PIB de 1%, inflação e rejeição do mercado assombram reeleição de Dilma.

Passado o período de trégua gerado pela Copa, o governo e a cúpula da campanha da presidente Dilma estão preocupados com o humor do eleitor em relação ao cenário econômico, que está pior do que o previsto pela equipe presidencial para a fase inicial da eleição.

Na avaliação de assessores, a Copa afastou o clima de "pessimismo" do país, mas um ritmo muito fraco da economia pode trazê-lo de volta e prejudicar a imagem de Dilma durante a campanha. Segundo auxiliares, o temor é que o relato de empresários, de que o país entrou numa fase de estagnação, se materialize exatamente a partir de agora, quando vai começar o debate entre a presidente e seus adversários, o tucano Aécio Neves e o pessebista Eduardo Campos.

O governo chegou a apostar num crescimento de 2% neste ano, mas o Banco Central já estima que ele ficará em 1,6%. Reservadamente, assessores admitem a possibilidade de ficar abaixo deste patamar, perto de 1%. Esta piora no cenário econômico gerou entre assessores do governo e da campanha o debate sobre qual discurso econômico será usado na eleição e se será necessário escolher um porta-voz da presidente na área --assunto ainda indefinido.

Até agora, Dilma não chamou sua equipe para discutir como será a política econômica do segundo governo. No final do ano passado, segundo a Folha apurou, Dilma ouviu de um ministro que, ao manter Guido Mantega no cargo, ela passaria a campanha tendo de explicar quem seria seu novo ministro da Fazenda. Mantega, que se mantém há oito anos no cargo, está desgastado e enfrenta críticas do setor privado.

Preocupado com o empresariado, Lula busca um interlocutor na campanha para dialogar com os setores econômicos. Um dos temores da campanha é que a indicação de Aécio Neves de que Armínio Fraga poderá ser o ministro da Fazenda caso ele se eleja dá ao tucano uma proeminência muito forte.

A ideia é que haja um representante na equipe petista para se contrapor ao ex-presidente do Banco Central de FHC. Dentro da campanha, há quem defenda que o ex-secretário executivo da Fazenda Nelson Barbosa faça este papel. Outro nome cotado seria o do ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil).

INFLAÇÃO

Até o início do ano, a equipe de Dilma acreditava que a inflação seria o ponto mais fraco da candidata petista, mas o recuo gradual nos índices de preços está dando um refresco ao governo. Agora, a preocupação passa a ser o crescimento do país.

Assessores presidenciais acreditam que a defesa econômica do passado será fácil de ser feita, na comparação dos números dos governos petistas e tucano. O problema é o presente e o futuro, num cenário de risco de estagnação econômica com inflação ainda alta.

Reservadamente, um assessor faz a seguinte análise. "O eleitor vai sair da Copa, principalmente se o Brasil ganhar, de bem com a vida. Mas, depois de duas semanas, voltará para realidade. Aí seu ânimo pode ser afetado por uma sensação de economia em queda livre." Um interlocutor da presidente no meio empresarial diz que o governo ainda não percebeu ou não quer admitir que a "economia simplesmente está parando" e, segundo ele, só vai voltar a girar depois das eleições.

Aí, tudo vai depender de quem ganhar a eleição e com qual discurso sobre o futuro. No Planalto, assessores de Dilma confirmam que a tática será a de "omitir'' o discurso sobre o futuro exatamente porque existe uma indefinição sobre como será um segundo mandato Dilma.

Um ministro explica que a posição do governo será a de bater na tecla do presente, de que "os fundamentos do país estão ótimos" entre as principais economias do mundo: PIB, geração de emprego, reservas cambias e superávit.(Folha de São Paulo)

9 comentários

Dica: Krul pegou dois no chão. Batam alto que, pelo peso e tamanho, não pega nenhum. PS:fui grande batedor de penaltys no futebol de várzea.
=================================

E eu fui goleiro . Se bater no alto ele nem pulará para pegar , vai só dar um passo pro lado e esticar a mão.Goleiro grande, como aquele, tem dificuldade para pegar bolas rasteiras, pois um goleiro para fazer qualquer defesa precisa primeiro de impulsão, ou seja ele tem que "dobrar as pernas" antes de pular , se a bola for rápida e rasteira , quando ele pensar em pular ela já terá passado, isto quando o goleiro não dá um passo pra frente para poder ter impulsão para pular nas bolas. Viram os penelties que o julio cesar defendeu? Ele dá um passo á frente em todas as cobranças...

Bola no alto só se for um porradão do tipo daquele que chileno mandou pra cima do julio cesar , que não teve tempo nem de dar o passinho pra frente.

Reply

Coronel,
continuo dizendo que o PIB será negativo. Mesmo com toda "contabilidade criativa".

Reply

Vai ser difícil a presidANTA explicar esse pibinho,Aécio tem todas as condições de num debate coloca-la em uma sinuca de bico...

Reply

PARA OS FDP amigos da VTNC isto não é má notícia, eles podem dar uma desculpa " à la Maduro " e colocar que há sabotagem de empresários e do mercado financeiro contra a democracia e o governo popular pelos avanços contra a elite branca de olhos azuis e que querem DESTRUIR A ESPINHA DORSAL DOS POBRES DO PAÍS E lançarem o país a uma ditadura tipo Pinochet.

O REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA não medirá esforços e poderá autorizar a VTNC decretar lei marcial e anular as eleições majoritárias, nomear deputados e senadores provisórios ( 4 anos ) e banir o PSDB, DEM, PMDB e PSB para só manter os partidos democráticos ou melhor, socialistas e partidos comunistas ( socialista não é PSB e sim o PC do B )

Reply

Ou seja, tá todo mundo em polvorosa sem saber pra onde correr... tanto é assim que querem colocar Aloisio Mercadante para interlocução com o setor produtivo do país.

Posso dizer que a governanta economista precisa de um interlocutor? Pergunto-me.

kkkkkKkkkkkkkkkkkk


Reply

Para piorar as coisas li hoje, que dentro da nossa sucateada e combalida indústria, empresas estão parando a produção de vez por não ter dinheiro para pagar a caríssima energia elétrica e a mesma está sendo cortada. Indústria parada é sinal de desemprego, que nem o IBGE e o CAGED vão conseguir maquiar.

Reply

Sugiro que o Aécio faça seu programa de TV no interior de um supermercado. Vai lá, Aécio. Converse com os compradores. Pergunte do preço do leite, do tomate, da carne, das frutas, da comida, enfim. mostre a revolta de todos. Fale claramente que a maior culpada é a presidanta, que deixa rolar solta a roubalheira. Pergunte se o comprador sabe que ella quebrou uma lojinha. Conte a história da lojinha. Pergunte se o Brasil pode quebrar como uma lojinha. Se precisar de mais idéias, estou aqui. Trabalho de graça para sua campanha, Aecio.
Sou uma dona de casa que vai todo dia comprar comida.

Reply

O setor sucroalcooleiro não tem como suportar; precisa dizer mais?
Dilma e o PT faliram o Brasil.

Reply

Não está parada so a industria,todo Brasil está parado,so funciona a corrupção desses canalhas petistas...

Reply