Soltos!

Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, foi solto ontem por ministro do STF indicado por Dilma, uma das principais envolvidas na compra da refinaria de Pasadena.
O juiz Sérgio Fernando Moro, da 13.ª Vara Criminal Federal de Curitiba, enviou nesta segunda feira, 19, ofício ao ministro Teori Zavazcki, do Supremo Tribunal Federal (STF) em que informa sobre o risco de fuga do doleiro Alberto Youssef, alvo maior da Operação Lava Jato – investigação sobre lavagem de dinheiro que pode ter alcançado R$ 10 bilhões.

Nesta segunda, Teori mandou soltar todos os investigados que foram presos pela Lava Jato, acolhendo reclamação da defesa do engenheiro Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás.  O ministro também mandou que todos os outros processos da Lava Jato sejam enviados ao STF.

O juiz ressalta que seu objetivo é unicamente esclarecer o total alcance da decisão. “A fim de evitar que os processos, a ordem pública e a aplicação da lei penal sejam expostas a riscos por mera interpretação eventualmente equivocada de minha parte.”

O juiz informa o ministro que já mandou expedir alvará de soltura do engenheiro, mas consulta Teori para que esclareça sobre o “alcance da decisão, já que não foram nominados os acusados que devem ser soltos e os processos que devem ser remetidos ao Supremo Tribunal Federal”.

O juiz assinala que outros processos no âmbito da Lava Jato não têm Paulo Roberto Costa como denunciado. São investigações sobre tráfico de 698 quilos de cocaína e lavagem de dinheiro produto de tal crime. Ele cita o investigado René Luiz Pereira, acusado de ser o mandante de remessa de 55 quilos da droga apreendidos em Valência, na Espanha.

“Há indícios de que (René) compõe grupo organizado transnacional com diversas conexões no exterior e dedicado profissionalmente ao tráfico de drogas”, observa o juiz federal.

Ele destaca que esta ação penal também tem por acusados Sleiman Nassim El Kobrossy, Maria de Fátima Stocker, Carlos Habib Chater, André Catão de Miranda e Alberto Youssef este o alvo principal da Lava Jato.

“Um deles, Sleiman, que não foi preso preventivamente, já está foragido”, informa o juiz no ofício ao ministro Teori Zavascki. “Outro está preso na Espanha. Assim, muito respeitosamente, indago à V.Ex.ª o alcance da decisão referida, se este feito de tráfico de drogas e lavagem também deve ser remetido ao Supremo Tribunal Federal e se devem ser colocados soltos os acusados neste feito, entre eles Renê Luiz Pereira, preso por risco à ordem pública pelo indícios de envolvimento em organização criminosa responsável por tráfico de cerca de 750 kg de cocaína.”

O juiz federal também observa que “entre os outros feitos originados na assim denominada Operação Lava-jato, encontram-se as ações penais 5026243-05.2014.404.7000, 5026663-10.2014.404.7000 e 5025699-17.2014.404.7000 que têm por objeto crimes financeiros e de lavagem de dinheiro envolvendo três grupos distintos dirigidos por supostos doleiros, um dirigido por Carlos Chater, outro por Nelma Kodama e o terceiro por Alberto Youssef.”

O juiz anota que se estas três ações penais também devem ser remetidas ao Supremo Tribunal Federal e se devem ser colocados soltos os acusados neste feito, entre eles Carlos Chater, Nelma Kodama e Alberto Youssef. “Informo por oportuno que há indícios, principalmente dos dois últimos, que eles mantêm contas no exterior com valores milionários, facilitando eventual fuga ao exterior e com a possibilidade de manterem posse de eventual produto do crime.”

O juiz observa, ainda, que a doleira Nelma Kodama foi presa em flagrante nas vésperas da operação Lava Jato, em tentativa de fuga do país quando portava, no aeroporto de Guarulhos, 200 mil euros escondidos na roupa íntima. (Estadão)

17 comentários

Coronel,

É triste ver todo o esforço e dinheiro gasto pelo Estado para prender os bandidos ser "jogado no lixo".

Tudo para salvar o PT!!

JulioK

Reply

Cel
Que nojo!
Esther

Reply

Coronel,
é uma vergonha termos de ver um juiz questionando um ministro do STF, com argumentos mais que justificados, sobre uma decisão que me parece, no mínimo, desastrosa. Os exemplos de fugas quando soltos os acusados são inúmeros e o ministro não pode ignorar. Decisão estranha e muito questionável.

Reply

Vem uma crise sem precedentes por aí, se pode fuja agora.

Reply

Nunca antes neste País se soltou tanto bandido elvolvido e protegido pelo governo. Cadeia continua sendo para pobre, negro e puta.

Reply

be, se alguém ainda tinha alguma dúvida do engajamento, caiu a máscara.

Reply

Coronel, é importante que todos ouçam isso:
O PT e a máfia italiana de drogas


http://radiovox.org/programas/vitor-vieira-pt-e-mafia-italiana-por-tras-narcotrafico-internacional/

Reply

triste viver em um ´país onde essa gente rouba bilhoes do povo e fica só 2 meses preso pois com o dinheiro que eles tem vão contratar bons advogados pra recorrerem ate prescrever o seus crimes e depois só pagarem cestas basicas e pior e ver ontem uma reportagem aqui no jornal local da minha cidade uma mae que teve que parar de trabalhar pra cuidar do filho de 11 anos com um cancer em um osso da perna pedir ajudar nos telejornal local pois esta passando dificuldades e muitas vezes poem o filho com cancer pra dormir mas cedo pois naum tem dinheiro pra compra comida e dar tres refeiçoes diarias pra uma criança com cancer

Reply

E agora, quem vai prender esse juíz?

Reply

CEL,

Se essa quadrilha não for tirada do poder em Outubro próximo vamos pegar em armas e limpar o Brasil de norte a sul.

Reply

Isso é para mostrar pros trouxas que nesta piada de país a justiça é forte, impiedosa, eficiente,etc somente para preto, pobre e prostituta. Para os demais com dinheiro, cargos, companheiros da situação só benevolência, afago, pão de ló.

Reply

Cel

Mais um ato de togado petralha em favor da impunidade!

Chris/SP

Reply

A cara do indigitado diz tudo. Não adianta espernear, tá tudo dominado.

Reply

Eu queria saber daquele jumento barbudo quantos por cento essa decisão do Zavascki é política…

Reply

Que ministro que nada, isso é apenas mais um homem do Lula a serviço da implementação da ditadura comunista no brasil. É apenas mais um inútil com cara de foice e martelo! Além da amizade com a dupla que ocupa o poder vermelho instalado no brasil esse juiz está comprometido com os doleiros presos pela PF!

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/investigado-pela-pf-apoiou-zavascki-em-eleicao-do-gremio

Reply

O vagabundo esta sorrindo....da nossa cara!

Atencao brasileiros: Se esses bandidos do PT nao forem expulsos pelo voto em Outubro, o Brasil vai mergulhar mais ainda na merda.

Reply

Cel
É o agradecimento com TOGA.
Esther

Reply