Dilma quer reforma política via plebiscito. Congresso responde: nem que a vaca tussa.

A ideia da presidente Dilma Rousseff de dar a largada em seu segundo mandato com um plebiscito para a mudança do sistema político já enfrenta reação do Congresso, a começar por partidos da base aliada do governo, entre eles o PMDB. Tanto na Câmara, como no Senado, os líderes peemedebistas defendem a reforma política, mas insistem que a tarefa é do Congresso Nacional e que o ideal é submeter as propostas a um referendo popular, pela complexidade do tema.

Dilma propôs na campanha o fim do financiamento empresarial de campanhas e das coligações partidárias nas eleições proporcionais, a tipificação do caixa dois em crime eleitoral e a realização de um plebiscito para a mudança do sistema político. Além destes temas, a presidente enviou uma mensagem ao Congresso propondo cinco pontos a serem submetidos à consulta popular: forma de financiamento das campanhas eleitorais; definição do sistema eleitoral, se voto proporcional ou distrital; manutenção ou não de coligações proporcionais; continuidade ou não da suplência de senador; e fim ou não do voto secreto no Congresso. Esse último ponto foi aprovado por deputados e senadores, que acabaram com o voto secreto para cassação de mandato. O plebiscito foi engavetado.

Na segunda-feira, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) divulgou nota defendendo a reforma política, mas não por meio de plebiscito. “O melhor caminho é o Congresso Nacional aprovar a reforma — caso contrário poderá pagar caro pela omissão — e submetê-la a um referendo popular, como fizemos com a proibição de venda de armas e munições”, defendeu Renan.

O líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), diz que aguarda para ver quais perguntas Dilma fará, mas destaca que os novos parlamentares eleitos têm tanta legitimidade como ela. — A presidente quer substituir o Congresso e propor o plebiscito, mas é bom lembrar que o Congresso foi eleito agora e é tão legítimo para legislar quanto ela é para governar — afirmou Cunha, que também defende o referendo popular e a aprovação de uma reforma política antes de setembro do próximo ano: — A reforma política é urgente. Ninguém aguenta mais a eleição do jeito que está, cara demais. Temos que conter a proliferação de partidos.

O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), que participou ativamente do grupo de reforma política da Casa, diz que propor plebiscito sobre reforma política é algo inviável. — É impossível, é demagógico, é manifestação de ignorância no sentido lato. Como submeter a proposta de voto distrital, distrital misto, proporcional, etc, à população? A divisão que existe no Congresso estará presente na sociedade. É um assunto complexo e longe do cotidiano das pessoas. Cabe ao Congresso encontrar propostas e submetê-las em referendo — disse Pestana. 

Eleito senador por Goiás, Ronaldo Caiado (DEM) também critica a proposta de Dilma, classificando-a de “gesto de enganação”. — O que me chamou a atenção foi que a reforma política proposta por ela é um engodo, uma farsa. Não sinaliza com nada concreto e só inviabiliza o processo verdadeiro para que consigamos aprovar a matéria —argumentou Caiado. ( O Globo )

28 comentários

Só o fato do Renan Calheiros apoiar essa reforma via referendo me deixa meio em dúvida se isso realmente será uma coisa boa para o país... Mas é bem melhor do que fazer do jeito que a Dilminha quer, via plebiscito ao qual (provavelmente) foi "solicitado" por organizações de esquerda e extrema-esquerda. O Congresso decidir, nessas circunstâncias, é mais aceitável...

Reply

Não acredito em reforma politica ampla e geral. É tema confuso e complexo Assim como os temas são aprovados e legislados diariamente as reformas deveriam ser feita ponto a ponto. Enquetes e debates na TV são importantes para esclarecer e educar a população sobre os temas. Se a cada mês for modificado um tema, em 12 meses teremos 12 temas modificados.

Reply

Submeter a reforma política a um referendo popular?????? Sou contra! O PT vai fazer terrorismo com esse assunto e o povo idiota que votou nessa desgovernanta vai optar pela "reforma política" aos moldes do Foro de São Paulo e, podemos dar adeus à democracia.

Reply

Só se excluirem do referendo popular os eleitores da Bolsa Família e os petralhas. Aí tá.

Reply

O COngresso e a Constituição sofrem grande perigo com os planos PTralhas para o avanço da ditadura vermelho sobre o Brasil VERDE-AMARELO. O Congresso tem que dar um fim à Dilma agora instalando uma CPI para investigar a roubalheiro na PTrobras seguindo de IMPEACHMENT da GERENTONA.Porra! Não sou robô, mas essas letrinhas aí são feitas para desestimularem o comentário?

Reply

Coronel, vamos deixar a sociedade acesa, vão vir várias tentativas de golpe, reuna a tropa.

Reply

Reuna a tropa Coronel, Dilma vai mais à esquerda cada vez, é preciso conter o golpe.

Reply

Mas não precisava colocar a foto dela, né ?

Reply

acabou de sair no SPTV.
ontem à noite, um ônibus da viação Urubupungá foi atacado com uma pedra, no trecho da av. do Estado em frente ao DER (na verdade, do outro lado da via, no sentido Mercadão).
segundo a reportagem e motoristas que foram entrevistados, ali tem “muito drogado” e os assaltos se dão dessa forma, ou seja, jogando pedras nos veículos para que eles parem.
porém, alguns detalhes são interessantes (sempre segundo a matéria que foi ao ar): 1) o ônibus é fretado pela Editora Abril, e devidamente identificado com o nome e o logotipo da editora. 2) o vidro atingido pela pedra (bem grande, por sinal é um vidro lateral, da parte do meio para trás do ônibus. 3) segundo testemunhas, 3 rapazes jogaram a pedra no ônibus e saíram correndo (não era assalto?). 4) segundo a polícia, trata-se do primeiro boletim de ocorrência de um fato como esse.
estranho, não? não duvido que haja assaltos ali, mas no Brasil que não é o da propaganda do PT, as pedras jogadas em veículos para assaltos nas rodovias costumam atingir os parabrisas, e não vidros laterais. adicionalmente, no Brasil real (aquele que não é o da propaganda da Dilma), os assaltantes não costumam sair correndo antes de consumar os assaltos, a menos que haja revide ou algum imprevisto. por fim, embora a matéria o tempo todo contabilize essa ocorrência como mais um dos costumeiros assaltos que ocorrem nessa via, não existe nenhum BO anterior de pedra jogada em ônibus ali. e para arrematar, o ônibus transportava funcionários da Abril, com identificação da editora na frente e na lateral do ônibus.
Venezuela?

Reply

"Nem que a vaca tussa" é engraçado.......he, he
estou mais feliz com esta notícia!!!!

Reply

Esta senhora não me representa!

No dia 01/11 sábado 14h estarei em frente ao Masp/SP pedindo IMPEACHMENT.

Já passei o convite em post abaixo aos coturneiros.

Ocorrerá em vários locais do Brasil, no mesmo dia e horário.


Chris/SP

Reply
Impeachment já! mod

A grande e urgente reforma política começa com a retirada desta mentirosa da presidência.

Reply

Como pode se fazer uma reforma política atravéz de plebiscito se o povo é despolitizado? Mesma coisa será criar os "sovietes", lei 8243 para arbitrar conflitos de invasão com os MSTs e assemelhados. Estão querendo implantar o socialismo e o melhor caminho é minar os poderes constiuídos: legislativo e judiciário, uma vez que toda essa pantomima favorece o executivo.

Reply

Pô gente, que falta de respeito. Comparar a Dilma a uma vaca? As vacas ficaram muito ofendidas com esta comparação, podem acreditar.

Reply

Desculpem-me, mas, o Senador Aécio Neves com certeza tem um e-mail de contato com o povo, certo?
Então eu peço ao Coronel para divulgar afim de que enviemos a ele, pedido de se colocar como candidato a presidente agora! Ele já é nosso candidato deve se portar como tal desde já!
Façam uma campanha de postarem na página do PSDB Nacional! Aécio Neves 2018 é hoje!

Gilberto Neves

Reply

Essa mulher é arrogante e presunçosa em achar que pode tudo agora que foi reeleita. Ela se esqueçeu que mais da metade da população não a apoia. Venceu a eleição, mas não levará.

Reply

Por que não:
1 - fim do voto obrigatório;
2 - fim da reeleição para cargos de presidente, governador e prefeito?
Por que não?

Reply

Concordo perfeitamente com o Anonimo 28 de outubro de 2014 12:54.

.
A reforma política começa primeiro com impedimento da presidente, e ainda digo, tirar o poder do pt, acabar com Foro de São Paulo. Aí sim teremos uma nação mais saudável.

Reply

Vaca não tosse, nem galinha cria dentes. Só diz, de vem em quando: - diuturno e noturnamente.

Reply

Uma medida importante que deve ser implantada pela oposição é que, quem for cadastrado no Bolsa Familia NÃO PODERÁ VOTAR até que consiga se qualificar e ter um emprego.

Simples assim. O que não pode é político bandido usar esse mecanismo de ajuda TEMPORÁRIA (não pode perdurar por 12 anos como faz o PT) ao cidadão carente para ser moeda de troca por votos.

O eleitor cadastrado não votando o Brasil não corre o risco de ter um presidente padrão Dilma/Lula que engana essa gente para levar vantagens.

Reply

Manifestação inoportuna pois o que há por enquanto é a reportagem da revista. Não há provas ainda!Falar em impeachment agora é queimar etapas, os petralhas vão sair falando que a direita que dar um golpe. Quando tiver provas aí sim. Já existem 15 processos de impeachment contra ela no congresso parados, feito por partidos e particulares, só que a base não deixará ir para a frente.Com provas já é difícil, sem provas então!

Reply

Concordo plenamente!!!!

Reply

Coronel, esse assunto me preocupa desde a campanha pelo plebiscito feita pela esquerda.
Eles montaram campanha, fizeram site, divulgaram nos blogs financiados, levaram urnas por três dias aos principais centros do país, fizeram petição online etc.
O objetivo não foi atingido, mas ainda assim, amealharam 8 milhões de assinaturas que agora são usadas por Dilma para pressionar para que a reforma seja feita em seus termos. Não sei se não é o caso de nos mobilizarmos no contra-sentido a fim de apoiar a decisão de que a famigerada reforma seja realizada no congresso. Você sabe, vote "SIM" sob pena de perder seu bolsa família e aí, tamo lascado!

Reply

Voto secreto no congresso ?

Com o collor foi aberto - se fosse secreto "elle" não teria sido cassado.
Motivo : "elle" compraria.

Com o dirceu foi secreto - se fosse aberto ele permaneceria. Motivo : muita gente votou contra ele por vingança.

Reply

E não é que a vaca tá tossindo mesmo?!?!?!

OS CARAS:

Reply

Petição de Abertura de Processo de Impeachment contra Dilma Rousseff:

http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR70638

Reply

O tofolli ainda continua como advogado do PT? Ele pediu demissão? Se não pediu ele poderia ser o presidente do TSE ? E então coronel essas eleições são válidas?

Reply

A reforma política é urgente e necessária, precisamos ter essa percepção por parte do congresso, fato esse que ainda não está dando para sentir. O sistema político como um todo está falido e em descrédito por parte da sociedade brasileira. Somente através de uma reforma eficaz será possível resgatar a dignidade do congresso, que tem sido uma pedra no sapato de todo brasileiro. Pelos comentários que vi no blog a questão virou algo de fundo pessoal em relação ao governo do PT, mas o que deve estar em jogo é a mudança propriamente dita, independente do meio que precisar ser utilizado. Precisamos de respeitar a sociedade brasileira. Já chegamos a um limite extremo de intolerância com leis falidas e legislações que não atendem mais as demandas do momento atual. Deixem questões pessoais de lado e pensem mais no Brasil.

Reply