PREÇO!

Reply