Dilma e Mantega presenteiam país com PIB de 0,1% no trimestre e 0,2% no ano.

A economia brasileira cresceu 0,1% no terceiro trimestre, na comparação com os três meses anteriores, informou o IBGE nesta sexta-feira. A expectativa do mercado financeiro era de alta de 0,2%, segundo analistas ouvidos pela agência de notícias Bloomberg. Em relação ao terceiro trimestre de 2013, o Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país) cai 0,2%. Já no acumulado do ano, a alta é de 0,2%. Em valores correntes, o PIB foi de R$ 1,289 trilhão. 

É o primeiro resultado divulgado após o país ter entrado em recessão técnica, termo usado pelos economistas para definir dois trimestres seguidos de queda do PIB. Na ocasião, o IBGE informou que houve retração de 0,6% no segundo trimestre e ainda revisou para baixo o número do primeiro trimestre, de alta de 0,2% para queda de 0,2%, levando ao quadro de recessão. Havia expectativa de revisão destes dados nesta sexta-feira, mas o instituto não alterou os índices. O IBGE revisou apenas o resultado do terceiro trimestre de 2013, que havia sido queda de 0,6%, para recuo de 0,5%.

A indústria teve alta de 1,7% frente ao trimestre imediatamente anterior, a maior entre os setores que compõem o PIB. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, no entanto, houve queda de 1,5%. O consumo das famílias, outro segmento que entra no cálculo do Produto Interno Bruto, voltou a recuar e teve queda de 0,3% frente ao segundo trimestre. O IBGE revisou o consumo das famílias no segundo trimestre de alta de 0,3% para zero. 

O investimento teve alta de 1,3% na comparação com o segundo trimestre, mas em relação ao mesmo trimestre do ano anterior tem queda de 8,5%, influenciada pela queda da produção interna e da importação de bens de capital, além do desempenho negativo da construção civil, segundo o IBGE. 

A taxa de poupança ficou em 14% do PIB no terceiro trimestre, a mais baixa desde 2000, quando ficou em 14,4%. No terceiro trimestre de 2013, ela fora de 15,1%. Houve recuo também na taxa de investimento, que é a relação entre o investimento e o PIB. A taxa de investimento foi de 17,4% no terceiro trimestre de 2014, frente a 19% no terceiro trimestre de 2013. O setor de serviços avançou 0,5% frente ao trimestre anterior.

O anúncio dos dados ocorre um dia após o governo oficializar a nova equipe econômica, formada por Joaquim Levy, no Ministério da Fazenda, e Nelson Barbosa, na pasta do Planejamento. Em entrevista coletiva na tarde de quinta-feira, os novos ministros anunciaram a meta fiscal para os próximos três anos. Eles também disseram que vão trabalhar em prol do crescimento econômico, mas não revelaram detalhes das novas medidas.

Segundo a mais recente pesquisa Focus, divulgada semanalmente pelo Banco Central, a expectativa do mercado financeiro continuam fracas para o ano. A mediana das projeções para o crescimento de 2014 é de apenas 0,2%, menor que a estimativa indicada há um mês, de 0,27%. Já para o ano que vem, os economistas esperam desempenho menor, mas ainda modesto, de crescimento de 1,3%. (O Globo)

12 comentários

Se maquiando os números cresceu 0,1%, a realidade então deve ter sido negativa!!!

Reply

Mais uma mentira do PT. Este é o milagre brasileiro: crescimento para trás.

Reply

Coronel, em compensação a Gorda do paletó vermelho tornou o Brasil conhecido no mundo todo com o escândalo do PETROLÃO, o maior caso de CORRUPÇÃO da história da humanidade!

Brasil, sil, sil!!!

Reply

Alô, Chris, amanhã na Avenida Paulista teremos mais uma tarde de manifestação pró-impeachment da presidente Dilma.

Eu estarei lá protestando democraticamente e exigindo JUSTIÇA!!!

FORA DILMA!!!

IMPEACHMENT JÁ!!!

Jacob Samuelson

Reply

- Nossa! Mas que "pibão"!

Reply

Numeros desnecessarios; a choradeira e quebradeira esta' se generalizando; vai faltar dinheiro pras bolsas; o governo que empreste do ''FMC'' (fundo monetario cubano)!

Reply

tenho o péssimo hábito de ler jornais americanos e já publiquei nos comentários duas matérias que lera em março deste ano. uma era que setor de controle econômico dos estados unidos (nossa CVM), entrara na justiça, para proteger os aplicadores americanos, contra os roubos da petrobras; outra era que, enquanto aqui falavam em pibinho de 0,4, os setores econômicos dos jornais americanas já "fechavam o ano de 2014 no brasil, com 0,1. eis ai. vou parar de ler os jornais americanos, eles acabam com os jornalistas petistas do brasil.

Reply

E esses dois indecentes, podem se beijar em público, para onde foi nossa privacidade? Tatos de esgoto!

Reply

Dilma tem um perfil para lavadeira, jamais poderia ter conseguido (com maracutaias) ocupar a Presidência do Brasil. (Lula idem).

Não dá pra acreditar que alguém TÃÃÃO INCOMPETENTE, conseguisse inclusive a reeleição.

Suportamos essas topeiras do PT por 12 anos governando o Brasil totalmente sem planejamento, sem saber do assunto, como se estivesse em cima de uma ripa em pleno alto mar., completamente sem rumo, usando o cargo apenas para roubar o patrimônio dos brasileiros.

Por muito menos Collor foi apeado do poder, o que acontece que esses jumentos petistas continuam no poder fazendo merda?

Reply

Jacob Samuelson 10.26

Agradeço-lhe pela lembrança.

Lamento, mas amanhã não poderei estar presente.

Espero que você vá mesmo e que a Paulista fique lotada.


Chris/SP


Reply

Cel, antes eu escrevia aqui todos os assuntos que eu queria e conseguia expor minhas ideias e me sentia bem,mas depois o Sr. escreveu que temos de escrever assunto relacionado à materia ,aí eu desanimei e parei de escrever no seu blog.
Abç
Ainda sou fã do nosso Aécio Presidente em 2018.

Reply

Eu gosto de ver na TV a cara-de-pau dos economistas falando desse "avanço". Graças a Dilma nos livramos da recessão técnica. Era isso que estava atrapalhando o Brasil.

Reply