Diretor acusado de receber propina estava sentado ao lado de Graça Foster. Ontem, quando ela anunciou a criação de uma diretoria anticorrupção na Petrobras.

Cosenza (à esquerda) estava ao lado de Graça Foster na coletiva de ontem: acusado por três delatores.

O delegado da Polícia Federal Agnaldo Mendonça Alves afirmou no último final de semana, durante a tomada de depoimento de três executivos de empreiteiras presos na Operação Lava Jato, que delatores implicaram o atual diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, em supostos recebimentos de "comissões" ligadas a contratos da estatal. Cosenza participou nesta segunda (17) no Rio, ao lado da presidente da companhia, Graça Foster, de uma conferência promovida pela Petrobras para divulgação de dados operacionais da estatal. 

Segundo os depoimentos, o delegado fez a seguinte indagação ao ex-presidente da Queiroz Galvão Ildefonso Colares Filho, um dos presos na sexta (14): "Paulo Roberto e Alberto Youssef mencionaram o pagamento de comissões pelas empreiteiras que mantinham contratos com a Petrobras para si, para os diretores [Renato] Duque, [Nestor] Cerveró e Cosenza e para agentes políticos. O sr. confirma essa informação?". Ele negou. 

Costa foi diretor de Abastecimento da Petrobras e confessou ter contas no exterior com dinheiro de propina e Youssef é o doleiro que operava uma série de empresas de fachada para pagamentos a políticos. Ambos fecharam acordo de delação premiada na Operação Lava Jato.  A mesma pergunta, com variações, foi feita ao executivo Carlos Eduardo Strauch Albero e Newton Prado Júnior, ambos da Engevix. Eles também negaram ter conhecimento dos pagamentos. 

O executivo Othon Zonaide de Moraes Filho, da Queiroz Galvão, negou saber de propinas a Cosenza ou outros servidores. Disse que conhecia Cosenza porque ele costumava acompanhar Paulo Roberto Costa em reuniões na petroleira, um relacionamento que ele caracterizou como "estritamente profissional". 

Procurada pela Folha, a assessoria da Petrobras disse: "O diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, nega, veementemente, as imputações de que tenha recebido comissões' de empreiteiras contratadas pela Petrobras, ao tempo que reafirma que jamais teve contato com Alberto Youssef".

À PF o executivo Albero disse que conheceu Youssef no final de 2013, quando o doleiro foi ao escritório da companhia para falar com os sócios-proprietários. Depois, em data que não cita, disse ter ido "entregar um envelope" para Youssef a pedido "da alta direção da empresa" Engevix. Os empresários negaram ter pago propinas e negaram ter conhecimento de um "clube" formado por empreiteiras. 

Há 38 anos na Petrobras, José Carlos Cosenza é formado em engenharia química. Começou a carreira como estagiário na Refinaria Alberto Pasqualini. Passou por outras refinarias até presidir a estatal na Argentina e Uruguai. Em 2007, quando a Petrobras comprou a refinaria de Pasadena, Cosenza foi chamado para modernizar a unidade. A obra nunca saiu do papel. Em 2012, com a saída de Costa, Graça Foster o nomeou para o Abastecimento.(Folha de São Paulo)

6 comentários

Durante a entrevista, num momento, ele colocou a mão na cabeça, tipo NÃO TO ACREDITANDO!!

Reply

Agora é juntar o video de um dos debates aonde dilma aparece mentindo que não havia problemas e colar nessa declaração da Foster...e aí temos outro coquetel molotov

Reply

O vagabundo está lá de caneta na mão fingindo anotar algo. Dissimulado como o chefe maior, o cafajeste Lula.

Reply

Paulo Roberto da Costa foi preso e deixou outro atuando em seu lugar, José Carlos Cosenza, diretor de abastecimento.

A Dna Graça resolveu criar uma diretoria de compliance???? Será composta por quem esta diretoria?? Certamente, será bandido acobertando bandido.

Peça para sair D. Graça, a senhora é uma piada como gestora da Petrobrás, para diz o mínimo.

Por sinal, hoje faz aniversário (um mês), que D. Dilma assumiu que há corrupção na Petrobrás. Mas, nos debates ela mentiu DESCARADAMENTE!

FORA GRAÇA!
FORA DILMA!


Chris/SP

Reply
Despetralhando mod

Como engº químico deveria transformar a petrossauro em ouro não em mer...

Reply

Diretoria anti-corrupção?!!!!!!

Essa gentalha tá de gozação com a nossa cara!!!

CADEIA PRA TODO MUNDO!!!!!!!!!!!!!!

Reply