Datafolha confirma análise do Blog.

A pesquisa Datafolha publicada hoje confirma o que este Blog postou dias atrás. Para que Aécio chegue ao segundo turno, deve reconquistar parte dos votos perdidos para Marina. Está acontecendo. E Dilma também deve buscar parte dos votos que ela também perdeu. Também está acontecendo. Dilma subiu um ponto e Aécio Neves subiu dois pontos. Marina caiu três pontos. A diferença entre Marina e Aécio, que era de vinte pontos percentuais, agora está em treze. Se Aécio subir sete pontos, quase alcançará Marina Silva. Para ultrapassar a candidata que caiu de jatinho, Dilma deve subir dois pontos. Observe a tabela acima. Como a rejeição de Marina Silva praticamente dobrou, ultrapassando a de Aécio Neves, o tucano pode chegar na frente, mas precisará, infelizmente, de uma mãozinha da petista. Leia abaixo a análise do Datafolha. 

A pesquisa divulgada hoje confirma tendência de queda da candidata do PSB, Marina Silva, e de leve reação do tucano Aécio Neves. Os ataques que a ambientalista passou a sofrer desde que assumiu o protagonismo na disputa pela Presidência da República podem explicar o movimento de parte de eleitores que haviam abandonado a candidatura tucana.

Os resultados da semana passada já retratavam o início do desgaste da ambientalista, que conhecia então sua maior taxa de rejeição. Agora, além de variar de maneira mais expressiva nas intenções de voto, a ex-ministra vê a reprovação a seu nome bater novo recorde, dobrando sua rejeição inicial.Esse aumento se deu especialmente em cidades menores, abaixo de 200.000 habitantes.

Se na pesquisa anterior, a oscilação negativa do apoio a Marina, dentro da margem de erro, justificava-se pela concentração da queda em estratos de baixo peso quantitativo, como no dos mais ricos, a maior intensidade do movimento agora se deve ao alcance de vários segmentos, inclusive alguns de participação relevante na composição do eleitorado. Em dez dias, a candidata oscilou três pontos entre os que têm renda até 5 S.M, que correspondem a 77% da população, caiu quatro pontos entre os eleitores do Sudeste e três entre os que moram no Sul, que juntos somam 58% dos brasileiros.

E quem mais se beneficiou da guerra entre Dilma e Marina foi justamente aquele que ficou fora dela.A estratégia da campanha de Aécio de reuni-las sob o rótulo do continuísmo e de se posicionar como o candidato da "mudança de fato", parece ter surtido efeito em parte dos eleitores. Em 15 dias, o tucano oscilou positivamente três pontos percentuais, destacando-se entre os mais escolarizados e ricos. O candidato carece de melhor desempenho no Norte e no Nordeste, onde encontra-se bem abaixo de sua média.

Mesmo com as alterações, os dados ficaram dentro da zona de variabilidade calculada pelo Datafolha no levantamento anterior e não provocaram por enquanto mudanças significativas no cenário. Sobre o futuro, as projeções para a próxima semana também sofrem oscilações. Caso não ocorram fatos de grande repercussão, o potencial de Dilma ficará entre 33% e 40%, o de Marina entre 26% e 33% e o de Aécio entre 15% e 21%. Para chegar ao segundo turno, Aécio deve torcer por um feito inédito em eleições presidenciais nesta etapa da disputa: sua candidatura crescer além de seu teto e Marina cair abaixo de seu piso.

24 comentários

Coronel e Coturneiros,

tenho conversado com todas as pessoas que encontro!
Em todos os lugares. Conhecidos e desconhecidos. Mesmo no elevador!

Incrível, mas há muitas pessoas com dúvidas entre Aécio e Marina! Depois de explicar tudo muitos dizem: que bom conversar com você. Eu não sabia. Agora estou mais tranquilo.

Outra coisa - a maldade do PT e suas mentiras pegam pesado sobre alcoolismo e uso de drogas por parte do nosso candidato. Grande mentira!
Precisamos explicar que é impossível alguém alcoólatra ou drogado fazer o que ele faz!
É competente e produz coisas boas. Vide Minas Gerais.
A cabeça de quem é alcoólatra ou cheirador de cocaína não funciona bem para construir o Bem! Vejam as obras e se sabe sobre o criador.
O pensamento lógico e coerente, as falas tranquilas e ao mesmo tempo afiadas, a cara de saúde que tem! Impossível ser um viciado.

Para arrancar os votos de Marina, dos que tem dúvidas, falem do Foro de São Paulo - mostrem que Marina Silva faz parte disso.
Já declarou abertamente que apoia o decreto 8.243.
Ela é COMUNISTA bolivariana!!! Perigosíssima! Populista. Chantagista para com os pobres seduzindo-os com a conversa de pobreza!

Sigamos firmes Coturneiros! A virada já está ocorrendo.
Contaminemos todos com esta onda de racionalidade e ao mesmo tempo de esperança!

Trabalho de forminguinha. Todo minuto é precioso!

Aécio Neves presidente!

Flor Lilás 100% Aécio.

Reply

Coronel, em nome dos petistas, ofereço ajuda ao seu candidato. Afinal, é bem mais fácil ganhar dele!

Reply

Coronel,

com licença... Ali no twitter:

HUGO A-GO-GO @HugoAg0g0
@coroneldoblog @Pepez_Legal ... not // sou marinecio, aecina, ou qualquer ser vivo que derrote o PT .... ;0)

Prezado HuhoAgOgO

São atitudes como esta que estão dando a baixa pontuação para Aécio!
Por favor, mude sua atitude!
Não podemos apenas querer tirar o PT!
Você corre o risco de botar Marina Silva no poder desta maneira e trocar uma bolivariana comunista populista pela outra!

ABRAS EUS OLHOS!
TEMOS QUE VOTAR AÉCIO NEVES!

Com seu escrito você presta um desserviço à única chance de tirarmos o Brasil deste buraco comunista em que estão nos jogando!

Aécio Presidente!

Flor Lilás 100% Aécio

Reply

Coronel,
com toda "credibilidade" que essas pesquisas tem, mesmo assim mostra o eleitorado insistindo no Aécio. Sua análise é correta. É preciso não ter um mínimo de bom senso para analisar que a Dilma ganhou do Serra no segundo turno quando a economia bombava, o poder de compra era muito maior pois estávamos com a inflação mínima, o velhaco era o cara, e a novidade de uma mulher ser presidente. Estas pesquisas não merecem confiança pois temos os exemplos das eleições passadas.

Reply

Balde de água gelada. O Aécio tem que mostrar com infográficos como o PT destruiu a Petrobrás, o carrinho de supermercado da dona de casa enchido pela metade graças a inflação, as industrias paradas e demitindo, as obras inacabadas ou mal feitas, o caos da saúde...A propaganda do Aécio é um desastre. E você entende tanto de marqueting político quanto os tucanos.

Reply

Cel.,
veja o que são as pesquisas:
as de boca-de-urna para a separação da Escócia do Reino Unido, davam uma diferença de 4% e 6% pró NÃO.
Antes era de apenas 2% para o não.
Eis o resultado:
NÃO: 55%
SIM: 45%
Diferença de 10%.
Pesquisas deveriam ser proibidas de serem divulvadas, só servem para induzir o eleitor ao voto útil.
Ou são manipuladas ou são falhas.
Aéco deve intensificar a campanha a partir de agora.

Reply

Só uma pessoa salva o Brasil no período 2015/2018. O Paulo Roberto Costa. Dependendo do que ele declarou o impeachment vai correr solto e livrar o Brasil desta bandalheira.

Reply

Diogo Mainardi, 2002:

“O resultado dessa hegemonia do PT é que ninguém tem coragem de atacar Lula. A imprensa chapa-branca criou-lhe inclusive um escudo de força, decretando preventivamente que quem o atacasse perderia votos. E pediu uma campanha de ‘alto nível’. Ou seja, sem ofensas pessoais. O que adianta ter uma campanha de alto nível se os candidatos continuam de baixo nível? Eu acharia muito melhor se a campanha degenerasse numa pancadaria violenta. Como nos Estados Unidos, onde a imprensa foi atrás de notícias sobre a vida sexual de Clinton ou sobre as bebedeiras de Bush. O que teria sido mais útil para os eleitores brasileiros em 1960: debater as idéias de Jânio Quadros ou saber quantas doses de uísque ele tomava por dia? Lula disse que gosta de uma cachacinha. Pois eu quero saber quanto ele bebe. E quanto bebe o Serra. Chega de exaltar hipocritamente o debate de idéias. Onde já se viu um político brasileiro dotado de idéias? Vamos deixá-las para quem as tem. Nosso negócio é vida particular. Inclusive porque os únicos grandes movimentos da política nacional só ocorreram quando entrou em jogo a esfera privada, como demonstram os casos do irmão de Collor, da ex-mulher de Pitta ou do marido de Roseana Sarney. Queremos jogo sujo e golpes baixos. Queremos uma sórdida campanha difamatória, que rompa essa lei do silêncio, essa ‘omertà’, em que um candidato poupa o outro. Por que só eu devo ser insultado?”

Reply

10 MOTIVOS PARA NÃO VOTAR EM MARINA SILVA (E DILMA):
01 – Nunca abandonou o comunismo, quase 30 anos no PT aos abraços com Lula;
02 – Defende o Foro de São Paulo, criado por Lula e Fidel Castro em 1990; aliás, Marina e seu partido PSB são afiliados;
03 – Defende o MST;
04 – Apoia o Marco Civil que é a repressão da internet;
05 – Apoia o Decreto bolivariano 8243, de Dilma Rousseff, que servirá para implantar uma ditadura comunista no Brasil;
06 – É contra o livre exercício da ciência;
07 – É contra o Estado laico, mas a favor de um Estado ateu militante querendo impor o politicamente correto;
08 – Opõe-se às liberdades individuais;
09 – É inimiga do livre mercado;
10 – Prega uma economia ESTATIZANTE, como Dilma e o esquerdismo em geral, além de ser inexperiente.
NÃO SE ENGANE, MARINA SILVA É DILMA; uma tesoura tem 2 lâminas e ambas servem ao mesmo fim.
É O PLANO B DE LULA …

Reply

David Horowitz, 2014:

“Mike Tyson disse uma vez: todo mundo tem um plano até você acertar um soco na cara dele. Democratas tem socos na cara de sobra guardados para os republicanos. Toda eleição democratas estão acusando republicanos de racistas, sexistas, homofóbicos, inimigos dos pobres, egoístas e indiferentes ao próximo. É uma acusação moral, que almeja expulsar o acusado da política, afinal quem pode se defender de uma acusação que é quase impossível de ser refutada no meio de um debate político, quando você tem apenas poucos segundos para responder?

E qual é o soco da cara que republicanos têm guardado para os democratas? Nenhum, já que republicanos estão focados em contar ‘histórias positivas’ e eles até são bons nisso. Não sou contra histórias positivas e toda convenção republicana [de 2012] foi sobre histórias positivas de pessoas que vieram para os EUA e venceram, pessoas que nasceram pobres no país e tiveram sucesso e etc. Todos os consultores políticos dos republicanos, até o presidente da Heritage Foundation, disseram que o foco deveria ser histórias positivas.

Bom, se alguém está gastando 200 milhões de dólares para retratar seu candidato [Mitt Romney] como um predador corporativo, que deixa a esposa do ex-funcionário morrer de câncer porque você cortou o plano de saúde ou que trata cruelmente o próprio cachorro, os eleitores não vão ouvir suas histórias positivas ou não vão se importar com elas!

Se alguém acha que você é racista, ele não vai ouvir suas propostas políticas! E isso deveria ser óbvio. O que republicanos deveriam fazer? Qual deveria ser o soco na cara dos republicanos? Você tem que responder fogo com fogo! Parem de se defender, ataquem antes de serem atacados. Isso é o básico!

Política é uma briga de rua. Republicanos foram criados em ambientes polidos demais e têm aversão à briga de rua, preferem lutar pelas regras do Marquês de Queensberry [que inspiraram as regras do boxe profissional], adorariam que a política fosse uma discussão de propostas, mas não é! É um debate sobre se você maltratou seu cachorro ou não, essa é a realidade, e é assim desde o início dos tempos.”

Reply

Apesar de toda a torcida vejo que as coisas estão muito complicadas para o nosso lado. A queda da Marina, pelo pau que está levando de todos os lados (PT/PSDB) era esperada e para mim foi abaixo do esperado, mas a subida do Aécio deveria ter sido bem mais consistente. Neste nível ele não chega lá ou como analisou a Datafolha só se um caso extraordinário acontecer (Outra queda de jatinho?). Pela análise da pesquisa em especial pelas várias regiões do país, parece que a Marina tem eleitores bem mais consolidados, do que por exemplo o Aécio Neves.

Reply

pesquisa do datafolha é séria? eles sobem a margem de diferença para cima no caso da dilma e desce no caso do Marina e do Aécio.

Reply

Se com toda a canalhice petralha vigente, o eleitor ainda vota na incompetente que não ficou sabendo dos roubos na Petrobrás, o Brasil merece ir a pique, ou a PQPt.
Aécio Neves é a única chance de não naufrágio irremediável.

Reply

Para com isso coronel. VOU POSTAR A MINHA PRÓPRIA PESQUISA. AÉCIO EM PRIMEIRO COM MAIS DE 40%, MARINA EM SEGUNDO NA CASA DOS 30% E MARINA EM TERCEIRO COM 15% uma margem de erro de 4% para mais ou para menos.
IBOPE E DATA FOLHA NÃO REFLETE O QUE SE VÊ NAS RUAS.

Reply

Coronel, não é uma tarefa fácil, mas dá pra virar.

Pergunta: Como andam os trackings tucanos ?

Sinceramente não boto fé nessas pesquisas... Ibope, Datafolha, Sensus....

Alguma informação?


E pra concluir: Paulistas e Mineiros, a bola tá com vocês... não adianta o Aécio perder nesses dois estados e depois culpar o Nordeste !

Reply

Marina vai detonar o código florestal aprovado pelo congresso, por ordem dos seus patrões ingleses!

Os produtores rurais estão ferrados e a população também, porque os alimentos ficarão muito mais caros, vai faltar comida!

Espalhem...

Reply

Caro Coronel

nunca esqueço seus comentários quando antes das candidaturas falavas que o PSDB deveria fazer um programa de oposição ao PT. A situação esta difícil os tucanos não sabem fazer oposição, esta não ocorre apenas na eleição...incompetência é isso ai. O melhor programa sem duvida é dos tucanos, mas o candidato não empolga pois nunca se apresentou como opositor, nunca condenou o mensalão...e fez uma convivência pacifica com os petralhas, isto é um fato e ainda tem os votos lulecio, dilmasia e a eleição do prefeito do PSB em BH então chega a eleição e ainda por cima escolhe o Pimenta longe de Minas há muitos anos? queriam o que? Claro que a eleição não esta perdida mas esta difícil perderão para eles mesmos e nos pagamos a conta, se Marina não é a candidata dos sonhos e nunca foi ele pode tirar o pesadelo da Dilma, será. O volta Lula enterrado, nunca mais volta...com marina ou Aécio, nunca mais volta
A esta atura o eleitor decide e que Deus tenha piedade de nos
APA

Reply

Bolsa família = 30 milhões de votos

O PT aterroriza os bolsistas dizendo que pode acabar, então o Aécio tem que apresentar alguma vantagem adicional, para tirar uma parte dos votos da Dilma!

Reply

Você vai votar em Marina?
Bom pra você!
Só um conselho, comecem desde já a escrever os cartazes com o famoso 'queremos escola, saúde e educação padrão fifa','fora Marina e leva o PSB junto'.Preparem o lombo para tomar borrachada da polícia, levem vinagre contra spray de pimenta e se tiver grana sobrando compre uma máscara. Só não contem comigo. Vou estar em casa assistindo tudo pela TV, comendo pipoca que ninguém é de ferro.
Estão preparados para novas jornadas de junho?

Reply

Flor Lilás 100% Aécio.

19 de setembro de 2014 07:07

É assim que se fala e é assim que se age, não é possível deixar tudo nas costas de AÉCIO.

Mostrar, esclarecer quem é quem . Fazer o povo ler, pensar ver e entender.
Indique os sites do
"Cotunonoturno"
"Aluízio Amorim"
"Rodrigo Constantino"
"Reinaldo Azevedo"
"Alerta total.net"

O povo precisa ter fontes sérias só assim entenderá o que rola nesse Pais. Somos mais que um País de futebol, não é o corte de cabelo de jogador, nem as palhaçadas de tiririca, nem novelas vão mudar nossa vida. Chega de pão e circo.

Um abraço.

Brasil, Aécio 45!

Reply

É só dizer: Aécio nunca foi do governo do pt, ao contrário da Marina.

Reply

CORONEL,
Na eleição passada, você postava aí o TRACKING DO NINHO. Nenhum IBOPE da vida refletiu de forma tão correta a opinião das ruas. Então, porque não faz essa gentileza pra nós postando as reais intenções de voto?

Reply

CORONEL, ISTO É PREVISÃO DATATROUXA e o diabo não é tão feio quanto ELLES pintam, colocar uma virada nos 45' do segundo tempo NOS ACRÉSCIMOS, é motivar os marinistas a não largarem o osso, tem muitos que são bolsistas familiares que JAMAIS VOTAM EM QUEM VAI PERDER, os poucos de Marina poderiam ir para o Aécio e detonar de vez Marina.

A VERDADE É UMA BOMBA DE HIDROGÊNIO NO COLO DOS PETRALHAS E MARINEIROS.

AÉCIO TERÁ - 51,5151515151... % dos votos válidos no primeiro turno.
Dilma fica com seus 25% ( 30 - 5% dos que não votam por vergonha dos atuais anos de governo do PT, inflam Marina.

Marina pode ter seus 20%
Dilma os 25% e os restantes os outros votos.

AÉCIO NEVES CUNHA - 51,5151515151 %
DILMA ROUSSEFF - 24,2424% ( número cabalístico de GILBERTO KASSAB ).
MARINA SILVA - 20%
OUTROS - ** 4,9%

** o que falta para 100% dos votos.

Reply

Se Aecio quer vencer tem que mostrar no minimo um decálogo com a corrupçaõ e incompetencia do PT.
1. fudeu com a Petrobras
2. Fudeu com a Eletrobras
3. Levou o pais ao maior índice de corrupçaõ da história
4. Ta fudendo o Plano Real
% Abandonou os aposentados
5. Acabou com os fundos de pensão dos Correios - 6 Trouxe de volta a inflação. 7 Ta fudendo com a industria brasileira. Tem que falar claro minha gente. Não pode achara que as montanhas de Minas vão fazer um milagre.

Reply