Campos volta atrás e apoia CPI da Petrobras.

Mesmo em minoria no Congresso Nacional, a oposição afirmou ontem que vai continuar tentando instalar uma CPI para investigar a Petrobras e, para isso, conta com o PSB do governador Eduardo Campos (PE), aliado do PT até o ano passado e futuro adversário de Dilma Rousseff nas eleições de outubro. Os quatro senadores do partido de Campos serão decisivos no Senado, onde são necessárias 27 assinaturas para que a CPI seja criada.

A oposição e os senadores "independentes" reúnem 23 parlamentares, por isso esperam racha definitivo da bancada socialista com o Palácio do Planalto para que as investigações saiam do papel. "Nós vamos apoiar a convocação de Ministério Público, de CPI, de tudo que vier a jogar luz sobre essas questões. Tudo para cuidar da Petrobras e punir quem efetivamente usou de expediente impróprio", afirmou Campos ontem em São Paulo.

O líder do PSB no Senado, Rodrigo Rollemberg (DF), disse que o partido não deixará de apoiar a comissão. "Estamos diante de fatos graves, temos que dar luz a uma empresa que é patrimônio dos brasileiros", afirmou.

Pré-candidato do PSDB à Presidência, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) lidera o movimento pró-CPI. Se a comissão mista (formada por Senado e Câmara) não se viabilizar, a oposição vai tentar criar comissões de inquérito separadas, uma na Câmara e outra no Senado. "Instalaremos a CPI na Câmara, no Senado ou a mista no primeiro lugar em que alcançarmos o número mínimo", disse Aécio.

Campos e Aécio, os dois principais adversários de Dilma nas eleições de outubro, têm dado sinais de que usarão como um dos motes da campanha a exploração da polêmica compra da refinaria de Pasadena --que custou US$ 1,18 bilhão e teria dado um prejuízo significativo aos cofres da Petrobras. Na Câmara, a oposição reuniu 113 das 171 assinaturas necessárias em caso de CPI mista. Dos 76 deputados do PMDB, principal aliado do governo, 28 já aderiram. Apenas 5 dos 23 deputados do PSB deram aval à investigação até agora.

No Senado, já há 20 assinaturas das 27 necessárias. O governo tem procurado todos os líderes das bancadas dos partidos aliados para conter as adesões à CPI. Além da CPI, a oposição vai tentar aprovar uma série de convocações e convites a autoridades e envolvidos no caso Pasadena para apresentarem explicações no Congresso Nacional. Ontem, a oposição no Senado conseguiu aprovar convites para a presidente da Petrobras, Graça Foster, e o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) falarem sobre o caso. (Folha de São Paulo)

6 comentários

Não "voltou atras" não,Coronel ! ele sabe que a CPI não vai sair....Portanto, não vai ficar "mal na fita" e não vai correr os riscos que esta cpi poderiam representar para ele..

Reply

Coronel,

ele é verdadeiro como uma flor de plástico.

Flor Lilás

Reply

ESPERO QUE OS DEPUTADOS E SENADORES E, TAMBÉM OS GOVRRNAFORES DESTE PAÍS AMEM PRIMEIRO O BRASIL E DEPOIS AMEM A SI MESMOS.

Reply

Esta CPMI, matematicamente, tem tudo para acontecer, pois os parlamentares e senadores, da base da D. Dilma, estão colaborando.

O "barba" deve estar mijando nas calças. Vai precisar de várias fraudas geriátricas.

Aécio Neves vá em frente e desmascare este desgoverno petralha.


Chris/SP

Reply

Coronel,

O que faz uma imprensa livre aliada as redes Sociais livres!!

Sustentam uma democracia!!

Parabéns a todos que BATERAM nos políticos "amigos da PT"!!

JulioK


Reply

A CPI tem que ser política, a Dilma acusa de ser e É POLÍTICA pois será constituída de parlamentares e será uma tribuna dos candidatos anti-PT que hoje NÃO TEM VOZ, vermelhos do socialismo de E. Campos , tucanos e outras forças serão ouvidas pelos noticiários, acabará o MONOPÓLIO DE DILMA NO PALANQUE e por isto tem os cem por cento de popularidade entre os mais pobres ( não têm internet nem gostam de jornais e recebem bolsa-esmola ).

A oposição aparecendo trará novos resultados nas pesquisas de popularidade dos candidatos.

IMAGINAR QUE PODE DAR EM CADEIA OU QUALQUER PENA A GRAÚDO É CONVERSA PRA BOI DORMIR, o Cerveró tomará seus 40 anos de cadeia, gente da petrossáuro será engaiolada mas os políticos nada sofrerão.

TEMOS O SCF SUPREMO CIRCO FEDERAL com TOTÓ-ffoli , Rosa rubra Weber, os dois novatos amigos jurados do PT e mais o LEVANDO-WISKY o amigo do cachaceiro maldito.
O BARBOSA SERÁ EXPULSO DO STF POR IMPEACHMENT por parcialidade, isto os petralhas do senado comentam à boca pequena e o decano ficaria como presidente do SCF por um ano até o LEVANDO-WISKY assumir o poder e outros dois petistas mais íntimos entrarem no lugar do decano e do Barbosa, será 9 a 2 a favor da petralhada.

AÉCIO QUANDO ENTRAR PRECISARÁ DO AI-5 para fechar o SCF e decretar a criação de um novo tribunal constitucional que teria muitas das funções do SCF e depois com o levantamento do ato o SCF seria só um tribunal de julgamento de embargos de declaração e embargos infringentes de julgamentos pelo STJ ( os parlamentares e outros governantes federais teriam o STJ como tribunal para exercer o foro privilegiado ) e onde houver os quatro votos contrários o STF julgar os embargos infringentes e os de declaração (antes).

Os mineiros e paulistas que tiveram casos de corrupção e estão sendo julgados " Azeredo " já têm a pena definida em 22 anos de reclusão em regime fechado só com direito à liberdade condicional aos 11 anos de sentença em regime fechado e semi-aberto.

*** Regime aberto é semelhante à liberdade condicional mas o Estado nunca prendeu ninguém por violação de liberdade condicional e este crime só está cominado no código penal norte-americano.

Reply