Daqui a pouco, o delator do Mensalão da Petrobras depõe (ou não depõe) na CPMI.

Depois dos depoimentos nos quais cita envolvimento de políticos num suposto esquema de propina na Petrobras, o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa estará pela primeira vez, nesta quarta-feira, frente à frente com os parlamentares da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista que investiga a empresa. Seu depoimento está previsto para as 14h30. O ex-diretor saiu da sede da Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira, às 8h, em Curitiba (PR), onde está preso, e se dirigiu ao aeroporto de São José dos Pinhais. Antes do meio-dia, Costa estará em Brasília. 

Ainda que a previsão seja de que Costa deva se manter calado para não ter o acordo de sua delação premiada com o Ministério Público prejudicado, a expectativa é de enfrentamento entre deputados e senadores da oposição e do governo. A poucas semanas do primeiro turno da eleição presidencial, a presença de Costa no Congresso Nacional assusta governistas e anima opositores, otimistas com o novo cenário detectado pela pesquisa Ibope divulgada na terça-feira, com um crescimento do ex-governador Aécio Neves (PSDB), que saiu de 15% para 19%. Foi o maior beneficiado com a rodada de ontem. 

A base do governo, orientada pelo Palácio do Planalto, vai defender que a sessão seja fechada, sem acesso dos jornalistas. Uma sessão aberta, mesmo com Costa em silêncio, vai gerar imagens de senadores e deputados de PPS, DEM e PSDB fechando o cerco com duros questionamentos ao ex-diretor da Petrobras, o que já seria suficiente, no entendimento dos governistas, para atingir a candidatura de Dilma. O presidente da CPI, senador Vital do Rego (PMDB-PB), chegou a se reunir ontem no Planalto para discutir como conduzir a sessão com Costa. 

O ex-diretor será conduzido por agentes da Polícia Federal e o translado até Brasília se dá num avião da instituição. A aeronave seria a mesma que trouxe para Brasília os condenados do mensalão, no final do ano passado. 

O juiz federal Sérgio Moro foi quem proferiu um despacho com providências para organizar a ida Costa à CPI. Moro recomendou que não sejam usadas algemas na apresentação do ex-diretor e ressaltou que como investigado ele tem direito a permanecer em silêncio na comissão. A CPI marcou o depoimento após revelações de citações de políticos. Em seu despacho, Moro ressaltou que, como o ex-direto está preso sob sua jurisdição, cabe a ele organizar a ida. Ele quem determinou que a Polícia Federal faça a escolta. Dentro do Congresso, o ex-diretor será conduzido pela Polícia Legislativa, provavelmente com a presença de alguns agentes da PF. 

“Não sendo Paulo Roberto Costa acusado de crimes praticados com violência ou grave ameaça, deve ser evitada a utilização de algemas na apresentação do preso”, diz o juiz no despacho. Moro ressalta que por ser investigado o ex-diretor tem o direito de ficar calado durante o depoimento. “De forma desnecessária e redundante, consigno, não obstante, que a Paulo Roberto Costa devem ser garantidos os direitos inerentes à condição de acusado/investigado, inclusive direito ao silêncio e à assistência pelo defensor constituído”, afirma o juiz.

LAVA-JATO

A Polícia Federal indiciou 46 pessoas por lavagem de dinheiro e evasão de divisas, entre elas Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef. O ex-diretor da Petrobras e o doleiro atuaram juntos na área de consultoria a empresas que têm negócios com a Petrobras. Dono da empresa Costa Global, Costa havia se associado a Youssef para a compra da Ecoglobal, empresa que obteve um contrato de R$ 443,8 milhões com a estatal, segundo a investigação. Esse contrato foi apreendido na sede da Petrobras.

Pelas investigações da PF na operação Lava-Jato, Youssef e outros três doleiros movimentaram aproximadamente R$ 10 bilhões de forma atípica. Alguns indiciados foram apontados também por corrupção, formação de quadrilha e tráfico de droga. ( O Globo )

8 comentários


PT ROUBA APOIO DE ARTISTA GLOBAL


O ator Matheus Nachtergaele nega ter assinado…

… o “manifesto de artistas e intelectuais” de apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff, divulgado pelo site manifesto.dilma.com.br com o nome de 69 personalidades das artes cênicas, da música e da literatura, além de blogueiros e jornalistas que costumam defender o governo federal. Nachtergaele aparece na sexta linha do manifesto digital, divulgado pela campanha da candidata do PT. ”Não assinei manifesto algum, e por agora não pretendo colocar publicamente minha posição com relação a isso! Estou avaliando tudo e quando, ou se tiver certeza de algo, me pronunciarei!!!!!!!!!!!!”, postou o ator em sua página no Facebook.

http://politica.estadao.com.br/blogs/notaquente/nao-assino-embaixo/

Reply

Se falar sobre o depoimento vai comprometar o acordo de delação que ele fez, é melhor ficar calado mesmo. Na verdade, que criminoso quer falar numa CPI? O bom é a oposição aproveitar a ocasião e bombardeá-lo com perguntas sobre seu envolvimento com Lula e Dilma. Isto é, explicar como chegou no cargo que chegou. Isso ele pode responder, e vai ter um efeito bombástico.

Reply

A única resposta que ele vai dar é que foi conduzido ao cargo por indicação deputado federal Jatene do PP. Como o deputado já morreu fica de bem com todo mundo.

Reply

Agora é a hora da onça beber água.
Com depoimento ou sem depoimento
serão colocadas no ar perguntas ao
salafrário´ligando-o ao PT e a
Dilma, acrescentando que quem deveria estar ali respondendo era a Dilma que é a mãe da criança.

Reply

CARTA ABERTA AO CORREGEDOR DA POLÍCIA FEDERAL

Vídeo:

O engenheiro João Vinhosa envia uma segunda carta aberta ao corregedor-geral da Polícia Federal, Cláudio Gomes, solicitando que todas as suas denúncias sobre o caso Gemini, feitas com provas documentais, sejam transformadas em um inquérito – e não acabem em algum arquivo morto da burocracia federal.

Já que a Presidenta Dilma defende (como no debate de ontem na CNBB) que “a Polícia federal é um integrante do governo”, bem que a PF poderia fazer andar o processo pedido pelo Vinhosa...

Leia, abaixo, o artigo: Dilma, a Polícia Federal e a Petrobras

http://www.alertatotal.net/

DILMA, A POLÍCIA FEDERAL E A PETROBRAS
http://www.alertatotal.net/2014/09/dilma-policia-federal-e-petrobras.html

Reply

Querem apostar quanto que este traste, este bandido, este quadrilheiro DE MERDA não vai abrir a boca? Vai ficar mudo. Vai entrar quieto e sair calado.

Reply

Eu não voto em petista.
Eu não voto em comunista.
Eu não voto em ladrão, não voto na Dilma não.
Eu não voto em petista.
Eu não voto em comunista.
Eu não voto em ladrão, não voto no PT não.

Reply

Coronel,
simples, vai ficar de bico calado.

Reply