"A Petrobras está afundando", afirma o procurador do TCU que investiga estatal há 2 anos.

Procurador do Ministério Público do Tribunal de Contas da União (TCU), Marinus Marsico
Procurador do Ministério Público do Tribunal de Contas da União há quase duas décadas, Marinus Marsico já comprou briga com corruptos que aparelharam o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), enfrentou servidores que insistiam em receber supersalários no Congresso e participou do acordo com o Grupo OK, do senador cassado Luiz Estevão, para reaver 500 milhões de reais desviados do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. 

Há cerca de dois anos, revira cada detalhe da ruidosa compra da refinaria de Pasadena, no Texas, pela Petrobras, um dos mais malsucedidos negócios da história da petrolífera brasileira. Para ele, apesar de o caso Pasadena ser "indefensável", a Petrobras sofre com desmandos políticos desde o segundo mandato do ex-presidente Lula. “A Petrobras está afundando. Há uma mistura de má gestão com o fato de ter se tornado um braço político do governo. Se a empresa não fosse pública, já tinha quebrado”, disse em entrevista ao site de VEJA.

As denúncias envolvendo a Petrobras, incluindo irregularidades em contratos, não são exatamente uma novidade para o TCU. A Petrobras é uma caixa-preta? 
A Petrobras é uma empresa muito difícil de fiscalizar e, com certeza, se fosse mais transparente, se não se preocupasse tanto com essa questão de sigilo comercial, muitas vezes indevido, tenho certeza que esses contratos desastrosos, como o de Pasadena, não teriam ocorrido. Se há dez anos houvesse a possibilidade de a Petrobras ser fiscalizada como deve ser, hoje não teríamos esse tipo de situação. Ela se fecha em um falso argumento de que é uma empresa de mercado e com sigilos comerciais. Chama muito a atenção no caso da Petrobras a quantidade de irregularidades e a magnitude dessas irregularidades. Não falamos de milhões, mas de bilhões de reais.

Qual foi a influência do governo nas decisões tomadas pela Petrobras nos últimos anos? 
Esse mal de misturar o público com o privado é algo que sempre existiu, desde o surgimento dessa esdrúxula figura da sociedade de economia mista. Mas, ultimamente, essa situação aumentou muito, é só ver os escândalos. Problemas sempre existiram, mas agora são problemas em grau exponencial e se chegou a um ponto intolerável em que a empresa, se não fosse pública, quebraria. E isso tudo ocorreu no período de 2005 a 2010 [no governo Lula]. Esse foi o período mais sério para a Petrobras mesmo.

A gestão de José Sergio Gabrielli, presidente da Petrobras na época da compra da refinaria de Pasadena, era fechada? 
Havia muito mais resistência da Petrobras, resistência à fiscalização do tribunal como um todo, na gestão do Gabrielli. Agora está um pouco mais transparente, mas há um longo caminho a percorrer. Nas informações que pedi à Petrobras sobre Conselhos de Administração e Fiscais, os dados foram passados parcialmente. Sonegar informação ao Ministério Público causa uma ação de improbidade contra as pessoas que o fizeram. A tarefa da atual presidente da Petrobras, Graça Foster, é muito difícil porque cabe mudar uma empresa que ultimamente andou se descuidando muito de sua eficiência, realizando gastos desnecessários e, sobretudo, sem autonomia, sem condições de determinar pelas leis de mercado quais seriam suas fontes de receita.

Quando o senhor fala em falta de autonomia, quer dizer que existe ingerência política? 
Sim, há uma forte ingerência política na Petrobras. A presidente da Petrobras não consegue colocar o preço do seu produto principal, que é a gasolina, em um patamar compatível com uma empresa de mercado. Por isso, a Petrobras tem hoje o maior nível de endividamento entre as grandes petroleiras no mundo, três vezes maior do que o razoável para o resultado operacional dela. Isso é resultado dessa mão invisível do governo. Sempre tem um braço forte do governo.

A Petrobras está afundando? 
A Petrobras está afundando, sem sombra de dúvida. Por mais que se fale e se apresentem números, ou por mais que se coloquem recordes de produção petrolífera, vemos que ela está afundando. É isso que o mercado pensa sobre a empresa. Há uma mistura de má gestão com o fato de a empresa ter se tornado um braço político do governo. Não há nenhuma teoria conspiratória em relação a isso. E se o mercado precifica a empresa nesse sentido, é sinal de que ela não vai nada bem.

A compra da refinaria de Pasadena foi o pior negócio da Petrobras nos últimos anos? 
Não há defesa em Pasadena. A coisa foi tão abertamente um escândalo que não há a mínima possibilidade de se defender qualquer coisa na transação. Tudo ocorreu justamente na época em que a administração pública federal atravessava aquela euforia de que tudo era possível, tudo se podia, com índices políticos de popularidade muito altos. Criou-se aquela ilusória sensação de que o mundo pertence a nós. Por conta disso fizeram a transação sem o mínimo cuidado. Fiquei escandalizado com a questão da Petrobras em Pasadena e me senti até ofendido com o negócio porque, como órgão de fiscalização, ofendeu a minha inteligência o fato de se ter feito uma contratação sem o mínimo cuidado. Parece que a Petrobras considera que nós somos idiotas, que a gente não vai ver nada e que nunca vão descobrir nada.

Há críticas à refinaria Abreu e Lima? 
Abreu e Lima é pior nos valores — e o foco do TCU é economizar para o contribuinte. Mas, no lado simbólico, Pasadena é uma afronta. Na época do contrato, a Astra [empresa belga parceira que vendeu metade da refinaria para a Petrobras] colocava avisos aos acionistas afirmando ‘que maravilha, fizemos um grande negócio, muito maior do que qualquer expectativa razoável’.

O que o TCU pode fazer em relação a Pasadena? 
Na minha representação pedi que se apurassem responsabilidades na diretoria-executiva e eventualmente nos conselhos. Configurado o débito, tem-se o rol de responsáveis que são obrigados a devolver esses recursos. O tribunal também pode aplicar multas, que podem ser proporcionais ao débito ou decorrentes de atos de gestão temerários, ilegítimos, antieconômicos. O problema é que não é factível que se paguem as multas.

A área internacional da Petrobras, que foi comandada por Nestor Cerveró, é a mais problemática?
A área internacional é a que tem mais irregularidades. É uma área problemática. O que quero é que a Petrobras passe a funcionar em prol da sociedade brasileira. É uma coisa decepcionante e triste porque a Petrobras é uma empresa que não precisava passar por essas vicissitudes. A gente vê muitos indícios de uso político da empresa. É uma tristeza ver tanto potencial desperdiçado. Veja o caso do parecer falho. O parecer era falho e isso foi descoberto depois e nada foi feito com quem fez o parecer? A pessoa continuou muito bem em uma subsidiária da Petrobras [Cerveró foi para a Diretoria Financeira da BR Distribuidora] e só agora, depois do escândalo, é que foi exonerada. Por que as medidas não foram adotadas antes? Tem que ser investigada se essa omissão no parecer é dolosa e, se for, isso é um crime. Se foi culposa, por incompetência ou falta de cuidado, essa pessoa não poderia mais continuar na empresa. Se em um banco um funcionário causasse um prejuízo de 1 bilhão de dólares para a instituição, certamente ele não continuaria com o trabalho e poderia até ir para a cadeia.

O que acha da CPI da Petrobras? 
Se a CPI for realmente um instrumento em que todos os seus integrantes tenham a vontade genuína de investigar e corrigir os problemas encontrados na Petrobras, ela é muito bem-vinda. A CPI tem instrumentos superiores aos do TCU para a investigação. Mas esse talvez seja um mundo utópico. Não ponho muitas esperanças no avanço dessas investigações, por mais respeito que eu tenha pelo Parlamento. A CPI é um instrumento da minoria. Se ela é sufocada pela maioria governista, não há investigação. Seria bom se houvesse uma evolução política, que os direitos da minoria fossem respeitados e que as investigações não fossem bloqueadas. Mas acho que isso é sonhar muito. (VEJA)

24 comentários


Só o depoimento sincero desse Procurador em uma CPI já seria de grande valor para alertar o povo brasileiro, já que a canalhada petista insiste em dizer que é tudo obra da oposição.

Reply

Colocações e respostas cristalinas.
Não tergiversou politicamente correto. Excelente!
Essa CPI vai dar em nada!
O que pasma e choca é ver grandes investidores, que perderam (e estão perdendo) dinheiro não terem movido uma palha.

Reply

Coronel.
Eles realmente perderam a modéstia, agora so falcatruas de BI, os idiotizados, robotizados, ainda querem se defender. Feliz voto novo pra todos os brasileiros.

Reply

Coronel,

Concordo em gênero, número e grau com o Procurador!!

Também quero lembrar que 44 milhões de eleitores(2010) não são idiotas!!

Dos outros 56 milhões, já não tenho tanta certeza!!

JulioK

Reply

cel,

Se o TCU se sente um idiota, imagine eu, sou um bosta, esse governo nos faz um bosta, pois roubam bilhões na nossa cara e não temos um único instrumento para penalizar esse governo cara-de-pau, cínico. O único instrumento seria o voto, mas o governo domina essa maioria com dinheiro, ou seja, o bolsa familia, cut, mst, ongs, une, grandes empresas como jbs, oderbreach, empresas estatais empregnadas de cabides, como petrobras, caixa federal, banco do brasil, correios, enfim estamos fudidos se a oposição não conseguir desinstalar esse governo em 2014.

Reply

'A Petrobras está afundando'

Essa o mundo inteiro já sabe!

Tudo o que cai nas mãos das ratazanas nazipetistas acaba falindo.

O mais triste disso tudo é ver o quão pacificamente age o roubado povo brasileiro.

VAMOS ACORDAR!!!!!

Reply

O Lugar da Dilma e dos petralhas é atras das grades!
Gabriel-DF

Reply

PT e PCdoB tentarão garrotear mais uma vez a imprensa
No artigo a seguir, Leandro Mazzini revela que num consórcio partidário contra o que chamam de mídia golpista, no bordão entre gabinetes, o PT e PCdoB preparam sem chamar a atenção projeto de lei para a quebra do monopólio de grandes grupos de mídia no Brasil, a exemplo do que fez a presidente argentina Cristina Kirchner. Leia mais:
A decisão passa pela regulamentação do Parágrafo 5º do Artigo 220 da Constituição, do Capítulo V que trata da Comunicação Social.
Para comunistas e petistas que defendem a regulação da mídia, os grandes grupos hoje atuante no País – contam cinco – devem se desfazer de redes de rádio e televisão regionais, além de jornais. ‘A Constituição terá de ser seguida’, diz a vice-presidente do PCdoB, deputada federal Luciana Santos (PE), uma das coordenadoras da ideia.
O Parágrafo 5º cita que ‘Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio’. Falta detalhar, aí está a brecha.
Com o apoio do PT, que não quer chamar a atenção em ano de campanha, o PCdoB tomou as rédeas. http://colunaesplanada.blogosfera.uol.com.br/ Postado por Polibio Braga

Reply

Se o marqueteiro do psdb for bom, mas BOM M-E-S-M-O, Aécio está com a faca, o pão e queijo de Minas nas mãos.
É impossível não saber aproveitar todas essas provas contra esta quadrilha que governa o pais mais de dez anos.
Se tiver problemas, chama Duda. Numa hora dessas, vale qualquer coisa, pois o importante é tirar o pt do governo.
Pronto, falei!

Reply

Funcionários concursados da Petrobrás pondo a boca no Trombone.


Ou então também ficarão sem emprego, a Petroroubo Irá à falência.

Reply

Tudo ,mas tudo mesmo será desvendado assim que a PF chegar no Lula,este safado quiabo escorregadio.Será que virá com o papo furado de que não sabia de nada.

Reply

Coronel,
Achei um vídeo da campanha dos conservadores dos EUA e acho que
vc vai gostar , o link segue abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=a7Dz1u0uHcc

É importante lembrar de nossos valores em um ano de eleições.

Gabriel-DF

Reply

INTERESSANTE É QUE OS ALOPRADOS DO PT AINDA TEM A CARA DE PAU DE DIZER QUE ESTÁ TUDO BEM, QUE É MENTIRA DA OPOSIÇÃO QUE O BRASIL VAI MAL. SE A PETROBRAS QUE ERA A EMPRESA MAIS SOLIDA E MAIS RICA DO BRASIL TÁ QUEBRADA IMAGINA O RESTO.

OS CARAS:

Reply


Triste fim dos grandes projetos petistas !

http://www.nytimes.com/interactive/2014/04/12/world/americas/grand-visions-fizzle-in-brazil.html?emc=edit_tnt_20140413

Reply

Lembram-se da frase "ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil"?
Pois é. Tirem saúva e coloquem Petrobras...

Reply

OFF

Faltam, agora 22:09 - domingo apenas 289 assinaturas no ABAIXO-ASSINADO ao lado salvar a PETROBRÁS.

PARTICIPEM !!!!


Chris/SO

Reply

O PR dos bilhetes corruptos de Paulo Roberto da Costa pode ser o próprio Lula
Não é por acaso que a capa de Veja é toda ela dedicada a Paulo Roberto da Costa, ex-diretor da Petrobrás que Lula chamava de Paulinho. A revista diz que os corruptos se apavoram com o que este homem ainda pode revelar. Com efeito.
Ninguém parece ter percebido um detalhe inquietante da lista com os nomes das empreiteiras e executivos corruptores apreendida com Paulo Roberto Costa, o ex-diretor da Petrobrás preso pela Polícia Federal, publicada neste final de semana pelos principais jornais e destacada na reportagem de capa da revista Veja.
. É que no ítem “Solução”, relacionado com cada empreiteira, Paulinho, como era carinhosamente tratado por Lula, trata de identificar o beneficiário pelos “favores”, ou seja, pelas milionárias propinas a ele alcançadas por pesos-pesados como Iesa, Mendes Júnior ou UTC.
. Em quase todos os casos, Paulinho fecha a análise com um enigmático “vai ajudar a pedido PR”.
. Muitos jornalistas e políticos estimam que PR significa Paulo Roberto.
. Não é o que considera o editor, baseado em casos anteriores também investigados pela Polícia Federal e pelo Ministério Federal.
. PR é como é tratado Lula por muita gente que habita o cavernoso mundo do crime da política.
. O exemplo a seguir é o de Rosemary Noronha, ex-amante de Lula.
. Leia a transcrição de e-mail apanhado pela PF, de autoria de Rose (a PF pegou 10 mil desses e-mails, todos expedidos no período em que ela foi chefe de gabinete da presidência da República em São Paulo):
- Mandei uma notícia de última hora sobre a alta do PR e você não falou nada... Tenho falado com ele todos os dias; agora ele já está voltando à política e logo vou resolver se fico no gabinete", escreveu Rose em 29 de março deste ano.
. Rose chama Lula de "PR", que significa presidente da República. Enquanto o ex-presidente fazia tratamento contra o câncer, sua ex-secretária passava por uma cirurgia no ouvido, supostamente custeada pelo grupo de Paulo Vieira.
Postado por Polibio Braga

Reply

É,mas para quem conseguiu levar a falência uma lojinha de 1,99, claro que vai afundar não só a Petrobrás mas o Brasil inteiro. Os Argentinos tiveram que chegar ao fundo do poço para chegar à conclusão de que o esquerdismo é uma "merda", já que o candidato de oposição de lá está na frente nas pesquisas de intenção de votos.Bem, aqui no Brasil por ser uma nação mais rica talvez demore um pouco mais para chegar ao fundo do poço. Mas com certeza este processo de deteriorização não passará de 2018, porque em 2015 vem as eleições dos USA e ao que tudo indica o partido dos Republicanos devem desbancar os Democratas de lá e com isto não dexarão que o maior país da América do Sul seja dominado pela sanha comunista. Então, a primeira esperança é a oposição ganhar em 2014 e não conseguindo a vitória, a segunda esperança será os USA, mas com os Republicanos no poder, porque os Democratas são esquerdistas e não farão nada contra os companheiros daqui.

Reply

UUUAAUUUUUU !!!!!


*** Nas anotações de Paulo Roberto Costa aparece a sigla "PR" como um dos beneficiários dos recursos desviados da PETROBRÁS - Há antecedentes em emails interceptados pela Polícia Federal que a sigla "PR" SIGNIFICARIA PRESIDENTE DA REPÚBLICA !!!!

http://polibiobraga.blogspot.com.br/2014/04/o-pr-dos-bilhetes-corruptos-de-paulo.html

Reply

A Petrobras está afundando.
O Brasil está afundando.
Nossa Democracia está afundando.
Nossa Esperança está afundando.
Nossos Três Poderes estão afundando.
Nossa Ética está afundando.
Nossa Educação está afundando.
Nossa Segurança está afundando.
Nossa Saúde está afundando.
Nossa Juventude está afundando.
Nossa Cultura está afundando.
Nosso Futuro está afundando.

Essa é a herança maldita que o 'pt' preparou para o nosso povo.

OU FICAR A PÁTRIA LIVRE
OU MORRER PELO BRASIL!

Reply

Olha a OAS aí, a mesma que está envolvida até o talo no caso da corrupção na Petrobras:
http://eleicoes.uol.com.br/2008/ultnot/rio-de-janeiro/2008/09/18/ult6022u208.jhtm

Reply

Como é possível um país que teve durante 8 anos um analfabeto na presidência,
e que continua sendo "ouvido" pela "imprensa", pensar em futuro.
Isso espelha bem a raça inferior que constitue esse pais............

Reply

Por mais que conheçamos a petralhada, é revoltante ver nosso dinheiro indo pro ralo.

Enquanto isso, tem um bando de idiotas que se dizem artistas fazendo musiquinha para a Copa do Mundo!

Reply

ola amigo, nada justifica um protesto violento, porem ca pra nós, copa ? em prol de que? ah sim pra encher as cuecas desses riquinhos de dinheiro, enquanto isso o homem trabalhador, nem direito a hospitais tem, trabalhamos tres meses por ano para encher o saco do governo de dinheiro, para que o mesmode assistencia a tudo que nao presta...AUXILIO A PRESIDIOS (pois vagabundos tem direito a tudo, eu nao pedi pra ele fazer merda e ir preso voce pediu??) bolsa crak(ninguem pediu pro safado usar drogas voce pediu? e o que eu tenho a ver com isso? tudo pois o governo tira da gente para poder financiar essa podridao) e outras coisas seríssimas que estao afundando o brasil, voce mesmo pode observar a cultura brasileira, tanto nas ruas como na tv, mulheres como prostitutas, ao som da tal cultura do funk, carnaval, ou seja tudo que se rege contra uma sociedade justa é glorificado, meu amigo ideais nesse brasil ninguem tem, ou sao poucos e esses poucos tentam sair as ruas pedindo auxilio e entram no meio os corruptos sionistas comunistas, tentando a toda forma manchar a luta democratica, por um paiz melhor e mais rigido defamando o verdadeiro direito das pessoas idoneas, enfim o que eu quero dizer é que 90% da populaçao brasileira vive se lascando na pobresa e desigualdades, porem vive cultuando e glorificando tudo o que é merda, fazer o que néh, os verdadeiros ideais foram interrompidos em 1944-45, e hoje reina a democracia, de que nao sei porem esta mais que defasado, VAMOS PENSAR MAIS EM IDEAIS, DESENVOLVIMENTO, HONRADEZ DO POVO, E NAO NESSAS MERDAS, POIS O POVO RECLAMA DA COPA MAS VAI ENCHER O RABO DESSES CARA DE DINHEIRO SOMENTE EM INGRESSO, E O POVO, IRA MAIS UMA VEZ FICAR CHUPANDO O DEDO, VENDO UMA SENHORA SEM ESCRUPULOS SE ENCHER DE DINHEIRO PARA VIAGENS E ALICIAMENTO DE CUBA... DEIXO MEUS PARABENS AO POVO QUE GLORIFICA A FARRA E AOS NOSSOS GOVERNANTES QUE UM DIA HAO DE AFUNDAR O BRASIL.......MAS QUE PELO MENOS FORNEÇAM REMEDIOS AS NOSSAS CRIANÇAS......ABRAÇOS

Reply